Acessibilidade / Reportar erro

Alta atividade de PI3K/mTOR e baixa atividade de MAPK/JNK resultam em diminuição da apoptose e autofagia na polipose nasal Como citar este artigo: Simsek F, Eren E, Bahceci S, Aladag I. High PI3K/mTOR and low MAPK/JNK activity results in decreased apoptosis and autophagy in nasal polyposis. Braz J Otorhinolaryngol. 2021;87:572–7.

Resumo

Introdução:

A polipose nasal é uma doença inflamatória progressiva que reduz a qualidade de vida dos pacientes. Os efeitos das vias apoptóticas e autofágicas na patogênese da polipose nasal ainda não são claramente conhecidos.

Objetivo:

Investigar as vias apoptóticas MAPK/JNK, antiapoptóticas PI3K/mTOR e autofágicas LC3 as quais se encontram relacionadas entre si, nos tecidos da polipose nasal.

Método:

Vinte pacientes com pólipos nasais e 15 pacientes submetidos a redução de conchas nasais inferiores foram incluídos. Pacientes com asma, tríade de Samter e sinusite fúngica alérgica foram excluídos. As vias apoptóticas e autofágicas foram investigadas em cortes de tecido nasal embebidos em parafina de 20 amostras de polipose nasal e 15 de amostras provenientes de redução de conchas nasais inferiores com H&E e imuno-histoquímica com h-escore. O método TUNEL com índice apoptótico foi usado para demonstrar células apoptóticas.

Resultados:

Imunorreatividade diminuída de P38 MAPK (p <0,005) e JNK (p <0,005) foi observada na polipose nasal comparada à de tecidos oriundos de redução de conchas nasais inferiores. Essa diminuição pode indicar uma down-regulação da apoptose, como demonstrado pela diminuição da coloração de TUNEL na polipose nasal (p <0,005). A imunorreatividade de PI3K (p <0,002) e mTOR (p <0,005) estava aumentada na polipose nasal. Esse aumento indica uma down-regulação da autofagia, como demonstrado pela diminuição da coloração de LC3 na polipose nasal (p <0,001).

Conclusão:

Apoptose e autofagia deficientes através das vias MAPK/JNK e PI3K/mTOR podem ter um papel na patogênese da polipose nasal.

PALAVRAS-CHAVE
Pólipo nasal; Apoptose; Autofagia; TUNEL; Eosinófilo

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br