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CoDAS, Volume: 25, Número: 5, Publicado: 2013
  • Editorial Editorial

  • Carta ao editor Letter To The Editor

    Alexandre, Erika; Barreto, Simone dos Santos; Ortiz, Karin Zazo
  • Avaliação da percepção de fala ao telefone em indivíduos que receberam o implante coclear no período de 1993 a 2003 Original Articles

    Rigotti, Pricila Perini; Costa, Orozimbo Alves; Bevilacqua, Maria Cecília; Nascimento, Leandra Tabanez do; Alvarenga, Kátia de Freitas

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Avaliar a percepção de fala ao telefone em indivíduos que receberam o implante coclear multicanal no período de 1993 a 2003. MÉTODOS: Vinte e sete usuários de IC foram divididos em grupos pré e pós-lingual, sendo que a percepção de fala foi avaliada em dois momentos: primeiramente por uma lista de sentenças aplicada a viva-voz com o mesmo mapeamento utilizado na avaliação ao telefone e, em um segundo, utilizando-se o telefone fixo, telefone fixo com adaptador para IC e telefone celular. RESULTADOS: No grupo de deficiência auditiva pré-lingual, 75% dos indivíduos foram capazes de manter o diálogo com o interlocutor e 19% o fizeram com dificuldade. Já no pós-lingual, 89% foram capazes de manter o diálogo com o interlocutor e 11% o fizeram com dificuldade. Tanto os indivíduos dos grupos pré quanto os do pós-lingual utilizam o telefone como meio de comunicação, e a maioria apresenta desempenho satisfatório sem a necessidade de auxílio ou acessórios do IC. CONCLUSÃO: Um dos benefícios do IC é introduzir na vida do deficiente auditivo o uso do telefone independente de sua tecnologia e acessórios, bem como o telefone com adaptador e o celular. Neste estudo, a maioria dos indivíduos usuários de IC apresentou desempenho satisfatório de compreensão de sentenças e perguntas ao telefone, com melhor desempenho, apesar de discreto, do grupo pós-lingual. Desta forma, verifica-se a importância da indicação criteriosa do IC e do programa de reabilitação auditiva, que minimizam os prejuízos da surdez na comunicação, principalmente via telefone, independente do momento no qual a deficiência auditiva foi adquirida. Assim, melhoram-se as condições para os usuários de IC manterem suas atividades diárias acompanhando o dinamismo da vida contemporânea.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: To evaluate telephone speech perception in individuals who received cochlear implant in the period 1993-2003. METHODS: Twenty seven CI users were divided into pre and post-lingual groups, being the speech perception assessed in two stages: first by a list of sentences imposed on speakerphone with the same mapping used to evaluate the phone and, in a second stage, using the landline, landline phone adapter with CI and cell phone. RESULTS: In the group of pre-lingual hearing loss, 75% of subjects were able to maintain a dialogue with the interlocutor and 19% did so with difficulty. In the post-lingual group, 89% were able to maintain the dialogue with the interlocutor and 11% did so with difficulty. Both groups of subjects pre and post-lingual use the phone as a media, and most have satisfactory performance without the need for aid or CI accessories. CONCLUSION: One of the benefits of the CI is to introduce the life of the hearing impaired phone use regardless of their technology and accessories, as well as with the phone adapter and cell phone. In this study, most individuals CI users showed satisfactory performance in the comprehension of sentence and questions by the telephone, with better performance, although discrete, for the group post-lingual. Thus, there is the importance of careful indication of the IC and auditory rehabilitation program that minimize the impact of deafness in the communication, especially via telephone, regardless of the time when the hearing was acquired. So, this fact improves the conditions for CI users to maintain their daily activities, following the dynamism of contemporary life.
  • Potenciais evocados auditivos de longa latência em crianças desnutridas Original Articles

    Almeida, Renata Parente de; Matas, Carla Gentile

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Caracterizar os potenciais evocados auditivos de longa latência em crianças com desnutrição, bem como compará-los aos resultados obtidos em crianças com desenvolvimento típico da mesma faixa etária. MÉTODOS: Foram avaliadas 65 crianças de ambos os gêneros,entre 7 e 12 anos de idade. O Grupo Controle foi composto por 34 crianças com desenvolvimento típico e o Grupo Estudo, por 31 crianças com diagnóstico de desnutrição. Todas as crianças realizaram audiometria tonal convencional, medidas de imitância acústica, teste dicótico de dígitos e potencial evocado auditivo de longa latência. RESULTADOS: O Grupo Estudo apresentou diferença estatisticamente significativa para as latências dos componentes P1, N1 e P300, sendo as latências desses componentes maiores do que as do Grupo Controle. O tipo de alteração predominante no Grupo Estudo foi o aumento de latência para o componente P1 e P300 e, para o componente N1, o tipo de alteração predominante foi a ausência de resposta. O Grupo Controle apresentou diferença estatisticamente significativa no valor de amplitude do P300 quando comparadasas orelhas direita e esquerda. CONCLUSÃO: Crianças desnutridas apresentam alterações nos potenciais evocados auditivos de longa latência, sugerindo déficit na via auditiva central e alteração no processamento da informação acústica.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To characterize the findings obtained in the long latency auditory evoked potentials in malnourished children, as well as to compare them to the results obtained for children at the same age who present typical development. METHODS: Sixty-five children aged between 7 and 12 years old, of both genders, were evaluated. The control group consisted of 34 children with normal development and the study group consisted of 31 children diagnosed with malnutrition. All children underwent conventional pure tone audiometry, acoustic impedance measurement, dichotic digit test and long latency auditory evoked potentials. RESULTS: The study group presented a statistically significant difference for latencies of the components P1, N1 and P300. The latencies of these components were higher than those of the control group. Concerning the types of alterations found in the study group, increased latency for P1 and P300 and the absence of response in N1 were predominant. The control group showed a statistically significant difference in the amplitude of P300 when compared to the right and left ears. CONCLUSION: Malnourished children present with changes in the long latency auditory evoked potentials, suggesting a deficit in central auditory pathways and alterations in the processing of acoustic information.
  • Impacto de uma ação educativa na alimentação de crianças neuropatas Original Articles

