Acessibilidade / Reportar erro
Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, Volume: 17, Número: 2, Publicado: 2022
  • As arqueologias afetivas na produção discente da Universidade Federal do Vale do São Francisco: desdobramentos históricos e interfaces teóricas na construção da Arqueologia no Sudeste e Sudoeste do Piauí Artigos Científicos

    Mageste, Leandro Elias; Amaral, Alencar de Miranda

    Resumo em Português:

    Resumo No presente artigo, analisamos a construção da Arqueologia no sudeste e sudoeste do Piauí, no intuito de explicitar as condições e os desdobramentos que têm configurado um conjunto de práticas arqueológicas assentadas na interface entre ciência e afeto. Tratam-se das ‘arqueologias afetivas’, que podem ser identificadas em processos socialmente engajados de produção de conhecimento, catalisadas nos contextos dinâmicos de interações que foram constituídos no semiárido. Para concretização desse propósito, consideramos desde o início dos trabalhos arqueológicos que culminaram na criação do Parque Nacional Serra da Capivara, na década de 1970, até os eventos mais recentes, representados pela inserção da Arqueologia na expansão do ensino superior, com a criação do curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em São Raimundo Nonato, a partir de 2004. Nesse exercício, verificamos algumas sobreposições de cenários e, ao mesmo tempo, explicitamos as transversalidades com posicionamentos teóricos, metodológicos e políticos que se projetam a partir da realidade latino-americana.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, we analyze the construction of archeology in the Southeast and Southwest of Piauí, in order to explain the conditions and developments that have configured a set of archaeological practices based on the interface between science and affection. These are ‘affective archeologies’, which can be identified in socially engaged processes of knowledge production, catalyzed in the dynamic contexts of interactions constituted in the semiarid. To achieve this purpose, we have considered from the beginning of the archaeological works that culminated in the creation of Parque Nacional Serra da Capivara, in the 1970s, until the most recent events, represented by the insertion of archeology in the expansion of higher education, with the creation of Archeology and Heritage Preservation graduate course, at the Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), in São Raimundo Nonato, starting in 2004. In this exercise, we verified some overlapping of scenarios and, at the same time, we explained the transversalities with theoretical, methodological, and political positions projected from the Latin American reality.
  • Produção e transmissão de conhecimentos em coletivos kaingang Artigos Científicos

    Silva, Sergio Baptista da

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo tem por objetivo refletir sobre as relações entre sistema xamânico, produção e transmissão de conhecimentos e corporalidade, a partir de uma etnografia junto a professores bilíngues da rede escolar estadual de Educação Básica do estado do Rio Grande do Sul, e junto a sábios e intelectuais indígenas kaingang. Igualmente, tenho a intenção de retomar a discussão de práticas próprias de aprendizagem, etnografadas durante os anos de 2013 a 2015, em contextos de oficinas e encontros de formação continuada de professores durante a realização da ação “Saberes Indígenas na Escola, Núcleo UFRGS”, analisando os atuais processos de escolarização em coletivos kaingang no Sul do Brasil. A partir da discussão de sua sócio-cosmo-ontologia relacional, apresento e analiso duas concepções de produção e transmissão de conhecimentos kaingang, que coexistem e estão complexamente interrelacionadas e conectadas: uma tradição cosmo-ontológica (produção e transmissão do conhecimento a partir das agências exercidas entre todos os existentes do cosmos – humanos e extra-humanos) e uma tradição oral-iconográfica, que se consolida nas ações cujo aprendizado se conforma nas práticas sociais, nos mitos, nos rituais e nas imagens, e que enfatiza a reciprocidade entre humanos, alicerçada nos saberes e fazeres dos seus anciães, sábios e intelectuais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to reflect on the relationships between the shamanic system, production and transmission of knowledge and corporeality, based on an ethnography with bilingual teachers from the state school network of Basic Education in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, and together with kaingang indigenous scholars and intellectuals. Likewise, this work intends to resume the discussion of ethnographic learning practices during the years 2013, 2014, and 2015 in the context of workshops and continuing education meetings for kaingang teachers during the Indigenous Knowledge at School, UFRGS Nucleus, analyzing the current schooling processes in kaingang collectives in southern Brazil. From the discussion of their relational socio-cosmo-ontology, two conceptions of kaingang knowledge production and transmission are presented and analyzed, which coexist and are complexly interrelated and connected: a cosmo-ontological tradition (production and transmission of knowledge from the agencies exercised among all those existing in the cosmos – human and extra-human beings) and an oral-iconographic tradition, which is consolidated in actions, the learning of which conforms to social practices, rituals and images, and which emphasizes reciprocity between humans, based on the knowledge and practices of their elders, sages, and intellectuals.
  • Como as grandes corporações de base extrativista lidam com os povos por elas impactados? Uma revisão da bibliografia internacional Artigos Científicos

