Acessibilidade / Reportar erro
Contexto Internacional, Volume: 45, Número: 2, Publicado: 2023
  • Política Externa da Arábia Saudita sob MBS: mudança da unidade de decisão e seus impactos em relação ao Iêmen e à Síria Research Article

    Lima, José Antonio

    Resumo em Português:

    Resumo Se a estratégia regional da Arábia Saudita envolve a contenção dos procuradores do Irã, por que, sob o rei Salman, a Arábia Saudita atacou os Houthis no Iêmen, mas desistiu de sua tentativa de derrubar Bashar al-Assad na Síria? Argumento aqui que ambas as decisões refletem a vontade de Mohammed bin Salman de buscar soluções ‘heterodoxas’ na política externa, uma característica que guiou a política externa saudita diante de uma unidade de decisão em mudança no regime saudita. Enquanto a influência do MBS no caso do Iêmen é mais facilmente identificada, no caso da Síria isso não é tão simples. O príncipe herdeiro só adquiriu a capacidade de manobrar a política saudita em relação à Síria após consolidar seu poder dentro do regime, em 2017, e, a partir daí, ele implementou medidas que, na prática, facilitaram um acordo de coexistência entre a Arábia Saudita e a Rússia. Em ambos os casos, o objetivo era conter os avanços iranianos percebidos num cenário de redução do apetite por parte dos Estados Unidos para proporcionar segurança à Arábia Saudita. Esta conclusão é alcançada através do uso de uma abordagem de Análise de Política Externa, mais especificamente, a análise das unidades de decisão, para ampliar e aprofundar as observações feitas a partir de uma perspectiva de segurança do regime.

    Resumo em Inglês:

    Abstract If Saudi Arabia’s regional strategy involves the containment of Iran’s proxies, why, under King Salman, did Saudi Arabia attack the Houthis in Yemen, but give up its attempt to overthrow Bashar al-Assad in Syria? I argue here that both decisions reflect Mohammed bin Salman’s willingness to seek ‘heterodox’ solutions in foreign policy, a feature that guided Saudi foreign policy in the face of a changing decision-making unit in the Saudi regime. While MBS’s influence in the case of Yemen is more easily identified, in the case of Syria this is not so straightforward. The crown prince only acquired the ability to manoeuvre Saudi policy towards Syria after consolidating his power within the regime, in 2017, and, from there, he put in place measures that, in practice, facilitated a coexistence arrangement between Saudi Arabia and Russia. In both cases, the objective was to contain the perceived Iranian advances in a scenario of reduced appetite by the United States to provide security for Saudi Arabia. This conclusion is reached through the use of a Foreign Policy Analysis approach, more specifically, the analysis of the decision-making units, to broaden and deepen the observations made from a regime security perspective.
  • Modelos de mensurar cooperação: Brasil e México Research Article

    Díaz, José Alejandro Sebastian Barrios

    Resumo em Português:

    Resumo Nas últimas décadas, a cooperação Sul-Sul tem crescido em termos de atores, volume, alcance geográfico, instrumentos e modalidades, mas, contudo, as estatísticas sobre esse tipo de cooperação têm sido incompletas e fragmentadas. Os desafios técnicos, políticos e institucionais de mensuração da cooperação Sul-Sul são evidenciados por países como Brasil e México, escolhidos como casos para serem analisados no texto. O artigo explora as experiências na mensuração da cooperação internacional prestada por Brasil e México, a partir da caracterização das duas trajetórias nacionais na quantificação e identificam-se as modalidades que determinam o processo, analisando as principais semelhanças e diferenças apresentadas entre os casos. A análise dos países estudados neste artigo evidenciou os distintos desenhos institucionais de cooperação internacional e o estabelecimento de modelos de mensuração elaborados pelos governos a partir de suas visões próprias da cooperação internacional, indicando, portanto, que o processo de mensurar cooperação internacional não é apenas uma questão estatística, mas sobretudo política. Nesse sentido, os exercícios de mensuração de cooperação Sul-Sul possibilitam maior conhecimento sobre como se organizam as atividades de cooperação e sua relação com as agendas globais de desenvolvimento e também consolidam a transparência dos gastos públicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Over the past few decades, South-South cooperation has grown in terms of actors, volume, geographic reach, instruments, and modalities, but, statistics on this type of cooperation have been incomplete and fragmented. The technical, political, and institutional challenges in measuring South-South cooperation are emphasised by countries like Brazil and Mexico, chosen as cases to be analysed in the text. The article explores the experiences in measuring international cooperation provided by Brazil and Mexico, starting with the characterization of the two national trajectories in the quantification and the modalities that determine the process, and analyses the main similarities and differences presented between the cases. The analysis of the countries studied in this article evidence the different institutional designs of international cooperation and the establishment of measurement models elaborated by governments based on their own realities of international cooperation, indicating, therefore, that the process of measuring international cooperation is not only a statistical issue, but above all, a political one. Seen in these terms, South-South cooperation measurement exercises have provided more knowledge about how cooperation activities are organized and their relation to global development agendas, and have also consolidated the transparency of public expenditure.cooperation and development; South-South cooperation; public expenditure; Brazil; Mexico; measurement.
  • Arquitetura de governança climática conflituosa no âmbito da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) Research Article