    Carvalho, Ana Paula Cajaseiras de; Chiari, Brasília Maria; Gonçalves, Maria Inês Rebelo

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Verificar o impacto de uma ação educativa voltada aos cuidados com a alimentação desenvolvida com um grupo de cuidadores de crianças com encefalopatia crônica não progressiva (ECNP). MÉTODOS: Estudo comparativo transversal realizado com 30 crianças com ECNP e seus cuidadores, tendo-se realizado aplicação de questionário e registro de uma refeição conduzida pelo cuidador principal. A fim de se verificar o impacto da ação educativa no conhecimento e conduta dos cuidadores, estes foram divididos em dois grupos: estudo, composto por cuidadores submetidos à aplicação de questionário e registro em vídeo antes e após realização da ação educativa; e controle, grupo submetido aos procedimentos em dois momentos, porém sem acesso à ação educativa. RESULTADOS: 93,33% dos cuidadores eram do sexo feminino, a maioria apresentou baixo nível de escolaridade e apenas 10% desenvolviam alguma atividade profissional. O conhecimento prévio dos cuidadores quanto aos aspectos relacionados à alimentação foi restrito, tendo 66% destes referido não saber o que era aspiração, 60% afirmado não saber as complicações associadas a esta e 86,66% terem negado existir relação entre voz e deglutição. Durante a alimentação, apenas 26,66% dos pais fizeram uso de comandos verbais relacionados à alimentação e 50% não perceberam as dificuldades apresentadas pelo seu filho. Observou-se diferença quanto ao conhecimento e conduta de cuidadores apenas no grupo estudo. CONCLUSÃO: A ação educativa realizada apresentou impacto no conhecimento e conduta dos cuidadores quanto à alimentação de seus filhos com ECNP.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To verify the impact of an educative program focused on aspects related to feeding developed with a group of caregivers of children with chronic non-progressive encephalopathy. METHODS: Cross-sectional comparative study conducted with 30 children diagnosed with chronic non-progressive encephalopathy and their caregivers with the use of a questionnaire and video recordings of a meal conducted by the main caregiver. In order to verify the impact of an educational program in the knowledge and conduct of caregivers, patients were divided into two groups: study - consisting of caregivers submitted to a questionnaire and a video recording before and after the educational program; control - group in which caregivers underwent the procedures in two occasions, but without access to the educational program. RESULTS: Around 93.33% of caregivers were females, most had low educational level, and only 10% had a professional activity. Previous knowledge of caregivers concerning feeding was restricted, with 66% of caregivers not knowing what aspiration was, 60% being unfamiliar with the complications associated with such occurrence, and 86.66% stating that there is no relation between voice and swallowing. During feeding, only 26.66% of the caregivers used verbal commands related to feeding, and 50% did not realize the difficulties presented by their children. We observed a difference with regard to knowledge and conduct in the study group only. CONCLUSION: The educational program had a positive impact on the knowledge and conduct of caregivers concerning the feeding of their children with chronic non-progressive encephalopathy.
  • Memória de curto-prazo fonológica em crianças pré-escolares Original Articles

    Rodrigues, Amalia; Befi-Lopes, Debora Maria

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Elaborar um teste de memória de curto-prazo, descrever o desempenho quantitativo de crianças normais no referido teste e verificar a relação entre a repetição de não palavras e a fonologia dessas crianças. MÉTODOS: Foram avaliados 136 sujeitos com desenvolvimento normal de linguagem, com idades entre 3 anos e 6 anos e 11 meses. O teste foi constituído de 40 não palavras de uma, duas, três e quatro sílabas. As repetições dos sujeitos foram transcritas e o número de acertos foi calculado para cada idade. RESULTADOS: Ocorreu efeito de idade e efeito de extensão somente a partir de não palavrascom duas sílabas. O desempenho na repetição de não palavras apresentou correlação com o desempenho em prova de fonologia. CONCLUSÃO: O teste elaborado conseguiu verificar a memória de curto-prazo em crianças em desenvolvimento normal de linguagem e houve relação entre esse tipo de memória e o desempenho fonológico dos sujeitos.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: The purpose of this study was to design a short-term memory test, to describe quantitative performance in typically language developing children and to verify the relationship between the non-words repetition and oral phonological measure. METHODS: The participants included 136 typically language developing children aged from 3 years to 6 years and 11 months old in this study, who were evaluated. The test consisted of 40 non-words of one, two, three, and four syllables. The subjects' repetitions were transcribed and the number of right answers was calculated for each age range. RESULTS: The effect of age was observed in the test, as well as the effect of length, only for disyllabic non-words. The performance in the non-word repetition task showed correlation with the oral phonology measure. CONCLUSION: The test designed in this research was able to verify the short-term memory in typically language developing children and the results showed correlation between this memory and phonological performance.
  • A interação da consciência do próprio desvio de fala com as variáveis linguísticas: traços distintivos e gravidade do desvio fonológico Original Articles

