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Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto), Volume: 57, Número: 1, Publicado: 2013
  • Apresentação

    Camacho, Roberto Gomes
  • Análise crítica do discurso em dois textos penais sobre a Lei Maria da Penha

    Freitas, Lúcia

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, aplico uma análise linguístico-discursiva a dois textos judiciais: 1) um "pedido de reconsideração" de um promotor feito a um juiz; 2) a "decisão" do juiz em resposta ao promotor. Os dois textos fazem parte do corpus de um estudo maior financiado pelo edital MCT/CNPq/SPM-PR/MDA nº. 57/2008 CNPq que analisou 25 processos (cerca de 200 documentos jurídicos) enquadrados na Lei Maria da Penha. O viés teórico-analítico baseia-se na Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2003), uma forma de pesquisa que situa material linguístico-discursivo em práticas sociais e focaliza-o dentro de estruturas sociopolíticas mais abrangentes de poder. Nessa linha de estudo é fundamental a noção de que significado linguístico e ideologia são entidades inseparáveis e mutuamente dependentes da estrutura social, estando ambas impressas na própria estrutura textual. Nessa direção, o trabalho se concentra nos modos de operação da ideologia nos textos que revelam as constituições subjetivas dos operadores do Direito e suas intenções. Alguns focos analíticos recaem sobre os arranjos linguísticos usados na representação de atores sociais, recursos avaliativos, as estratégias de proteção de face e polidez. Os resultados discutem criticamente os fundamentos básicos que orientam a cultura jurídica, como "igualdade de direitos", "consenso", "objetividade", "neutralidade" e "transparência".

    Resumo em Inglês:

    In this paper, a discursive analysis is applied to two legal texts: 1) a "request for reconsideration" from a prosecutor to a judge; and 2) the judge's "decision." Both texts are part of a larger study funded by CNPq, which examined 25 cases (approximately 200 legal documents) under Maria da Penha Law. The theoretical framework is based on Critical Discourse Analysis (Fairclough, 2003), a form of research that situates discursive material as social practices and focuses it within the broader socio-political structures of power. The premise that drives this line of study is the notion that linguistic meaning and ideology are inseparable and mutually dependent on social structure, and that both can be depicted through text structure. In this sense, this work considers how ideology is operated in texts, thereby revealing the subjective constitution of law professionals and their intentions. This work's analytical focus is on the linguistic arrangements used in the representation of social actors, evaluative resources, and facework and politeness strategies. The results critically discuss the basics that guide legal culture, such as "equal rights," "consensus," "objectivity," "neutrality," and "transparency."
  • Efeitos metafóricos e graus de presença da enunciação no enunciado

    Saraiva, José Américo Bezerra; Leite, Ricardo Lopes

    Resumo em Português:

    Este artigo assume como referencial teórico os postulados da Semiótica Discursiva, mormente na sua versão Tensiva (FONTANILLE; ZILBERBERG, 2001; FONTANILLE, 1998), que concebe o discurso como um campo de presença dotado de um centro sensível e de horizontes a partir dos quais as grandezas semióticas são moduladas em termos de presença e ausência, ou seja, um campo no qual as grandezas se tonificam ou se atonizam em relação a uma instância de natureza proprioceptiva. Nosso objetivo é analisar três notas jornalísticas com o propósito de acompanhar as modulações da presença da enunciação no enunciado. Supomos inicialmente que estas modulações promovem a tensão entre isotopias concorrentes, repercutem no grau de sua profundidade e, nestas notas, especificamente, geram um efeito metafórico graduável em termos de modo de existência semiótica. Os exemplos analisados mostram a necessidade de adotar um tratamento mais complexo para as relações entre enunciação e enunciado, sobretudo se quisermos levar em consideração a tensão entre estas duas instâncias, sempre regulada pelos modos de existência semiótica.