    Anselmi, Marcela Braga

    Resumo em Português:

    Resumo Estudos estimam que entre 2% e 3% das emissões globais de CO2 são provenientes do setor de aviação, e esses números podem quase dobrar em médio prazo se não forem tomadas medidas de mitigação para reduzir as emissões. O regime climático internacional, baseado na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e no Protocolo de Kyoto, transferiu o mandato de negociação para tratar das emissões de gases de efeito estufa (GEE) da aviação para a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO). Este artigo argumenta que o mandato de Kyoto provocou uma interação institucional entre a UNFCCC e a ICAO que, em última análise, resultou em uma arquitetura de governança climática conflituosa. O conflito foi derivado do choque entre os dois princípios orientadores fundamentais dessas duas instituições: por um lado, o princípio de Responsabilidades Comuns, porém Diferenciadas (CBDR) da UNFCCC; por outro lado, os princípios de não discriminação e de igualdade e justiça, consagrados na Convenção de Chicago da ICAO. Nesse contexto, uma revisão da literatura e uma ampla análise de fontes primárias das decisões da OACI são os principais métodos aplicados para chegar às conclusões do autor.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Studies estimate that between 2% to 3% of the global CO2 emissions stem from the aviation sector, and these figures can almost double in the medium term if no mitigations actions are taken to curb emissions. The international climate regime, based on the United Nations Framework on Climate Change Convention (UNFCCC) and on the Kyoto Protocol, has transferred the negotiation mandate to address greenhouse gas (GHG) emissions from aviation to the International Civil Aviation Organization (ICAO). This article argues that the Kyoto mandate prompted an institutional interaction between the UNFCCC and ICAO that ultimately has resulted in a conflictive climate governance architecture. The conflict was derived from the clash between the two core guiding principles of these two institutions: on the one hand, the Common but Differentiated Responsibilities (CBDR) principle under the UNFCCC; on the other hand, the non-discrimination and equal and fair principles, enshrined in the ICAO Chicago Convention. In this context, a literature review and a broad analysis of primary sources from ICAO decisions are the main methods applied to draw the author’s conclusions.
  • Manutenção da Paz Multidimensional: A paz local não dura quando a paz nacional falha Research Article

    Aguilar, Sergio Luiz Cruz

    Resumo em Português:

    Resumo As operações multidimensionais das Nações Unidas foram recentemente autorizadas a usar a força para proteger os civis. Entre suas atividades de manutenção da paz estão iniciativas para lidar com a gestão/resolução de conflitos em nível local. Enquanto a manutenção da paz contemporânea tende a ser altamente concentrada em nível nacional, ela tem se esforçado cada vez mais para implementar iniciativas em nível local. Entretanto, as operações de nível local enfrentam certas dificuldades. Para resolver isto, a ONU tende a se concentrar nas iniciativas, abordagens e estratégias que emprega em nível local, uma das quais é o uso da força para proteger os civis durante as operações de paz. A presente análise gira em torno do argumento de que a ‘paz local’ não durará muito, a menos que um acordo de paz seja alcançado e sustentado em nível nacional e, consequentemente, que a conexão entre paz e conflito, tanto em nível local quanto nacional, é fundamental para enfrentar conflitos. O documento utiliza documentos primários, fontes secundárias e entrevistas, assim como exemplos específicos de operações no Sul do Sudão, na República Democrática do Congo e na República Centro-Africana, para confirmar indutivamente este argumento e discutir as dificuldades que as operações de paz enfrentam sobre o assunto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The United Nations’ multidimensional operations have recently been authorised to use force to protect civilians. Among their peacekeeping activities are initiatives to deal with conflict management/resolution at the local level. While contemporary peacekeeping tends to be highly concentrated at the national level, it has increasingly striven to implement initiatives at the local level. However, local level operations face certain difficulties. To address this, the UN tends to focus on the initiatives, approaches, and strategies it employs at the local level, one of which is the use of force to protect civilians during peace operations. The present analysis revolves around the argument that ‘local peace’ will not last long unless a peace agreement is achieved and sustained at the national level, and, consequently, that the connection between peace and conflict at both the local and national levels is key to tackling conflicts. This paper uses primary documents, secondary sources, and interviews, as well as specific examples from operations in South Sudan, the Democratic Republic of Congo, and the Central African Republic, to inductively confirm this argument, and discuss the difficulties that peace operations face on the issue.
  • Expansão dos investimentos de empresas chinesas na Amazônia brasileira – O caso do agronegócio Research Article