    Dias, Roberta Freitas; Melo, Roberta Michelon; Mezzomo, Carolina Lisbôa; Mota, Helena Bolli

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Analisar a possível relação entre a consciência do desvio de fala e alguns aspectos do sistema fonológico, como o número e o tipo de traços distintivos alterados e a gravidade do desvio fonológico, bem como a interação entre a gravidade do desvio e a não especificação de traços distintivos. MÉTODOS: O grupo pesquisado constitui-se de 23 crianças com diagnóstico de desvio fonológico na faixa etária de 5:0 a 7:7 anos. Os dados de fala foram analisados a partir da Análise por Traços Distintivos e classificados pelo Percentual de Consoantes Corretas. Aplicou-se ainda o Teste de Consciência do Próprio Desvio de Fala. As crianças foram divididas em dois grupos: com consciência do próprio desvio de fala estabelecida (mais de 50% de identificação correta) e com consciência do próprio desvio de fala não estabelecida (menos de 50% de identificação correta). Por fim, as variáveis desta pesquisa foram submetidas à análise estatística descritiva e inferencial. RESULTADOS: O tipo de traços distintivos alterados não se mostrou distinto entre os grupos, assim como o total de traços alterados e a gravidade do desvio. Já uma relação entre a gravidade do desvio e a não especificação de traços distintivos foi verificada, na medida em que os casos mais graves apresentam mais alterações destas variáveis linguísticas. CONCLUSÃO: A consciência do próprio desvio de fala parece não ser diretamente influenciada pelo tipo e número de traços distintivos alterados, nem pela gravidade do desvio fonológico. Além disto, verificou-se que quanto maior a sua gravidade, maior o número de traços distintivos alterados.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To analyze the possible relationship among the awareness of one' s own speech disorder and some aspects of the phonological system, as the number and the type of changed distinctive features, as well as the interaction among the severity of the disorder and the non-specification of distinctive features. METHODS: The analyzed group has 23 children with diagnosis of speech disorder, aged 5:0 to 7:7. The speech data were analyzed through the Distinctive Features Analysis and classified by the Percentage of Correct Consonants. One also applied the Awareness of one' s own speech disorder test. The children were separated in two groups: with awareness of their own speech disorder established (more than 50% of correct identification) and without awareness of their own speech disorder established (less than 50% of correct identification). Finally, the variables of this research were submitted to analysis using descriptive and inferential statistics. RESULTS: The type of changed distinctive features weren' t different between the groups, as well as the total of changed features and the severity disorder. However, a correlation between the severity disorder and the non-specification of distinctive features was verified, because the more severe disorders have more changes in these linguistic variables. CONCLUSION: The awareness of one' s own speech disorder doesn' t seem to be directly influenced by the type and by the number of changed distinctive features, neither by the speech disorder severity. Moreover, one verifies that the greater phonological disorder severity, the greater the number of changed distinctive features.
  • Aplicabilidade da "Bateria de Nomeação de Objetos e Verbos" no Português Brasileiro Original Articles

    Spezzano, Luisa Carmen; Mansur, Letícia Lessa; Radanovic, Márcia

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Verificar o desempenho de sujeitos brasileiros na Bateria de Nomeação de Objetos e Verbos (BNOV), de acordo com a escolaridade; e descrever os principais tipos de erro na nomeação de verbos e substantivos. MÉTODOS: A BNOV foi aplicada em 100 sujeitos normais, divididos em dois grupos (GI: quatro a oito anos de escolaridade; e GII: acima de nove anos). RESULTADOS: Houve índice total de acertos de 97,6% para os substantivos e 98,0% para verbos. Foram verificadas diferenças estatisticamente significantes entre os grupos no número de acertos para substantivos e verbos (p<0,0001) e na proporção de ocorrência de erros semânticos para verbos (p=0,0160), registrando-se pior desempenho entre os sujeitos menos escolarizados. CONCLUSÃO: A BNOV é adequada para uso em adultos falantes do Português Brasileiro. O grupo com maior escolaridade apresentou maior número de "acertos"; ambos os grupos tiveram maior proporção de "erros semânticos" para verbos e substantivos.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To verify the performance of a sample of Brazilian subjects in the "An Object and Action Naming Battery" (OANB), according to schooling; and to describe the main error types in nouns and verbs naming. METHODS: The OANB was applied in 100 healthy subjects, divided in two groups (GI: four to eight years of schooling; and GII: above nine years). RESULTS: There were correct answers for 97.6% for nouns and 98.0% for verbs. There were statistically significant differences between the groups in the number of correct answers for nouns and verbs (p<0.0001) and in the proportion of semantic errors for verbs (p=0.0160), with less educated subjects performing poorer than higher educated ones. CONCLUSION: The OANB may be used in adult Brazilian Portuguese native speakers. The group with higher education had higher scores; both groups had a higher proportion of "semantic errors" for verbs and nouns.
  • Sistema sensório motor integrado em recém-nascidos prematuros Original Articles

