Acessibilidade / Reportar erro
Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, Volume: 18, Número: 2, Publicado: 2023
  • A Manaus dos mortos: o espaço cemiterial na busca pela modernidade (1854-1906) Artigos Científicos

    Martins, Carla; Páscoa, Márcio

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo aborda o processo de transformação espacial vivido pela cidade de Manaus a partir da segunda metade do século XIX, em sua aspiração à modernidade, primeiro impulsionada pela elevação do Amazonas à categoria de província, da qual Manaus era agora capital, depois pela prosperidade decorrente do comércio da borracha amazônica. Aqui, estas transformações têm como foco o espaço cemiterial, inserindo-se num quadro maior de mudanças vivido em todo o país, com a difusão de preceitos médico-sanitaristas que defendiam medidas de controle visando à salubridade do espaço urbano, discurso alinhado com reformas urbanas em consolidação na Europa, mostrando a busca pela adequação ao que se acreditava ser o caminho do progresso.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper discusses the process of spatial transformation in the city of Manaus from the second half of the nineteenth century as it aspired to modernity; this process was initially driven by the elevation of Amazonas to the category of province (with Manaus as the capital), and later by the wealth resulting from the rubber trade. Here, these transformations focus on cemetery space as part of a larger scenario of changes throughout the country as medical and sanitary precepts defending control measures to make urban space healthier became more widely disseminated. This discourse was in line with urban reforms that were becoming more solidified in Europe at the time, demonstrating efforts to adapt to what was believed to be the path to progress.
  • “Ahí está la diferencia, en el joke…”: el joke Pijao como actante en el proceso de recuperación de Ima Artigos Científicos

    Gordillo, Andrés Felipe Ortiz; Yate, Diana Isabel Villalba; Guzmán, José Jerónimo; Yate, Adriana Marcela Guzmán; Yate, Islena Villalba; Yate, Irma Yadira Villalba; Flores, Pedro Patiño; Céspedes, Nelso; Torres, Jesús Emilio

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A través de la exploración etnográfica-colaborativa y testimonial del concepto de joke (‘monte o selva virgen’), se analiza cómo los indígenas Pijaos del Resguardo Indígena San Antonio de Calarma (Tolima, Colombia) hacen frente a las dinámicas colonialistas del capitalismo relacionadas con el territorio. Históricamente el municipio de San Antonio hizo parte del proceso de colonización cafetera que se dio en Colombia desde mediados del siglo XIX, por lo cual es un territorio-región intervenido por las lógicas del capitalismo. En este contexto, el pueblo Pijao del Tolima realiza diferentes acciones de re-existencia que, para el caso del resguardo, se concreta en el proceso de recuperación de Ima (la Madre tierra Pijao). Uno de esos seres que hace presencia en el territorio Pijao es el joke, un actante territorial con características constituyentes y formas de agenciamiento propias, que participa en el ordenamiento territorial pijao a través de un sistema relacional sustentado en la lógica de la reciprocidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article utilizes ethnographic-collaborative and testimonial exploration of the notion of the joke [woods or virgin forest] to analyze how the Pijao people of the San Antonio de Calarma Indigenous Reserve (Tolima, Colombia) respond to the colonialist dynamics of capitalism related to territory. Historically, the municipality of San Antonio was part of the coffee colonization process in Colombia in the mid-nineteenth century, and was consequently a territory-region affected by the logic of capitalism. Within this context, the Pijao people of Tolima carry out different actions of re-existence, which in the case of the reservation materialize in the process of recovering Ima (how the Pijao refer to Mother Earth). One being present in the Pijao territory is the joke, a territorial actor with its own defining characteristics and forms of agency that is part of the Pijao’s territorial order through a relational system based on reciprocity.
  • Um emaranhado confuso: antropologia pública, terras indígenas e mitos ruralistas no Brasil atual Artigos Científicos

