Acessibilidade / Reportar erro

CONFLITOS AMBIENTAIS NA MACROMETRÓPOLE PAULISTA: PARANAPIACABA E SÃO SEBASTIÃO1 1 . Artigo produzido no âmbito do Projeto Temático FAPESP 2015/03804-9 ‘‘Governança Ambiental na Macrometrópole Paulista Face à Variabilidade Climática’’. Agradeço as discussões realizadas no Grupo 2 ‘‘Territorialidades, espacialidades e inovação na governança ambiental’’, Coordenado pelas professoras Dra. Luciana Travassos e Dra. Sandra Momm, da Universidade Federal do ABC.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar dois casos de conflitos ambientais, na região da Macrometrópole Paulista, relacionados ao desenvolvimento territorial quanto à instalação de grandes empreendimentos logísticos, verificando como eles se enquadram na lógica de planejamento e visão do Estado, assim como as reações da sociedade civil aos impactos que tais empreendimentos trazem consigo.

Na América Latina, o processo de urbanização, a partir da segunda metade do século XX, produziu a formação de grandes cidades, como São Paulo, Cidade do México e Santiago, por exemplo. A partir dos anos 2000, um novo fenômeno urbano tem recebido atenção de planejadores e pesquisadores: a expansão territorial urbana da metrópole e a formação desse território como cidade-região. A questão aqui é como essa expansão metropolitana está relacionada aos recursos naturais e às tensões inerentes ao processo de produção contemporâneo do espaço.

Palavras-chave:
conflitos ambientais; Macrometrópole paulista; metropolização; governança ambiental; planejamento ambiental

ANPPAS - Revista Ambiente e Sociedade Anppas / Revista Ambiente e Sociedade - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaambienteesociedade@gmail.com