    Medeiros, Andréa Monteiro Correia; Jesus, Graysianne Alves de; Almeida, Leylane Fonseca; Raposo, Oscar Felipe Falcão

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Investigar a existência de sistema sensório motor integrado em recém-nascidos (RNs) prematuros submetidos à estimulação gustativa. MÉTODOS: Estudo experimental analítico e duplo-cego. Participaram 90 RNs prematuros, divididos em dois grupos (água e sacarose para análise (PA) 12%), filmados durante 15 minutos (primeiro e último momentos, sem estimulação; e segundo momento com estimulação gustativa). Três juízes independentes analisaram os comportamentos mão na boca direita e esquerda e sucção da mão direita e esquerda durante os diversos estados comportamentais, inseridos no banco de dados do Statistical Package for Social Science, sendo considerados em concordância os eventos observados por pelo menos dois deles. Empregou-se teste de correlação de Spearman com nível de significância valor de p<0,05. RESULTADOS: Tanto ao serem considerados os grupos separadamente quanto juntos, mão na boca direita e esquerda tiveram inicialmente correlação moderada, sendo que mão na boca direita manteve-se forte no final e mão na boca esquerda finalizou com correlação moderada e forte, de acordo com cada estado comportamental. Sucção de mão direita na totalidade e em sacarose apresentou-se inicialmente com correlação forte no estado sonolento, passando para moderada ao final. No estado alerta houve inicialmente correlação fraca em ambos os estímulos, finalizando com correlação moderada em sacarose e forte em água. Sucção de mão esquerda apresentou-se inicialmente correlação moderada em alerta, finalizando com correlação fraca no grupo sacarose, o que não ocorreu na água, que iniciou e finalizou forte. CONCLUSÃO: A estimulação oral influenciou na coordenação mão-boca, independente do estímulo, evidenciando integração sensório motora precoce, mas não inferindo sobre capacidade de discriminação gustativa nos prematuros.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To investigate about an integrated sensory motor system existence in premature newborns, submitted to gustatory stimulation. METHODS: Analytical and experimental study of contents, double-blind. Being participants 90 premature newborns, divided into two groups (water or sucrose analysis 12%). Recorded by 15 minutes (first and last moments, without stimulation; and second time with gustatory stimulation). Three independent judges analyzed the behaviors in the right hand and left hand in the mouth and suction in the left and right and hand during the various behavioral states, those being inserted in the database of Statistical Package for Social Science, being then considered that the events observed by at least two of them. It was made use of Spearman' s rank correlation test on a significance level by p<0.05. RESULTS: Considering the groups both separately and together, right and left had initially moderate correlation, being right hand in the mouth remained strong at the end and left hand in the mouth finished on moderate and strong correlation, according to each behavioral state. Right hand suction in its total and sucrose showed a strong correlation initially in drowsy state, becoming moderate at the end. In alertness state there was initially a weak correlation in both stimuli ending in moderate correlation in sucrose and strong in water. Left hand suction presented initially moderate correlation on the alert state, ending in weak correlation in sucrose stimuli, which did not occur in the water that started and finished strong. CONCLUSION: The oral stimulation influenced the hand-mouth coordination, showing early motor sensory integration. However, there was no discrimination about the gustatory capacity on the newborns.
  • Resultado cirúrgico do retalho faríngeo e da veloplastia intravelar sobre a função velofaríngea Original Articles

    Barbosa, Daniela Aparecida; Scarmagnani, Rafaeli Higa; Fukushiro, Ana Paula; Trindade, Inge Elly Kiemle; Yamashita, Renata Paciello

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Investigar os resultados cirúrgicos do retalho faríngeo (RF) e da palatoplastia secundária com veloplastia intravelar (VI) no tratamento de indivíduos com insuficiência velofaríngea (IVF) secundária quanto ao escore de nasalância e à área velofaríngea. MÉTODOS: Foram avaliados 78 pacientes com fissura de palato±lábio submetidos ao tratamento cirúrgico da IVF há 14 meses, em média, sendo 40 com RF e 38 com VI, de ambos os sexos, faixa etária de seis a 52 anos. A hipernasalidade foi estimada a partir da medida de nasalância obtida por meio da nasometria, considerando-se o escore de 27% como limite de normalidade. A medida da área do orifício velofaríngeo foi obtida por meio da técnica fluxo-pressão, sendo o fechamento velofaríngeo classificado em: adequado (0,000-0,049 cm2); adequado/marginal (0,050-0,099 cm2); marginal/inadequado (0,100-0,199 cm2); e inadequado (≥0,200 cm2). RESULTADOS: Ausência de hipernasalidade foi observada em 70%, e fechamento velofaríngeo adequado em 80% dos casos no grupo RF. No grupo VI, ausência de hipernasalidade foi observada em 34% e fechamento velofaríngeo adequado em 50% dos casos. Diferenças estatisticamente significantes foram obtidas entre as duas técnicas cirúrgicas nas duas modalidades de avaliação. CONCLUSÃO: A cirurgia de retalho faríngeo foi mais eficiente do que a palatoplastia secundária com veloplastia intravelar na redução da hipernasalidade e na adequação do fechamento velofaríngeo.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To investigate the postoperative outcomes of pharyngeal flap surgery (PF) and secondary palatoplasty with intravelar veloplasty (IV) in the velopharyngeal insufficiency management regarding nasalance scores and velopharyngeal area. METHODS: Seventy-eight patients with cleft palate±lips submitted to surgical treatment for velopharyngeal insufficiency, for 14 months on an average, were evaluated: 40 with PF and 38 with IV, of both genders, aged between 6 and 52 years old. Hypernasality was estimated by means of nasalance scores obtained by nasometry with a cutoff score of 27%. The measurement of velopharyngeal orifice area was provided by the pressure-flow technique and velopharyngeal closure was classified as: adequate (0.000-0.049 cm2), adequate/borderline (0.050-0.099 cm2), borderline/inadequate (0.100-0.199 cm2), and inadequate (≥0.200 cm2). RESULTS: Absence of hypernasality was observed in 70% of the cases and adequate velopharyngeal closure was observed in 80% of the cases, in the PF group. In the IV group, absence of hypernasality was observed in 34% and adequate velopharyngeal closure was observed in 50% of the patients. Statistically significant differences were obtained between the two techniques for both evaluations. CONCLUSION: PF was more efficient than the secondary palatoplasty with IV to reduce hypernasality and get adequate velopharyngeal closure.
  • Identificação dos fatores de risco em crianças com alteração fonoaudiológica: estudo piloto Original Articles