    Resumo em Inglês:

    This paper's theoretical framework concerns the Discourse Semiotics' assumptions, primarily its Tensive version (FONTANILLE; ZILBERBERG, 2001; FONTANILLE, 1998), which conceives the discourse as a field of presence, endowed with a sensitive core and horizons from which semiotic magnitudes are modulated in terms of presence and absence, i.e. a field in which magnitudes become tonic or atony regarding a proprioceptive nature instance. Our goal is to analyze three newspaper notes in order to monitor utterance presence modulations in a sentence. This study initially assumes that those modulations promote tension between co-occurring isotopies, impact their degree of depth, and specifically in these notes, they cause a gradable metaphoric effect in terms of semiotic existence mode. Examples analyzed here show the need for adopting a more complex treatment for relationships between utterance and sentence, mainly if one desires to consider the tension between both instances - always governed by semiotic existence modes.
  • Estilo em perspectiva discursiva: uma análise da revista Aerolândia

    Farias, Otávia Marques de; Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, busca-se desenvolver uma noção de estilo a partir de uma perspectiva discursiva, utilizando-se, para isso, o arcabouço teórico da Análise do Discurso de linha francesa. Tomou-se como base Possenti (2008), que trabalha com a noção de repertório e de que todo enunciado tem estilo; Discini (2009), que defende a existência de duas dimensões para o estilo, a da totalidade (homogênea) e a da individualidade (heterogênea); Maingueneau (1983, 1984), que contribui com a ideia de polêmica como interincompreensão. Foram analisados os editoriais presentes nos quatro primeiros números da revista Aerolândia, análise por meio da qual se verificou como Outro principalmente a revista Aldeota, o que acabou por definir várias de suas escolhas ao relacionar forma e conteúdo e, consequentemente, foi fundamental na elaboração do estilo da publicação. Destacaram-se, dentre as escolhas, a construção da paródia, da ironia e da refutação. Percebeu-se ainda a opção por um senso de humor relacionado às regiões mais periféricas da cidade e a escolha de termos que remetem a esse universo de sentidos, além de ter-se constatado que, conforme se havia hipotetizado, a consideração da individualidade de estilo de cada enunciado pode, sim, ser cientificamente produtiva e não invalida a análise da totalidade.

    Resumo em Inglês:

    In this work, we aim at developing a notion of style from a discursive perspective, using the Discourse Analysis' theoretical outline, according to the French approach. Possenti (2008), who works with the notion of repertoire and with the idea that every statement has style; Discini (2009), who defends the existence of two dimensions of style: totality (homogeneous) and individuality (heterogeneous); and Maingueneau (1983, 1984), who contributes with the idea of polemics as inter-incomprehension, were referenced. The first four Aerolândia magazine's editorials were analyzed, and we could verify that its Other is mainly the magazine, which ended up defining several of its choices when relating form and content, and, consequently, it was a fundamental element in elaborating the publication style. We also noticed the choice for a sense of humor related to the city's most peripheral areas, and a choice of terms that points to that universe of senses. Additionally, we verified that, as thought in the hypothesis, style individuality consideration in each statement could be scientifically productive and doesn't invalidate the analysis of totality.
  • A concordância verbal no português europeu: variação e preenchimento do sujeito

    Carvalho, Gislaine Aparecida de

    Resumo em Português:

    Este artigo discute a correlação entre sujeito nulo e caráter forte da flexão verbal. À luz dos ensinamentos da Proposta Teórico-metodológica da Variação e Mudança Linguística, de linha laboviana, a análise da realização do sujeito no português europeu, em um corpus de língua falada, mostra que essa correlação existe, mas não é necessária: (i) há significativos percentuais de sujeitos preenchidos em estruturas, cuja morfologia verbal é suficientemente marcada para identificar a pessoa gramatical; (ii) a não concordância afeta negativamente o uso do sujeito nulo, notadamente com a forma pronominal a gente, cuja morfologia verbal apresenta, em algumas localidades do território português, três diferentes flexões: 1ª pessoa do plural, 3ª pessoa do singular e 3ª pessoa do plural. Além do expressivo índice de sujeitos preenchidos, há casos - ainda que não muito expressivos, mas não menos importantes - de não aplicação da regra de concordância com sujeitos antepostos, fato que contraria os contextos de variação previstos para o português europeu.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the relationship between null subject and strong verbal inflection. The analysis of subject realization in a spoken European Portuguese language corpus shows that, although this relationship does exist, it is not necessary: (i) the percentage of realized subjects with sufficiently marked verbal inflection is significant; (ii) lack of subject-verb agreement negatively affects the use of null subject, especially when the pronoun form "a gente" (we) is employed, for it has three different verbal inflections (1st person plural, 3rd person singular, and 3rd person plural). Besides the substantial percentage of subject realization, there are occurrences - though not so expressive, but not less important - of lack of subject-verb agreement in utterances with subject-verb sentence structures, which contradicts usual variations in European Portuguese.
  • Redes de Integração Conceptual em narrativas sociolinguísticas

