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Acta Paulista de Enfermagem, Volume: 22, Número: spe, Publicado: 2009
  • Escola Paulista de Enfermagem: 70 anos de história Editorial

    Marin, Heimar de Fátima
  • Escola Paulista de Enfermagem: um pouco da sua história Palestra

    Barros, Alba Lúcia Bottura Leite de
  • Classificações de diagnóstico e intervenção de enfermagem: NANDA-NIC Palestra

    Barros, Alba Lucia Bottura Leite de
  • Classificação dos Resultados das Intervenções de Enfermagem Lecture

    Moorhead, Sue Ann
  • Avaliação de resultados do paciente obtidos a partir dos cuidados de enfermagem Palestra

    Lima, Antônio Fernandes Costa
  • Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem: inserção brasileira no projeto do Conselho Internacional de Enfermeiras Palestra

    Garcia, Telma Ribeiro; Nóbrega, Maria Miriam Lima da
  • Práticas de enfermagem baseadas em evidências para promover a segurança do paciente Palestra

    Pedreira, Mavilde Luz Gonçalves
  • Estratégias para a segurança do paciente cirúrgico Palestra

    Galvão, Cristina Maria
  • O sistema de saúde em Portugal: realizações e desafios Palestra

    Sousa, Paulino Artur Ferreira de
  • Práticas avançadas dos cuidados em enfermagem: cuidados com a pele Palestra

    Gamba, Mônica Antar
  • Úlcera por pressão: risco e gravidade do paciente e carga de trabalho de enfermagem Artigos Originais

    Cremasco, Mariana Fernandes; Wenzel, Fernanda; Sardinha, Fernanda Maria; Zanei, Suely Sueko Viski; Whitaker, Iveth Yamaguchi

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: Verificar a associação entre ocorrência de úlcera por pressão (UP) em pacientes em estado crítico com escores da escala de Braden, gravidade do paciente e carga de trabalho de enfermagem e, identificar os fatores de risco para UP em pacientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). MÉTODOS: trata-se de estudo transversal realizado em três UTIs de um hospital, cuja coleta prospectiva incluiu dados clínicos e de internação de 74 pcientes e a aplicação dos índices Simplified Acute Phisiology (SAPS II), Nursing Activities Score (NAS) e Escala de Braden. RESULTADOS: dos 74 pacientes estudados 31% apresentaram UP. As variáveis que se associaram a presença de UP foram: idade, tempo de internação, escores Braden e SAPSII. O NAS não se associou com ocorrência de UP. Escores SAPSII e NAS apresentaram correlação moderada com escores Braden e foram identificados como fatores de risco para UP. CONCLUSÃO: A ocorrência de UP associou-se à idade mais elevada, maior tempo de internação e gravidade do paciente. Identificaram-se como preditores de risco para UP a gravidade do paciente associada a carga de trabalho de enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVOS: Verificar la asociación entre la ocurrencia de la úlcera por decúbito (UD) en pacientes en estado crítico con escores de la escala de Braden, gravedad del paciente y carga de trabajo de enfermería e, identificar los factores de riesgo para UD en pacientes de la Unidad de Cuidados Intensivos (UCI). MÉTODOS: se trata de un estudio transversal realizado en tres UCIs de un hospital, cuya recolección prospectiva incluyó datos clínicos y de internamiento de 74 pacientes así como la aplicación de los índices Simplified Acute Phisiology (SAPS II), Nursing Activities Score (NAS) y la Escala de Braden. RESULTADOS: de los 74 pacientes estudiados el 31% presentó UD. Las variables que se asociaron a la presencia de UD fueron: edad, tiempo de internamiento, escores Braden y SAPS II. El NAS no se asoció con la ocurrencia de UD. Los Escores SAPS II y NAS presentaron correlación moderada con escores Braden y fueron identificados como factores de riesgo para la UD. CONCLUSIÓN: La ocurrencia de la UD se asoció a la edad más elevada, mayor tiempo de internamiento y gravedad del paciente. Se identificaron como predictores de riesgo para la UD la gravedad del paciente asociada a la carga de trabajo de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVES: to examine the association between pressure ulcer (PU) in critical care patients and their Braden scale score and the association between patient acuity and nursing workload, and to identify the risk factors for pressure ulcer among patients in critical care units (CCUs). METHODS: This was a cross-sectional study with 74 patients in three CCUs at a major hospital. Data were collected prospectively using the simplified acute physiology score (SAPS II), the nursing activities score (NAS), and the Braden scale. RESULTS: Approximately a third of patients (31%) had a PU. Factors associated with PUs were age, days of hospital stay, the score on the Braden scale, and the score on the SAPS II. The score on the NAS was not associated with PUs. Scores on the SAPS II and NAS were moderately correlated with the score on the Braden scale. CONCLUSION: The development of PUs was associated with advanced age, longer hospital stay, and patient acuity. Patient acuity and nursing workload were predictors of UPs.
  • Profissionais de saúde e violência intrafamiliar contra a criança e adolescente Artigos Originais