    Silva, Cristhian Teófilo da

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo aborda questões decorrentes do envolvimento da antropologia com o Estado no âmbito das políticas de regularização fundiária de terras indígenas no Brasil. A discussão parte da efetiva contribuição da antropologia no âmbito da biopolítica estatal para assegurar justiça social e ambiental para povos indígenas no Brasil, a fim de contextualizar a crítica relativa à antropologia e a seus praticantes por grupos e setores econômicos da sociedade, que se fizeram representar em uma comissão parlamentar de inquérito, a qual expressou o nível de incompreensão sobre o papel desempenhado pela disciplina nas referidas políticas. Ao analisar o discurso do Relatório Final da Segunda Comissão Parlamentar de Inquérito da Fundação Nacional do Índio/Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (CPI FUNAI/INCRA 2) como um texto formado a partir do senso comum sobre os indígenas, os antropólogos e a disciplina, o artigo aborda em que medida esse mesmo senso comum se ancora em concepções essencialistas de identidade existentes dentro da antropologia e aponta para a necessidade de revisão crítica do próprio discurso teórico da disciplina.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article addresses questions arising from the involvement of anthropology with the state within the context of policies on indigenous land claims in Brazil. We start with effective contributions of anthropology to the area of state biopolitics to ensure social and environmental justice for indigenous peoples in Brazil to contextualize the reactive criticism of anthropology and its practitioners by groups and economic sectors of society represented in a parliamentary inquiry commission which demonstrated the level of misunderstanding about the role this discipline plays in these policies. By analyzing the FUNAI/INCRA 2 Parliamentary Commission’s final report as a text formed from “common sense” about indigenous people, anthropologists, and the discipline, this chapter addresses the extent to which this same “common sense” is rooted in essentialist conceptions of identity that exist within anthropology and indicates the need for a critical review of the theoretical discourse within this discipline.
  • Memórias bioculturais dos Guarani-Kaiowá sobre a floresta e os seres que a coabitam: ecologia cosmopolítica na perspectiva da etnoconservação Artigos Científicos

    Pavão, Sônia; Gisloti, Laura Jane

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho é fruto de uma construção colaborativa e participante entre uma pesquisadora kaiowá, sua comunidade e uma pesquisadora não indígena, cujo objetivo foi registrar as memórias bioculturais do povo Kaiowá sobre a floresta e os seres que a coabitam, e refletir sobre elas, a fim de tecer um diálogo sobre a etnoconservação, na perspectiva da ecologia cosmopolítica. Metodologicamente, foi baseado na investigação-ação participativa, de modo que o caminho metodológico foi construído através de oficinas participativas, turnês guiadas, listagem livre e entrevistas. As/os participantes foram a comunidade escolar e três lideranças espirituais Tekoha Tapy Kora, do município de Amambai, Mato Grosso do Sul. Como resultado, ficou evidente que a presença da floresta em seus diversos patamares e sua diversidade de seres compõem parte vital do tekoha (território da vida) e possibilitam a existência da vida em todas suas dimensões. As mobilizações políticas dos povos indígenas em defesa dos territórios e da biodiversidade têm apontado novos horizontes epistêmicos e políticos para as pesquisas da etnobiologia e da biologia da conservação. Esse diálogo entre diferentes ciências pode contribuir para o fortalecimento da luta pela existência e pela recomposição da vida em suas múltiplas dimensões.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper is the result of a collaborative and participative construction between a Kaiowá researcher, her community, and a non-indigenous researcher which reflects on the importance of the Kaiowá people’s biocultural memories of the forest and the beings that inhabit it together, weaving a dialog on ethnoconservation from the perspective of cosmopolitical ecology. Participatory active research was used, with the methodology constructed through participatory workshops, guided tours, free listing, and interviews. The participants were the school community and three Tekoha Tapy Kora spiritual leaders in Amambai, Mato Grosso do Sul. We found that the presence of the forest (in its various levels and diversity of beings) comprises a vital part of the tekoha (territory of life) and permits life to exist in all its dimensions. The political mobilizations of indigenous peoples in defense of territories and biodiversity indicate new epistemic and political horizons for research in ethnobiology and conservation biology. This dialog between different sciences can contribute to the struggle for existence and the recomposition of life in its multiple dimensions.
  • Muita comida, pouca gente: perspectivas acerca dos sítios rasos do litoral norte do Rio Grande do Sul Artigos Científicos

