O objetivo do artigo é analisar a relevância dos cursos superiores de tecnologia para o sistema de cluster no contexto da realidade brasileira, de forma a demonstrar a importância da formação de tecnólogos (graduação tecnológica) para o desenvolvimento desses aglomerados empresariais. O artigo aborda os conceitos de cluster e de educação tecnológica, com uma pesquisa bibliográfica sobre experiências de clusters brasileiros. Nas últimas duas décadas, o conceito de cluster (aglomeração geográfica de empresas interconectadas de segmentos específicos e/ou correlatos) vem ganhando crescente interesse por parte de empresas, governos e estudiosos, em virtude do êxito obtido por várias dessas aglomerações, localizadas em diversas regiões do globo e também no Brasil, em aspectos como competitividade, longevidade, geração de empregos e capacidade de inovação. O artigo também demonstra os esforços do governo brasileiro na definição de suas prioridades, a competitividade exportadora e a substituição de importações, através do plano plurianual (2004-2007), e proporciona uma reflexão sobre como é fundamental melhorar os níveis de educação e capacitação, desenvolver tecnologia, aperfeiçoar as instituições e possibilitar o acesso aos mercados de capitais, demonstrando de forma objetiva a importância da formação de tecnólogos (graduação tecnológica) para o sucesso do sistema de cluster.
cluster; educação profissional; competitividade