    Wegner, Rubia Cristina; Fernandes, Marcelo Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo Esse artigo objetiva sistematizar e analisar a expansão dos interesses chineses no agronegócio em direção à Amazônia brasileira. Apresenta-se um cenário de recursos naturais possíveis de exploração na Amazônia sul-americana para em seguida se discorrer sobre as mudanças na condução da exploração econômica da Amazônia brasileira, desde o governo Bolsonaro. Optou-se por esse recorte em função do aumento do fluxo de comércio de soja do Brasil para China, bem como de investimento externo direto de empresas chinesas nesse setor, concentrarem-se no Brasil, além dos investimentos em infraestrutura para escoamento do grão, na Amazônia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to systematize and analyse the expansion of Chinese agribusiness business towards the Brazilian Amazon. A scenario of possible natural resources to be exploited in the South American Amazon is presented, followed by a discussion of the changes in the conduct of economic exploitation in the Brazilian Amazon since the Bolsonaro government came into power. We opted for this cut due to the increase in the soy trade flow from Brazil to China, in addition to the direct foreign investments of Chinese companies in this sector to be concentrated in Brazil, as well as investments in infrastructure for transporting soy grain from the Amazon.
  • Além da Sociedade Internacional: a ideia da Sociedade Mundial, da Escola de Inglesa à Teoria Crítica Research Article

    Jung, João Henrique Salles; Oliveira, Nythamar de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como objetivo examinar o conceito de sociedade internacional a fim de apontar suas insuficiências dentro da política mundial contemporânea. Veremos que o conceito de sociedade mundial emerge como uma melhor escolha em relação às discussões sobre os desafios normativos na teoria das Relações Internacionais (RI). Aqui, no entanto, uma ideia renovada da sociedade mundial vem à tona. Considerando suas origens na Escola Inglesa, lembramos que os conceitos de sociedade internacional e sociedade mundial são duas de três possibilidades para a ordem mundial, como apontado por Wight (1991). Neste sentido, argumentamos que ambos, dentro da Escola Inglesa, carecem de elementos quando se trata de debates contemporâneos de RI. Assim, corremos através de contribuições da Teoria Crítica, principalmente de Jürgen Habermas, para desenvolver um conceito de sociedade mundial que se encaixa em uma realidade transnacionalizada. Embora nem sempre estejamos de acordo com Habermas, nós desestimulamos criticamente sua proposta intelectual e suas tentativas de fazer avançar a discussão sobre o cosmopolitismo, que aqui trata da ideia da sociedade mundial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract  This article aims to scrutinise the international society concept in order to point out its insufficiencies within contemporary world politics. We conclude that the concept of world society is a better choice concerning discussions about normative challenges on International Relations Theory. Here, nonetheless, a renewed world society idea comes into view. Considering its origins in the English School, we remember that international and world society concepts are two out of three possibilities for world order, as pointed by Wight (1991). In this sense, we argue that both of them, within the English School, lack elements when it comes to contemporary International Relations debates. We run, then, through Critical Theory contributions, mainly from Jürgen Habermas, to develop a world society concept that fits into a transnationalised reality. Although we don’t always agree with Habermas, we critically defend his intellectual proposal and his attempts to advance the discussion about cosmopolitanism, that here deals with the world society idea.
  • Foreign Policy Analysis: What to Study and Why? Book Review

    Kuss, Laís Caroline
  • A teoria da conspiração e a política externa da Extrema Direita: o Caso do Brasil de Jair Bolsonaro (2019-2021) Special Issue: New Directions For Foreign Policy Analysis

