Acessibilidade / Reportar erro

Fatores preditores da evasão escolar entre adolescentes com experiência de gravidez

School evasion predictive factors among adolescents with pregnancy experience

Resumo

Objetivo

Analisar os fatores preditores da evasão escolar entre adolescentes com experiência de gravidez em Teresina, Piauí.

Método

Estudo transversal, com amostragem acidental, realizado com jovens que finalizaram uma gravidez no primeiro quadrimestre de 2006, quando tinham entre 15 e 19 anos de idade. Foi realizada análise multivariada por meio de regressão logística binomial para cálculo de Odds Ratio ajustado (ORaj), com intervalo de confiança de 95% (IC 95%).

Resultados

94,4% das jovens afirmaram ter interrompido os estudos em algum momento da vida, das quais 54,4% abandonaram os estudos. As jovens que trabalhavam e tiveram gravidez recorrente foram as mais propensas a abandonar os estudos. Além disso, conviver com uma renda f amiliar de até um salário mínimo aumentou suas chances em três vezes. O tempo em que parou de estudar se apresentou como fator de proteção.

Conclusão

O abando escolar de jovens mães está fortemente associado a fatores socioeconômicos desfavoráveis, por isso são imprescindíveis políticas que incentivem a continuidade dos estudos e, consequentemente, a inserção no mercado de trabalho, favorecendo melhor renda, menor dependência financeira, menos gravidez precoce e não planejadas.

Palavras-chave:
gravidez; adolescência; escolaridade

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br