    Carneiro, Ana; Duarte, Adriano Cruz

    Resumo em Português:

    Resumo Como as grandes corporações de base extrativista lidam com os povos por elas impactados? A pergunta orientou esta revisão bibliográfica, que faz parte do projeto “Implicações políticas do capitalismo extrativista: movimentos sociais e condições de exercício dos direitos na Amazônia brasileira”, mas tem como foco o que acontece fora do Brasil. A partir do repertório levantado, identifica-se um aspecto central na forma pela qual as corporações exercem seu poder: a criação contínua de ambiguidades, contradições, paradoxos, incertezas. Sustentam-se, dessa forma, os processos jurídicos kafkianos e a consequente não resolução de conflitos, a precarização da vida junto às perspectivas de desenvolvimento local, a narrativa ético-moral empresarial, articulada à desregulação da ação estatal e das garantias sociais, em nome da ‘governança’, e daí por diante. Lançando foco sobre os efeitos concretos dessa linguagem ambígua, veremos que a ‘responsabilidade social corporativa’ em geral não ameniza, e sim viabiliza a perpetuação e a intensificação da violência contra as vidas impactadas pelas atividades corporativas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract How do extractive-based corporations deal with people they impact? Based on this question, this article presents a literature review describing a chameleonic repertoire of discursive practices intertwined in processes of exploration by these companies, of lands inhabited by peasants, indigenous peoples, and other traditional communities around the world. The bibliographic research was part of the project “Political implications of extractive capitalism: social movements and right conditions for justice in the Brazilian Amazon’. Nevertheless, it focuses on what happens outside Brazil, enabling a comparative framework in which many similarities between different national contexts can be noted. In the repertoire unveiled by these studies, a central aspect of how corporations exercise power is identified. It is shown how the continuous creation of ambiguities sustains Kafkaesque legal processes, the consequent non-resolution of conflicts, the precariousness of life with the promises of local development, the deregulation of state action in the name of ‘governance’ and so on. Focusing on creative practices and the concrete effects of this vocabulary that underlies “corporate social responsibility’, we will see that such practices do not mitigate (on the contrary, enable) the perpetuation and intensification of violence against the lives that resist the expropriation processes.
  • A meteorologia popular e seu uso em atividades produtivas na comunidade quilombola Mocambo, em Ourém, Pará, Brasil Artigos Científicos

    Andrade, Lene da Silva; da Silva, Josiane Santos; Gomes, Carlos Valério Aguiar; de Souza, Andrey Mendonça

    Resumo em Português:

    Resumo Diversas sociedades desenvolveram habilidades por meio da observação do ambiente em que vivem, que lhes permitiram sobreviver a eventos atmosféricos inóspitos. Na Amazônia, o conhecimento empírico dos povos e das comunidades tradicionais tem permitido a adaptação aos ciclos climáticos, das águas e da floresta. Na literatura, o etnoconhecimento sobre o clima é tratado como antropologia do clima ou etnoclimatologia ou, ainda, meteorologia popular e se refere à maneira como os povos lidam com o tempo e o clima frente aos seus impactos sobre a sociedade ao longo da história. A proposta deste artigo é investigar práticas e/ou conhecimentos populares ou tradicionais utilizados (ou não), em predição ou diagnóstico do tempo e clima, por pescadores/as e agricultores/as do quilombo Mocambo, em Ourém, Pará, e suas percepções com relação às mudanças (ou variabilidade) climáticas. Entende-se como relevante abordar o tema desde o ponto de vista da comunidade. Norteou-se a investigação à luz da metodologia qualitativa de cunho exploratório. Relatos mostraram conhecimentos baseados em aspectos meteorológicos, fotometeorológicos, astronômicos, hidrológicos, pedológicos, biomarcadores e crenças religiosas. Das narrativas, percebeu-se pouco uso de saberes, motivados pela redução de sua conexão com a natureza, associadas à devastação de seu ambiente ecológico, causando impactos em sua renda e cultura alimentar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Several societies have developed skills that allow them to survive extreme weather events by observing the environment in which they live. The empirical knowledge of traditional peoples and communities in the Amazon has allowed them to adapt to climate, water, and forest cycles. In the literature the traditional knowledge of climate is treated as climate anthropology, ethnoclimatology, or popular meteorology and refers to the way people address weather and climate considering their impacts on society throughout history. The present article reports on popular or traditional practices and/or knowledge in predicting or diagnosing weather and climate by fishermen and farmers of the quilombo Mocambo in Ourém, Pará, Brazil, and their perceptions of climate change or variability. The research was conducted according to a qualitative exploratory methodology, approaching the topic from the community’s point of view. Reports showed knowledge based on meteorological, photometeorological, astronomical, hydrological, pedological, biomarkers, and religious beliefs. From the narratives it appeared that little use was felt for this knowledge, which can be explained by the reduction of a connection with nature, associated with the devastation of the ecological environment, causing impacts on income and food culture.
  • Prácticas mortuorias y manipulación de los cuerpos. Primer análisis tafonómico del sitio Los Tres Cerros 1 (Entre Ríos, Argentina) Artigos Científicos