    Leite, Jan Edson Rodrigues; Toscano, Mábia Nunes; Martins, Andréa de Oliveira Gomes

    Resumo em Português:

    Este artigo pretende descrever a emergência de Redes de Integração Conceptual em dados da fala de usuários da variedade sociodialetal pessoense, a fim de mapear o uso de estratégias cognitivas de conceptualização na construção de narrativas orais. Para isso, utilizamos o corpus do Projeto Variação Linguística do Estado da Paraíba (VALPB) que se propõe, a partir dos dados coletados, apresentar o perfil linguístico do falante da Paraíba. A partir desse corpus, fizemos a classificação e a análise das ocorrências de redes de integração identificadas; observamos e descrevemos as relações vitais estabelecidas durante a integração conceitual; e procuramos descrever o funcionamento da tipologia de redes a partir da mesclagem conceitual resultante das conceptualizações presentes nas narrativas orais produzidas pelos indivíduos nos contextos de uso da língua. Orientamo-nos sob a perspectiva da Linguística Cognitiva, especialmente dos trabalhos de Fauconnier e Turner (2002). Por fim, organizamos os resultados da análise, discutindo diversas ocorrências nas diferentes variáveis encontradas no corpus.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at depicting the emergence of conceptual integration networks (CIN) in speech data collected from speakers of the socio-dialect from João Pessoa, Paraíba, Brazil. One of its goals is to map some cognitive strategies used by individuals to conceptualize accounts of reality. The corpus used is part of VALPB (Variação Linguística do Estado da Paraíba, Paraíba State Linguistic Variation), which profiles speakers according to sex, age, and schooling years variables. After gathering sufficient data, the CIN occurrences were counted, classified and analyzed; compressions of vital conceptual relations were observed within CIN and described as such; and network typology derived from various kinds of conceptual blend was identified in speakers' narratives. Theoretically, all cognitive assumptions results from work on mental spaces and conceptual integration, as proposed by Fauconnier and Turner (2002). Analysis' results were grouped according to CIN occurrences related to the variables presented in the corpus.
  • Aquisição da variação: a interface entre aquisição da linguagem e variação linguística

    Lorandi, Aline

    Resumo em Português:

    Este trabalho consiste em uma explanação sobre uma valiosa área de estudo, criada na interface entre aquisição da linguagem e sociolinguística variacionista - a aquisição da variação. A partir de importantes estudos realizados nesta área, abordamos conceitos fundamentais para o entendimento sobre a aquisição da variação e sobre a criança como membro da comunidade linguística. O objetivo deste artigo é apresentar um referencial teórico dos estudos sobre aquisição da variação, visto que este é um fenômeno ainda pouco explorado no âmbito da pesquisa linguística brasileira. Além disso, este trabalho apresenta um exercício de pesquisa variacionista, com dados de fala infantil sobre o fenômeno variável de concordância verbal (amparado pelos estudos de Scherre e Naro (1998)), para o qual foi desenvolvida uma coleta de dados nos moldes da sociolinguística variacionista, com os ajustes devidos ao trabalho com crianças, tal como evidenciado em importantes trabalhos da área, como os de Roberts (1997, 2002, 2005).