    Nunes, Cristina Brandt; Sarti, Cynthia Andersen; Ohara, Conceição Vieira da Silva

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Compreender o modo como os profissionais de saúde abordam as situações envolvidas na violência intrafamiliar contra a criança e o adolescente. MÉTODOS: Pesquisa de natureza qualitativo, na modalidade de estudo de caso, realizado com 30 profissionais de saúde. RESULTADOS: Os profissionais mostraram-se preocupados com a falta de resolução dos problemas. Revelaram que as medidas empreendidas priorizam a punição em lugar do atendimento e que a estrutura de trabalho não lhes permitia expor seus sentimentos e reações e com eles lidar. O modo de abordar as famílias que já vivenciaram violência pode configurar um ato violento para com estas. CONCLUSÃO: A maneira como é realizada a maioria das abordagens em casos de violência contra a criança e o adolescente reflete a falta de integração entre os profissionais e os diversos setores.

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVO: Comprender el modo cómo los profesionales de salud abordan las situaciones relacionadas a la violencia intrafamiliar contra el niño y el adolescente. MÉTODOS: Se trata de una investigación de naturaleza cualitativa, de tipo estudio de caso, realizado con 30 profesionales de salud. RESULTADOS: Los profesionales se mostraron preocupados con la falta de resolución de los problemas. Revelaron que las medidas emprendidas priorizan la punición en lugar de la atención y que la estructura de trabajo no les permitía exponer sus sentimientos y reacciones y lidiar con ellos. El modo de abordar a las familias que ya vivenciaron violencia puede configurar un acto violento para con éstas. CONCLUSIÓN: La manera cómo se realiza la mayoría de las abordajes en casos de violencia contra el niño y el adolescente refleja la falta de integración entre los profesionales y los diversos sectores.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVES: To understand how heath care professionals approach family violence against children and teenagers. METHODS: This was a qualitative case study with 30 health care professionals. RESULTS: Health care professionals were concerned with the lack of successful family problems resolution. Measures used by health care professionals emphasized punitive actions instead of caring behaviors. The characteristics of the job did not allow of the health care professionals to express their feelings and reactions and to know how to successfully address family violence. Health care professionals' approaches to address violence with families who already experienced violence may also become violent acts against those families. CONCLUSION: Approaches used to address family violence against children and teenagers reflect a lack of integration among the several categories of health care professionals and health care services.
  • Brinquedo terapêutico no preparo da criança para punção venosa em pronto socorro Artigos Originais

    Medeiros, Giuliana; Matsumoto, Shimeny; Ribeiro, Circéa Amalia; Borba, Regina Issuzu Hirooka de

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: Preparar a criança pré-escolar para punção venosa por meio do Brinquedo Terapêutico Instrucional (BTI) e conhecer a percepção dos familiares quanto a esse preparo. MÉTODOS: Estudo descritivo qualitativo realizado na unidade de emergência de um hospital universitário da cidade de São Paulo. Os sujeitos foram cinco crianças pré-escolares e seus familiares. RESULTADOS: O BTI permitiu à criança saber o que deve esperar e como pode participar da punção venosa; compreender sua finalidade; envolver-se na situação; manipular o material e estabelecer relação de confiança com o profissional; os familiares reconheceram seu benefício no preparo da criança e proporcionaram a ela importante fonte de apoio e proteção. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A utilização do BTI deve integrar o cuidado de enfermagem prestado à criança nas unidades de emergência, assegurando uma assistência humanizada e de qualidade.

