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Potenciais evocados auditivos de longa latência em crianças desnutridas

OBJETIVO:

Caracterizar os potenciais evocados auditivos de longa latência em crianças com desnutrição, bem como compará-los aos resultados obtidos em crianças com desenvolvimento típico da mesma faixa etária.

MÉTODOS:

Foram avaliadas 65 crianças de ambos os gêneros,entre 7 e 12 anos de idade. O Grupo Controle foi composto por 34 crianças com desenvolvimento típico e o Grupo Estudo, por 31 crianças com diagnóstico de desnutrição. Todas as crianças realizaram audiometria tonal convencional, medidas de imitância acústica, teste dicótico de dígitos e potencial evocado auditivo de longa latência.

RESULTADOS:

O Grupo Estudo apresentou diferença estatisticamente significativa para as latências dos componentes P1, N1 e P300, sendo as latências desses componentes maiores do que as do Grupo Controle. O tipo de alteração predominante no Grupo Estudo foi o aumento de latência para o componente P1 e P300 e, para o componente N1, o tipo de alteração predominante foi a ausência de resposta. O Grupo Controle apresentou diferença estatisticamente significativa no valor de amplitude do P300 quando comparadasas orelhas direita e esquerda.

CONCLUSÃO:

Crianças desnutridas apresentam alterações nos potenciais evocados auditivos de longa latência, sugerindo déficit na via auditiva central e alteração no processamento da informação acústica.

Audição; Desnutrição; Audiometria; Potencial evocado P300


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