Acessibilidade / Reportar erro

A visão dos pesquisadores-orientadores de um programa de vocação científica sobre a iniciação científica de estudantes de ensino médio

Researchers-mentors' views about a High School students scientific training

Resumos

Neste trabalho são apresentadas as opiniões dos pesquisadores-orientadores de um programa de vocação científica sobre a iniciação científica de estudantes de ensino médio. Um questionário on-line foi desenvolvido para esse fim, contendo quatro itens referentes ao perfil do respondente, 15 referentes aos objetivos do Programa, dez relacionados às estratégias de orientação e uma pergunta aberta, na qual o pesquisador expressa sua opinião sobre a I.C.. O questionário foi respondido por 43 pesquisadores (20%). Os dados referentes aos itens foram analisados em termos de intensidade e consistência das opiniões. O aspecto sócio-cognitivo do Programa é o que apresenta maior ênfase para os pesquisadores. Os resultados mostram níveis mais elevados de consistência interna na dimensão exeqüibilidade, em ambas as escalas, sugerindo que a visão dos pesquisadores sobre a I.C. expressa-se no fazer. A visão dos pesquisadores-orientadores é que a investigação científica é uma "arte prática" que não se aprende nos livros e sim mediante a imitação e a experiência. Somente num ambiente físico, materializado nos laboratórios e nos eventos científicos é possível desenvolver conhecimentos e habilidades próprios da carreira científica.

pesquisadores-orientadores; programa de vocação científica; iniciação científica; educação de nível médio


This paper presents the researchers-mentors opinions' about a scientific vocational program about a scientific researchtraining program for High School students. An on-line questionnaire was developed specifically to this end. The research instrument contains four items referring to the mentor's profile, 15 referring to the Program's goals, 10 related to the mentoring strategies and an open question allowing the researcher to express his/her opinion about research training for High School students. The questionnaire was answered by 43 researchers (20%). The data referring to the items were analyzed in terms of intensity and consistency of the opinions. The researchers considered the social-cognitive aspects the most valuable feature of the Program. The results show higher levels of internal consistency in the exeqüibility dimension, in both scales, suggesting that the researchers' views about the Program are expressed in their actions. The mentors' views are that scientific investigation is a "practical art"not directly acquired in the books but through imitation and experience. Only in the proper environment, which is materialized in laboratories and scientific events, it is possible to develop knowledge and habilities inherent to scientific careers.

researchers-mentors; scientific vocational program; scientific research- training program; high school education


A visão dos pesquisadores-orientadores de um programa de vocação científica sobre a iniciação científica de estudantes de ensino médio

Researchers-mentors' views about a High School students scientific training

Ana FilipeckiI; Susana de Sousa BarrosII; Marcos da Fonseca EliaIII

IMestre em Educação, pesquisadora visitante do Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica, Escola Politécnica da Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz/Rio de Janeiro. E-mail: afilipecki@fiocruz.br

IIMestre em Física, professora aposentada do Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. E-mail: susana@if.ufrj.br

IIIPh.D. em Science Education, professor colaborador do programa de pós-graduação em Informática do IM-NCE/UFRJ. E-mail: melia@nce.ufrj.br

RESUMO

Neste trabalho são apresentadas as opiniões dos pesquisadores-orientadores de um programa de vocação científica sobre a iniciação científica de estudantes de ensino médio. Um questionário on-line foi desenvolvido para esse fim, contendo quatro itens referentes ao perfil do respondente, 15 referentes aos objetivos do Programa, dez relacionados às estratégias de orientação e uma pergunta aberta, na qual o pesquisador expressa sua opinião sobre a I.C.. O questionário foi respondido por 43 pesquisadores (20%). Os dados referentes aos itens foram analisados em termos de intensidade e consistência das opiniões. O aspecto sócio-cognitivo do Programa é o que apresenta maior ênfase para os pesquisadores. Os resultados mostram níveis mais elevados de consistência interna na dimensão exeqüibilidade, em ambas as escalas, sugerindo que a visão dos pesquisadores sobre a I.C. expressa-se no fazer. A visão dos pesquisadores-orientadores é que a investigação científica é uma "arte prática" que não se aprende nos livros e sim mediante a imitação e a experiência. Somente num ambiente físico, materializado nos laboratórios e nos eventos científicos é possível desenvolver conhecimentos e habilidades próprios da carreira científica.

Palavras-chave: pesquisadores-orientadores. programa de vocação científica. iniciação científica. educação de nível médio.

ABSTRACT

This paper presents the researchers-mentors opinions' about a scientific vocational program about a scientific researchtraining program for High School students. An on-line questionnaire was developed specifically to this end. The research instrument contains four items referring to the mentor's profile, 15 referring to the Program's goals, 10 related to the mentoring strategies and an open question allowing the researcher to express his/her opinion about research training for High School students. The questionnaire was answered by 43 researchers (20%). The data referring to the items were analyzed in terms of intensity and consistency of the opinions. The researchers considered the social-cognitive aspects the most valuable feature of the Program. The results show higher levels of internal consistency in the exeqüibility dimension, in both scales, suggesting that the researchers' views about the Program are expressed in their actions. The mentors' views are that scientific investigation is a "practical art"not directly acquired in the books but through imitation and experience. Only in the proper environment, which is materialized in laboratories and scientific events, it is possible to develop knowledge and habilities inherent to scientific careers.

Keywords: researchers-mentors. scientific vocational program. scientific research- training program. high school education.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em dezembro de 2005 e aceito em julho de 2006.

  • BAHN, D. Social learning theory: its application in the context of nurse education. Nurse Education Today, v. 21, p. 110-117, 2001.
  • BANDURA, A. Swimming against the mainstream: the early years from chilly tributary to transformative mainstream. Behaviour Research and Therapy, v. 42, p. 613-630, 2004.
  • BARDIN, L. Análise de conteúdo Lisboa: Edições 70, 1977.
  • BZUNECK, J. A. As crenças de auto-eficácia e o seu papel na motivação do aluno. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A (Org.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis: Vozes, s/d. p. 116-133.
  • DIMITRIS, P.; NIEDDERER, H. Case studies on lab work on five european countries working paper 1998. Disponível em: <http://www.education.leeds.ac.uk/research/scienceed/ labwork.htm>, 1998.
  • FILIPECKI, A. Representações sociais do pesquisador-orientador sobre o processo de trabalho de orientação científica de jovens de Ensino Médio. Relatório de Pesquisa Rio de Janeiro, 2004.
  • GANE, C.; SARSON, T. Análise estruturada de sistemas Rio de Janeiro: LTC, 1995.
  • JORNAL VOX POLI Nº 6. Rio de Janeiro: Escola Politécnica da Saúde Joaquim Venâncio, 1998.
  • KERLINGER, F. Metodologia da pesquisa em ciências sociais: um tratamento conceitual. São Paulo: EPU, 1980.
  • LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: UNESP, 2000.
  • LATOUR, B.; WOOLGAR, S. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.
  • ZIMAN, J. O homem e a ciência: conhecimento público. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1979.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Maio 2009
  • Data do Fascículo
    Ago 2006

Histórico

  • Aceito
    Jul 2006
  • Recebido
    Dez 2005
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br