    Silva, Gabriela Martins Duarte; Couto, Maria Inês Vieira; Molini-Avejonas, Daniela Regina

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Identificar os principais fatores de risco relacionados à criança e seus pais associados às alterações fonoaudiológicas. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo e prospectivo realizado com 170 crianças e seus respectivos pais atendidas em uma clínica-escola no período de março de 2010 a julho de 2012. Utilizou-se o Protocolo para identificação de fatores de risco para a alteração de linguagem e fala, desenvolvido para este estudo. Os dados foram tabulados e submetidos à análise descritiva e inferencial por meio do Χ2 e Teste t de Student. RESULTADOS: O perfil sociodemográfico é de crianças do gênero masculino, com quatro e cinco anos de idade, da raça declarada branca, moradores da região Oeste da cidade de São Paulo e cujos pais tinham ensino médio completo. Os fatores relacionados à família considerados de risco para a alteração de linguagem foram ser filho único e ter antecedentes familiares. Quanto à saúde da criança, a prematuridade, internações por longo período e presença de hábitos orais deletérios também foram considerados fatores de risco. CONCLUSÃO: O protocolo permite estabelecer os principais fatores de risco fonoaudiológicos em crianças. Sugere-se que as crianças que apresentam um ou mais fatores de risco citados acima devam ser acompanhadas periodicamente quanto ao desenvolvimento da fala e linguagem e, se necessário, encaminhadas para intervenção precoce.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To identify the main risk factors related to children and their parents, associated with speech and language disorders. METHODS: A prospective descriptive study conducted with 170 children and their parents assisted at a school clinic in the period between March 2010 and July 2012. A protocol was developed for this study in order to identify risk factors for language and speech disorders. Data were tabulated and analyzed using descriptive and inferential statistics by the Χ2 and Student' s t-test . RESULTS: The demographic profile is composed of male children aged between 4 and 5 years old, ethnicity declared by parents as being white, residents of the western region of the city of São Paulo, and whose parents had completed high school. The factors related to family and considered as risks for language impairment were being an only child and having a family history of speech and language disorders. As for the children' s health, prematurity, hospitalization for a long period, and the presence of deleterious oral habits were also considered as risk factors. CONCLUSION: The protocol allows establishing the main risk factors related to children with speech and language disorders. It is suggested that children who present with one or more of the aforementioned risk factors should be regularly monitored for speech and language development and, if necessary, referred for early intervention.
  • Desvantagem vocal no canto mapeado por diferentes protocolos de autoavaliação Original Articles

