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Avaliação do desempenho térmico de diferentes materiais frios para pavimentação urbana

Resumo

O fenômeno do aquecimento das cidades a patamares de temperatura elevados, as chamadas “ilhas de calor”, vem sendo estudado no mundo todo. Além de gerar desconforto térmico urbano, provocam maior demanda de energia para refrigerar os ambientes. Em resposta ao impacto ambiental gerado por esse fenômeno, pesquisadores de diferentes nações vêm desenvolvendo técnicas para atenuação do aquecimento, desenvolvendo novos materiais, tecnologias e sistemas construtivos para os elementos construídos do espaço urbano. Neste sentido, a pavimentação urbana é responsável por significativa contribuição para a ocorrência das ilhas de calor nas cidades. A utilização de pavimentos chamados “frios” apresenta menor temperatura superficial e constitui-se numa solução importante para mitigar os efeitos do fluxo de calor sensível nas cidades e no planeta. Diante desse panorama, o propósito desse trabalho foi desenvolver, testar e avaliar novos materiais frios para uso em pavimentação. Tais materiais frios provaram apresentar melhor desempenho térmico que aqueles materiais convencionais, tais como asfalto e concreto de referência (paver comercial). De fato, este trabalho mostrou que a composição com 90% concreto+10% talco pode ser considerada material frio, com economia de energia de até 16% em comparação com asfalto.

Palavras-chave:
materiais frios; desempenho térmico; ilhas de calor; reflexão; emissividade

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