    Resumo em Inglês:

    This work consists of an explanation of a rather valuable field of study that arises from an interface between language acquisition and variationist sociolinguistics - variation acquisition. From important studies conducted in this field, we approach concepts that are fundamental to the understanding of variation acquisition and children as members of the linguistic community. The aim of this work is to present a theoretical framework on variation acquisition studies, because this is a still poorly explored phenomenon in the Brazilian academic world. This work also presents a variationist research exercise, with child speech data on the verbal agreement variable phenomena (based on Scherre and Naro, 1998). For this purpose, we developed a data collection strategy, as proposed by variationist sociolinguistics, with some adaptations to children's work, as suggested by important studies, like those from Roberts (1997, 2002, 2005).
  • O tratamento da polissemia e da homonímia nos learner's dictionaries: subsídios da semântica cognitiva para a disposição das acepções

    Oliveira, Ana Flávia Souto de; Miranda, Félix Bugueño; Siqueira, Maity

    Resumo em Português:

    No âmbito lexicográfico, diversas são as questões impostas pela consideração dos fenômenos da polissemia e da homonímia. Neste trabalho, abordamos dois problemas centrais: (i) a solução adotada para a estruturação dos verbetes (solução polissêmica ou solução homonímica) e (ii) os critérios empregados para a organização das acepções dentro dos verbetes. Para isso, apresentamos análises de itens lexicais presentes nos quatro principais learner's dictionaries - CALD (2008), COBUILD (2006), LDCE (2009) e OALD (2005)¹. Nelas constatamos que não há homogeneidade nas soluções empregadas, tanto entre as obras quanto dentro da mesma obra para o tratamento do mesmo fenômeno, e que o critério empregado pelos dicionários para a organização das acepções, a frequência, é problemático, tanto por questões anteriores a sua aplicação quanto por problemas exclusivos a esse critério. Dessa forma, buscamos na concepção de polissemia da Semântica Cognitiva um modelo de descrição que auxiliasse na disposição das acepções nos verbetes de learner's dictionaries. Ao final, apresentamos nossa sugestão de verbete para o item lexical band. Concluímos com uma avaliação das questões que nosso modelo consegue tratar de forma mais efetiva e trazemos ainda problemas para os quais continuamos sem solução.

    Resumo em Inglês:

    In lexicographic research, many issues are raised when considering the polysemy and homonymy phenomena. In this paper, two of them are analyzed: (i) the use of a polysemous or homonymic solution for structuring entries; and (ii) the criteria adopted for the provision of meaning within entries. To do so, analyses of lexical items found in four main dictionaries - known as learner's dictionary (CALD, 2008; COBUILD, 2006; LDCE, 2009; and OALD, 2005) are presented. We show that solutions applied by dictionaries vary - both among and within a single dictionary - when dealing with the same phenomenon. Additionally, the criterion employed for the provision of meaning - frequency - presents problems, due to issues prior to its application and related to it. Thus, we tried to apply the cognitive semantics' conception of polysemy to design the first steps of a model that could drive the provision of meaning within entries in learner's dictionaries. A suggested entry for the lexical item band is presented. Lastly, some issues our model could efficiently deal with are evaluated and those which remain without solution are discussed.
  • O desencontro sintático-semântico em uma construção de tópico: a Construção de Argumento Cindido com SN-Artefato

    Sampaio, Thais Fernandes

    Resumo em Português:

    Assumindo a perspectiva da Gramática das Construções Baseada no Uso (GOLDBERG, 1995, 2006; TOMASELLO, 2006), este artigo apresenta e discute um caso de desencontro sintático-semântico em uma Construção de Tópico do Português do Brasil. A Construção de Argumento Cindido com SN-Artefato (Meu tênis descolou o solado; O computador queimou o HD) foi inicialmente descrita e analisada em pesquisa que identificou uma Família de Construção de Argumento Cindido no PB (SAMPAIO, 2010). Em uma breve apresentação de nossos pressupostos teóricos, discutimos, especialmente, o conceito de Construção e de Construção de Estrutura Argumental (GOLDBERG, 1995, 2003) e o conceito de desencontro (ou mismatch, nos termos de Francis e Michaelis (2000), Michaelis (2004) e Traugott (2007)). A partir da análise de dados de uso, o estudo procura oferecer um tratamento abrangente ao fenômeno, considerando aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos da Construção. A análise identifica, nas instanciações dessa Construção, um desencontro no número de argumentos (um argumento semântico e dois argumentos sintáticos), e confirma a motivação pragmática desta, caracterizando-a como uma Construção de Tópico.

