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Rastreio para doença de Alzheimer em idosos brasileiros de baixa escolaridade ou analfabetos: revisão sistemática

RESUMO

Os instrumentos de rastreio cognitivo sofrem influência educacional e/ou cultural. No Brasil, como as taxas de analfabetismo e baixa escolaridade são altas, é necessário identificar os instrumentos com maior acurácia diagnóstica para a doença de Alzheimer (DA).

Objetivo:

identificar os instrumentos de rastreio cognitivo aplicados na população brasileira com maior acurácia para detectar DA em indivíduos com baixo nível de escolaridade ou que são analfabetos.

Métodos:

Busca sistemática de estudos que utilizaram testes de rastreio cognitivo para detectar DA em idosos brasileiros de baixa escolaridade ou analfabetos, nas bases de dados: SCIELO, PUBMED E LILACS.

Resultados:

Foram encontrados 328 artigos e 9 preencheram os critérios de inclusão. Os instrumentos identificados apresentaram acurácia diagnóstica adequada ou elevada.

Conclusão:

Para um rastreio cognitivo válido é importante considerar os fatores socioculturais e educacionais na interpretação dos resultados. A construção de instrumentos epecíficos para idosos de baixa escolaridade ou analfabetos deve ser incentivada para melhor refletir as dificuldades dos idosos brasileiros de diferentes regiões.

Palavras-chave:
Cognição; educação; doença de Alzheimer; alfabetização; demência

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