    Scabuzzo, Clara; Raap, María Agustina Ramos van; Lorenzo, Bianca Micaela Di; Selan, Daniela; Rios, María del Pilar

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este trabajo es profundizar en el conocimiento de las prácticas mortuorias llevadas a cabo en el sitio Los Tres Cerros 1 (Entre Ríos, Argentina), haciendo énfasis en los procesos vinculados con la manipulación intencional de los individuos. Para cumplir con este objetivo, se exponen los resultados del análisis de la preservación de los elementos óseos y del relevamiento de huellas antrópicas. El conjunto bioarqueológico está conformado por los elementos óseos correspondientes a un número mínimo de 35 individuos, enterrados en diversas modalidades de inhumación. Los resultados obtenidos de la aplicación de diferentes índices de preservación mostraron que hubo una perturbación antrópica homogénea del espacio mortuorio. Asimismo, el relevamiento de marcas antrópicas indicó la presencia de huellas de corte en el 6,68% de los elementos óseos analizados. Las mismas se registraron en todos los tipos de entierro y en los individuos de ambos sexos y distintos grupos etarios. Asimismo, la localización, la frecuencia y las acciones inferidas para cada uno de los entierros e individuos que integran las inhumaciones evidenciaron que existió variabilidad en la forma de manipulación de los cuerpos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this work is to deepen the knowledge of the mortuary practices carried out at the Los Tres Cerros 1 site. We emphasize the processes related to the intentional manipulation of individuals. To accomplish this, we present the results from the analysis of the preservation of bone elements and cut marks. The studied samples come from Los Tres Cerros 1 archaeological site (Entre Ríos, Argentina) and are composed of bone elements corresponding to a minimum number of 35 individuals. The results obtained from the preservation indexes indicate a homogeneous anthropic disturbance of the mortuary space. Likewise, anthropic marks were observed in 6.68% of the analyzed bone elements. These marks were recorded in all burial modalities and in individuals of both sexes and different age groups. Lastly, the results are consistent with a great variability of body manipulation practices.
  • História e memória da pesquisa e acervo arqueológico da Usina Hidrelétrica de Balbina Artigos Científicos

    Lopes, Rhuan Carlos dos Santos; Santi, Juliana Rossato; Silva, Anna Barbara Cardoso da; Souza, Taciane Silveira; Matos, Amauri Assis; Veiga, Wagner Fernando; Viana, Guilherme

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo objetiva reconstruir a memória do acervo arqueológico da Usina Hidrelétrica de Balbina, situada no município de Presidente Figueiredo, estado do Amazonas. Para isso, abordamos aspectos ligados à Arqueologia amazônica e à construção de usinas geradoras de energia elétrica na década de 1980, bem como as políticas do licenciamento ambiental brasileiras. Partimos do debate sobre formação de acervos arqueológicos no Brasil tendo em vista o conceito de estratigrafia do abandono. A pesquisa foi realizada em instituições arquivísticas e através de entrevistas com profissionais ligados ao Projeto de Salvamento Arqueológico da UHE Balbina (SAUHEB). Com isso, apresentamos como ocorreu o processo de esquecimento de um conjunto de fontes arqueológicas, circunscritas no terreno das memórias exiladas, e ressignificadas a partir das ações patrimoniais contemporâneas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to reconstruct the memory of the archaeological collection of the Balbina Hydroelectric Power Plant, located in the city of Presidente Figueiredo, Amazonas State. For this purpose, we addressed aspects related to Amazonian Archeology and the construction of power generation plants in the 1980s, as well as the Brazilian environmental licensing policies. We start with the debate on the formation of archaeological collections in Brazil focusing on the concept of abandonment stratigraphy. The research was carried out in archival institutions and through interviews with professionals connected to the Archaeological Rescue Project of Balbina Hydroelectric Power Plant (SAUHEB). Based on the findings, we present how the process of forgetting a set of archaeological sources occurred, circumscribed in the field of exiled memories and resignified through contemporary historical heritage actions.
  • Etnocentrismos incômodos: saberes, ontologias e cosmocentrismo ameríndio Artigos Científicos