    Resumo em Inglês:

    Adopting the Usage-Based Construction Grammar perspective (GOLDBERG, 1995 and 2006; TOMASELLO, 2006), this paper presents and discusses a syntactic-semantic mismatch case in a Brazilian Portuguese Topic Construction. The Split Argument Construction with Device-NP ("Meutênis descolou o solado", "O computador queimou o HD") was first described and analyzed in a study that identified a family of Split Argument Construction (SAMPAIO, 2010). In a brief presentation of the theoretical assumptions, the Construction and Argument Structure Construction concepts (GOLDBERG, 1995 and 2003), and the concept of mismatch (FRANCIS; MICHAELIS, 2000; MICHAELIS, 2004; TRAUGOTT, 2007) are especially discussed. Analyzing usage data, the study tries to provide a comprehensive treatment of the phenomenon, considering the construction's syntactic, semantic and pragmatic aspects. The analysis identifies - in the instantiations of this construction - a mismatch in the number of arguments (one semantic and two syntactic arguments), and confirms its pragmatic motivation, characterizing it as a Brazilian Portuguese topic construction.
  • Integração conceptual na descrição de fenômenos gramaticais do português

    Abreu, Antônio Suárez

    Resumo em Português:

    A Gramática funcional tem atualmente grande aceitação nos meios linguísticos, principalmente por ser capaz de esclarecer a motivação de fatos gramaticais na construção de um texto. A partir dela, deixa-se a tradição de estudar a gramática pela gramática. Pronomes demonstrativos, por exemplo, passam a ser vistos como ferramentas eficazes de coesão textual, retomando anaforicamente termos de orações anteriores. Essa tarefa, contudo, acaba deixando pelo caminho um rastro infindável de "caixas pretas". Como explicar a origem do funcionamento anafórico dos demonstrativos, se eles servem originalmente, na língua falada, para apontar coisas ou pessoas em relação à posição espacial dos interlocutores? O objetivo deste trabalho é mostrar que a Linguística Cognitiva surge justamente como uma opção de abertura dessas caixas pretas. No presente artigo, escolhi um de seus tópicos, a teoria da integração conceptual (blending) para defender essa possibilidade. Nessa tarefa, achei necessário, em primeiro lugar, integrar o modelo cognitivista dentro da Teoria da Complexidade, de acordo com Bybee (2010) e Castilho (2009), que defendem a linguagem humana como um sistema adaptativo complexo. Depois disso, faço uma breve descrição atualizada da teoria da integração conceptual e proponho sua aplicação a alguns fatos gramaticais da língua portuguesa, no nível morfológico e sintático.

    Resumo em Inglês:

    Functional grammar currently has a great acceptance in linguistics, mainly because it can enlighten grammatical facts' motivation in the structure of a text. From its emergence, the tradition of studying grammar by grammar has come to an end. Demonstrative pronouns, for instance, have begun to be viewed as efficient tools of text cohesion, used to resume terms from previous clauses. This task, however, ends up leaving an endless trail of "black boxes." How is it possible to explain the origin of demonstratives' anaphoric functioning if they are originally used to indicate things or people relative to the interlocutors' spatial position? This work aims at showing that Cognitive Linguistics arises just as an option for opening those "black boxes." This article focuses on one of its themes - the conceptual blending theory - to support this possibility. Firstly, it was necessary to integrate the cognitive model into the complexity theory, according to Bybee (2010) and Castilho (2009), who understand language as a complex adaptive system. After that, a brief updated description on the conceptual blending theory is made and its application in some grammatical facts of the Brazilian Portuguese language is suggested under the morphological and syntactic levels.
  • Teoria da otimalidade e fonologia histórica: um exemplo da harmonia nasal em Mundurukú