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVOS: Preparar al niño pre-escolar para la punción venosa por medio del Juego Terapéutico Instruccional (JTI) y conocer la percepción de los familiares en cuanto a esa preparación. MÉTODOS: Estudio descriptivo cualitativo realizado en el servicio de emergencia de un hospital universitario de la ciudad de Sao Paulo. Los sujetos fueron cinco niños pre-escolares y sus familiares. RESULTADOS: El JTI permitió al niño saber lo que debe esperar y cómo puede participar de la punción venosa; comprender su finalidad; involucrarse en la situación; manipular el material y establecer relación de confianza con el profesional; los familiares reconocieron su benefício en la preparación del niño proporcionándole una importante fuente de apoyo y protección. CONSIDERACIONES FINALES: La utilización del JTI debe integrar el cuidado de enfermería prestado al niño en los servicios de emergencia, asegurando una asistencia humanizada y de calidad.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVES: To examine the usefulness of therapeutic instructional toy (TIT) in preparing preschool children for intravenous placement and to describe family member's perception of the children preparation. METHODS: Descriptive qualitative study with 5 children and their family receiving care in an emergency room of a university teaching hospital in São Paulo city. RESULTS: The use of TIT was a useful strategy to teach children what to expect and how to participate and collaborate during intravenous placement procedure, how to understand its objective, and how to get involved during the procedure. Children had the opportunity to manipulate the materials and establish trust in the health care provider. Family members recognized the benefits of therapeutic play and provided support and protection to the children during the intravenous placement procedure. FINAL CONSIDERATIONS: The use of TIT to prepare children for intravenous placement must be an integral part of nursing practice in emergency rooms to guarantee quality and humanized nursing care to children.
  • Construindo o diálogo entre saberes para ressignificar a ação educativa em saúde Artigos Originais

    Leonello, Valéria Marli; Oliveira, Maria Amélia de Campos

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Identificar, na perspectiva dos diferentes sujeitos implicados, as possibilidades de aproximação entre o saber profissional e o de senso comum, envolvidos nas atividades educativas desenvolvidas pela enfermeira em seu processo de trabalho assistencial. MÉTODOS: Utilizou-se como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico e dialético. Foram entrevistados 30 sujeitos: cinco docentes, cinco graduandos, dez enfermeiras; dois gestores e oito usuários de dois serviços de saúde. Os discursos foram submetidos à análise de discurso. RESULTADOS: Os discursos revelaram que os profissionais valorizam a alteridade, ou seja, a presença e a voz do usuário dos serviços de saúde. Os usuários sinalizaram sua autonomia como "sujeitos em relação" com o saber técnico-científico. CONCLUSÃO: A articulação dos diferentes saberes é fundamental para o desenvolvimento de ações educativas mais dialógicas, participativas e potencialmente transformadoras da realidade em saúde.

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVO: Identificar, en la perspectiva de los diferentes sujetos implicados, las posibilidades de aproximación entre el saber profesional y el de sentido común, involucrados en las actividades educativas desarrolladas por la enfermera en su proceso de trabajo asistencial. MÉTODOS: Se utilizó como referencial teórico-metodológico el materialismo histórico y dialético. Fueron entrevistados 30 sujetos: cinco docentes, cinco graduados, diez enfermeras; dos gestores y ocho usuarios de dos servicios de salud. Los discursos fueron sometidos al análisis de discurso. RESULTADOS: Los discursos revelaron que los profesionales valorizan la alteridad, o sea, la presencia y la voz del usuario de los servicios de salud. Los usuarios señalaron su autonomía como "sujetos en relación" con el saber técnico-científico. CONCLUSIÓN: La articulación de los diferentes saberes es fundamental para el desarrollo de acciones educativas más dialógicas, participativas y potencialmente transformadoras de la realidad en salud.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: To identify ways for establishing a dialogue regarding technical-scientific and common sense knowledge to serve nurses on the development and implementation of effective health education and clinical care. METHODS: The historical materialism and dialectic served as the theoretical-methodological framework for the study. The sample consisted of 30 individuals: 5 faculty, 5 undergraduate students, 10 registered nurses, 2 administrators, and 8 users of the heath care services. Participants' statements were analyzed through discourse analysis. RESULTS: Health care providers valued the participation and statements of the users of the health care services. The users of health care services showed autonomy as agents in synchrony with the technical-scientific knowledge. CONCLUSION: Articulation of both technical-scientific and common sense knowledge is fundamental for the development of effective health education that allows open dialogue and participation of the users of health care services, which potentially can transform the reality of health care delivery.
  • O mundo da criança portadora de asma grave na escola Artigos Originais