    Paoliello, Karla; Oliveira, Gisele; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Mapear desvantagens vocais em cantores populares por meio de protocolos de autoavaliação: um genérico (IDV) e outros dois específicos para canto (IDV-C e IDCM). MÉTODOS: Cinquenta cantores, 25 de cada gênero, 23 com queixa vocal e 27 sem queixa vocal responderam aos 3 protocolos, apresentados em ordem casual. Para a comparação dos resultados, foram utilizados os testes estatísticos: Mann-Whitney, Friedman, Wilcoxon, Spearman e Correlação. RESULTADOS: Os resultados mostraram que o protocolo IDV aponta menor desvantagem que os protocolos específicos (IDV x IDV-C - p= 0,001; IDV x IDCM - p=0,004). O IDCM e IDV-C foram correspondentes e intercambiáveis em sua comparação (p=0,723). Os cantores com queixa apresentaram um escore total para o IDV de 17,5. Os outros protocolos apresentaram valores mais desviados IDV-C - 24,9 e IDCM - 25,2. Não foi verificada influência do gênero e de estilo de canto na percepção da desvantagem vocal em nenhum dos protocolos. Uma fraca correlação entre a desvantagem percebida e o tempo de canto foi encontrada (-37,7 para -13,10%), sendo que quanto menor a prática no canto, maior a desvantagem referida. CONCLUSÃO: O IDCM e o IDV-C mostraram-se mais específicos e são similares na avaliação de cantores. Quanto maior o tempo de experiência do cantor, menor é sua desvantagem. O gênero e o número de estilos de canto não influenciaram a percepção da desvantagem vocal.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To map voice handicap of popular singers with a general voice and two singing voice self-assessment questionnaires. METHODS: Fifty singers, 25 male and 25 female, 23 with vocal complaint and 27 without vocal complaint answered randomly the questionnaires. For the comparison of data, the following statistical tests were performed: Mann-Whitney, Friedman, Wilcoxon, Spearman and Correlation. RESULTS: Data showed that the VHI yielded a smaller handicap when compared to the other two questionnaires (VHI x S-VHI - p=0.001; VHI x MSVH - p=0.004). The S-VHI and MSVH produced similar results (p=0.723). Singers with vocal complaint had a VHI total score of 17.5. The other two instruments showed more deviated scores (S-VHI - 24.9; MSVH - 25.2). There was no relationship between gender and singing style with the handicap perceived. A weak negative correlation between the perceived handicap and the time of singing experience was found (-37.7 to -13.10%), that is, the smaller the time of singing experience, the greater the handicap is. CONCLUSION: The questionnaires developed for the assessment of singing voice, S-VHI and MSVH, showed to be more specific and correspondent to each other for the evaluation of vocal handicap in singers. Findings showed that the more the time of singer's singing experience, the smaller the handicap is. Gender and singing styles did not influence the perception of the handicap.
  • Nasalância e nasalidade da voz traqueosofágica em laringectomizados totais Original Articles

    Iqueda, Adriana Pereira Defina; Ricz, Hilton; Takeshita, Telma Kioko; Reis, Nathália dos; Aguiar-Ricz, Lílian

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: Determinar os índices de nasalância de laringectomizados totais usuários de prótese traqueoesofágica e correlacioná-los com os achados da avaliação perceptivo-auditiva da nasalidade. MÉTODOS: Participaram do estudo 25 laringectomizados totais, com idade média de 63 anos, sendo 20 do gênero masculino e cinco do feminino. Todos eram usuários de prótese traqueoesofágica e realizaram terapia fonoaudiológica para reabilitação da comunicação traqueoesofágica. Os laringectomizados foram submetidos à avaliação da nasalância, utilizando a nasometria e avaliação perceptivo-auditiva da nasalidade, por julgamento de fonoaudiólogos treinados. RESULTADOS: Os valores encontrados da nasalância para as frases nasais (59,92%) e para as orais (18,64%) estão dentro da normalidade para falantes laríngeos do português brasileiro. Foi possível perceber, na maioria dos falantes, presença de nasalidade nas frases nasais e ausência nas orais. O valor do teste de especificidade foi de 100% para as frases nasais e de sensibilidade, 100% para as frases orais. CONCLUSÃO: O laringectomizado total usuário de prótese traqueoesofágica apresenta nasalidade vocal adequada, compatível com índices nasométricos.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVES: The objective of this study was to determine the rates of nasalance for total laryngectomized users of a tracheoesophageal voice prosthesis and correlate them with the findings of auditory-perceptual assessment of nasality. METHODS: In this study, 25 total laryngectomized users, including 20 men and five women, with a mean age of 63 years old participated. All the participants had a tracheoesophageal voice prosthesis and underwent treatment for the rehabilitation of tracheoesophageal communication. These patients were submitted to nasalance assessment using nasometry and auditory-perceptual evaluation of nasality and were rated by trained speech therapists. RESULTS: The nasalance values obtained for nasal (59.92%) and oral (18.64%) sentences were within the normal limits for laryngeal speakers of Brazilian Portuguese language. It was possible to observe the presence of nasality in nasal sentences and its absence in oral sentences among most speakers. Specificity was found to be 100% for nasal sentences and sensitivity was 100% for oral sentences. It was not possible to calculate these values for the oral sentences. CONCLUSIONS: Total laryngectomized patients with tracheoesophageal voice prostheses have adequate vocal nasality compatible with nasometry rates.
  • Sotaque e telejornalismo: evidências para a prática fonoaudiológica Original Articles

