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CoDAS, Volume: 25, Número: 4, Publicado: 2013
  • Editorial

  • Dores corporais em coristas eruditos Artigos Originais

    Vaiano, Thays; Guerrieri, Ana Cláudia; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Identificar e caracterizar dores corporais em coristas eruditos. MÉTODOS: Foi aplicado um questionário autoexplicativo a 50 coristas eruditos e 150 sujeitos da população geral, com questões de caracterização pessoal e sobre a presença e frequência de 13 tipos de dores corporais: cabeça, pescoço, nuca, ombros, costas, peito, mão, ouvido, língua, articulação temporomandibular, garganta e dor ao falar. RESULTADOS: Coristas eruditos relataram menos dores do que a população geral. Os tipos de dores mais relatados por coristas foram garganta, costas e ombros, respectivamente. CONCLUSÃO: A baixa ocorrência de dores corporais em coristas eruditos sugere que o uso vocal saudável, aliado ao treino da musculatura respiratória e de produção vocal, pode oferecer uma maior resistência musculoesquelética, prevenindo o aparecimento de doenças associadas a ela.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To identify and characterize the presence of body pain related to voice usage in choral singers. METHODS: A questionnaire investigating the occurrence of voice problems, vocal self-evaluation, and a report of body aches was given to 50 classical choral singers and 150 participants who were non-singers. Thirteen types of aches were investigated that were distributed into two groups: larynx proximal ache (temporomandibular joint, tongue, sore throat, neck, back of the neck, shoulder, and pain while speaking) and distal ache (headache, backache, chest, arms, hands, and ear ache). RESULTS: Classical choral singers had less presence of pain than the general population. The most related pain types reported in singers were sore throat, chest, and shoulder, respectively. CONCLUSION: Reduced vocal signs of pain in singers may suggest that singers can benefit from vocal training once they have better voice usage due to voice practice, offering a protective effect to the development of voice disorders since voice training builds up a better musculoskeletal endurance.
  • O índice de massa corporal e o volume de gordura influenciam a qualidade vocal, extensão fonatória e aerodinâmica em mulheres? Original Articles

    Barsties, Ben; Verfaillie, Rudi; Roy, Nelson; Maryn, Youri

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Analisar o impacto do peso corporal e do volume de gordura corporal sobre parâmetros selecionados de qualidade vocal, tessitura fonatória e aerodinâmica em indivíduos do sexo feminino. MÉTODOS: Com base em medidas de índice de massa corporal e volume de gordura corporal, 29 indivíduos do sexo feminino, de aparelhos fônicos normais, foram distribuídos em grupos de peso normal, abaixo da média e obesos. A qualidade vocal foi investigada por meio de classificações auditório-perceptivas de soprosidade, rugosidade e severidade de disfonia por meio de várias medidas acústicas e índice multiparamétrico. O desempenho da tessitura fonatória foi examinado por meio do uso de medidas selecionadas do perfil de extensão vocal e perfil de extensão discursiva. As medidas de aerodinâmica vocalmente relevantes incluíram capacidade vital (CV), CV esperada, coeficiente fonatório e tempo de fonação máximo (TFM). RESULTADOS: Diferenças significativas entre os três grupos foram encontradas em relação a várias medidas de intensidade, CV, TFM e shimmer. Em comparação com os outros grupos, valores significativamente maiores de níveis de intensidade máxima e mínima e nível de pressão sonora durante discurso habitual foram observados no grupo obeso (todos os valores de p<0,05); já o grupo abaixo do peso apresentou valores significativamente menores para CV e para a proporção de CV esperada em relação à CV medida (valores de p<0,01). Além disso, indivíduos abaixo do peso diferiram significativamente quando comparados a indivíduos de peso normal com TFM menor (p=0,025) e F0 menor mais elevada (p=0,035). Por fim, o grupo obeso apresentou valores de shimmer significativamente menores do que os indivíduos com peso normal (p<0,05). CONCLUSÃO: O peso corporal e o volume de gordura corporal parecem influenciar certas medidas objetivas de qualidade vocal, aerodinâmica vocal e desempenho de tessitura fonatória.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To analyze the impact of body weight and body fat volume on selected parameters of vocal quality, phonatory range, and aerodynamics in females. METHODS: Based on measurements of body mass index in combination with body fat volume, 29 normophonic female subjects were classified as normal weight, underweight, and obese. Voice quality was investigated via auditory-perceptual ratings of breathiness, roughness, and overall dysphonia severity, via various acoustic measures and a multiparametric index. Phonatory range performance was examined using selected measures of the voice range profile and speech range profile. Measures of vocally relevant aerodynamics included vital capacity (i.e., VC), expected VC, phonation quotient, and maximum phonation time (i.e., MPT). RESULTS: Significant differences between the three weight groups were found across several measures of intensity, VC, MPT, and shimmer. As compared to the other groups, significantly higher values of maximum and minimum intensity levels, as well as sound pressure level during habitual running speech were observed for the obese group (all p-values<0.05); whereas, the underweight group had significantly lower values for VC and ratio of expected to measured VC (p-values<0.01). Furthermore, underweight subjects differed significantly as compared to normal weight subjects with lower MPT (p=0.025) and higher lowest-F0 (p=0.035). Finally the obese group showed significantly lower shimmer values than the normal weight subjects (p<0.05). CONCLUSION: Body weight and body fat volume appear to influence select objective measures of voice quality, vocal aerodynamics, and phonatory range performance.
  • Comunicação em adultos surdocegos com síndrome de Usher: estudo observacional retrospectivo Artigos Originais

