Acessibilidade / Reportar erro

Importância dos aspectos nutricionais como fator associado à síndrome de hiperatividade com déficit de atenção

Nutritional aspects importance in attention deficit hyperactivity disorder

Resumos

O distúrbio de hiperatividade com déficit de atenção constitui síndrome comum na infância, pelo que é reconhecido como problema médico-social importante, sendo objeto de extensa investigação quanto aos seus determinantes, abordagens diagnosticas e formas de prevenção e tratamento. Dentro dos fatores que podem alterar a função cerebral, encontra-se a desnutrição. Os autores discutem a associação da síndrome com o estado nutricional de uma população de escolares.

distúrbio de hiperatividade com déficit de atenção; desnutrição


The attention deficit hyperactivity disorder is a common childhood syndrome that is recognized as an important medical-social problem, being the object of an exhaustive investigation related to its etiology, diagnostic approach and prevention, and treatment forms. Among the factors that can alter the cerebral function, is the malnutrition. The authors discuss the association of the syndrome with the nutritional condition of students from elementary schools.

attention deficit hyperactivity disorder; malnutrition


Importância dos aspectos nutricionais como fator associado à síndrome de hiperatividade com déficit de atenção

Nutritional aspects importance in attention deficit hyperactivity disorder

Ana GuardiolaI; Flávio D. FuchsII; Alex R.TerraIII; Claudia CunhaIV; Isabel DriemeyerIV; Karin SchmidtIV; Liana FernandesIV; Jaqueline LealV; Newra T. RottaVI

ILivre Docente em Neurologia Infantil, Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFCMPA)

IILivre Docente em Cardiologia, FFCMPA

IIIDoutorando da FFCMPA

IVMédica Neurologista, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

VMédica Pediatrica, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

VILivre Docente em Neurologia, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

RESUMO

O distúrbio de hiperatividade com déficit de atenção constitui síndrome comum na infância, pelo que é reconhecido como problema médico-social importante, sendo objeto de extensa investigação quanto aos seus determinantes, abordagens diagnosticas e formas de prevenção e tratamento. Dentro dos fatores que podem alterar a função cerebral, encontra-se a desnutrição. Os autores discutem a associação da síndrome com o estado nutricional de uma população de escolares.

Palavras chave: distúrbio de hiperatividade com déficit de atenção, desnutrição.

ABSTRACT

The attention deficit hyperactivity disorder is a common childhood syndrome that is recognized as an important medical-social problem, being the object of an exhaustive investigation related to its etiology, diagnostic approach and prevention, and treatment forms. Among the factors that can alter the cerebral function, is the malnutrition. The authors discuss the association of the syndrome with the nutritional condition of students from elementary schools.

Key-words: attention deficit hyperactivity disorder, malnutrition.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

BIBLIOGRAFIA

Aceite: 22-maio-1997.

Dra. Ana Guardida - Departamento de Neurologia - Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas do Rio Grande do Sul - Rua Sarmento Leite 245 - 90050-140 Porto Alegre RS - Brasil.

  • 1. American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental disorders (DSM-IFI). Washington DC: American Psychiatric Association, 1980.
  • 2. American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental disorders (DSM-III-R). Washington DC: American Psychiatric Association, 1987.
  • 3. American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental disorders (DSM-IV). Washington DC: American Psychiatric Association, 1994.
  • 4. August GJ, Garfinkel BD. The nosology of attention-deficit hyperactivity disorder. J Am Acad Children Adolesc Psychiatry 1993;32:155-165.
  • 5. Baurmgaertel A, Wolraich ML, Dietrich M. Comparison of diagnostic criteria for attention deficit disorders in a German elementary school sample, J Am Acad Children Adolesc Psychiatry 1995;34:629-638.
  • 6. Cravioto J, De Licardie ER. Environmental correlates of severe clinical malnutrition and language developmental in survivors from kwashiorkor or marasmus. Bol Ofic Sanit Panamer (English Edition) 1973;7:50-55.
  • 7. Cravioto J, Arrieta Milan R. Má nutrição e sistema nervoso central. In Lefrève AB, Diament A, Cypel S. Neurologia infantil. Ed2. São Paulo: Atheneu, 1989:1207-1231.
  • 8. Drillien CM. The growth and development of the prematurely born infant. London: E & S. Livingstone, 1964.
  • 9. Fischer W, Burd L, Kuna D, Berg D. Attention deficit disorders and the hyperactivity in multiple disabled children. Rehabilitation Literature 1985;46:250-254.
  • 10. Giugliani ERJ, Rotta AT, Ribeiro AM, Mello C, Moreira C, Dias CCC, Prytalux TM. Percepção materna sobre adequação do peso e da altura de crianças menores de 5 anos em uma vila periférica de Porto Alegre. Revista HCPA 1990;10:70-73.
  • 11. Guardiola A. Uso da imipramina no estudo da hiperatividade com déficit de atenção. Tese. Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre. Porto Alegre: 1990.
  • 12. Issler RMS. Níveis de pobreza e sua repercusão no estado de saúde de populações urbanas de baixa renda: um estudo em Porto Alegre RS. Tese, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1993.
  • 13. Lefrève AB. Disfunção cerebral minima: estudo multidiciplinar. São Paulo: Sarvier, 1975.
  • 14. Lefrève AB, Diament A, Cypel S. Neurologia infantil. Ed2. São Paulo: Atheneu, 1989.
  • 15. Marcondes E, Lefrève AB, Machado DVM. Desenvolvimento neuropsicomotor da criança desnutrida. Rev Bras Psiquiatria, 1969;3:173-219.
  • 16. Monckberg F. Desnutrición infantil: fisiopatologia, clinica, tratamiento y prevención: nuestra experiência y contribuición. Santiago Impresora Creces, 1988.
  • 17. Pollit E. Desnutrición y rendimiento escolar. In Cuzminsky M, Moreno EM, Ojeda ENS. Crescimiento y desarrolo: hechos y tendências. Washington: OPAS, 1988;324-348.
  • 18. Rebollo MA. Etiologia de la disfunción cerebral minima. Neuropediatria Latinoamer, 1972; 1:17-23.
  • 19. Rotta NT. Avaliação neurológica evolutiva, eletroencéfalográfica e psicológica em crianças com rendimento escolar deficiente. Tese, Fundação Católica de Medicina Porto Alegre, 1975.
  • 20. Spurr GB. Tamano corporal, capacidad de realizar trabajos físicos y productividad en el trabajo intenso: es mejor más grande? In Retraso dei crescimiento lineal en los países en vias de desarrollo. Brasil: Nestlé Nutrition, 1987:25-29.
  • 21. WHO Working Group. Use and interpretation of anthropometric indicators of nutritional status. Bull World Health Organiz; 1986;64:924-941.
  • 22. Winick M. Cellular growth during early malnutrition. Pediatrics, 1971;47:969-972.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Out 2010
  • Data do Fascículo
    Set 1997
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org