    Felippe, Guilherme Galhegos

    Resumo em Português:

    Resumo Em uma colocação aparentemente simples, mas pungente, Pierre Clastres sugere que, se toda cultura é etnocêntrica, somente a ocidental é etnocida. Além de querer ressaltar a tendência quase inexorável do Ocidente de sobrepujar os outros povos com sua visão de mundo – chegando, muitas vezes, às vias de fato com o extermínio étnico –, o antropólogo francês se refere especialmente ao fato de que todas as populações humanas partem de suas próprias concepções sobre a realidade para construir sua coesão coletiva e, por consequência, delimitar o que lhe é externo e estranho. Pretendo demonstrar que os saberes ditos tradicionais, comumente associados às populações indígenas, possuem suas formas próprias de interação e engajamento com o meio e com os seres a ele associado, mantendo-se a uma distância do pensamento moderno, que não é apenas de ordem técnica ou empírica, mas epistemológica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In a seemingly simple but pungent statement, Pierre Clastres suggests that “if every culture is ethnocentric, only western culture is ethnocidal”. In addition to his intention to highlight the almost inexorable tendency of the West to surpass other peoples with its worldview — often culminating with ethnic extermination — the French anthropologist refers especially to the fact that all human populations build their collective cohesion and consequently delimit what is external and foreign to them from their own conceptions of reality. This study aims to demonstrate that the so-called traditional knowledge commonly associated with indigenous populations has its own forms of interaction and engagement with the environment and with the beings associated with it. Such knowledge is set apart from the modern thought, which is not only technical or empirical, but epistemological.
  • Revisitando a negação padrão pós-verbal nas línguas Jê Artigos Científicos

    Auwera, Johan van der; Krasnoukhova, Olga

    Resumo em Português:

    Resumo Nas línguas Jê, os negadores padrão tendem a ocorrer na posição pós-verbal. Este artigo pergunta por que isso deve ser o caso e, portanto, discute análises anteriores, relacionando os negadores padrão Jê a verbos negativos ou a posposições privativas. Argumenta-se que essas duas possibilidades não são necessariamente mutuamente exclusivas. Em particular, sugerimos que um negador existencial pode vir a ser reanalisado como um negador privativo. Também argumentamos que, caso a origem do negador padrão seja um verbo com o significado de ‘terminar’, pode se tratar de um cenário semelhante ao chamado ‘Ciclo Negativo Existencial’. Em ambos esses cenários, o negador existencial serve para negar a existência de um estado de coisas, posteriormente transformando-se em um negador padrão. Mas, enquanto no Ciclo Negativo Existencial a expressão da inexistência de um estado de coisas tem por modelo a expressão da inexistência de um objeto, no ‘novo’ cenário, a inexistência de um estado de coisas é derivada do fato de um processo ou evento ter chegado ao fim.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the Jê languages standard negators tend to take a post-verbal position. This paper asks why this should be the case and therefore discusses earlier accounts relating Jê standard negators to either negative verbs or privative postpositions. We argue that these accounts do not have to exclude each other. In particular, we propose that an existential negator can be reanalyzed as a privative one. We also argue that if the origin of the standard negator is a verb with the meaning ‘finish’, we may be dealing with a scenario that is similar to the ‘Negative Existential Cycle’. In both, the existential negator denies the existence of a state of affairs and then turns into a standard negator. But whereas in the Negative Existential Cycle the non-existence of a state of affairs is modelled on the non-existence of an object, in the ‘new’ scenario the non-existence of a state of affairs derives from the fact that a process or event has come to an end.
  • A ‘civilização material’ nos museus regionais do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: confluências entre a criação do Museu do Diamante e a imaginação museal de Juscelino Kubitschek Artigos Científicos

