Acessibilidade / Reportar erro

Segurança do paciente no centro cirúrgico e qualidade documental relacionadas à infecção cirúrgica e à hospitalização

Objetivo

Descrever a qualidade documental de dois registros relacionados à segurança de pacientes no centro cirúrgico e estabelecer as diferenças nas informações relacionadas à infecção cirúrgica e à permanência hospitalar.

Métodos

Estudo comparativo baseado em dois cortes transversais, realizado com 3.033 pacientes internados há mais de 24 horas, advindos de Cirurgia Ortopédica e Traumatologia. Foram comparados dados sociodemográficos, clínicos e de preenchimento. Mediu-se a infecção pós-cirúrgica como um evento adverso.

Resultados

Houve correlação significativa entre os dias de hospitalização e o número total de diagnósticos coletados (Pearson=0,328; p<0,001). Quando se agruparam os diagnósticos e a infecção, notou-se um valor significativo entre as fraturas fechadas e a infecção (p=0,001).

Conclusão

Foram observadas diferenças no grau de preenchimento entre os dois registros. Não houveram diferenças no evento adverso.

Segurança do paciente; Lista de checagem; Enfermagem de centro cirúrgico; Registros de enfermagem; Infecção da ferida operatória; Hospitalização


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br