Acessibilidade / Reportar erro

Construção e reconstrução de um sistema hipermídia sobre anticorpos monoclonais com base na estrutura cognitiva do especialista de conteúdo

Building and rebuilding of a hipermidia system based on the teaching/specialist content's cognitive structure: a case study on monoclonal antibodies system

Resumos

Relata-se o desenvolvimento do sistema hipermídia Anticorpos Monoclonais, com desenho baseado no conhecimento estrutural de um especialista de conteúdo. A primeira versão do sistema, construída com "organizadores gráficos" para apoiar os alunos na visualização e compreensão do conteúdo, foi avaliada por 42 estudantes de Biologia. Os resultados foram positivos, porém 11 alunos mencionaram dificuldades em localizar conceitos importantes. Em conseqüência, tanto a estrutura como a interface foram modificadas em uma segunda versão, utilizando-se um mapa conceitual (Novak e Gowin, 1984) para a apresentação da interface gráfica. Esta versão foi avaliada por outro grupo de 24 alunos nas mesmas condições que a primeira turma, obtendo-se resultados positivos em relação à organização e orientação dos alunos no uso sistema. Os resultados sugerem que os mapas conceituais contribuem positivamente para a representação do conhecimento de um especialista e também para auxiliar a busca e consulta de informações em sistemas hipermídia.

hipermídia na educação; desenho instrucional; representação gráfica; Anticorpos Monoclonais


We report the development of the Monoclonal Antibodies Hypermedia System, aimed at Biosciences undergraduate students. The method used for defining the hypermedia structure and the interface was based on the content specialist structural knowledge. The system first version presented a graphic interface based on a "graphic organizer" to support students navigation and comprehention. Forty two Biology students used the hypermedia as part of the Imunology course activities. Although the hypermedia system was positively evaluated by the students., 11 students reported difficulties in finding information in the hypertext structure. Based on results, the system structure and interface were redesigned. The second version was based on "concept map" (Novak & Gowin, 1994). This version was evaluated by another group of 24 Biology students, presenting positive findings about their orientation and navigation. The results show that among different multidimentional structures, concept maps are effective for specialist content representation and to support student navigation.

hypermedia in education; instructional design; graphic representation; Monoclonal Antibodies


Construção e reconstrução de um sistema hipermídia sobre anticorpos monoclonais com base na estrutura cognitiva do especialista de conteúdo* * Apoio: CNPq

Building and rebuilding of a hipermidia system based on the teaching/specialist content's cognitive structure: a case study on monoclonal antibodies system

Miriam StruchinerI; Regina Maria Vieira RicciardiII; Taís Rabetti GianellaIII

IProfessora Adjunta, Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUTES/ UFRJ); Coordenadora, Laboratório de Tecnologias Cognitivas (LTC/NUTES). E-mail: miriamstru@yahoo.com.br

IITécnica em Assuntos Educacionais, LTC/NUTES/UFRJ. E-mail: regviric@yahoo.com.br

IIIPesquisadora, LTC/NUTES/UFRJ. E-mail: taisrg@yahoo.com.br

RESUMO

Relata-se o desenvolvimento do sistema hipermídia Anticorpos Monoclonais, com desenho baseado no conhecimento estrutural de um especialista de conteúdo. A primeira versão do sistema, construída com "organizadores gráficos" para apoiar os alunos na visualização e compreensão do conteúdo, foi avaliada por 42 estudantes de Biologia. Os resultados foram positivos, porém 11 alunos mencionaram dificuldades em localizar conceitos importantes. Em conseqüência, tanto a estrutura como a interface foram modificadas em uma segunda versão, utilizando-se um mapa conceitual (Novak e Gowin, 1984) para a apresentação da interface gráfica. Esta versão foi avaliada por outro grupo de 24 alunos nas mesmas condições que a primeira turma, obtendo-se resultados positivos em relação à organização e orientação dos alunos no uso sistema. Os resultados sugerem que os mapas conceituais contribuem positivamente para a representação do conhecimento de um especialista e também para auxiliar a busca e consulta de informações em sistemas hipermídia.

Palavras-chave: hipermídia na educação. desenho instrucional. representação gráfica. Anticorpos Monoclonais.

ABSTRACT

We report the development of the Monoclonal Antibodies Hypermedia System, aimed at Biosciences undergraduate students. The method used for defining the hypermedia structure and the interface was based on the content specialist structural knowledge. The system first version presented a graphic interface based on a "graphic organizer" to support students navigation and comprehention. Forty two Biology students used the hypermedia as part of the Imunology course activities. Although the hypermedia system was positively evaluated by the students., 11 students reported difficulties in finding information in the hypertext structure. Based on results, the system structure and interface were redesigned. The second version was based on "concept map" (Novak & Gowin, 1994). This version was evaluated by another group of 24 Biology students, presenting positive findings about their orientation and navigation. The results show that among different multidimentional structures, concept maps are effective for specialist content representation and to support student navigation.

