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Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, Volume: 18, Número: 1, Publicado: 2023
  • Heterotopia e turismo: a Amazônia entre o paraíso e o inferno Artigos Científicos

    Henriques, Cláudia Helena

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo visa investigar a Amazônia turística enquanto espaço heterotópico com o intento de colocar em destaque os valores culturais e naturais que podem valorizar o turismo de floresta, nomeadamente polarizado entre uma Amazônia paradisíaca e infernal. Metodologicamente, apoia-se na análise de conteúdo categorial de textos de viagens pela floresta amazônica, maioritariamente associados a expedições de descoberta e/ou científicas, realizadas entre os séculos XVI e XXI. Verifica-se que as viagens tendem a iniciar com o maravilhamento face ao desconhecido, mas, com a sua continuação e confronto com a realidade, levam ao desmoronar de mitos e utopias, bem como ao (re)encontro da Amazônia heterotópica – lugar real, mas ‘outro’. A ‘perda’ do idílio original conduz à desconstrução da heterotopia positiva, nomeadamente através da influência de forças extrínsecas e intrínsecas ao homem.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to investigate the touristic Amazon as a heterotopic place. The main objective is to highlight the cultural and natural values that can enhance forest tourism, polarized between a paradisiacal and infernal Amazon. Methodologically, it is based on categorial content analysis of travel texts in the Amazon rainforest, mostly associated with scientific and discovery expeditions, between the 16th and 21st centuries. The analysis shows that travels tend to start with wonder facing the unknown Amazon. Still, the physical contact with the ‘real’ Amazon leads to the deconstruction of myths and utopias and the (re)encounter of the heterotopic Amazon – a ‘real’ but ‘other’ place. The ‘loss’ of the original idyll leads to the end of a positive heterotopia through intrinsic and extrinsic forces.
  • O fim do Grão-Pará e a institucionalização da região amazônica: o papel dos liberais paraenses na mudança do status regional no século XIX Artigos Científicos

    Santos, Roberg Januário

    Resumo em Português:

    Resumo As regiões não estão dadas ou prontas para serem apenas descortinadas. São também resultado de processos sociais manifestados em práticas e discursos. No Brasil oitocentista, o vocabulário geográfico e político concedeu maior destaque à unidade administrativa chamada de província, deixando a ideia de região fora do debate político. Os movimentos de emergência das regiões brasileiras ocorreram, todavia, ainda na segunda metade do século XIX. Nesse sentido, este artigo objetiva analisar a institucionalização da região amazônica através dos discursos dos representantes políticos liberais amazônicos no parlamento brasileiro e na imprensa paraense. Compreende-se que tais discursos desenvolveram um regionalismo político nessa área, de modo a contribuir para o citado processo de institucionalização, ou seja, na montagem institucional de formas de delimitar, nomear e significar a região. Os termos ‘Vale do Amazonas’ e ‘região amazônica’ cunharam nomenclaturas que representaram a reconfiguração regional da antiga província do Grão-Pará, pois, com a criação da província do Amazonas, em 1852, os representantes nortistas forjaram uma nova entidade regional, desta feita, chamada provisoriamente de Vale do Amazonas e consolidada com o nome de Amazônia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Regions are not given or ready to be just unveiled. Regions are also the result of social processes manifested in practices and discourses. In nineteenth-century Brazil, the geographical and political vocabulary gave significant prominence to the administrative unit called the province, leaving the idea of region out of the political debate. However, the Brazilian regions had their emergency movements in the second half of the 19th century. In this sense, this article aims to analyze the institutionalization of the Amazon region through the speeches of Amazonian political representatives in the Brazilian Parliament. It is understood that these discourses developed a political regionalism in this area, in the sense of contributing to the aforementioned institutionalization process, that is, in the institutional set-up of ways to delimit, name, and signify the region. Amazon Valley and the Amazon region were nomenclatures that represented the regional reconfiguration of the former province of Grão-Pará, as with the creation of the province of Amazonas, in 1852, northern representatives forged a new regional entity, this time provisionally called Vale do Amazonas and consolidated with the name of Amazon.
  • Estilo de vida no litoral sul do Brasil: considerações sobre os construtores de sambaquis por meio das análises ósseas e dentárias Artigos Científicos