    Britto, Clovis Carvalho

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa a institucionalização dos museus regionais brasileiros e os seus impactos na imaginação museal de Juscelino Kubitschek de Oliveira (1902-1976). O intuito é observar as ressonâncias dos museus regionais criados pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) e as singularidades desse projeto no contexto museológico brasileiro. Desse modo, por meio de análise documental e revisão bibliográfica, reconstrói momentos decisivos da concepção dos museus regionais, a partir do conceito de civilização material, e da criação do Museu do Diamante, em Diamantina, Minas Gerais. As análises demonstraram os agenciamentos entre as trajetórias de Juscelino Kubitschek e Rodrigo Melo Franco de Andrade ao forjarem uma determinada memória sobre Diamantina e mobilizarem uma imaginação museal em consonância com a projetada pelo SPHAN no âmbito dos museus regionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper analyzes the institutionalization of Brazilian regional museums and its impacts on Juscelino Kubitschek’s (1902-1976) museological imagination. The aim is to observe the resonances of regional museums created by the National Historical and Artistic Heritage Service (SPHAN) and the singularities of these projects in the Brazilian museological context. Through document analysis and bibliographic review, the study reconstructs decisive moments in the conception of regional museums based on the concept of material civilization and the creation of the Diamond Museum in Diamantina, Minas Gerais. The analysis demonstrates the assemblages among the trajectories of Juscelino Kubitschek and Rodrigo Melo Franco de Andrade when they forged a specific memory about Diamantina and mobilized a reimagined museum aligned with the one projected by SPHAN within the scope of regional museums.
  • Estratigrafia e zooarqueologia de cerritos de Santa Vitória do Palmar, Rio Grande do Sul. Novos dados sobre o sítio RS-158: Alberto Talayer Artigos Científicos

    Pavei, Diego Dias; Santos, Marcos César Pereira; Biffi, Vitor Hugo Rosa; Bica, Carla; Pestana, Marlon Borges; Campos, Juliano Bitencourt

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo visa apresentar os resultados estratigráficos e zooarqueológicos do sítio arqueológico RS-158: Alberto Talayer, localizado no município de Santa Vitória do Palmar, Rio Grande do Sul. O objetivo é revisar as informações estratigráficas das campanhas de escavação dos anos 1970 e apresentar novos resultados zooarqueológicos e estratigráficos da escavação realizada em 2014. Os dados estratigráficos indicam que as ocupações desse sítio possuem uma sequência com mais de 2 metros de profundidade, com cinco camadas e indícios de diferentes níveis de ocupação (níveis arqueológicos IIa e IIIa), marcadas por períodos pré-cerâmico e cerâmico (tradição Vieira). Nos dois montículos que compõem o sítio arqueológico RS-158, a caça de mamíferos teria sido a principal atividade econômica, se destacando com a abundância do veado-campeiro. O problema relativo à sobreposição de diferentes níveis arqueológicos em uma estrutura antrópica encontra nesse estudo um contributo direto com o estabelecimento de variados níveis de ocupação e sua correlação entre os diferentes montículos. Assim, o sítio apresenta características específicas do ambiente no qual se localiza, com interações com os ecossistemas pampeanos, como campos sulinos, rios e lagoas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to present the stratigraphic and zooarchaeological results of the RS-158 archeological site Alberto Talayer, located in the municipality of Santa Vitória do Palmar, Rio Grande do Sul, Brazil. The study aims to review the stratigraphic information from the excavation campaigns of the 1970s and to present the new zoo-archaeological and stratigraphic results of the excavation carried out in 2014. The stratigraphic data indicate that the occupations of this site have a sequence of more than 2 meters in depth, with five layers, and evidence of different levels of occupation (archaeological levels IIa and IIIa) marked by pre-ceramic and ceramic periods (Vieira tradition). In the two mounds that make up the RS-158 archaeological site, hunting of mammals would have been the main economic activity, as shown by the abundance of pampas deer. Thus, the site presents specific characteristics of the environment in which it is located, with interactions with Pampa ecosystems such as its southern plains, rivers and lakes.
  • Moldando novas posturas em relação à culturas e línguas indígenas: o projeto de exposição “Os Caxinauás – autonomia e contato” em Belém, estado do Pará, Brasil Artigos Científicos

