Acessibilidade / Reportar erro

Definição do ponto de referência endoscópica nasal ao acesso cirúrgico à base anterior por estudo anatômico em cadáveres Como citar este artigo: Zanuncio AV, Crosara PF, Becker HM, Becker CG, Guimarães RE. Setting of an endoscopic nasal reference point for surgical access to the anterior base through an anatomical study on cadavers. Braz J Otorhinolaryngol. 2016;82:630-5.

Resumo

Introdução:

Doenças dos seios paranasais, cavidades nasais e doenças da base do crânio podem ser tratadas com operação endonasal utilizando-se endoscópio rígido nasal. Referências anatômicas são importantes para a segurança durante a realização dessas operações.

Objetivo:

Medir a distância da parede posterior do seio maxilar à base anterior do crânio de acordo com características sócio-demográficas. Detalhar um ponto de referência anatômico para operações dos seios paranasais e acesso à base anterior do crânio comparando variações anatômicas entre os lados direito e esquerdo, gênero, altura, peso, idade e etnia em cadáveres.

Método:

Medidas do ângulo de 90º (ponto onde inicia a deflexão da base do crânio para formar a parede anterior do esfenoide, chamado de ângulo de 90º – Δ_90º) aos pontos superior, médio e inferior da parede posterior do seio maxilar. Foram utilizados 60 cadáveres com idade acima de 17 anos, e avaliados com idade, altura, peso IMC, gênero e etnia, comparando-se as medidas dos lados direito e esquerdo.

Resultados:

As medidas foram maiores que 1,5 cm em todos os cadáveres e não variaram com a idade, altura, peso, gênero e etnia nos lados direito e esquerdo dos cadáveres. Destaca-se falta de associação entre a medida do Δ90º à parede posterior superior; média e inferior do maxilar (categórico ou quantitativo) com as características estudadas.

Conclusão:

A metodologia empregada definiu o ponto de referência nasal por não variar com as características dos cadáveres.

PALAVRAS-CHAVE
Base do crânio; Cirurgias endoscópicas; FESS; Seios paranasais; Seios da face

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br