    Figueiredo, Marília Zannon de Andrade; Chiari, Brasilia Maria; Goulart, Bárbara Niegia Garcia de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Conhecer as características e desafios enfrentados por surdocegos para comunicar-se e locomover-se; avaliar as repercussões da surdocegueira na vida dos sujeitos, especialmente em relação à comunicação e locomoção. MÉTODOS: Relato de série de casos realizado a partir de entrevistas semiestruturadas com questões relativas à funcionalidade da comunicação, com indivíduos com diagnóstico clínico de síndrome de Usher que frequentaram um ambulatório especializado em um serviço universitário, durante o ano de 2007. A amostra foi composta por 11 sujeitos surdocegos portadores da síndrome de Usher, com idades entre 20 e 57 anos (média de 43 anos e DP=12,27), dos quais 7 (63,6%) eram do gênero feminino. As respostas foram analisadas qualiquantitativamente pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). RESULTADOS: Todos os entrevistados referiram que os sintomas visuais e auditivos tiveram início na infância. Dos 11 entrevistados, 6 sentiram que a doença afetou negativamente suas atividades cotidianas, 6 sentiram dificuldade no trabalho, 2 no lazer. Quatro relataram que houve mudança no relacionamento familiar e 5 relataram que não houve mudança na interação com a família e com os amigos. Na análise do discurso, quase 30% dos entrevistados relataram utilizar-se de formas alternativas de comunicação; 40% afirmaram deslocar-se sozinho se o trajeto for previamente conhecido. CONCLUSÃO: Os indivíduos com síndrome de Usher enfrentam situações desafiadoras nas atividades cotidianas, nos relacionamentos pessoais, no trabalho e no lazer. Formas alternativas de comunicação são muito utilizadas quando a comunicação oral não é possível. A maioria dos entrevistados referiu independência de locomoção, ou procurava alcançá-la.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To characterize the communication and the main mechanisms that facilitate interpersonal relationships of deafblind, especially in relation to communication and locomotion and the impact of these aspects on deafblindness. METHODS: Report of a series of cases conducted from semi-structured interviews with questions relating to the functionality of communication, with Usher syndrome patients attended in a specialized clinic in a university service, in the year 2007. The sample consisted of 11 deafblind subjects, with Usher syndrome, aged between 20 and 57 years (mean age 43 years and SD=12.27), of which 7 (63.6%) were female. The responses were analyzed by qualitative-quantitative technique of the Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). RESULTS: All participants reported that visual and auditory symptoms began in childhood. Of the 11 interviewed, 6 reported that the disease has negatively affected their daily activities, 6 experienced difficulty at work, and 2 at leisure. Four reported that there was a change in family relationships, and 5 reported no change in the interaction with family and friends. In discourse analysis, almost 30% of respondents reported to use alternative forms of communication, 40% said move alone if the way is known before. Only 1 of 11 participants said they did not ask for help when needed. CONCLUSION: Individuals diagnosed with Usher syndrome face challenging situations in daily activities, personal relationships, at work and at play. Alternative forms of communication are often used when verbal communication is not possible. The majority of respondents have independence of locomotion, or seeking ways to achieve it.
  • Complexidade da história e pausas silentes em crianças com e sem distúrbio específico de linguagem Artigos Originais