    Picanço, Gessiane

    Resumo em Português:

    Este trabalho pretende mostrar que a Teoria da Otimidade proporciona novas formas para explicar mudanças de som que não a re-ordenação no ranqueamento deconstraints. Ele examina os aspectos diacrônicos de harmonia nasal na família Mundurukú, tronco Tupi. A comparação entre os sistemas modernos de Mundurukú e Kuruaya salienta que o sistema original, Proto-Mundurukú, tem propriedades semelhantes às atualmente observadas em Kuruaya. Em especial, os alvos do espalhamento de nasalidadeincluiamoclusivas sonoras e soantes, enquanto que as obstruintes surdas eram transparentes. Esse sistema evoluiu para outro em Pré-Munduruku, quando novos contrastes foram introduzidos na língua, transformando obstruintes em segmentos opacos e, portanto, bloqueando a nasalização. A análise, formalizada dentro da Teoria da Otimidade, demonstra que não houve uma re-ordenação dos constraints harmônicos; eles apenas se tornaram mais restritos, como mostra a cronologia relativa que deu origem ao sistema moderno de Mundurukú. Além disso, o estudo discute também as consequências dessa mudança para a gramática sincrônica, e como isso explica as irregularidades do processo.

    Resumo em Inglês:

    This paper offers an account of diachronic changes in nasal harmony in Mundurukú, a Tupian language from Brazil. It attempts to show that the Optimality Theory provides new ways of accounting for sound change, other than constraint re-ranking. A comparison of Mundurukú and Kuruaya's modern systems points out that the source system, Proto-Mundurukú, had similar properties to those currently observed in Kuruaya. In particular, nasal spread targets were voiced stops and sonorants, whereas voiceless obstruents were transparent. This system was developed into another in Pre-Mundurukú, because new contrasts were introduced in the language, turning obstruents into opaque segments, thus blocking nasalization. Formal OT account of both cases relies on restricting harmony constraints, as shown by the relative chronology that gave rise to Mundurukú's modern system. In addition, this study discusses the consequences of this change to synchronic grammar, and how it explains the process' irregularities.
  • Expressão de atitudes na fala com gagueira: percepção de falantes fluentes

    Celeste, Leticia Correa; Reis, César

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi verificar como falantes fluentes do português brasileiro percebem a expressão das atitudes de certeza e dúvida em falantes com gagueira. Para tanto, foram coletados dados em dois momentos: 1. material de fala e 2. teste perceptivo. Dois grupos participaram do primeiro momento, sendo 12 indivíduos com gagueira (GE) e 12 sem (GC). Esses participantes gravaram 2 frases em cada uma das três formas estudadas (neutra, expressão de dúvida e expressão de certeza). Para teste perceptivo participaram 60 juízes: 30 julgaram os enunciados do GC e 30 julgaram os enunciados do GE. Foram contabilizadas 1440 respostas para o GC e 1080 respostas para o GE. Foi utilizado o teste de uma afirmativa sobre uma e duas proporções, com significância de 95%. Os resultados mostraram diferença estatisticamente significativa entre os resultados dos juízes do GC e os juízes do GE: os juízes reconhecem melhor as atitudes expressas pelas pessoas sem gagueira do que aquelas expressas pelas pessoas com gagueira.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study is to verify how fluent speakers of Brazilian Portuguese perceive the expression of certainty and doubt attitudes on stutterers' speech. For such, data was collected in two moments: 1. speech material; and 2. perceptive test. Two groups participated in the first moment: 12 stuttering people (EG) and 12 non-stuttering people (CG). These participants recorded two utterances in each of the three forms studied (neutral, certainty and doubt). For the perceptive test, 60 judges have participated: 30 judged CG's utterances and 30 judged EG's utterances. 1,440 responses were recorded for CG and 1,080 for EG. The statistical test of an affirmative over one and two proportions was used, with 95% significance. The results showed a statistically significant difference between the results of CG and EG judges: judges recognize attitudes expressed by non-stuttering people better than those expressed by stuttering ones.
  • A língua portuguesa no ensino médio: conteúdos de ensino e o desenvolvimento da aula

