Acessibilidade / Reportar erro

Circulação e mediação da obra de arte na Belle Époque paulistana

Circulation of the work of art in the Belle Époque period in São Paulo

Resumos

Este artigo trata de alguns dos principais aspectos que dizem respeito às inter-relações que a práxis artística mantinha com os circuitos de circulação e mediação da obra de arte, no período conhecido como Belle époque. A emergência de fenômenos específicos ligados ao campo em causa foi favorecida pelo ambiente de mudanças profundas, nos mais diversos níveis, que se instaurara na capital paulista em decorrência da Proclamação da República, do desenvolvimento da lavoura cafeeira e do crescimento da indústria. O amplo circuito que se formou em torno da arte, aqui exemplificado pelas exposições e pelos espaços de exposição permitiram apreender os principais elementos constitutivos do campo artístico paulistano em seu momento de nucleação original.

São Paulo; Campo artístico; Cultura material; Mercado de arte


This article deals with some of the main aspects concerning the interrelation among the artistic praxis and the work of art circulation and mediation circles, during the period known as Belle époque. The popping up of specific phenomena related to this field was stimulated by this scenario of deep changes, in the most different levels, which had been established in the capital city of São Paulo as a consequence of the Republic proclamation, the coffee fieldwork expansion and the industry growth. The wide circle that was then created around art, here exemplified by the exhibitions and by the exhibition spaces allowed us to learn the main constitutive elements of São Paulo's artistic field just as it ecloded.

São Paulo; Artistic Field; Material Culture; Art Market


ESTUDOS DE CULTURA MATERIAL

Circulação e mediação da obra de arte na Belle Époque paulistana

Circulation of the work of art in the Belle Époque period in São Paulo

Mirian Silva Rossi

Programa de pós-graduação do Depto de História da FFLCH-USP

RESUMO

Este artigo trata de alguns dos principais aspectos que dizem respeito às inter-relações que a práxis artística mantinha com os circuitos de circulação e mediação da obra de arte, no período conhecido como Belle époque. A emergência de fenômenos específicos ligados ao campo em causa foi favorecida pelo ambiente de mudanças profundas, nos mais diversos níveis, que se instaurara na capital paulista em decorrência da Proclamação da República, do desenvolvimento da lavoura cafeeira e do crescimento da indústria. O amplo circuito que se formou em torno da arte, aqui exemplificado pelas exposições e pelos espaços de exposiçÃo permitiram apreender os principais elementos constitutivos do campo artístico paulistano em seu momento de nucleação original.

Palavras-chave: São Paulo. Campo artístico. Cultura material. Mercado de arte.

ABSTRACT

This article deals with some of the main aspects concerning the interrelation among the artistic praxis and the work of art circulation and mediation circles, during the period known as Belle époque. The popping up of specific phenomena related to this field was stimulated by this scenario of deep changes, in the most different levels, which had been established in the capital city of SÃo Paulo as a consequence of the Republic proclamation, the coffee fieldwork expansion and the industry growth. The wide circle that was then created around art, here exemplified by the exhibitions and by the exhibition spaces allowed us to learn the main constitutive elements of São Paulo's artistic field just as it ecloded.

Keywords: São Paulo. Artistic Field. Material Culture. Art Market

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo apresentado em 7/2003. Aprovado em 7/2003.