    Lopes, Leonardo Wanderley; Lima, Ivonaldo Leidson Barbosa; Silva, Eveline Gonçalves; Almeida, Larissa Nadjara Alves de; Almeida, Anna Alice Figueiredo de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Analisar as preferências e atitudes dos ouvintes quanto ao sotaque regional (SR) e suavizado (SS) no telejornalismo. MÉTODOS: Três telejornalistas gravaram frases-veículo e um texto-padrão nas situações de sotaque regional e suavizado. As gravações foram apresentadas a 105 juízes, que escutaram os pares de palavras e responderam se percebiam diferenças entre o sotaque regional e suavizado e o tipo de pronúncia que preferiam para a fala de apresentadores de telejornal. Posteriormente, escutaram as frases e julgaram sete atributos para as condições de sotaque regional e suavizado, utilizando uma escala de diferencial semântico. RESULTADOS: Os ouvintes perceberam a diferença entre a pronúncia com sotaque regional e suavizado (p<0,0001). Eles preferiram o sotaque suavizado para a fala dos apresentadores em todas as variantes estudadas (p<0,0001). Houve associação entre as variantes linguísticas e o julgamento de atitudes (p=0,002). Os ouvintes consideraram positiva a presença de sotaque suavizado na fala de apresentadores em todas as variantes estudadas (p<0,0001). CONCLUSÃO: Os ouvintes preferem e atribuem valores positivos à fala com sotaque suavizado para o telejornalista, em todas as variantes linguísticas estudadas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To analyze the preferences and attitudes of listeners in relation to regional (RA) and softened accents (SA) in television journalism. METHODS: Three television news presenters recorded carrier phrases and a standard text using RA and SA. The recordings were presented to 105 judges who listened to the word pairs and answered whether they perceived differences between the RA and SA, and the type of pronunciation that they preferred in the speech of television news presenters. Afterwards, they listened to the sentences and judged seven attributes in the contexts of RA and SA using a semantic differential scale. RESULTS: The listeners perceived the difference between the regional and softened pronunciation (p<0.0001). They preferred the SA in the presenters' speech in all variants studied (p<0.0001). There was an association between linguistic variants and the judgment of attitudes (p=0.002). The listeners regarded the presence of SA in the presenters' speech as positive in all variants studied (p<0.0001). CONCLUSION: The listeners prefer and assign positive values to the SA in the speech of television journalists in all linguistic variants studied.
  • Validação do Índice de Desvantagem Vocal: 10 (IDV-10) para o português brasileiro Original Articles

    Costa, Thiago; Oliveira, Gisele; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: Realizar a validação do Voice Handicap Index 10 para o português brasileiro e verificar suas propriedades psicométricas. MÉTODOS: Avalidação seguiu as diretrizes do Scientific Advisory Committee of the Medical Outcomes Trust. Participaram 110 indivíduos, dos quais 60 tinham queixa vocal, sendo 6 do sexo masculino e 54 do sexo feminino, com idade de 21 a 82 anos; e 50 sem queixa vocal, entre eles 6 do sexo masculino e 44 do sexo feminino, com idade entre 18 e 87 anos. Os procedimentos realizados foram autoavaliação vocal e administração do Índice de Desvantagem Vocal - 10 (IDV-10). Na autoavaliação, os indivíduos avaliaram sua qualidade vocal em uma escala de cinco pontos: excelente, muito boa, boa, razoável ou ruim. O protocolo foi aplicado 2 vezes em 30 dos 60 indivíduos com queixa vocal, para determinação da reprodutibilidade teste-reteste. Já para a verificação da sensibilidade, o protocolo foi administrado em 21 pacientes submetidos à terapia fonoaudiológica. RESULTADOS: A validade do instrumento foi determinada pela comparação do escore total com os dados de autoavaliação. Os indivíduos que classificaram sua voz como ruim tiveram escore total de 28,2 (desvio-padrão - DP=8). A consistência interna do IDV-10 foi determinada com valores de coeficiente estatisticamente elevados (p<0,001). Os resultados mostraram alto nível de reprodutibilidade (p=0,114). A sensibilidade foi demonstrada com diferença estatisticamente significante entre resultados pré e pós-tratamento (p<0,005). CONCLUSÃO: O IDV-10 é um protocolo validado para o português brasileiro, com propriedades psicométricas de validade, confiabilidade e sensibilidade comprovadas para o emprego em indivíduos com problemas de voz.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To validate the Voice Handicap Index - 10 (VHI-10) into Brazilian Portuguese and to check its psychometric measures. METHODS: The validation was performed following the guidelines suggested by the Scientific Advisory Committee of the Medical Outcomes Trust. A hundred ten individuals participated, 60 with vocal complaint, 6 males and 54 females, with age ranging from 21 to 82 years; and 50 without vocal complaint, 6 males and 44 females, age ranging from 18 to 87 years. The procedures performed were a voice self-assessment and the VHI-10. For the self-assessment, the individuals evaluated their vocal quality by means of a five-point scale: excellent, very good, good, fair and poor. The VHI-10 was administered twice to 30 of the 60 individuals with vocal complaint to determine the test-retest reproducibility. For checking the sensitivity, the VHI-10 was administered to 21 patients that underwent voice rehabilitation. RESULTS: The validity was determined by comparing the total score with the self-assessment results. Individuals that classified their voice as poor had a total score of 28.2 (standard deviation=8). Internal consistence was determined with high values of coefficient (p<0.001). Results showed a high level of reproducibility (p=0.0114). Sensitivity was demonstrated with a significant difference between pre and post-rehabilitation results (p<0.005). CONCLUSION: The VHI-10 is an instrument validated into Brazilian Portuguese, with psychometric measures of validity, reliability and sensibility proven and can be applied to individuals with voice problems.
  • Análise dos aspectos de qualidade de vida em voz em professores após alta fonoaudiológica: estudo longitudinal Original Articles

    Ferreira, Josiane Mendes; Campos, Nathália Ferreira; Bassi, Iara Barreto; Santos, Marco Aurélio Rocha; Teixeira, Letícia Caldas; Gama, Ana Cristina Côrtes