    Di Giusto, Marina

    Resumo em Português:

    Resumo Sambaqui é um tipo particular de sítio arqueológico encontrado na costa brasileira que contém um grande número de sepultamentos humanos, construídos através do acúmulo progressivo e intencional de conchas e ossos de peixes. Pesquisas arqueológicas sugeriram que esses grupos constituíram um sistema estável durante a ocupação do litoral, especialmente no litoral sul do estado de Santa Catarina, Brasil. O objetivo deste estudo é testar a hipótese de que a continuidade e a estabilidade cultural nessa região também se refletiriam no estresse fisiológico dos ossos e dentes. A autora analisou três marcadores de estresse não específicos, hiperostose porótica (HP), cribra orbitalia (CO) e hipoplasia linear do esmalte (HLE) em remanescentes esqueléticos humanos de dois sambaquis, Cabeçuda (n = 77) e Jabuticabeira II (n = 55) (c. 3.200-1.500 anos AP). Os dados apontam que os indivíduos de Cabeçuda e Jabuticabeira II estavam constantemente expostos a eventos de estresse durante a infância, porém com mudanças nos padrões de estresse fisiológico ao longo do tempo, sinalizando variabilidade biocultural entre os grupos, ainda que sua cultura material e aspectos construtivos sejam semelhantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Sambaquis are a specific type of archaeological site found on the Brazilian coast that contain a large number of human burials and were constructed by progressively and intentionally accumulating shells and fish bones. Brazilian archaeologists have suggested that these groups comprised a stable system during their occupation of the coast, especially on the southern coast of Santa Catarina state. This study investigates whether the cultural continuity and stability in this region are also reflected in markers of physiological stress visible in bones and teeth, looking for three non-specific stress markers (porotic hyperostosis, cribra orbitalia, and linear enamel hypoplasia) in human skeletal remains from two sambaquis (Cabeçuda, n = 77 and Jabuticabeira II, n = 55, c. 3,200-1,500 years BP). The resulting data indicate that the individuals buried in these sambaquis were constantly exposed to stressful events during childhood, but physiological stress patterns changed over time, signaling biocultural variability among the groups despite similar material cultures and constructive aspects.
  • Datações absolutas na arqueologia brasileira: distribuição espaço-temporal, problemas e propostas Artigos Científicos

    Bueno, Lucas Reis; Gilson, Simon Pierre Noel Robert; Kopelke, Sofia de Francisco; Denardi, Bettina Maria; Fedechen, Matheus; Perillo Filho, Átila

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, apresentamos a construção e os resultados de pesquisa realizada sobre as datações radiocarbônicas atualmente disponíveis para o contexto arqueológico brasileiro. Para organizar estas informações, construímos um banco de dados que se encontra hoje disponível para acesso aberto em Brazilian Radiocarbon Database (2021). Ao longo do artigo, explicitamos o procedimento adotado para construção do banco de dados, exploramos as dificuldades e soluções adotadas e apresentamos uma síntese dos dados obtidos até o momento. Com base nesta exposição, ressaltamos questões de ordem metodológica que influenciam a configuração atual dos dados e apresentamos propostas no sentido de aprimorar o conjunto de informações necessárias para ampliar o quadro cronológico disponível para a arqueologia brasileira.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article presents the aggregated radiocarbon dating currently available for the Brazilian archaeological context and resulting analysis. To organize this information, we constructed an open-access database that is currently available online at Brazilian Radiocarbon Database (2021). The procedures utilized in building this database are presented, along with resulting difficulties and solutions and a summary of the data obtained thus far. Based on this foundation, we highlight methodological issues that affect the current configuration of the data and propose ways to refine the chronological framework available for Brazilian archaeology.
  • O Proto-Tupi-Guarani não tinha uma oclusiva velar palatalizada Artigos Científicos