    Loureiro, Felipe Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo Este documento analisa a visão conspiratória do mundo que envolveu a política externa do governo de Jair Bolsonaro no Brasil durante o mandato de Ernesto Araújo como Ministro das Relações Exteriores do Brasil (2019-2021), discutindo os papéis potenciais que a teoria da conspiração desempenha para o movimento político e a administração de Bolsonaro. Focalizamos a chamada teoria da conspiração globalista de Ernesto Araújo, empregando seus discursos, publicações e entrevistas como fontes principais. Concluímos que a teoria da conspiração globalista de Araújo constitui o que Michael Barkun chama de “teoria da conspiração sistêmica”, apresentando funções potenciais significativas para a energização e coesão do movimento político de Bolsonaro. O documento também conclui que, dado seu foco na unidade intrínseca da “nação” e do “povo”, a teoria da conspiração globalista de Araújo abriu vias potenciais para o uso da violência simbólica e material contra os brasileiros que não se encaixam nesta unidade, consolidando fundamentos ideológicos para a fascização dos seguidores de Bolsonaro, com significativas e graves consequências potenciais para a democracia brasileira.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper analyses the conspiratorial worldview that surrounded the foreign policy of Jair Bolsonaro’s government in Brazil during the tenure of Ernesto Araújo as Brazilian Foreign Minister (2019-2021), discussing the potential roles that conspiracy theory played for Bolsonaro’s political movement and administration. We focus on Ernesto Araújo’s so-called globalist conspiracy theory, employing his speeches, publications, and interviews as main sources. We conclude that Araújo’s globalist conspiracy theory constitutes what Michael Barkun calls a ‘systemic conspiracy theory’, presenting significant potential functions for the energization and cohesion of Bolsonaro’s political movement. The paper also concludes that, given its focus on the intrinsic unit of the ‘nation’ and the ‘people’, Araújo’s globalist conspiracy theory has opened potential avenues for the use of symbolic and material violence against Brazilians who do not fit into this unit, consolidating ideological foundations for the fasciticization of Bolsonaro’s followers, with significant and grave potential consequences for Brazilian democracy.
  • A Direita Radical Populista e a Elaboração Illiberal da Política Externa Special Issue: New Directions For Foreign Policy Analysis

    Salgado, Carolina; Casarões, Guilherme; Zarakol, Ayse

    Resumo em Português:

    Resumo O que torna os atuais populistas da direita radical diferentes de outros líderes históricos da direita radical do século XX? Existem mais diferenças ou semelhanças entre a direita radical populista (PRR) no Sul Global com relação à forma como executam a política externa? Como o contexto - marcado pela globalização contemporânea, interdependências regionais e (geo)política de poder - influencia sua percepção sobre suas próprias capacidades e interesses, mas também sobre a ordem liberal internacional, seus valores e mecanismos multilaterais? Este fórum aborda questões como essas, oferecendo percepções teóricas, históricas e contextuais com exemplos concretos e estudos de caso situados fora do espectro anglo-americano. Diferentemente das abordagens tradicionais de análise de política externa, os autores apresentam reflexões sobre fenômenos atuais, como a formulação de políticas externas iliberais, o anticosmopolitismo, o nacionalismo religioso e seus laços transnacionais e a repersonalização da soberania na figura do PRR. Portanto, ele enriquece o estudo do populismo, da direita radical e da formulação de políticas externas nas RI, trazendo para o debate a erosão da ordem internacional liberal e o necessário questionamento da globalização liderada pelo Ocidente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract What makes current radical right populists different from other historical radical right leaders of the 20th century? Are there more differences or similarities among populist radical right (PRR) in the Global South regarding how they perform foreign policy? How does the context – marked by contemporary globalization, regional interdependencies and power (geo)politics – influence their perceptions about their own capabilities and interests, but also about the international liberal order, its values and multilateral mechanisms? This forum addresses questions like these, offering theoretical, historical and contextual insights with concrete examples and case studies situated out of the Anglo-American spectrum. Different from traditional approaches to foreign policy analysis, the authors advance reflections about current phenomena such as illiberal foreign policymaking, anti-cosmopolitanism, religious nationalism and its transnational ties, and the re-personalization of sovereignty in the figure of the PRR. Therefore, it enriches the study of populism, radical right and foreign policymaking in IR, bringing to the debate the erosion of the liberal international order and the necessary questioning of Western-led globalization.
  • Fórum: Política externa, emoções e segurança ontológica Special Issue: New Directions For Foreign Policy Analysis