    Befi-Lopes, Debora Maria; Bacchin, Letícia Bondezan; Pedott, Paula Renata; Cáceres-Assenço, Ana Manhani

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Verificar o tempo médio das pausas silentes em narrativas e a influência da complexidade da história na produção destas pausas nas narrativas de crianças em desenvolvimento típico de linguagem e em crianças com DEL; além de comparar estes aspectos nos dois grupos. MÉTODOS: Participaram do estudo 60 crianças, entre sete e dez anos, sendo 40 em desenvolvimento típico de linguagem e 20 com DEL. Para a coleta de dados foi utilizada uma série de 15 histórias, representadas por figuras, compostas por quatro cenas cada. As histórias apresentam complexidade crescente a partir das relações entre os personagens, desde ausência de intencionalidade (sequências mecânicas e comportamentais) até relações entre os personagens com atribuição de estados mentais (sequências intencionais), possibilitando o registro do tempo médio das pausas silentes produzidas nas narrativas. RESULTADOS: A complexidade da história influiu no tempo médio de pausas silentes nas narrativas das crianças em desenvolvimento típico de linguagem, porém, para as crianças com DEL não foi observado tal padrão. A comparação entre os grupos indica diferença significativa em todos os tipos de narrativas, com maior média no grupo com DEL. CONCLUSÃO: As crianças com DEL, devido ao seu comprometimento linguístico, apresentaram pausas silentes mais longas em suas narrativas. A complexidade da história influenciou o tempo médio da pausa silente durante a produção das narrativas das crianças em desenvolvimento típico de linguagem, porém esta influência não ocorreu nas narrativas das crianças com DEL.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To verify the average time of silent pauses in narratives and the influence of story's complexity in the occurrence of these pauses in narratives of children with typical language development and children with specific language impairment (SLI), and further to compare these aspects between groups. METHODS: Sixty children aged between seven to ten years took part in this research, being 40 typical language developing children and 20 with SLI. To collect data, each child produced 15 narratives, each one based on a four-scene-sequence. These narratives show increasing complexity of the relations between the characters, since absence of intentionality (mechanical and behavioral sequences) to relations between characters with mental states attribution (intentional sequences), which allowed the survey of the average time of silent pauses in the narratives produced. RESULTS: Story's complexity has influenced the average time of silent pauses in narratives of children with typical language development, however, for children with SLI this pattern was not observed. The comparison between groups indicates a significant difference in all types of narratives, with the highest average in the group with SLI. CONCLUSION: Due to their linguistic impairment, children with SLI had longer silent pauses in their narratives. Story's complexity has influenced the average time of silent pauses in narratives of children with typical language development, but this difference hasn't occurred in SLI children's narratives.
  • Caracterização do desempenho de escolares com e sem dificuldades de leitura em tarefas de decodificação leitora Artigos Originais