    Campos, Juliano Bitencourt; DeBlasis, Paulo; Perin, Edenir Bagio; Schneider, Fernanda; Ferrasso, Suliano; Araújo, Adolfo Lino de; Estevam, Renata; Germano, Rodrigo; Silveira, Paola Vieira da; Dagostim, Silvia Aline Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta novos dados para a arqueologia do litoral norte do Rio Grande do Sul, discutindo a cronologia e a natureza funcional dos pequenos assentamentos encontradiços no entorno das lagoas dos Quadros e Itapeva. A análise se dá no contexto das ocupações sambaquianas Jê e Guarani desse amplo e rico território lagunar, conectado tanto aos ambientes praianos e seus campos de dunas, como às matas do sopé da Serra Geral. Confirma-se a interpretação desses assentamentos como acampamentos de curta duração, mas recorrentemente utilizados pelos grupos supracitados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper presents new data in the archaeology of the northern coast of Rio Grande do Sul, Brazil, exploring the chronology and functionality of the small settlements found around the Quadros and Itapeva Lakes. We discuss these small sites within the context of larger sambaqui, Je and Guarani occupation systems within this vast and rich lagoon setting and links to nearby beaches and dune fields as well as forested hinterland mountainous environments, and confirm that these sites were regularly used for short-term occupation by these groups.
  • Ousadia e luta: o pensamento de defensores da floresta na Amazônia Artigos Científicos

    Milanez, Felipe

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo discute a resistência de defensores ambientais na Amazônia a partir de uma perspectiva da ecologia política do pensamento de José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo, assassinados em 24 de maio de 2011. Por meio de pesquisa-ação, com observação participante de processos judiciais, pesquisa documental e entrevistas no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Praialta-Piranheira, em Nova Ipixuna, Pará, investiga-se a ‘ousadia’ na luta ambiental conforme foi elaborada pelo casal, de forma a contribuir para uma compreensão mais profunda do ecologismo popular e ampliar a percepção da luta de defensores ambientais. Argumenta-se que a coragem de agir diante do terror, esta ‘ousadia’ de ‘conviver com a floresta’, impulsiona a formação de sujeitos na luta coletiva pela floresta e pela vida. Esta luta, em uma relação dialética entre subjetividade e objetividade, tal como proposta por Paulo Freire, se articula em movimentos coletivos pela libertação frente à colonialidade do poder, cuja matriz se expressa em diferentes formas de opressão e dimensões da violência que atingem tanto a natureza quanto aqueles que convivem com a floresta.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article discusses the resistance of environmental defenders in the Amazon from a political ecology perspective, namely the thinking of José Cláudio Ribeiro and Maria do Espírito Santo, who were murdered on May 24, 2011. This investigation focuses on ‘audacity’ in the environmental struggle typified by this couple, through active research, participative observation of legal proceedings, documentary research, and interviews in the Praialta Piranheira PAE in Nova Ipixuna, Pará to contribute to a deeper comprehension of grassroots environmentalism and expand the understanding of the struggle undertaken by environmental defenders. We argue that the courage to act in the face of terror, this ‘audacity’ of ‘living together with the forest,’ drives subjectification in the collective fight to defend the forest and life. This struggle, in a dialectical relationship between subjectivity and objectivity as proposed by Paulo Freire, is interlinked with collective movements for liberation from colonialist power, in which the power matrix is expressed in different forms of oppression and dimensions of violence that affect both nature and those who live together with the forest.
  • A ‘mãe palmeira’ ante a privatização de terras sob uso comum: desafios para a conservação do babaçu por quilombolas no vale do Mearim, Brasil Artigos Científicos

    Porro, Noemi Sakiara Miyasaka; Ruschel, Ademir Roberto; Porro, Roberto; Santos, José do Nascimento

    Resumo em Português:

    Resumo A relação entre palmeiras e comunidades é fator significativo para a constituição de territórios tradicionais e para a conservação de relevantes ecossistemas. Designada como ‘mãe do povo’, a palmeira babaçu – Attalea speciosa (Mart. ex Spreng.) – tem provido historicamente o sustento de quilombos em terras de uso comum, nas áreas de sua ocorrência. Porém, contínuos assédios governamentais e civis de privatização ameaçam tais processos socioeconômicos e ecológicos, sob um mercado de terras desfavorável à tradição quilombola. É analisado o caso do quilombo Monte Alegre-Olho D’Água dos Grilos, no vale do rio Mearim, Maranhão, atualmente sob processo ilegal de privatização de terras coletivas. Quilombolas, em parceria de pesquisa-ação com os autores, realizaram inventário da vegetação arbórea no seu território. Resultados desse inventário e dados da memória oral sobre a vegetação arbórea permitem refletir sobre bases conceituais para a conservação dos babaçuais. Os resultados indicam que a regularização fundiária na modalidade coletiva é necessária, mas não suficiente para evitar a fragmentação da cobertura vegetal prejudicial à conservação florestal. Conclui-se que os direitos territoriais reivindicados, embora garantidos constitucionalmente, só serão concretizados se Estado e sociedade respeitarem a renovação da tradição do uso comum pelos quilombolas, conforme preconizado na revisada ‘teoria dos comuns manejados’.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The relationship between palm trees and communities is significant for the constitution of traditional territories and conservation of relevant ecosystems. The babassu palm, Attalea speciosa (Mart. ex Spreng.) has been called the “mother of the people” and has historically provided sustenance to quilombos in the common use lands where it occurs. But incessant privatization initiatives from the government and private endeavors threaten these socioeconomic and ecological processes within a land market that is not favorable to the quilombola tradition. This article analyzes the case of the Monte Alegre-Olho D’Água dos Grilos quilombo in the Mearim River Valley of Maranhão state, where collective lands are currently being illegally privatized. Quilombolas partnered with the authors in a research activity to inventory the trees in their territory; from the results of this inventory and information from oral memory about the vegetation we reflect on the conceptual motives for conserving babassu groves. The findings indicate that collective land tenure regularization is required but not sufficient to avoid the fragmentation of vegetation cover that hinders forest conservation. We conclude that land tenure rights (even though they are guaranteed by the constitution) will only be achieved if the government and society respect renewal of the tradition of common use by the quilombolas, as advocated by the revised ‘theory of managed commons’.
  • Bebidas fermentadas brasileiras: considerações histórico-semânticas sobre aluás Artigos Científicos

    Gurian, Gabriel Ferreira

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo tem por objetivo tecer uma breve reflexão acerca da trajetória do termo ‘aluá’. Questiona-se como uma mesma denominação terminou por designar bebidas fermentadas brasileiras diferentes, apartadas por quesitos amplamente pactuados como fatores de distinção, notadamente os elementos de base postos a fermentar, no caso, o milho, o arroz ou o abacaxi, e as técnicas empregadas em sua feitura, que podem ou não, por exemplo, incluir o cozimento e a insalivação do mosto, entre outras variáveis. O que possivelmente se entremeou e como se deu esse processo para que a percepção e o vocabulário coletivos refletissem um pacto de adequação semântica em que uma só designação comportaria beberagens distintas? Para tentar responder à questão, realiza-se um mapeamento das não muito numerosas menções e descrições dessas bebidas, numa documentação variada em língua portuguesa que contempla um amplo recorte da história brasileira. Ulteriormente, argumenta-se que alcunhas de significações flexíveis, pareadas à falta de objetividade comum do que determinava a maneira como certas beberagens eram designadas, sofreram alterações de sentido na medida em que diferentes fermentados também eram desenvolvidos e trivializados no cotidiano brasileiro, terminando por serem ulteriormente referidos como aluás em razão de elementos comuns em seu preparo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article is a brief reflection on the trajectory of the term aluá, questioning how a single denomination was ultimately assigned to various unrelated Brazilian fermented beverages differentiated by several widely agreed factors such as the fermented base elements (corn, rice, or pineapple) and preparation techniques utilized (which may include simmering and insalivation of the must, for example). How did these elements become intertwined in the collective perception and vocabulary to reflect a pact of semantic adequacy in which a single term applied to distinct beverages? In an attempt to find an answer, we map the few mentions and descriptions of these fermented products which appear in a variety of Portuguese-language documents spanning a long period of Brazilian history. Ultimately, we maintain that different names with flexible definitions, coupled with a lack of common objectivity in determining how certain beverages were designated, underwent changes in meaning as different fermented products were also developed and became common parts of daily life in Brazil, and were ultimately referred to as aluás because of common elements in their preparation.
  • Patrimonialización de sitios con arte rupestre en Venezuela Artigos Científicos

