Acessibilidade / Reportar erro

Mito e religião na tríplice fronteira Roraima, Guiana e Venezuela: o Areruya e o entre-lugar

RESUMO

Este artigo sobre a religião Areruya dos Ingarikó da aldeia Manalai, localizada no estado de Roraima, compara o discurso de dois mitos sobre a origem do atual Areruya. Um dos mitos foi transcrito por Audrey Butt Colson (1960)BUTT COLSON, Audrey. The Birth of a Religion. Journal of the Royal Anthropological of Great Britain and Ireland, Vol. 90, No. 1, 1960. pp. 66-106, jan-jun, 1960. na década de 1950 e o outro pela antropóloga Maria Virgínia do Amaral (2019)AMARAL, Maria Virgínia Ramos. Os Ingarikó e a religião Areruya. Tese de Doutorado. UFRJ/MN, Rio de Janeiro, Brasil, 2019. entre 2014 e 2017. O objetivo da comparação entre os dois discursos foi apresentar as articulações de cada um para uma nova configuração cosmológica e social, a partir da chegada do colonizador. Para tanto, fizemos uso da ideia de entre-lugar oriunda dos estudos de Homi Bhabha (2001)BHABHA, Homi K. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana de Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renata Gonçalves. Belo Horizonte: UFMG, 2001. - em O local da cultura -, porque ela permite utilizar o método de análise de textos como discurso sem fixar algum sentido intrínseco a eles, criando um espaço deslizante.

PALAVRAS-CHAVE:
Areruya; Ingarikó; Mitos; Entre-lugar

LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Rua Monte Alegre, 984 , 05014-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 3258-4383 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bakhtinianarevista@gmail.com