    Nepomuceno, Pablo Felicio; Avila, Clara Regina Brandão de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Caracterizar o desempenho de escolares com e sem dificuldade de leitura em tarefas de decodificação leitora para investigar parâmetros que possam auxiliar a avaliação da leitura. MÉTODO: Participaram 48 estudantes com idade entre 07 e 10 anos, matriculados do segundo ao quarto ano do Ensino Fundamental. A partir da indicação dos professores, os escolares foram agrupados em: grupo sem dificuldade de leitura (GSD) e grupo com dificuldade de leitura (GCD). Trinta e seis itens linguísticos foram selecionados (palavras e pseudopalavras) e apresentados inteiros, ou segmentados em sílabas e letras, para avaliar a leitura dos escolares. Os acertos foram computados. Os grupos foram comparados pelos testes de Mann-Whitney e Friedman. Sensibilidade e Especificidade foram calculadas. RESULTADOS: O desempenho do GSD foi superior ao do GCD em todas as tarefas de reconhecimento dos itens, exceto no reconhecimento de pseudopalavras inteiras. O desempenho do GSD em todas as tarefas de reconhecimento foi uniforme. O GCD acertou menos no reconhecimento de pseudopalavras principalmente quando apresentadas de forma segmentada. Grande parte dos escolares que decodificaram e leram corretamente até 32 itens era do GSD, enquanto a maioria dos que não alcançaram esse resultado era do GCD. Esse valor (32,5) foi considerado o melhor ponto de corte para definir o desempenho dos escolares nas tarefas de decodificação. CONCLUSÃO: O desempenho do GSD foi uniforme e superior ao do GCD, em tarefas de decodificação leitora. O GCD apresentou pior desempenho na leitura dos itens segmentados, principalmente das pseudopalavras.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To characterize the performance of students with and without reading difficulties in reading decoding tasks to investigate parameters that can facilitate reading assessment. METHODS: Forty-eight school children, from 7 to 10 years old, who attended 2nd to 4th of Elementary Schoolgrades were studied. Based on their teacher's information, the children were divided into two groups: without reading difficulty (WRDG) and with reading difficulty (RDG). Thirty-six linguistic items were selected (words and pseudowords) and presented whole or segmented (letters and syllables) to assess the children's reading. The data were compared and statistically analyzed by Mann-Whitney and Friedman Tests. The hits, as well as sensitivity and specificity, were calculated. RESULTS: WRDG had a better performance than RDG in all the tasks except whole pseudowords recognition. WRDG performed similarly in all the tasks. The RDG had more difficulty in reading pseudowords, particularly when presented syllable-by-syllable and letter-by-letter. Thirty-two point five proved to be a sensitive turning point: most of the children who decoded and read at least 32 items had been considered adequate by their teachers whereas most of those who did not had been classified by their teachers as having academic difficulty. CONCLUSION: The WRDG performance in decoding reading was homogeneous and better than that of the RDG. The RDG performed worse on reading segmented items, particulary on pseudowords.
  • Percepção viso-motora de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade Artigos Originais

    Germano, Giseli Donadon; Pinheiro, Fábio Henrique; Okuda, Paola Matiko Martins; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Caracterizar e comparar as habilidades de percepção viso-motoras de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) com escolares com bom desempenho acadêmico. MÉTODOS: Participaram deste estudo 40 escolares na faixa etária de 7 anos a 10 anos e 8 meses, do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas, divididos em GI (20 escolares com diagnóstico interdisciplinar de TDAH) do gênero masculino (100%) e GII (20 escolares com bom desempenho escolar), pareados com o GI em idade, escolaridade e gênero. Os escolares foram submetidos ao Teste Evolutivo de Percepção Visual (DTVP-2). RESULTADOS: Os escolares de GI apresentaram desempenho inferior na função de posição no espaço e closura visual (motricidade reduzida) e equivalente de idade inferior para percepção de motricidade reduzida em relação ao GII. CONCLUSÃO: As dificuldades em percepção viso-motora apresentadas pelos escolares de GI podem ser atribuídas não a um déficit primário, mas a um fenômeno secundário à desatenção que interfere de forma direta em seu desempenho de percepção viso-motora.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: The aim of this study was to characterize and to compare the visual-motor perception of students with Attention Deficit with Hyperactivity Disorder (ADHD) with students with good academic performance. METHODS: Forty students from 2nd to 5th grades of an elementary public school, male gender (100%), aged between 7 and 10 years and 8 months old participated, divided into: GI (20 students with ADHD) and GII (20 students with good academic performance), paired according to age, schooling and gender with GI. The students were submitted to Developmental Test of Visual Perception (DTVP-2). RESULTS: The students of GI presented low performance in spatial position and visual closure (reduced motor) and inferior age equivalent in reduced motor perception, when compared to GII. CONCLUSION: The difficulties in visual-motor perception presented by students of GI cannot be attributed to a primary deficit, but to a secondary phenomenon of inattention that interferes directly in their visual-motor performance.
  • Avaliação do desempenho de leitura em estudantes do 3º ao 7º anos, com diferentes tipos de texto Artigos Originais