Key words: hypermedia in education. instructional design. graphic representation. Monoclonal Antibodies.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em março de 2006 e aceito em outubro de 2006

  • AUSUBEL, D. P. The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 2000.
  • AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational Psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart & Winston, 1978.
  • BAYLOR, A. Perceived disorientation and incidental learning in a web-based environment: internal and external factors. Journal of Educational Multimedia and Hypermedia, v. 10, n. 3, p. 227-251, 2001.
  • BOLACHA, E.; AMADOR, F. Organização do conhecimento, construção de hiperdocumentos e ensino das Ciências da Terra. Investigações em ensino de Ciências, v. 8, n. 1, 2003. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol8/n1/v8n1a2.htm>. Acesso em: 26 abr. 2005.
  • BOLLINI, L.; PALMA, G. Cognitive maps: new paradigms in information architecture and interface design for the web: the opsis identifier descriptive model for web information architecture based on cognitive maps: designing-X a case study.. In: CAÑAS, A. J.; NOVAK, J. D.; GONZÁLES, F. M. (Eds.). Proceedings of the First International Conference on Concept Mapping Pamplona, Spain, 2004. Disponível em: <http://cmc.ihmc.us/papers/cmc2004- 107.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2005.
  • CARNOT, M.; DUNN, B.; CAÑAS, A. J. Concept map-based vs. web page-based interfaces in search and browsing. Proceedings of the Nineteenth International Conference on Technology and Education May 2 - 5. Tallahassee, FL, 2001. Disponível em: <http://www.ihmc.us /users/acanas/Publications/CMapsVSWebPagesExp1/CMapsVSWebPagesExp1.htm>. Acesso em: 15 mar. 2005.
  • CHANDRASEKARAN, B.; GLASGOW, J.; NAYARANAN, N. H. Introduction. In: GLASGOW, B.; CHANDRASEKARAN, B.; NAYARANAN, N. H. (Eds.). Diagrammatic reasoning: cognitive and computational perspectives Cambridge: MIT Press, 1995. p. xv-xxvii.
  • CHOU, C.; LIN, H. The effect of navigation map types and cognitive styles on learners performance in a computer-networked hypertext learning system. Journal of Educational Multimedia and Hypermedia, v. 7, n. 2-3, p. 151-176, 1998.
  • JONASSEN, D. H.; BEISSNER, K.; YACCI, M. Structural knowledge: techniques for representing, conveying, and acquiring structural knowledge. Hillsdale: Lawrence Erlbaum, 1993.
  • JONASSEN, D.H.; GRABOWSKY, B. L. Handbook of individual differences, learning and instruction Hillsdale: Lawrence Erlbaum, 1993.
  • KANKKUNEN, M. How to acquire "the habit of changing habits": the marriage of Charles Peirces semiotic paradigm and concept mapping. In: CAÑAS, A. J.; NOVAK, J. D.; GONZÁ- LES, F. M. (Eds.). Proceedings of the First International Conference on Concept Mapping Pamplona, Spain, 2004. Disponível em: <http://cmc.ihmc.us/papers/cmc2004-109.pdf> Acesso em: 04 abr. 2005.
  • MCDONALD, S.; STEVENSON, R. Spatial versus conceptual maps as learning tools in hypertext. Journal of Educational Multimedia and Hypermedia, v. 8, n. 1, p. 43-64, 1999.
  • MCKNIGHT, C.; DILLON, A.; RICHARDSON, J. Hypertext in context Cambridge: University Press, 1993.
  • MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.
  • MOREIRA, M.A.; BUCHWEITZ, B. Novas estratégias de ensino-aprendizagem: os mapas conceituais e o vê epistemiológico. Lisboa: Platano Edições Técnicas, 1994.
  • NOVAK, J. D. Learning, creating, and using knowledge. Mawah: Lawrence Erlbaum, 1998.
  • NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. Building on new constructivist ideas and map tools to create a new model for education. In: CAÑAS, A. J.; NOVAK, J. D.; GONZÁLES, F. M. (Eds.). Proceedings of the First International Conference on Concept Mapping Pamplona, Spain, 2004. Disponível em: < http://cmc.ihmc.us/papers/cmc2004-285.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2005.
  • NOVAK, J. D.; GOWIN, D. Learning how to learn Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
  • ODONNEL, A.; DANSEREAU, D.; HALL, R. Knowledge maps as scaffolds for cognitive processing. Educational Psychology Review, v. 14, n. 1, p. 71-86, 2002.
  • REYNOLDS, S.; PATTERSON, M. E.; SKAGGS, L.; DANSEREAU, D. Knowledge hypermaps and cooperative learning. Computers in Education, v. 16, n. 2, p. 167-173, 1991.
  • ROBINSON, D. A.; CORLISS, S. B.; BUSH, A. M.; BERA, S. J.; TOMBERLIN, T. Optimal presentation of graphic organizers and text: a case of latge bites? Education Technology Research & Development, v. 51, n. 4, p. 25-41, 2003.
  • ROBINSON, D. H.; KIEWRA, K. A. Visual argument: graphic oranizers are superior to outlines in improving learning from text. Journal of Educational Psychology, v. 87, n. 3, p. 455-467, 1995.
  • *
    Apoio: CNPq
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      26 Maio 2009
    • Data do Fascículo
      Dez 2006

    Histórico

    • Recebido
      Mar 2006
    • Aceito
      Out 2006
    Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
    E-mail: revista@fc.unesp.br