    Carvalho, Fernando

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho tem como objetivo resolver uma das questões em aberto acerca da reconstrução da fonologia do Proto-Tupi-Guarani (PTG): a da existência ou não de um contraste entre uma oclusiva velar simples *k e uma oclusiva velar palatalizada *kʲ. Argumentamos que a evidência que supostamente indicaria a necessidade de reconstruir *kʲ é mais bem explicada por meio de desenvolvimentos secundários de *k em algumas línguas, como o Kayabí, o Kamayurá, o Tenetehára, o Guarayu, o Kagwahiva e o Ka’apor. A análise das correspondências relevantes também estabelece uma série de outros fatos acerca da estrutura do PTG e da fonologia histórica dessas línguas, além de apresentar uma avaliação crítica de algumas das etimologias tradicionalmente tidas como relevantes para a questão do estatuto do contraste *k -*kʲ. Por fim, mostramos que a reconstrução do PTG com *k apenas elimina a necessidade para uma cisão não motivada em nível do Pré-PTG, uma característica problemática de propostas existentes acerca das consoantes do Proto-Tupi. Um apêndice apresenta o conjunto de etimologias utilizadas como dados para a análise apresentada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper addresses one of the open issues in the reconstruction of Proto-Tupi-Guarani (PTG) segmental phonology: The status of the *k -*kʲ opposition. We argue that the contrast is artifactual and that the presumed evidence in favor of PTG *kʲ can be considered as secondary developments of PTG *k in Kayabí, Guarayu, Kagwahiva, Tenetehára, Kamayurá, and Ka’apor. We establish additional facts regarding the structure of PTG and the historical phonology of TG languages, also showing that this finding eliminates the need for an unmotivated split in Pre-PTG history, a problematic feature of current reconstructions of the Proto-Tupian consonant system.
  • A medicina tradicional ribeirinha em vozes femininas Artigos Científicos

    Santos, Leonardo Silveira; Santos, Ronize da Silva; Moraes Junior, Manoel Ribeiro de; Lucas, Flávia Cristina Araújo; Custódio, Catarina; Passos, Ladide de Souza; Nascimento, Eliana do

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa biografias de três mulheres ribeirinhas que têm como base investigativa os seus papéis sociais no cuidar através da medicina tradicional. Seus ‘relatos de vida’ transparecem as suas próprias percepções na construção e reconstrução de suas práticas de cura no enfrentamento de doenças, sempre levando em consideração as interações construídas com o meio e com tradições religiosas – dentre as quais se destacam a pajelança, o catolicismo e o pentecostalismo. As ilhas belenenses do Murutucum e do Combu são os ambientes antropogênicos nos quais as especialistas residem e atuam, ecossistemas de deságue hidrográfico de diversos rios paraenses e uma pequena parte do rio Amazonas no oceano Atlântico. As tipologias de curas tradicionais presentes nas ilhas foram analisadas a partir das narrativas destas três especialistas, num período de quase dois anos, com incursões, entrevistas e diversos tipos de observações in situ. Ao final, pode-se perceber que o quadro social e ambiental, bem como as diferentes expressões religiosas manifestas influenciam diretamente no diagnóstico e no tratamento terapêutico proposto por essas mulheres – que, apesar de habitarem o mesmo ecossistema e integrarem um grupo social comum, possuem saberes distintos, contudo, complementares.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes the biographies of three riverine women whose research is based on their social roles in providing care through traditional medicine. Their “life stories” show their own perceptions of how they construct and reconstruct their healing practices to address illnesses, always involving interactions with the environment and with religious traditions (most notably pajelança, Catholicism and Pentecostalism). The islands of Murutucum and Combu in Belém are the anthropogenic environments in which these specialists reside and work, watershed ecosystems for several rivers in Pará and a small portion of the Amazon River that drain into the Atlantic Ocean. The traditional cures present on these islands were analyzed from the narratives of these three specialists over a period of almost two years, with incursions, interviews and various types of in situ observations. The social and environmental framework and different religious expressions are seen to directly influence the diagnosis and therapeutic treatment proposed by these women, who have different yet complementary knowledge despite inhabiting the same ecosystem and being part of the same social group.
  • Reflexiones sobre la curaduría decolonial: el caso de “Nhande Mbya Reko – Nosso jeito de ser guaraniArtigos Científicos