    Reiter, Sabine; Camargo, Eliane

    Resumo em Português:

    Resumo O trabalho aborda o uso de um corpus multimídia de documentação de língua e cultura indígena em uma perspectiva mais ampla: a difusão por meio de uma exposição – e, através desta, disponibilizar a pesquisa armazenada em acervo digital a um público geral e promover diálogo entre representantes da sociedade majoritária e da própria comunidade. A exposição “Os Caxinauás – autonomia e contato” (Belém, 2018) descrita aqui é o resultado de um projeto colaborativo entre linguistas, um artista e integrantes da comunidade caxinauá (huni kuin), grupo indígena pano (Brasil-Peru).

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper approaches the subject of using a multimedia documentation corpus on indigenous language and culture in a broader perspective: its promotion via an exhibition – and by means of this making research stored in a digital archive available to a general public and encouraging a debate between representatives of the majority society and of the speech community itself. The exhibition “Os Caxinauás – autonomia e contato” (Belém, 2018) described here is the result of a collaborative project between linguists, an artist and members of the Cashinahua (Huni Kuin) community.
  • O sistema vocálico do Proto-Tupi: uma nova proposta reconstrutiva Research Articles

    Nikulin, Andrey; Carvalho, Fernando

    Resumo em Português:

    Resumo O foco do presente trabalho é a reconstrução do sistema vocálico do Proto-Tupi, a língua ancestral da família linguística Tupi. A investigação baseia-se em uma aplicação bottom-up do método comparativo e busca oferecer uma reconstrução mais equilibrada, evitando uma influência desproporcional do ramo Tupi-Guarani. Mostraremos primeiro que a diferença de altura tradicionalmente reconstruída para a série de vogais arredondadas (*o vs. *u) pode ser melhor compreendida como uma oposição entre uma vogal não arredondada e uma vogal arredondada (*ə vs. *o). Argumentamos também que múltiplas instâncias de *e na reconstrução tradicional devem ser atribuídas a *ə. Por fim, duas vogais (simbolizadas *ɨ e *ɯ) devem ser reconstruídas em lugar do segmento *ɨ da reconstrução tradicional. Estas propostas têm implicação para a classificação interna da família Tupi.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This contribution is concerned with the reconstruction of the vowel qualities of Proto-Tupian, the ancestral language of the Tupian language family. The study is grounded in a bottom-up application of the comparative method and seeks to offer a more balanced reconstruction that avoids an overreliance on the Tupí-Guaraní branch. It is first shown that the height opposition traditionally reconstructed for the rounded vowel series (*o vs. *u) is best interpreted as an opposition between an unrounded vowel and a rounded one (*ə vs. *o). It is also argued that multiple instances of *e in the traditional reconstruction should be rather attributed to *ə. Finally, it is shown that two vowels (symbolized as *ɨ and *ɯ) must be reconstructed in lieu of the traditional *ɨ. The resulting proposal has consequences for the subgrouping of the Tupian family.
  • Circulación de objetos, personas y saberes técnicos en el humedal del río Salado Bonaerense, Argentina Artículos Científicos

    Frere, María Magdalena; González, María Isabel; Angrizani, Rodrigo Costa

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo, presentamos y discutimos la presencia de una serie de innovaciones o rasgos particulares con una representación minoritaria en el conjunto cerámico del río Salado bonaerense, Argentina. Estos rasgos, los vinculamos con la cultura material de los grupos guaraníes quienes solían moverse por entornos fluviales y boscosos. En el contexto de cazadores-recolectores-pescadores de la microrregión del río Salado durante el Holoceno tardío, la incorporación de elementos de la tradición tecnológica guaraní, supuso la existencia de escenarios de interacción con estos grupos horticultores. Teniendo en cuenta los resultados obtenidos, proponemos que los contactos pudieron darse a partir del primer milenio de nuestra era, es decir, desde los momentos tempranos de la expansión meridional guaraní. La interacción entre estos grupos implicó la existencia de amplias redes de intercambio que se reflejó en la circulación y aceptación de bienes, ideas o personas. Planteamos que estas relaciones intergrupales no implicaron cambios o variaciones tecnológicas estructurales ni produjeron el desplazamiento o la eliminación de las bandas locales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper presents and discusses a series of innovations and particular traits that have a low presence in the ceramic assemblages of the Salado River (Buenos Aires, Argentina). We associate these traits with the material culture of the Guaraní groups, moving along fluvial and forest environments. In the cultural context of the hunter-gatherer-fishers of the Salado River micro-region, incorporating elements of the guaraní technological tradition entails the existence of scenarios of interaction with horticultural groups during the Late Holocene. Our research allows us to propose that these contacts probably began in the first millennium of our era, during the early southern expansion of the guaraní groups. The interaction between these groups involved wide exchange networks, which was reflected in the circulation and incorporation of goods, ideas, or people. We propose that these inter-group relations did not lead to structural, technological changes or variations, or to the displacement or elimination of the local groups.
  • Registros rupestres na região central do estado de São Paulo: o Abrigo do Alvo, Analândia, São Paulo, Brasil Nota De Pesquisa

