Acessibilidade / Reportar erro

Adaptação cultural e avaliação da confiabilidade do exame neurológico neonatal de Hammersmith para recém-nascidos brasileiros com risco de paralisia cerebral

Resumo

Antecedentes

As avaliações neurológicas que levam ao diagnóstico precoce permitem o acesso oportuno à intervenção em um período em que os maiores ganhos são possíveis devido à neuroplasticidade.

Objetivos

Realizar a adaptação transcultural e avaliação da confiabilidade da versão brasileira do Hammersmith Neonatal Neurological Examination (HNNE), ampliada e resumida.

Métodos

Foi realizada análise quantitativa metodológica, transversal e não experimental em duas fases: adaptação cultural do HNNE, ampliada e resumida, e avaliação da confiabilidade da versão brasileira do HNNE. A primeira fase foi desenvolvida em cinco etapas (tradução inicial, síntese da tradução, comitê de especialistas, retrotradução e submissão ao autor), sendo avaliadas as questões semânticas, conteúdo e validade de face. A fase dois incluiu 143 recém-nascidos e foram analisadas a consistência interna, estabilidade e equivalência (intra e interexaminador) do instrumento. A consistência interna foi calculada pelo alfa de Cronbach, e a confiabilidade e reprodutibilidade intra e interexaminadores avaliadas por meio do teste-reteste foram calculadas pelo coeficiente de correlação intraclasse.

Resultados

Embora a consistência interna, avaliada pelo alfa de Cronbach, tenha apresentado resultados insatisfatórios, os resultados da equivalência inter e intraexaminadores mostraram alta concordância entre as avaliações em todos os domínios. O teste-reteste também apresentou excelente concordância entre os domínios.

Conclusões

As versões brasileiras ampliadas e resumidas do HNNE podem ser consideradas adaptadas e confiáveis para avaliação neurológica de recém-nascidos brasileiros por identificar alterações no desenvolvimento neurológico e encaminhamento precoce para unidades de estimulação ou reabilitação precoce e como uma opção promissora para uso no contexto da atenção básica no Brasil.

Palavras-chave
Paralisia Cerebral; Diagnóstico Precoce; Neurologia

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org