    Dellisa, Paula Roberta Rocha; Navas, Ana Luiza Gomes Pinto

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Este estudo pretendeu descrever o perfil do desempenho em leitura oral de escolares do terceiro ao sétimo anos do Ensino Fundamental, com diferentes tipos de textos. MÉTODOS: Participaram do estudo 55 alunos entre sete e 14 anos. Para a análise de leitura, quatro textos foram elaborados previamente pela pesquisadora - um composto de palavras curtas, outro de palavras longas, um sintaticamente simples e um sintaticamente complexo. Os textos foram lidos pelos participantes oralmente e, após uma avaliação dos resultados, os dados foram computados e a análise estatística cabível foi aplicada. RESULTADOS: Houve gradual diminuição de tempo na leitura dos textos por ano escolar, além do aumento dos tempos de leitura no texto contendo palavras longas em relação ao de palavras curtas e no texto sintaticamente complexo em relação ao simples, em todos os anos. Observou-se aumento da taxa de leitura com a evolução da escolaridade, assim como uma taxa de leitura sempre maior no texto constituído de palavras curtas em relação ao de palavras longas e no texto sintaticamente simples em relação ao complexo. Houve, no geral, um aumento do número de palavras lidas corretamente com o aumento da escolaridade. Quanto à compreensão, foi encontrado um nível bastante semelhante de resultados, com um desempenho geral acima de 60% para as respostas às questões. CONCLUSÃO: Para construir instrumentos de avaliação, é essencial cuidar da seleção dos textos para a leitura, em relação tanto aos parâmetros psicolinguísticos, como à demanda cognitiva.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: This study aimed to develop a reading profile of children from the third to seventh grade levels of elementary school. METHODS: Fifty five children, between seven and 14 years of age, participated in the study. Four texts were previously developed by the researcher for reading evaluation - one composed of short words, another with long words, a third syntactically simple, and a syntactically complex text, which were read orally by the participants. After an evaluation of the results, the data were computed and the appropriate statistical analysis was applied. RESULTS: There was a gradual decrease in the mean time necessary for reading according to the participant's school grade level and a longer time for reading text containing long words in relation to texts containing short words. The same occurred for the reading of the syntactically complex text compared to the simple one, in all grade levels. It could be observed the higher rate of reading with the evolution of the grade levels, for each text, as well as a higher rate of reading for the text composed of short words in relation to the one with long words and for the syntactically simple text compared to the complex one. There was, in general, an increase in the percentage of words read correctly according to schooling. As for comprehension, very similar results were found, indicating good overall index of comprehension. CONCLUSION: It is important to develop reading instruments in relation to psycholinguistic parameters and cognitive demands, to better estimate the success in reading.
  • Avaliação audiológica na ataxia espinocerebelar Artigos Originais

    Zeigelboim, Bianca Simone; Teive, Hélio Afonso Ghizoni; Santos, Rosane Sampaio; Arruda, Walter Oleschko; Jurkiewicz, Ari Leon; Mengelberg, Heidi; França, Denise; Marques, Jair Mendes