    Gil, Laura Pérez; Bugnone, Ana

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se describe y analiza la exposición “Nhande Mbya Reko – Nosso jeito de ser guarani”, llevada a cabo en el Museu de Arqueologia e Etnologia de la Universidade Federal do Paraná (Brasil) en 2018, y se realizan una serie reflexiones teóricas y propositivas acerca de la necesidad de transformar la cultura institucional y técnica en los museos según una perspectiva decolonial. Con una metodología cualitativa, se recolectó información proveniente del proceso de curaduría colaborativa entre personal del museo y miembros de las comunidades mbya guaraní, que incluyó registros de reuniones, entrevistas, fotografías y materiales gráficos. Asimismo, los textos teóricos que ofrecen la base del análisis y las reflexiones provienen de las museologías crítica y social, los estudios decoloniales, la antropología y la sociología. Los resultados de la investigación indican que la exposición se destacó por el carácter polifónico y dialógico, ya que la curaduría colaborativa implicó la necesidad de llevar adelante debates y acuerdos entre las personas intervinientes. Por otro lado, se señala la necesidad de indagar sobre las prácticas museales y sus relaciones con las comunidades participantes, los públicos y la sociedad en general.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper, we describe and analyze the “Nhande Mbya Reko – Nosso jeito de ser guarani” exhibition at the Museu de Arqueologia e Etnologia at the Universidade Federal do Paraná (Brazil) in 2018. A series of theoretical and proactive considerations on the need to transform the technical and institutional culture in museums from a decolonial perspective are also included. Qualitative methodology was used to gather information from the process of collaborative curatorship involving both the museum staff and members of the Mbya Guarani communities, which include records of meetings, interviews, photographs and graphic material. The theoretical texts that provide a foundation for analysis and reflection come from social and critical museology, decolonial studies, anthropology and sociology. The exhibition was notable for dialog and the multiple voices it featured, since the collaborative curatorship required discussions and agreement between all parties involved. Additionally, this paper highlights the need to investigate museum practices and their relationships with participating communities, the public and society as a whole.
  • Curupira e Caipora: o papel dos seres elementais como guardiões da natureza Artigos Científicos

    Costa Neto, Eraldo Medeiros; Santos-Fita, Dídac; Aguiar, Leonardo Matheus Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo Povos indígenas e comunidades tradicionais dão prioridade às relações sociais e interativas entre humanos e não humanos, em que entes naturais, como animais, plantas, fungos, rios, cachoeiras, rochas, cavernas ou montanhas, estão imbuídos de espíritos, com subjetividades e consciência reflexiva. De acordo com as cosmopercepções de diferentes culturas, os seres elementais ou enteais atuam direta ou indiretamente na regulação de atividades antrópicas, guiando o comportamento dos indivíduos que adentram espaços naturais diversos, para fins de caça, pesca, coleta, cultivo, recreação etc. Por meio de uma revisão comparada de bibliografia obtida nas bases de dados Google Scholar e Scientific Electronic Library Online (SciELO), no período de janeiro a julho de 2021, o presente artigo discute acerca dos entes que exercem a função de guardiões da natureza e dos recursos, especialmente das espécies animais de interesse cinegético (caça). Uma atenção especial é direcionada a duas das entidades protetoras mais conhecidas no imaginário brasileiro: Curupira e Caipora. Torna-se premente conceber a união da espiritualidade com a ecologia, objetivando entender e apoiar as crenças locais, a fim de implementar estratégias ecologicamente embasadas para alcançar tanto a conservação racional dos recursos naturais quanto a manutenção do rico patrimônio biocultural a eles associada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Indigenous peoples and traditional communities prioritize social and interactive relationships between humans and non-humans in which natural beings like animals, plants, fungi, rivers, waterfalls, rocks, caves or mountains are imbued with spirits, subjectivities and reflective awareness. According to the cosmological perceptions of different cultures, elemental or enteal beings directly or indirectly act in the regulation of anthropic activities, guiding the behavior of individuals who enter various natural spaces for activities such as hunting, fishing, gathering, cultivation and recreation. This review of the literature in the Google Scholar and Scientific Electronic Library Online (SciELO) databases from January to July 2021 addresses the entities that act as guardians of nature and resources, especially animal species that are hunted. Special attention is directed to two of the best-known protective entities in Brazil: Curupira and Caipora. The combination of spirituality and ecology is essential to understand and support local beliefs and, in turn, implement ecologically-based strategies for rational conservation of natural resources and maintenance of the rich biocultural heritage associated with them.
  • A previsibilidade da pesca na imprevisibilidade do mar: o cotidiano da pesca nos cerritos e sambaquis do Rio Grande do Sul, Brasil Artigos Científicos