  • AMARAL, Aracy A. Artes plásticas na semana de 22. 5Ş ed. revista e ampliada. SÃo Paulo: Editora 34, 1998.
  • AMERICANO, Jorge. SÃo Paulo naquele tempo (1895-1915). SÃo Paulo: Saraiva, 1957.
  • ______. SÃo Paulo nesse tempo (1915-1935) SÃo Paulo: Melhoramentos, 1962.
  • BOURDIEU, Pierre. Razões práticas. Sobre a teoria da açÃo. Campinas, SP: Papirus, 1996.
  • ______. Anatomie du goűt. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, n. 5, oct. 1976.
  • ______. La Distinction: critique sociale du jugement. Paris: Minuit, 1979.
  • BRITO, Mário da Silva. História do modernismo brasileiro: I. antecedentes da Semana de Arte Moderna. 5a ed. Rio de Janeiro: CivilizaçÃo Brasileira, 1978.
  • BRUNO, Ernani Silva. Memória da cidade de SÃo Paulo: depoimentos de moradores e visitantes 1553-1958. SÃo Paulo: Departamento do Patrimônio Histórico, 1981.
  • CAMARGOS, Márcia Mascarenhas de Rezende. A Villa Kyrial e o imaginário da Belle époque paulistana (1900-1930). 1999. 219 p. Tese (Doutorado) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de SÃo Paulo, SÃo Paulo, 1999.
  • CENSO 2000 IBGE. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>
  • CORREIO PAULISTANO SÃo Paulo, 1890 a 1920.
  • DURAND, José Carlos. Arte, privilégio e distinçÃo: artes plásticas, arquitetura e classe dirigente no Brasil, 1855/1985. SÃo Paulo: Perspectiva: Editora da Universidade de SÃo Paulo, 1989. O ESTADO DE S. PAULO 1890 a 1920.
  • EXPOSITION d'art français de SÃo Paulo. Catalogue des ouevres exposées. Comité France- Amérique SÃo Paulo – Paris, 1913.
  • FABRIS, Annateresa. O futurismo paulista: hipóteses para o estudo da chegada da vanguarda no Brasil. SÃo Paulo: Perspectiva. Editora da Universidade de SÃo Paulo, 1994. (Estudos; 138).
  • FERRAZ, Vera Maria de Barros (Org.). Imagens de SÃo Paulo: Gaensly no acervo da Ligth 1899-1925. SÃo Paulo: FundaçÃo Patrimônio Histórico da Energia de SÃo Paulo, 2001. Pesquisa e textos: Ana Maria Dietrich, Ricardo Mendes e Sergio Burgi.
  • GERODETTI, JoÃo Emílio; CORNEJO, Carlos. Lembranças de SÃo Paulo: a capital paulista nos cartõespostais e álbuns de lembranças. SÃo Paulo: Studio Flash Produções Gráficas, 1999.
  • IRIS – REVISTA MENSAL DE LETRAS, SCIENCIAS E ARTES. SÃo Paulo, 1905 a 1907.
  • JORNAL DO COMéRCIO Rio de Janeiro, 1909, 1914, 1917, 1919.
  • KOSERITZ, Carl von. Imagens do Brasil. SÃo Paulo: Martins. Editora Universidade de SÃo Paulo, 1972.
  • NEEDELL, Jeffrey D. Belle époque tropical: sociedade e cultura de elite no Rio de Janeiro na virada do século. SÃo Paulo: Companhia das Letras, 1993.
  • ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bordieu: sociologia. TraduçÃo de Paula Montero e Alícia Auzmendi. SÃo Paulo: ática, 1983. (Grandes Cientistas Sociais; 39).
  • PANóPLIA SÃo Paulo, 1917.
  • O PARAFUSO SÃo Paulo, 1920.
  • A PAULICéA (semanário ilustrado, crítico e literário). SÃo Paulo, 1896.
  • PORTO, Antonio Rodrigues. História da cidade de SÃo Paulo através de suas ruas SÃo Paulo: Carthago Editorial, 1996.
  • REVISTA DO BRASIL SÃo Paulo, 1916 a 1920.
  • REVISTA VEJA ediçÃo 1667, n. 38, 20/9/2000.
  • RIO, JoÃo do. O momento literário Rio de Janeiro: FundaçÃo Biblioteca Nacional Departamento Nacional do Livro, 1994.
  • ROSSI, Mirian Silva. OrganizaçÃo do campo artístico paulistano 2001. DissertaçÃo (Mestrado) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais, Universidade de SÃo Paulo, SÃo Paulo, 2001.
  • THIOLLIER, René de Castro. A Semana de Arte Moderna SÃo Paulo: Cupolo, [s.d.
  • SéRIES Estatísticas Retrospectivas. Rio de Janeiro: FundaçÃo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e ConfederaçÃo Nacional da Indústria (CNI), 1986. v. 1. Separata do Anuário Estatístico do Brasil, Ano V, 1939/1940. A VIDA MODERNA SÃo Paulo, 1913 a 1917.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    31 Ago 2009
  • Data do Fascículo
    1999

Histórico

  • Aceito
    Jul 2003
  • Recebido
    Jul 2003
Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br