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Descrever os resultados das avaliações audiológica e eletrofisiológica da audição em pacientes portadores de ataxia espinocerebelar (AEC). MÉTODOS: Foi realizado um estudo retrospectivo de corte transversal no qual se avaliou 43 pacientes portadores de AEC submetidos aos seguintes procedimentos: anamnese e avaliações otorrinolaringológica, audiológica, imitanciométrica e do potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE). RESULTADOS: Os pacientes apresentaram prevalência do desequilíbrio à marcha (83,7%), dificuldade para falar (48,8%), tontura (41,8%) e disfagia (39,5%). A perda auditiva foi referida em 27,9% dos casos; no exame audiométrico, 14 pacientes (32,5%) apresentaram alterações; na AEC 3, 33,3%; na AEC 2, 12,5%; na AEC 4, 100,0%; na AEC 6, 100,0%; na AEC 7, 100,0%; na AEC 10, 50,0%; e na AEC indeterminada, 21,4%. No PEATE, 20 pacientes (46,5%) apresentaram alterações, sendo 58,3% na AEC 3, 62,5% na AEC 2, 100,0% na AEC 6, 100,0% na AEC 7, 66,7% na AEC 10 e 14,2% na AEC indeterminada. No exame imitanciométrico, 19 pacientes (44,1%) apresentaram alterações, sendo 50,0% na AEC 3, 50,0% na AEC 2, 100,0% na AEC 4, 100,0% na AEC 6, 100,0% na AEC 7, 33,3% na AEC 10 e 28,5% na AEC indeterminada. CONCLUSÃO: As alterações mais evidenciadas na avaliação audiológica foram o predomínio da configuração audiométrica descendente a partir da frequência de 4 kHz bilateralmente e a ausência do reflexo acústico nas frequências de 3 e 4 kHz bilateralmente. Na avaliação eletrofisiológica, 50% dos pacientes apresentaram alterações com prevalência do aumento das latências das ondas I, III e V e do intervalo nos interpicos I-III, I-V e III-V.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To describe the audiological and electrophysiological results in patients with spinocerebellar ataxia (SCA). METHODS: Retrospective and cross-sectional studies were performed. Forty-three patients were assessed using the following procedures: anamnesis and otolaryngologic exam, pure tone audiometry, acoustic immittance measures and brainstem auditory evoked potential (BAEP). RESULTS: Patients showed gait abnormality (83.7%), speech disorder (48.8%), dizziness (41.8%) and dysphagia (39.5%). Hearing loss was referred in 27.9% of the cases; in the audiometric exams, 14 patients (32.5%) presented disorders; in SCA 3, 33.3%; in SCA 2, 12.5%; in SCA 4, 100.0%; in SCA 6, 100.0%; in SCA 7, 100.0%; in SCA 10, 50.0%; and in undetermined SCA, 21.4%. In BAEP, 20 patients (46.5%) were abnormal, being 58.3% in SCA 3, 62.5% in SCA 2, 100.0% in SCA 6, 100.0% in SCA 7, 66.7% in SCA 10 and 14.2% in undetermined SCA. While in acoustic immittance, 19 patients (44.1%) presented disorders, being 50.0% in SCA 3, 50.0% in SCA 2, 100.0% in SCA 4, 100.0% in SCA 6, 100.0% in SCA 7, 33.3% in SCA 10 and 28.5% in undetermined SCA. CONCLUSION: The most evident abnormalities in the audiological evaluation were the predominance of the down-sloping audiometric configuration beginning at 4 kHz bilaterally and the bilateral absence of acoustic reflex at the frequencies of 3 and 4 kHz. In the electrophysiological evaluation, 50% of the patients showed abnormalities with prevalence of an increase of the latency of waves I, II and V and of the interval in the interpeaks I-III, I-V and III-V.
  • Gerenciamento da disfagia na doença de Parkinson e na esclerose lateral amiotrófica Original Articles

    Luchesi, Karen Fontes; Kitamura, Satoshi; Mourão, Lucia Figueiredo

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Descrever o gerenciamento da disfagia na doença de Parkinson (DP) e na Esclerose Amiotrófica Lateral (ELA) e verificar se as características fisipatológicas das doenças determinam a escolha das abordagens terapêuticas para disfagia, além de investigar se a duração da doença modifica estas abordagens. MÉTODOS: Trata-se de um estudo longitudinal com 24 pacientes diagnosticados com DP e 27 pacientes com ELA. Os pacientes foram acompanhados em um ambulatório de disfagia entre os anos de 2006 e 2011. Todos foram submetidos à avaliação clínica e nasofibroscópica de deglutição, classificação pela Functional Oral Intake Scale e intervenção terapêutica a cada três meses. O programa de gerenciamento da disfagia baseou-se na orientação sobre a adequada consistência e volume para alimentação, além de manobras ou exercícios necessários para melhorar a funcionalidade da deglutição. Foi utilizada uma análise exploratória dos dados para investigar a associação entre os grupos de doença (DP ou ELA) e aspectos clínicos, além de verificar associação entre os grupos de doenças e a indicação das manobras e exercícios em um seguimento longitudinal. RESULTADOS: As manobras e estratégias mais indicadas para DP foram: modificações quanto às características do bolo alimentar (83,3%), modificações na consistência do bolo alimentar (79,2%) e deglutições múltiplas (79%). Para ELA, as mais indicadas foram modificações na consitência (92%) e nas características do bolo alimentar (74,1%). Em comparação com a ELA, para DP foram mais indicados exercícios para força e controle de língua (p=0,01 e 0,05) e exercícios vocais (p<0,001). CONCLUSÃO: As manobras compensatórias e sensoriais são as mais indicadas em ambas as doenças. As características fisiopatológicas das doenças determinaram a escolha das abordagens terapêuticas. O tempo de doença dos pacientes não inteferiu diretamente nas abordagens terapêuticas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To describe swallowing management in patients with amyotrophic lateral sclerosis (ALS) and Parkinson' disease (PD), to investigate whether physiopathology determines the choice of therapeutic approaches, and to investigate whether the disease duration modifies the therapeutic approaches. METHODS: This is a long-term study comprising 24 patients with idiopathic PD and 27 patients with ALS. The patients were followed-up in a dysphagia outpatient clinic between 2006 and 2011. The patients underwent clinic evaluation and Fiberoptic Endoscopic Evaluation of Swallowing, Functional Oral Intake Scale, and therapeutic intervention every 3 months. The swallowing management was based on orientation about the adequate food consistency and volume, besides the necessary maneuvers or exercises to improve swallowing functionality. An exploratory analysis of data was used to investigate associations between the groups of disease (PD or ALS) and clinic aspects and to know about the association between the groups of diseases and the application of maneuver or exercises over the follow-up. RESULTS: The most frequent recommended maneuvers in PD were bolus effect (83.3%), bolus consistency (79.2%), and swallowing frequency (79%). To patients with ALS, the bolus consistency (92%) and the bolus effect (74.1%) were more recommended. Strengthening-tongue (p=0.01), tongue control (p=0.05), and vocal exercises (p<0.001) were significantly more recommended in PD than in ALS. CONCLUSION: Compensatory and sensorial maneuvers are more recommended to rehabilitee program in both diseases. The physiopathology of the diseases determined the choice of therapeutic approaches. The disease duration of the patients did not interfere directly in the therapeutic approaches.
  • Analgesia em recém-nascidos: um estudo caso-controle da eficácia dos estímulos de sucção nutritiva e não nutritiva Original Articles

