Acessibilidade / Reportar erro

Uma Forma Incomum de Insuficiência Cardíaca!

Palavras-chave
Edema Pulmonar; Hérnia de Hiato / cirurgia

Uma mulher de 80 anos foi admitida ao pronto-socorro devido à dispneia intensa. Ela não tinha histórico conhecido de doença cardiovascular, mas no último mês, queixou-se de aumento de fadiga e falta de ar. No exame físico foram observadas crepitações difusas nos pulmões. Os sons cardíacos eram normais e não havia sopros. O eletrocardiograma de 12 derivações demonstrou ritmo sinusal com alterações não-específicas do segmento ST. A radiografia de tórax mostrou pulmões congestionados, e também uma mancha de forma arredondada atrás do coração (Figura 1-A). A paciente foi internada no Serviço de Cardiologia para posterior investigação.

Figura 1
A) A radiografia de tórax mostrou pulmões congestionados e uma mancha arredondada atrás do coração; B) Ecocardiografia transtorácica mostrando massa ecoluscente comprimindo gravemente o átrio esquerdo; C) Tomografia computadorizada espiral do tórax mostrou uma grande hérnia de hiato com extensão intratorácica.

No dia seguinte, foi realizada uma ecocardiografia transtorácica bidimensional que demonstrou função ventricular esquerda normal, sem doença valvular, mas o átrio esquerdo estava severamente comprimido por uma massa extrínseca amorfa, ecoluscente (Figura 1-B). A tomografia computadorizada espiral de tórax mostrou uma grande hérnia de hiato com extensão intratorácica (Figura 1-C). A hérnia estava localizada atrás do átrio esquerdo, causando desvio anterior do coração. A migração intratorácica de uma grande parte do estômago foi confirmada por teste de bário digestivo superior, o qual foi realizado após consulta com um cirurgião, para avaliar a extensão da hérnia e a potencial necessidade de tratamento cirúrgico.

Nos primeiros meses, a paciente foi tratada com sucesso com medidas conservadoras, mas os sintomas voltaram e ela foi internada novamente com edema pulmonar agudo. Uma semana mais tarde, a cirurgia corretiva foi realizada e a paciente não apresentou mais recorrência do edema agudo de pulmão nos 6 meses subsequentes.

  • Fontes de Financiamento
    O presente estudo não teve fontes de financiamento externas.
  • Vinculação Acadêmica
    Não há vinculação deste estudo a programas de pós‑graduação.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jul 2016

Histórico

  • Recebido
    06 Out 2015
  • Revisado
    15 Jan 2016
  • Aceito
    18 Jan 2016
Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil, Fax: +55 21 3478-2770 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@cardiol.br