    Silva, Lucas Antonio da; Wagner, Gustavo Peretti; Ulguim, Victória Ferreira

    Resumo em Português:

    Resumo A proposta central do texto é discutir a previsibilidade e a importância da pesca dos bagres enquanto espécies transversais presentes nos cerritos e sambaquis do Rio Grande do Sul. Para tanto, serão combinados dados históricos, etnográficos e arqueológicos, buscando evidenciar a relevância da pesca cotidiana, fundamentada nos prognósticos e ações de curto prazo, em contraponto aos ‘grandes’ calendários sazonais, característicos de algumas espécies do litoral brasileiro e apontados como pescas estruturantes das comunidades costeiras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper discusses the predictability and importance of fishing for catfish as a cross-species present in the cerritos and sambaquis of Rio Grande do Sul. Historical, ethnographic and archaeological data are combined to highlight the relevance of daily fishing based on short-term predictions and actions, in contrast to “larger” seasonal calendars characteristic of some Brazilian coastal species and indicated as fisheries that structure coastal communities.
  • Perspectivas cualitativas para la construcción de valor público en museos y centros de arte contemporáneo Artigos Científicos

    Díaz, Valentina Paz Muñoz; Rabanaque, Teresa Vicente

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El concepto de valor público se entiende como un fin para conceder la importancia de la incorporación de la participación de la sociedad civil, tanto en el diseño, como en la ejecución de políticas públicas, adoptando una perspectiva de gobernanza comunitaria. Este concepto se ha debatido en el ámbito museológico durante las últimas décadas; sin embargo, hasta el momento no ha contemplado una distinción referida a los museos y sus diferentes tipologías, característica que lo define en gran medida. En un contexto de crecimiento exponencial en la cantidad de recintos de Museos y Centros de Arte Contemporáneo a nivel internacional, nuestro objetivo principal es revisar e identificar aquellos elementos que permitan el análisis y tratamiento del valor público en estos espacios. Este artículo expone los resultados de una exhaustiva revisión teórica de la literatura científica que aborda el análisis de valor público, articulados en la museología crítica, distintos enfoques de participación y mediación cultural, y el arte socialmente colaborativo, como base para emprender un estudio cualitativo y comparativo posterior. Las conclusiones apuntan a una distancia significativa entre las lógicas de participación cultural y las estrategias de co-creación, y a la necesidad de implementar parámetros cualitativos complementarios a las mediciones cuantitativas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The concept of public value is understood to be one way to grant importance to incorporating public participation in the design as well as execution of public policies, from a community governance perspective. While this concept has been debated in the museum field over recent decades, so far no distinction has been established between different types of museums (which often define them to a great extent). As museums and contemporary art centers grow exponentially at the international level, elements must be identified that permit us to analyze and address public value in these spaces. This theoretical and qualitative review examined the literature on analyzing public value with links to critical museology, different approaches to participation and cultural mediation, and socially collaborative art; the findings indicate a significant distance between the different logics behind cultural participation and co-creation strategies, and the need for qualitative as well as quantitative assessment parameters.
  • Introdução ao dossiê “Antropologia, arqueologia e linguística no Alto Xingu” Dossiê

    Barcelos Neto, Aristoteles; Valentini, Luísa
  • Entre o céu e a terra: subsídios para uma arqueologia de territórios multitemporais alto-xinguanos Dossiê

    Rodrigues-Niu, Patrícia; Ramos, Mafalda

    Resumo em Português:

    Resumo Uma diacronia de mais de dez séculos do povo Wauja e seus ancestrais arawak no rio Kamukuwakewene/Batovi possibilita a abordagem de padrões de uso, mobilidade e (re)ocupação da paisagem na longa duração. Um extenso repertório de narrativas se estrutura em torno de lugares com nome – espaços de habitação e de manejo, coleta e perambulação, indexando uma densa paisagem arqueológica e antropogênica, (re)produtora de práticas e sentidos. Uma paisagem outra, coexistente a esta, onde ancestrais não humanos seguem habitando suas aldeias, é também desvelada. A combinação de sentidos temporais lineares e não lineares (cronologia, genealogia e cosmologia) define o caráter multitemporal, propriamente espectral, desse território e sua condição como fonte de vida. Ponto focal nessa trama de relações espaço-temporais, a Gruta de Kamukuwaká é lar do chefe primordial, na fronteira com o agronegócio. O caso de seu tombamento como patrimônio da União e subsequente depredação epitomiza o panorama de desamparo das paisagens fluviais indígenas fora dos territórios demarcados. Problematiza-se o papel da Arqueologia em processos de licenciamento ambiental nas nascentes do Xingu e os desdobramentos de um conceito limitado de passado ‘evidencial’, ensaiando-se subsídios para a proteção legal do rio Kamukuwakewene por meio de uma arqueologia das práticas de sentido.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Wauja people and their Arawak ancestors have inhabited the Kamukuwakewene/Batovi River region for over ten centuries. This provides an opportunity to study patterns of land use, group mobility, and site (re)settlement over the long term. A wide repertoire of narratives is structured around named places (for living as well as for management, harvesting, and transit), indexing a densely occupied archaeological and anthropogenic landscape that (co)produces practices and meanings. An other co-existent landscape is also revealed, where ancestral non-human beings still inhabit their villages. The combination of linear and non-linear temporal senses (chronology, genealogy, and cosmology) defines the multitemporal, spectral quality of this territory and its condition as a source of life. A focal point in this fabric of spatiotemporal relations is the Kamukuwaká Cave, home to the primordial chief, located on private agricultural property. Its recognition as a federally protected area and subsequent defacement epitomizes the current state of neglect in indigenous riverine landscapes outside demarcated territories. This paper discusses the role of archaeology within the context of development projects and environmental licensing in the Xingu headwaters. Reductive notions of an “evidential” past are questioned while developing support for legal protection of the Kamukuwakewene via an archaeology of practice and of meaning.
  • Arquivo Kamayurá: pesquisa, documentação e transmissão da memória Dossiê

    Kamaiurá, Kanawayuri; Kamayurá, Mayaru

    Resumo em Português:

    Resumo O projeto Arquivo Kamayurá foi concebido por lideranças das duas principais aldeias da etnia Kamayurá no Parque do Xingu, Mato Grosso, chamadas Ypavu e Morená. Buscamos complementar o conhecimento da história do povo Kamayurá e desenvolver novas políticas e estratégias de salvaguarda e de transmissão de conhecimentos para o nosso futuro. Este projeto se constrói por meio de pesquisa realizada por uma equipe indígena e de discussão ampliada na coletividade kamayurá. A primeira etapa da pesquisa, realizada em 2019, foi visitar pesquisadores que trabalham com os Kamayurá desde os anos 1960, e visitar instituições de memória, para conhecer registros históricos, saber como eles foram feitos e usados e como são cuidados. Compartilhamos, neste artigo, aprendizados, questões e projetos desenhados a partir dessas experiências.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Kamayurá Archive project was created by the leaders of the Kamayurá people’s two main villages in the Xingu Indigenous Park (Mato Gross, Brazil), Ypavu and Morená. The goal is to enhance our knowledge of the history of our people and develop new policies and strategies for safeguarding and transmitting traditional knowledge for our future. The project involves research by an indigenous team and discussions with the community. The first phase of our research in 2019 comprised visits to researchers who have been working with the Kamayurá people since the 1960s, visits to memory institutions, and examination of historical documents to determine how they were made and cared for. In this article we share what we learned and the questions and new plans resulting from these experiences.
  • Territórios em expansão: reflexões sobre transformações recentes em uma aldeia Kalapalo Dossiê

