Acessibilidade / Reportar erro

Considerações sobre o tratamento de úlceras corneanas presumivelmente bacterianas* * Da Cínica Oftalmológica da UNICAMP

Suspected bacterial keratitis

RESUMO

Propósito:

Avaliar a eficácia das culturas e antibiogramas no tratamento de úlceras de córnea presumivelmente bacterianas.

Métodos:

Realizou-se um estudo clínico, retrospectivo, envolvendo 48 pacientes consecutivos admitidos na Clínica Oftalmológica da Universidade Estadual de Campinas, S. Paulo, entre janeiro e dezembro de 1995, com o diagnóstico de úlcera de córnea presumivelmente bacteriana. Coloração de gram e culturas foram realizadas antes do tratamento. As úlceras foram classificadas como moderadas e graves. Todos os pacientes foram tratados com colírios fortificados de cefalotina e aminoglicosídeo.

Resultados:

A cultura das úlceras resultou negativa em 12 casos e positiva nos outros 36. Das úlceras, 29 foram classificadas como moderadas e 19 como graves. Houve mudança de terapêutica em 5 (17,2%) das 29 úlceras moderadas e em 5 (26,3%) das 19 úlceras graves.

Conclusão:

A maioria dos casos de úlceras bacterianas adquiridas na comunidade resolvem com terapêutica empírica de largo espectro. A realização dos exames rotineiros de cultura e antibiograma podem ser úteis na modificação do esquema terapêutico dos casos que não apresentem boa evolução.

Palavras-chave:
Córnea; Úlcera bacteriana; Estratégia de tratamento

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br