    Borba, Regina Issuzu Hirooka de; Ribeiro, Circéa Amalia; Ohara, Conceição Vieira da Silva; Sarti, Cynthia Andersen

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Compreender o significado que a criança asmática grave e sua família atribuem à doença e suas implicações na escola. MÉTODOS: Estudo de caso qualitativo, desenvolvido no ambulatório de pediatria de um hospital do Município de São Paulo. Foram estudadas três crianças e seus familiares, utilizando observação participante, entrevista e brinquedo terapêutico dramático. RESULTADOS: As demandas do tratamento e as freqüentes crises de asma influenciaram no cotidiano da criança na escola como: falta às aulas; deixar de aprender; restrinção nas brincadeiras e relacionamento conflituoso com colegas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Tendo em vista as dificuldades encontradas pelas crianças em freqüentar a escola e conviver com os colegas, recomenda-se um trabalho conjunto entre os profissionais de saúde e da educação, assegurando a manutenção da educação formal e do convívio social salutar.

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVO: Comprender el significado que el niño asmático grave y su familia atribuyen a la enfermedad y sus implicancias en la escuela. MÉTODOS: Se trata de un estudio de caso cualitativo, desarrollado en el consultorio externo de pediatría de un hospital del Municipio de Sao Paulo. Fueron estudiados tres niños y sus familiares, utilizando la observación participante, entrevista y juego terapéutico dramático. RESULTADOS: Las demandas del tratamiento y las frecuentes crisis de asma influenciaron en el cotidiano del niño en la escuela como: falta a las clases; dejar de aprender; restricción en los juegos y relación conflictiva con sus colegas. CONSIDERACIONES FINALES: Teniendo en vista las dificultades encontradas por los niños para frecuentar a la escuela y convivir con sus colegas, se recomineda un trabajo conjunto entre los profesionales de salud y de educación, asegurando la manutención de la educación formal y de la convivencia social saludable.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVES: To understand the meaning of asthma and its implications in daily life of children with acute asthma and their family in school settings. METHODS: A qualitative case study with 3 children from a pediatric outpatient clinic of a hospital in the municipal district of São Paulo. Data were collected through participant observation, interviews, and therapeutic play. RESULTS: Treatment demands and frequency of asthma crisis affected the daily life of the children in school settings: missing classes, decreased opportunity to learn, restrictions on type of plays, and conflicting interactions with the other children. FINAL CONSIDERATIONS: There is need for health care providers and teachers to work together in order to guarantee those children formal education and quality social interactions.
  • Identificação das características definidoras de medo e ansiedade em pacientes programadas para cirurgia ginecológica Artigos Originais

    Suriano, Maria Lucia Fernandez; Lopes, Daniela Cristina da Fonte; Macedo, Giselle Pinto de Oliveira Sá; Michel, Jeanne Liliane Marlene; Barros, Alba Lúcia Bottura Leite de

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: Identificar a presença das características definidoras Medo e Ansiedade no pré-operatório imediato de 50 pacientes submetidas à cirurgia ginecológica, e verificar a Síndrome da Ansiedade Perioperatória. MÉTODOS: Estudo de coorte de caráter transversal teve como objetivo Realizado na Unidade de Ginecologia do Hospital São Paulo em maio de 2007. RESULTADOS: Confirmou-se a presença dos diagnósticos de interesse em 48 pacientes (96,0%) do total de 50 mulheres (100,0%). A Síndrome da Ansiedade Perioperatória foi identificada em 48 (96,0%) das pacientes. CONCLUSÃO: A pesquisa comprovou a presença dos diagnósticos Medo e Ansiedade, devido às manifestações clínicas, também contribuintes para evidenciar a Síndrome da Ansiedade Perioperatória

