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Uso espontâneo de analogias por professores de biologia e o uso sistematizado de analogias: que relação?

The spontaneous use of analogies by biology teachers and the use of systemic analogies: which works?

Resumos

Vários autores têm refletido sobre o papel das metáforas e das analogias tanto na produção do conhecimento em áreas específicas do saber, quanto na construção do conhecimento no âmbito do desenvolvimento de uma disciplina escolar. Este trabalho é parte de uma dissertação de mestrado em que foram realizadas observações de professores de biologia no Ensino Médio com o objetivo de investigar o uso espontâneo de analogias em sala de aula e apresenta os resultados obtidos em uma comparação estabelecida entre o uso espontâneo de analogias e o modelo TWA - Teaching With Analogies modificado (Harrison & Treagust, 1994), que é um modelo aceito em vários contextos para o ensino com analogias. Tendo em vista as considerações que vêm sendo levantadas por alguns autores que tratam desse tema, como, por exemplo, o trabalho de Wilbers & Duit (2001) e a partir das observações sobre uso espontâneo de analogias em sala de aula foi possível evidenciar algumas limitações desse modelo.

ensino de ciências; ensino de biologia; analogias


Many writers have reflected upon the subject of metaphors and analogies, to bring understanding to areas of specific knowledge, and to facilitate knowledge in the development of a scholastic discipline. This paper is part of a Masters dissertation in which high school biology teachers were observed, with the objective of assessing the spontaneous use of analogies in the classroom. It presents the results obtained from a comparison made between the spontaneous use of analogies and the TWA model - Teaching With Analogies (Harrison & Treagust, 1994), which is a model approved in several contexts for teaching with analogies. Observing issues that have been raised by some writers, as for example, Wilbers & Duit (2001) and from observations of spontaneous use of analogies in the classroom it was possible to highlight some limitations of this model.

analogies; biology teaching; science teaching


ARTIGOS

Uso espontâneo de analogias por professores de biologia e o uso sistematizado de analogias: que relação?1 1 Com apoio parcial da CAPES

The spontaneous use of analogies by biology teachers and the use of systemic analogies: which works?

Daniela Frigo FerrazI; Eduardo Adolfo TerrazzanII

IMestre em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Educação, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil. – e-mail: danielaferraz@terra.com.br

IIProfessor Doutor, Departamento de Metodologia do Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil. – e-mail: eduterra@ce.ufsm.br

RESUMO

Vários autores têm refletido sobre o papel das metáforas e das analogias tanto na produção do conhecimento em áreas específicas do saber, quanto na construção do conhecimento no âmbito do desenvolvimento de uma disciplina escolar. Este trabalho é parte de uma dissertação de mestrado em que foram realizadas observações de professores de biologia no Ensino Médio com o objetivo de investigar o uso espontâneo de analogias em sala de aula e apresenta os resultados obtidos em uma comparação estabelecida entre o uso espontâneo de analogias e o modelo TWA – Teaching With Analogies modificado (Harrison & Treagust, 1994), que é um modelo aceito em vários contextos para o ensino com analogias. Tendo em vista as considerações que vêm sendo levantadas por alguns autores que tratam desse tema, como, por exemplo, o trabalho de Wilbers & Duit (2001) e a partir das observações sobre uso espontâneo de analogias em sala de aula foi possível evidenciar algumas limitações desse modelo.

Unitermos: ensino de ciências; ensino de biologia; analogias.

ABSTRACT

Many writers have reflected upon the subject of metaphors and analogies, to bring understanding to areas of specific knowledge, and to facilitate knowledge in the development of a scholastic discipline. This paper is part of a Masters dissertation in which high school biology teachers were observed, with the objective of assessing the spontaneous use of analogies in the classroom. It presents the results obtained from a comparison made between the spontaneous use of analogies and the TWA model – Teaching With Analogies (Harrison & Treagust, 1994), which is a model approved in several contexts for teaching with analogies. Observing issues that have been raised by some writers, as for example, Wilbers & Duit (2001) and from observations of spontaneous use of analogies in the classroom it was possible to highlight some limitations of this model.

Keywords: analogies; biology teaching; science teaching.

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Artigo recebido em janeiro de 2003 e selecionado para publicação em agosto de 2003.

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  • 1
    Com apoio parcial da CAPES
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      08 Out 2009
    • Data do Fascículo
      2003

    Histórico

    • Recebido
      Jan 2003
    • Aceito
      Ago 2003
    Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
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