    Amaral, Marília Perazzo Valadares; Cisneiros, Daniela; Araujo, Astolfo Gomes de Mello

    Resumo em Português:

    Resumo O Abrigo do Alvo, localizado no município de Analândia, São Paulo, apresenta registros rupestres, em sua maior parte compostos por gravuras, sobre substrato rochoso arenítico da Formação Botucatu. O abrigo foi originalmente registrado nos anos 1980 e, em 2012, novas intervenções foram realizadas no sítio, incluindo escavações e datações que inserem a ocupação mais antiga por volta de 7.500 anos cal AP. Neste artigo, apresenta-se uma análise detalhada dos registros rupestres localizados no Abrigo do Alvo, compostos majoritariamente por tridígitos, apresentando também linhas horizontais, linhas entrecruzadas, asteriscos, cúpules e figuras circulares. É abordado também o panorama geral do estado de conservação dos grafismos rupestres.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Alvo rockshelter, located in the municipality of Analândia, Sao Paulo, presents rock art mostly composed of engravings on a sandstone substrate of the Botucatu Formation. The shelter was originally registered in the 1980s and in 2012 new interventions were carried out at the site, including excavations and datings that put the oldest age of human occupation around 7,500 years cal AP. This study presents a detailed analysis of the rock art located in the Alvo rockshelter, which is composed mostly of tridigits, also presenting horizontal lines, crossed lines, asterisks, cupules, and circular figures. A general overview of the state of conservation of the rock art is also addressed.
  • A autoria coletiva e a autoetnografia: experiências em antropologia com as parentas Karipuna do Amapá Debate

    Soares, Ana Manoela Primo dos Santos

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo foi escrito por uma jovem do povo Karipuna do Amapá, porém o que há nele não é unicamente de minha autoria, pois o texto é compostopor conhecimentos coletivos, partilhados por todas aquelas e aqueles que, assim como eu, são Karipuna. É desenvolvida, ao longo do artigo, uma série de reflexões, a primeira delas sobre as experiências que tenho com as ‘mulheres antigas’ de meu povo durante os momentos em que realizo com elas pesquisas na área de antropologia. A partir de tais experiências, são moldadas outras reflexões sobre autoria coletiva, escrita ‘autoetnográfica’ e a importância de nós, indígenas, falarmos e escrevermos em nossos próprios termos, havendo, por fim, uma última reflexão sobre como os atos de aprendizado e de escrita com as parentas podem ser compreendidos como um maiuhi, uma palavra em kheuol (a língua falada por meu povo) que, quando traduzida para o português, significa ‘mutirão’ ou ‘ajudado’ e que explica a relevância dos trabalhos coletivos para os povos indígenas de Oiapoque.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article is written by a young woman from the Karipuna of Amapá people. However, what is in it is not solely my own since the text comprises collective knowledge shared by all those who, like me, are Karipuna. The article discloses a series of reflections, the first of which is about the experiences I have with the ‘ancient women’ of my people during anthropological field research conducted with them. These experiences shaped other reflections regarding collective authorship, ‘autoethnographic’ writing, and the importance of indigenous people speaking and writing in our own terms. Finally, one last reflection concerns how the acts of learning and writing with relatives can be understood as a maiuhi, a word in Kheuol (the language spoken by my people), which when translated into Portuguese, means mutirão (joint effort) or ajudado (assistance) and that explains the relevance of collective work for the indigenous people of Oiapoque.
MCTI/Museu Paraense Emílio Goeldi Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação, Av. Perimetral. 1901 - Terra Firme, 66077-830 - Belém - PA, Tel.: (55 91) 3075-6186 - Belém - PA - Brazil
E-mail: boletim.humanas@museu-goeldi.br