    Páez, Leonardo

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Partiendo de las pocas y fallidas experiencias de activación patrimonial de sitios con arte rupestre en Venezuela, este trabajo tiene como objetivo identificar factores que han intervenido en la patrimonialización de estos espacios arqueológicos. Se asume, como parte de estos factores, el contexto ideológico y el tratamiento diacrónico de los referentes culturales amerindios por agentes políticos, los principios que rigen la lógica patrimonial y los imaginarios populares recreados en comunidades con arte rupestre. Se aplican técnicas de investigación de campo y documental, bajo la mirada del enfoque poscolonial y los estudios etnohistóricos. Finalmente, se exponen algunas consideraciones, a modo de ampliar el debate y dejar el camino abierto a estudios por venir.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Starting from the few, unsuccessful experiences to classify Venezuelan rock art sites as protected assets, this article investigates factors that intervened in the official classification of these archaeological spaces. These factors include the ideological context and diachronic treatment of Amerindian cultural references by political agents, principles that govern the logic of such classification, and the popular imaginations recreated in communities where rock art is found. Field and documentary research techniques are applied, through the lens of the postcolonial approach and ethnohistorical studies. We present some considerations to broaden the debate and pave the way for future studies.
  • Mujeres y artes: fuerza espiritual y sabiduría ancestral africana Artigos Científicos

    Parra-Valencia, Liliana

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo propone un acercamiento conceptual a la relación entre las mujeres, las artes y las cosmogonías africanas. Utiliza un método de revisión documental y un análisis crítico de los debates coloniales y el género, desde una perspectiva descolonial y feminista. Parte de la idea de que los objetos de arte, como la estatuaria, cumplen un papel primordial en las creencias y prácticas mágico-religiosas de civilizaciones africanas, como los Kongo. Los resultados apuntan a la comprensión de la fuerza vital femenina en la creación, la fertilidad y la descendencia. Y también, a las mujeres como mediadoras de la sabiduría ancestral y la bendición espiritual. Concluye que esta aproximación descoloniza el género, reivindica el cuidado, la fertilidad, la gestación y la comprensión del ciclo vida-muerte-vida que la fuerza femenina agencia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article proposes a conceptual approach to the relationship between women, the arts, and African cosmogonies, utilizing document review and a critical analysis of colonial debates and gender from a decolonial and feminist perspective. The starting point is the notion that art objects (such as statuary) play a fundamental role in the magical/religious beliefs and practices of African civilizations, such as the Kongo. The results indicate an understanding of the female life force in creation, fertility, and offspring, as well as of women as mediators of ancestral wisdom and spiritual blessing. Ultimately, this approach decolonizes gender and asserts the care, fertility, gestation, and understanding of the life-death-life cycle that female strength agency.
  • As prescrições de Fernando Mendes para a Água de Inglaterra Memória

    Peruchi, Amanda

    Resumo em Português:

    Resumo A Água de Inglaterra foi um dos medicamentos mais populares na terapêutica do paludismo em diversos países europeus entre a segunda metade do século XVII e princípios do século XIX. Em Portugal, a sua introdução deveu-se ao rei D. Pedro II e ao médico português Fernando Mendes, autor do primeiro texto em língua portuguesa a divulgar esse preparado. Tal escrito, junto de uma receita da Água de Inglaterra e algumas instruções para o seu emprego, foi publicado na obra “Correção dos abusos” (Azevedo, 1690), sob o título de “Instruções a quem houver de usar da água de Fernão Mendes, Médico da Câmara de suas Majestades Britânicas”. Com o intuito de facilitar o acesso a esse conjunto documental e torná-lo mais conhecido, este artigo traz uma edição atualizada, acompanhada de um pequeno estudo introdutório, desses três escritos em língua portuguesa sobre a denominada água inglesa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract “English Water” was one of the most popular treatments for malaria in several European countries from the mid-seventeenth century to the early 1800s. It was introduced to Portugal via Dom Pedro II and the Portuguese doctor Fernando Mendes, who wrote the first text published in Portuguese to mention this preparation. This text, together with a recipe for English Water and some instructions for its use, appeared in “Correção dos Abusos [Correction of Abuses]” (Azevedo, 1690), under the title “Instructions for those who must use the water of Fernão Mendes, Chamber Physician to their British Majesties”. This article presents an updated edition of this set of documents in order to facilitate access and expand knowledge of this resource, along with a small introductory study of these three writings in Portuguese on English Water.
  • Abrindo caminhos no Brasil: a mobilidade Warao em Manaus, Amazonas, e Belém, Pará Resenhas Bibliográficas

    Nogueira, Dassuem Reis
MCTI/Museu Paraense Emílio Goeldi Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação, Av. Perimetral. 1901 - Terra Firme, 66077-830 - Belém - PA, Tel.: (55 91) 3075-6186 - Belém - PA - Brazil
E-mail: boletim.humanas@museu-goeldi.br