    Novo, Marina Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo Neste texto, serão apresentadas algumas reflexões acerca das implicações de um processo de aproximação dos Kalapalo em relação ao ‘mundo dos brancos’. O foco está principalmente na abertura de uma estrada ligando a aldeia Aiha (localizada na margem direita do rio Culuene) ao município de Querência, Mato Grosso, e na criação de um ponto de conexão com a internet, na mesma aldeia. Ambos os processos estão diretamente relacionados à ampliação do fluxo de dinheiro na aldeia, principalmente por meio das políticas previdenciárias e de transferência de renda, e vêm produzindo significativas transformações no cotidiano do local desde meados de 2018. O argumento central do texto é de que esses elementos – o dinheiro, a estrada e a internet – possibilitam aos Kalapalo a criação de conexões espaço-temporais, aproximando territórios e pessoas antes desconectados. Esse movimento, ao mesmo tempo que amplia as possibilidades de experimentação de outros modos de vida, garante, em alguma medida, a configuração de uma noção de ‘boa distância’ em relação ao mundo não indígena.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper examines some of the implications of a process of rapprochement between the Kalapalo and the “world of white people,” focusing mainly on the construction of a road connecting the Aiha village (on the right bank of the Culuene River) with the municipality of Querência, Mato Grosso, and the creation of an internet connection point in the same village. Both processes are directly related to the growing flow of money into the village, mainly through social security policies (pensions) and cash transfer programs, and have significantly transformed daily life in the village since mid-2018. We suggest that these elements (money, the road, and the internet) allow the Kalapalo to create and establish new spatiotemporal connections, bringing together territories and previously disconnected people. While this can offer chances to experiment with other ways of life, to a certain extent this movement guarantees the establishment of the notion of “good distance” from the non-indigenous world.
  • Aqui não é igual aldeia: encontros entre indígenas do Território Indígena do Xingu, na cidade de Canarana, Mato Grosso, Brasil Dossiê

    Horta, Amanda

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo propõe uma análise dos encontros entre indígenas do Território Indígena do Xingu (TIX) que ocupam a cidade de Canarana, Mato Grosso. A maior parte da população indígena presente nessa cidade provém das aldeias do Alto Xingu, mas há ali, constantemente, indígenas de todas as regiões do TIX. Marcada por uma socialidade específica, Canarana propicia aos indígenas possibilidade de experimentação de outras modalidades de proximidade social que não o parentesco, principal nexo relacional das aldeias. Nesse contexto, é comum que os indígenas neguem, com veemência, visitar outros indígenas na cidade – com exceção dos parentes próximos que, segundo dizem, são poucos. ‘Ir à casa de alguém’, porém, não é o mesmo que ‘visitar parentes’, e a ritualística da situação não remete apenas aos comportamentos da aldeia. O foco deste artigo é a descrição que os indígenas fazem desses encontros, nos quais pessoas das diferentes regiões do TIX mobilizam gradações de parentesco, aludindo, aqui, ao tema da boa distância, mas se esforçam também por acessar idiomas relacionais próprios ao ambiente da cidade, diferentes daqueles tipicamente estabelecidos nas aldeias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes encounters between the indigenous people from the Xingu Indigenous Territory (TIX) who inhabit the city of Canarana (MT). Most of this city’s indigenous population comes from villages in the Upper Xingu, but at all times there are indigenous people from all regions of the TIX. Canarana is marked by a specific sociality and offers indigenous people a chance to experiment with other modalities of social proximity beyond kinship, which is the main relational nexus in the villages. Within this context, people usually deny visiting other indigenous people in the city, except for a few close relatives who live in Canarana. But ‘Going to someone’s house’ is not the same as ‘visiting relatives,’ and the ritual of this situation is not limited to only behavior in the villages. This article focuses on indigenous descriptions of these encounters in which people from different regions of the TIX mobilize degrees of kinship, alluding to the notion of a ‘good distance’ but also making efforts to access relational language specific to the city environment that differ from those typically established in the villages.
  • A luta esportiva nos rituais pós-funerários: corporalidade, chefia e disputa política no Alto Xingu Dossiê

    Costa, Carlos Eduardo

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo propõe uma revisão conceitual e etnográfica sobre a luta corporal alto-xinguana (kindene), que encerra os rituais pós-funerários em homenagens aos chefes (egitsü). Organizado segundo um intrincado sistema de convites, trocas e formalidades, o ciclo interétnico do egitsü tem na kindene seus momentos de mais intensa interação entre os povos da região. As relações entre donos, aliados e convidados, ancoradas no aparentamento dos chefes com os falecidos homenageados, determinam a formação dos times anfitriões e seus adversários, implicando um cenário de ‘mistura’ e diferenciação. A dinâmica dos combates separa a apresentação dos campeões, potenciais ‘substitutos’ dos chefes atuais, dos lutadores comuns. Tal separação, reflexo da fabricação dos corpos e reclusão diferenciada em famílias de chefes, garante visibilidade aos campeões, parte de um processo dialético entre exibição pública de performances e confinamento doméstico para produção de pessoas. Neste artigo, a kindene não será analisada como epifenômeno do ritual, ‘arrefecimento de tensões’ ou ‘válvula de escape’ para os conflitos intra e interétnicos – perspectiva que orientou trabalhos que passaram pelo tema –, mas como um modo de construção da chefia por meio de biografias, contendas políticas locais e regionais, ri

