Acessibilidade / Reportar erro

MicroRNA-223-3p regula a inflamação alérgica tendo como alvo o gene INPP4A Como citar este artigo: Zhou Y, Zhang T, Yan Y, You B, You Y, Zhang W, et al. MicroRNA-223-3p regulates allergic inflammation by targeting INPP4A. Braz J Otorhinolaryngol. 2021;87:591–600.

Resumo

Introdução:

Evidências emergentes indicam que as condições fisiológicas e patológicas do nariz são reguladas pós-transcripcionalmente por microRNAs, uma classe de pequenos RNAs não codificantes. Recentemente, o microRNA-223-3p tem sido cada vez mais implicado na modulação da rinite alérgica.

Objetivo:

Avaliar o papel e o mecanismo do microRNA-223-3p em um modelo de rinite alérgica em camundongos.

Método:

O nível de expressão do microRNA-223-3p foi medido no soro de 41 pacientes com rinite alérgica e 39 controles saudáveis com polimerase chain reaction quantitativo em tempo real. Camundongos BALB/c foram usados para estabelecer um modelo de rinite alérgica através de sensibilização intraperitoneal e teste de provocação nasal com ovalbumina. O microRNA-223-3p agomir/antagomir foi então administrado por via intranasal a camundongos após provocação com ovabulmina por mais uma semana. Os sintomas de prurido nasal e espirros foram registrados. A concentração sérica de imunoglobulina E específica para ovalbumina, expressão de microRNA-223-3p e níveis de citocinas pró-inflamatórias (IL-4, IL-5, IFN-γ) na mucosa nasal foram medidos por ELISA e polimerase chain reaction quantitativo, respectivamente. As alterações histopatológicas foram avaliadas com coloração com hematoxilina e eosina.

Resultados:

Os níveis de microRNA-223-3p aumentaram significativamente em ambos os pacientes e camundongos com rinite alérgica. Além disso, a suprarregulação dos níveis de microRNA-223-3p através da administração nasal de microRNA-223-3p agomir também aumentou significativamente a concentração de IgE específica para ovalbumina, as frequências de prurido nasal e espirros, os níveis de citocinas pró-inflamatórias (IL-4, IL-5, IFN-γ) e infiltração de eosinófilos na mucosa nasal de camundongos com rinite alérgica. Além disso, o microRNA-223-3p antagomir pareceu melhorar significativamente os sintomas e a doença da mucosa nasal. Posteriormente, demonstramos pela primeira vez que o microRNA-223-3p regulou negativamente a expressão de INPP4A ao se ligar à região 3’ não traduzida 3'UTR) do gene INPP4A. Conclusões: Esses achados indicam que o microRNA-223-3p desempenha um papel importante na regulação da doença e dos sintomas da rinite alérgica, tem como alvo o gene INPP4A.

PALAVRAS-CHAVE
Rinite alérgica; Inflamação alérgica; MicroRNA-223-3p; INPP4A

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br