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVOS: Identificar la presencia de las características definidoras de Miedo y Ansiedad en el pre-operatorio inmediato de 50 pacientes sometidas a cirugía ginecológica, y verificar el Síndrome de Ansiedad Perioperatoria. MÉTODOS: Este estudio de cohorte de carácter transversal tuvo como objetivo fue realizado en la Unidad de Ginecología del Hospital Sao Paulo en mayo del 2007. RESULTADOS: Se confirmó la presencia de los diagnósticos de interés en 48 pacientes (96,0%) de un total de 50 mujeres (100,0%). El Síndrome de Ansiedad Perioperatoria fue identificada en 48 (96,0%) de las pacientes. CONCLUSIÓN: Con la investigación se comprobó la presencia de los diagnósticos Miedo y Ansiedad, debido a las manifestaciones clínicas, también contribuyentes para evidenciar el Síndrome de Ansiedad Perioperatoria.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVES: To identify defining characteristics of fear and anxiety during the immediate preoperative period in patient scheduled for gynecological surgery, and to diagnose preoperative anxiety syndrome. METHODS: This was a cross-sectional study with 50 patients from the gynecological unit of the São Paulo hospital. Data was collected in May 2007. RESULTS: Preoperative anxiety syndrome was diagnosed in 48 of the participants (96.0%). CONCLUSION: Participants had clinical symptoms leading to the diagnosis of preoperative anxiety syndrome.
  • Vivenciando um mundo de procedimentos e preocupações: experiência da criança com Port-a-Cath Artigos Originais

    Ribeiro, Circéa Amalia; Coutinho, Rosa Maria; Araújo, Talita Ferreira de; Souza, Vanessa Silva

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: Compreender como é para a criança com câncer a vivência de ser portadora de Port-a-Cath a partir de suas manifestações numa sessão de Brinquedo Terapêutico Dramático e propiciar a ela um meio de alívio. MÉTODOS: Estudo descritivo qualitativo realizado com seis crianças escolares e uma adolescente, cujos dados foram coletados numa sessão de Brinquedo Terapêutico Dramático e submetidos à análise qualitativa de conteúdo. RESULTADOS: Permitiram compreender que os procedimentos intrusivos geram ansiedade, preocupação, medo e dor às crianças, assim como que elas reconhecem a importância dos procedimentos, dos medicamentos, da realização dos exames físico e laboratoriais para o tratamento; reconhecem as vantagens da utilização do Port-a-Cath, mas que sua utilização é fonte de ansiedade, limitações e preocupações, especialmente as relacionadas ao risco de infecção, e que se sentiram felizes, confortadas e fortalecidas com o brincar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os enfermeiros precisam estar preparados para assistirem a essas crianças integralmente e para utilizarem sistematicamente o Brinquedo Terapêutico como instrumento de comunicação e intervenção de enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVOS: Comprender cómo es para el niño con cáncer la vivencia de ser portador de Port-a-Cath a partir de sus manifestaciones en una sesión de Juego Terapéutico Dramático y propiciarle un medio de alivio. MÉTODOS: Estudio descriptivo cualitativo realizado con seis niños escolares y una adolescente, cuyos datos fueron recolectados en una sesión de Juego Terapéutico Dramático y sometidos al análisis cualitativo de contenido. RESULTADOS: Se pudo comprender que los procedimientos intrusivos generan ansiedad, preocupación, miedo y dolor a los niños, así como que ellos reconocen la importancia de los procedimientos, de los medicamentos, de la realización de los exámenes físico y de laboratorio para el tratamiento; reconocen las ventajas de la utilización del Port-a-Cath, pero que su utilización es fuente de ansiedad, limitaciones y preocupaciones, especialmente las relacionadas al riesgo de infección, y que se sentieron felices, confortadas y fortalecidas con el hecho de jugar. CONSIDERACIONES FINALES: Los enfermeros necesitan estar preparados para asistir a esos niños integralmente y para utilizar sistemáticamente el Juego Terapéutico como instrumento de comunicación e intervención de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVES: To understand the experience of children with cancer who have a port-a-cath using a session of therapeutic instructional play to decrease children worries and anxieties. METHODS: Descriptive qualitative study with 6 children and 1 teenager. Data were collected through a session of therapeutic play and analyzed through content analysis. RESULTS: Invasive procedures generated children's anxiety, worry, fear, and pain. The children recognized the need of medical procedures, medications, physical examinations, and laboratory tests. In addition, they also recognized the advantage of the use of the port-a-cath; however, its use was a source of anxiety and worries, especially in regard to infections. The use of therapeutic play made them happier, comfortable, and feeling stronger. FINAL CONSIDERATIONS: Nurses need to be prepared to fully care for children with cancer who have a port-a-cath and to systematically use therapeutic play as a useful strategy for nursing communication and intervention.
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