    Resumo em Inglês:

    Abstract This conceptual ethnographic review examines wrestling practices in the Upper Xingu known as kindene that end post-funeral rituals to honor chiefs (egitsü). Organized according to an intricate system of invitations, exchanges, and formalities, in kindene the interethnic cycle of egitsü contains intense interactions between the peoples in this region. Relationships between owners, allies, and guests rooted in the kinship of the chiefs with the honored deceased determine the composition of the host teams and their opponents, resulting in a scenario of ‘mixture’ and differentiation. The dynamics of the fights separate the presentation of champions (who may potentially replace the current chiefs) from the ordinary fighters; this separation, a reflection of the production of bodies and differentiated seclusion in the families of these leaders, ensures visibility for the champions in part of a dialectical process between the public exhibition of performances and domestic confinement to produce people. This article does not analyze kindene as an epiphenomenon of the ritual (to ‘cool tensions’ or serve as an ‘escape valve’ for intra- and interethnic conflicts, notions that have guided previous work on this topic), but rather as a way to construct chieftaincy through biographies, local and regional political disputes, historical rivalries spanning generations, and transformations that have consolidated the Upper Xingu regional system.
  • Esboço biográfico de Aritana Yawalapíti: a formação de um chefe prototípico Dossiê

    Almeida, João Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo A partir das etapas de formação de uma pessoa eminente, que pode motivar a execução do ritual itsatchi (quarup), o texto trata da biografia do recém-falecido cacique Aritana Yawalapíti. Sua trajetória é vista como o tipo ideal da formação de um chefe, passando por todos os estágios do modelo processual descrito pelos pesquisadores. A abordagem desta biografia permite perceber fatores inatos, como a ascendência de chefes dos povos Kamayurá e Yawalapíti, e fatores construídos em vida, como a proeminência na luta, o patrocínio de rituais, a participação na vida política e o poliglotismo. Considerado um dos maiores lutadores de todos os tempos, sua força e destreza apontam para uma formação corporal plena, segundo a prática alto-xinguana. Como ‘dono dos brancos’, ele mediou as relações entre o seu povo Yawalapíti e o Alto Xingu com os não indígenas. Poliglota, conseguia se comunicar bem e ser entendido nas três grandes línguas alto-xinguanas. Como ‘dono de rituais’, obteve proteção e auxílio de espíritos apapalutapa, com os quais manteve longas relações. O objetivo final é entender como a formação da pessoa e a trajetória biográfica do cacique o fizeram ser considerado um chefe renomado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This text presents a biography of the recently deceased chief Aritana Yawalapiti based on the stages involved in shaping an eminent person whose death can be the motive for the itsatchi ritual (quarup). Aritana’s trajectory is seen the ideal shaping of a chief, and involves all stages of the procedural model described by researchers. The approach adopted in this biography reveals innate factors like the ancestry of chiefs from the Kamayurá and Yawalapiti peoples, as well as factors constructed throughout life, such as outstanding wrestling ability, sponsorship of rituals, political participation, and the ability to speak multiple languages. Aritana’s reputation as one of the greatest fighters of all time, along with his dexterity and strength, exhibit full-body development according to the local practice. As the “owner of the whites,” he mediated relations between his people (the Yawalapiti) and the entire Upper Xingu region with the non-indigenous world. As a polyglot, he could communicate well and make himself understood in the three main Upper Xingu languages. As the “owner of rituals,” he received protection and assistance from apapalutapa spirits, with whom he maintained a long-lasting relationship. Our ultimate objective is to understand how Aritana’s personal development and biographical trajectory shaped him into a renowned chief.
  • ERRATA Errata

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