    Silva, Célia Maria Medeiros Barbosa da; Silva Neto, João Gomes da

    Resumo em Português:

    Neste artigo, apresentamos algumas reflexões sobre o lugar da língua como conteúdo de ensino na aula de língua portuguesa, conforme pode ser observada em situações concretas. A investigação segue uma vertente de pesquisas que, na confluência dos estudos da linguagem e da educação, busca respostas para uma problemática envolvendo as atuais políticas públicas brasileiras para a educação, a formação docente e os estudos sobre o ensino da língua materna, em face da imperativa necessidade de melhoria dos atuais níveis de alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos. Nesse contexto, pretendemos identificar o tratamento dado às questões de língua, analisar como o professor utiliza o livro didático e verificar as relações entre a abordagem oficial e a prática pedagógica. A pesquisa é situada na Linguística Aplicada e adota procedimentos qualitativos e etnográficos. O corpus, ora restrito à fase de desenvolvimento da aula, constitui-se de informações colhidas numa escola pública estadual do ensino médio. Os resultados indicam a necessidade de intervenções na formação docente, com aprofundamento dos componentes curriculares sobre língua e sua didatização. Conclui-se que há necessidade de pesquisas e ações efetivas sobre a formação docente, no sentido de que se estabeleçam relações funcionais entre conteúdos teóricos e práticos.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses how teaching content is used in Portuguese language classes, as observed in practical situations. The study follows a research aspect at the confluence of language and education studies and seeks answers to a problem involving current Brazilian public education policies, teacher training, and studies on mother tongue teaching, in view of the imperative need to improve current Brazilian levels of literacy for children, youth, and adults. In this context, the purpose is to identify how language issues are handled, analyze how the teacher uses the textbook, and examine relationships between the official approach and the pedagogical practice. The work is conducted under the Applied Linguistics domain, and adopts qualitative and ethnographic approaches and techniques. The corpus, focused on a class' development phase, comprises information taken from a state high school. The results point to the need for interventions in teacher education, deepening curriculum components related to language and its didactization. We conclude that there is need for research and effective actions aimed at teacher training, so that functional relations are established between theoretical and practical content.
  • O trabalho do professor-estagiário de língua portuguesa: uma atividade direcionada a quem?

    Hinz, Josiane Redmer; Di Fanti, Maria da Glória Corrêa

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma reflexão acerca do trabalho do professor-estagiário de língua portuguesa, considerando a importância e a complexidade dessa atividade. Fundamentado na teoria bakhtiniana e nas ciências do trabalho, este estudo, de caráter qualitativo, tem como objetivo investigar para quem é direcionada a atividade dos professores de língua portuguesa durante o período de estágio supervisionado, de modo a observar qual é a influência desse direcionamento no desenvolvimento do trabalho docente. Para tanto, são analisados enunciados concretos produzidos a partir de entrevistas semiestruturadas com três alunos do curso de Letras de uma universidade privada do interior do Rio Grande do Sul. Resultados apontam para o fato de que a questão do direcionamento da atividade é bastante conflituosa, pois, apesar de os estagiários considerarem que deveriam ter o aluno como principal destinatário, nem sempre isso se concretiza, já que precisam adequar seu trabalho a exigências distintas, muitas vezes divergentes de seus próprios pontos de vista.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a reflection concerning the work of Portuguese Language trainee teachers, considering the importance and complexity of this activity. The study - based on Bakhtin's theory and on labor sciences - aims at investigating who the activity of PL teachers is addressed to during the supervised training, in order to observe the influence of this action in their work development. This work thus analyzes actual utterances produced by semi-structured interviews conducted with three Letters students from a private university of a city in Rio Grande do Sul state, Brazil. The results pointed to the fact that the issue related to whom the activity is addressed to is a very conflicting. Although trainee teachers think their pupils should be their main addressees, this does not always happen, because these professionals need to adapt their work to dissimilar requirements which are oftentimes divergent from their own points of view.
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