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Avaliar os efeitos em longo prazo da fonoterapia na qualidade de vida de professoras que receberam alta ou abandonaram o tratamento fonoaudiológico para disfonia. MÉTODOS: Tratou-se de um estudo longitudinal baseado na análise das avaliações realizadas com docentes da rede municipal de ensino de Belo Horizonte, encaminhados para fonoterapia, que tiveram alta ou abandonaram o tratamento fonoaudiológico há mais de seis meses. Participaram 33 professoras no grupo alta e 20 no grupo abandono que foram contatadas, por meio de ligações telefônicas, e convidadas a responder ao protocolo Perfil de participação em atividades vocais, enviado e reencaminhado às pesquisadoras por meio de carta. RESULTADOS: No momento pré-fonoterapia, os grupos alta e abandono eram homogêneos, exceto em relação ao parâmetro comunicação diária. Na comparação do grupo alta nos momentos pré e pós-fonoterapia observou-se melhora no parâmetro comunicação social e no escore total. O grupo alta apresentou piora no parâmetro autopercepção na comparação das médias nos momentos pós-fonoterapia e atual, e no grupo abandono houve piora nos parâmetros trabalho, comunicação social e no escore total na comparação das médias pré-fonoterapia e atual. Os grupos alta e abandono apresentaram diferença no momento atual em todos os parâmetro pesquisados. CONCLUSÃO: O tratamento fonoterápico para professoras disfônicas impacta positivamente na qualidade de vida relacionada à voz, logo após a alta e em um seguimento de dois anos em média. Em professores que abandonaram o tratamento, e consequentemente não obtiveram melhora do quadro vocal, o impacto na qualidade de vida e voz se torna mais negativo em um seguimento de 2 anos e 2 meses em média.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To evaluate the long-term effects of voice therapy on the life quality of teachers who were discharged or abandoned the voice therapy for dysphonia. METHODS: This was a longitudinal study based on analysis of assessments with teachers of municipal schools in Belo Horizonte, who were referred to voice therapy and were discharged or abandoned the speech-language therapy for more than six months. A total of 33 teachers in the discharged group and 20 teachers in the abandoned group were contacted by phone and invited to participate in the study by answering the Voice activity and participation profile, which was forwarded to the researchers and sent via letter. RESULTS: At the moment of the pre speech therapy, the discharged and abandoned groups were homogeneous, except in relation to daily communication parameter. Comparing the discharged group in the pre and post speech-language therapy, it was showed improvements in social communication parameter as well as in the total score. The discharged group presented worsening in self-perception parameter when comparing the average values in the post therapy and current moments, and the group abandoned presented worsening in work, social communication and total score when comparing to the average values in the pre therapy and current moments. The discharged and abandoned groups differ in the present moment in all investigated parameters. CONCLUSION: Speech-language therapy for dysphonia have long term positive effects on life quality and voice of teachers who were soon discharged from the therapy and in a period of two years on average. Teachers who have abandoned treatment and did not obtain improvement in the voice showed negative impact in life quality and voice in a time of 2 years and 2 months on average.
  • Apresentação do Programa Integral de Reabilitação Vocal para o tratamento das disfonias comportamentais Brief Communication

    Behlau, Mara; Pontes, Paulo; Vieira, Vanessa Pedrosa; Yamasaki, Rosiane; Madazio, Glaucya

    Resumo em Português:

    A reabilitação vocal é a primeira opção de tratamento nos quadros de disfonia comportamental e tem como objetivo a melhoria da produção vocal e da qualidade de vida nos aspectos relacionados à voz. Muitos esforços estão sendo feitos para que a prática clínica fonoaudiológica seja baseada em evidências, o que inclui o desenvolvimento de protocolos terapêuticos específicos como opção para o aprimoramento clínico e científico. É necessário definir o foco/objetivo, tipo de abordagens e tempo de tratamento para estabelecer critérios de intervenção nas disfonias. Este artigo registra a organização de um programa de tratamento da disfonia comportamental, que consiste em abordagens utilizadas há mais de duas décadas na clínica vocal, denominado Programa Integral de Reabilitação Vocal, e apresenta os seus conceitos, teoria e fundamentos práticos. O programa tem abordagem eclética e associa trabalhos de corpo, fonte glótica, ressonância e coordenação pneumofônica, aliados aos conhecimentos de higiene vocal e atitude comunicativa. A proposta inicial sugere intervenção mínima com seis sessões de terapia, que podem ser adaptadas ao tempo de aprendizado e desenvolvimento do paciente. A intenção é oferecer uma prática terapêutica racional e estruturada, que possa ser reproduzida em outros cenários.

    Resumo em Inglês:

    Voice rehabilitation is the main treatment option in cases of behavioral dysphonia, and it has the purpose of enhancing the quality of vocal production and voice-related life aspects. Several efforts have been made to offer a clinical practice that is based on evidence, including the development of specific therapeutic protocols as an option for clinical and scientific improvement. It is necessary to define the focus/objective of the dysphonia treatment, type of approach, and duration in order to establish the intervention criteria. This paper describes the organization of a program of behavioral dysphonia treatment, based on an approach that has been used for over twenty years, named Comprehensive Vocal Rehabilitation Program, and also to present its concepts, theory, and practical fundamentals. The program has an eclectic approach and associates body work, glottal source, resonance, and breathing coordination in addition to knowledge about vocal hygiene and communicative behavior. The initial proposal suggests a minimum time of intervention of six therapeutic sessions that can be adapted according to the patient' s learning curve and development. The goal is to offer a rational and structured therapeutic approach that can be reproduced in other scenarios.
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