    Resende, Erica Simone Almeida; Sandrin, Paula; Solomon, Ty

    Resumo em Português:

    Resumo Este fórum, como parte da edição especial sobre Novas Direções para a Análise de Política Externa (FPA), oferece uma diversidade de respostas à questão de como os afetos e as emoções, e a busca por segurança ontológica, se relacionam com a política externa. Ao colocar em primeiro plano as várias maneiras de conceber a relação entre política externa, segurança ontológica, identidades coletivas, narrativas autobiográficas dos estados, emoções e investimentos afetivos, os colaboradores deste fórum examinam e traçam direções frutíferas na APF. Resende explora os potenciais analíticos da combinação da teoria de Segurança Ontológica, Análise de Política Externa e Estudos de Memória para investigar como os estados investem em práticas de segurança ontológica ao criar, refazer e defender suas narrativas nacionais por meio da memória histórica. Solomon relembra como os ataques de 11 de setembro e a consequente Guerra ao Terror contribuíram para sua busca por abordagens que levassem a sério os afetos e as emoções nas RI e que pudessem ajudar a entender por que alguns discursos, inclusive os de política externa, ressoam e são aceitos pelo público em determinados contextos. Por fim, Sandrin fornece um relato de seus encontros com a literatura sobre o papel das emoções na política externa e transmite como esses textos a ajudaram a entender alguns aspectos intrigantes da política externa turca.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This forum, as a part of the special issue on New Directions for Foreign Policy Analysis (FPA), provides a diversity of answers to the question of how affects and emotions, and the search for ontological security, relate to foreign policy. By foregrounding the various ways to conceive the relationship between foreign policy, ontological security, collective identities, states’ autobiographical narratives, emotions and affective investments, the contributors to this forum examine and chart fruitful directions in FPA. Resende explores the analytical potentials of combining the theory of Ontological Security, Foreign Policy Analysis and Memory Studies to investigate how states invest in practices of ontological security by creating, remaking and defending their national narratives through historical memory. Solomon recollects how the September 11th attacks and the ensuing War on Terror contributed to his search for approaches which took affects and emotions seriously in IR, and which could help make sense of why some discourses, including foreign policy discourses, resonate with and are accepted by the audience in certain contexts. Finally, Sandrin provides an account of her encounters with the literature on the role of emotions in foreign policy and conveys how these texts helped her make sense of some puzzling aspects of Turkish foreign policy. Jimmy Casas Klausen served as lead editor of this forum. The manuscript passed through the regular double-blind peer review process to insure anonymity.
  • Discursos de política externa brasileira e a busca por segurança ontológica Special Issue: New Directions For Foreign Policy Analysis

    Muñoz, Luciano da Rosa

    Resumo em Português:

    Resumo Neste trabalho, analisamos a política externa brasileira com especial atenção para a transição entre Americanismo e Globalismo no começo dos anos 1960. O artigo argumenta que essa mudança ocorreu em meio a uma crise de segurança ontológica. Os diplomatas tradicionais apoiavam o Americanismo, enquanto alguns intelectuais e políticos propuseram o Neutralismo, um discurso de política externa alternativo. Eles sustentavam narrativas diferentes da identidade do Brasil, seja como um país ocidental ou como uma ponte entre os países em desenvolvimento e o Ocidente. Argumentamos que os diplomatas conseguiram resolver essa situação crítica e retomar o controle sobre a formulação e a implementação da política externa. Eles fizeram isso desativando partes do Neutralismo e criando o Globalismo, o qual se tornaria o novo discurso de política externa hegemônico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper, I analyse Brazilian foreign policy with special attention to change from Americanism to Globalism in the early 1960s. This article argues that such change happened amid a crisis of ontological security. Traditional diplomats were supporters of Americanism, whereas some intellectuals and politicians came up with Neutralism, an alternative foreign policy discourse. They upheld different narratives of Brazil’s identity, whether as a Western country or a bridge between developing nations and the West. I will argue that diplomats did solve such critical situation and regain control over Brazilian foreign policy’s formulation and implementation. They did so by deactivating parts of Neutralism and carving out Globalism, which would become the new hegemonic foreign policy discourse.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Instituto de Relações Internacionais Rua Marques de São Vicente, 225 - Casa 20 , 22453-900 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3527-2284, Fax: (55 21) 3527-1560 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cintjournal@puc-rio.br