Acessibilidade / Reportar erro

Investigação dos níveis séricos de vaspina, visfatina, quemerina e IL-18 em pacientes com migrânea

Resumo

Introdução:

A migrânea é causada por alterações nas vias metabólicas do sistema trigeminovascular. Crises de migrânea estão associadas à inflamação neurovascular, mas seus mecanismos patofisiológicos ainda não são totalmente explicados.

Objetivo:

Investigar a relação entre níveis séricos de vaspina, visfatina, quemerina e interleucina-18 (IL-18) e a frequência de crises de migrânea.

Métodos:

Três grupos foram formados: migrânea com aura (n = 50), migrânea sem aura (n = 50) e grupo controle (n = 50). A migrânea foi diagnosticada de acordo com os critérios da Classificação Internacional das Cefaleias (ICHD-III). As análises dos níveis séricos de vaspina, visfatina, quemerina e IL-18 foram realizadas utilizando-se o método imunoenzimático (ELISA).

Resultados:

Os níveis séricos de vaspina, visfatina, quemerina e interleucina-18 (IL-18) foram significativamente mais elevados em pacientes com migrânea do que no grupo controle (p < 0.01). Nenhuma diferença estatisticamente significativa foi observada nos níveis séricos de vaspina, visfatina, quemerina e interleucina-18 (IL-18) entre os pacientes com migrânea durante crises ou no período interictal (p>0,05). Os níveis séricos de visfatina e quemerina em pacientes com migrânea se correlacionaram positivamente com os níveis séricos de IL-18 (p < 0,01), ao passo que os níveis séricos de quemerina e visfatina se correlacionaram positivamente com os níveis séricos de vaspina (p < 0,05).

Conclusões:

Este estudo demonstrou que estes biomarcadores podem estar relacionados à patogênese da migrânea. Contudo, acreditamos que estudos mais abrangentes são necessários a fim de melhor compreendermos o papel dos níveis de vaspina, visfatina, quemerina e IL-18 na fisiopatologia da migrânea.

Palavras-chave:
Quimerina 1; Interleucina-18; Inflamação; Enxaqueca sem Aura; Patogênese Homeopática; Vaspina; Nicotinamida Fosforribosiltransferase

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org