    Lima, Ana Henriques; Hermont, Ana Paula; Friche, Amélia Augusta de Lima

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Verificar a eficácia dos estímulos de sucção nutritiva e não nutritiva na resposta do recém-nascido à dor durante a punção venosa. MÉTODOS: A amostra principal foi composta por 64 recém-nascidos que foram divididos aleatoriamente em três grupos. O primeiro grupo (n=20) recebeu estímulo de sucção nutritiva, o qual foi realizado através da amamentação materna. O segundo grupo (n=21) recebeu estímulo de sucção não nutritiva, o qual foi realizado através da introdução do dedo mínimo do pesquisador na cavidade oral do recém-nascido. O terceiro grupo ou grupo de controle (n=23) não recebeu qualquer estímulo de analgesia. Os recém-nascidos foram avaliados utilizando a Escala de Dor do Recém-nascido e as respostas aos estímulos dolorosos foram comparadas. RESULTADOS: Ambos os estímulos de sucção proporcionaram efeito analgésico, resultando em respostas a dor menores se comparados ao controle (p<0.05). Não houve diferença entre a analgesia produzida pelos dois estímulos de sucção (p>0.05). CONCLUSÃO: Tanto o estímulo de sucção nutritiva quanto a sucção não nutritiva provaram ser métodos eficazes no alívio da dor em recém-nascidos.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To verify the nutritive and non-nutritive stimuli efficacy in the newborn's response to pain during venipuncture. METHODS: The main sample was composed of 64 newborns that were randomly divided into three groups. The first group (n=20) received nutritive sucking stimulus that was performed through maternal breastfeeding. The second group (n=21) received non-nutritive sucking stimulus that was performed through the introduction of the researcher little finger in the newborn's oral cavity. The third group or control group (n=23) did not receive any analgesia stimulus. The newborns were evaluated using the Neonatal Infant Pain Scale, and the responses to painful stimuli were compared. RESULTS: The nutritive as well as non-nutritive suction methods provided a comforting effect, resulting in lower pain response scores (p<0.05). There was no difference between the analgesia provided by both methods (p>0.05). CONCLUSION: The nutritive and the non-nutritive sucking stimuli proved to be efficacious tools in relieving pain among newborns.
  • Tradução e adaptação transcultural do Northwestern Dysphagia Patient Check Sheet para o português brasileiro Artigos Originais

    Magalhães Junior, Hipólito Virgílio; Pernambuco, Leandro de Araújo; Souza, Lourdes Bernadete Rocha de; Ferreira, Maria Angela Fernandes; Lima, Kenio Costa de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Apresentar a tradução e adaptação transcultural do protocolo Northwestern Dysphagia Patient Check Sheet (NDPCS) para o português brasileiro. MÉTODOS: A etapa de tradução foi realizada por dois fonoaudiólogos bilíngues, seguida da retrotradução por uma nativa bilíngue da língua materna e, posteriormente, pela comparação das três versões por um comitê formado por três fonoaudiólogos. A versão final do NDPCS foi inicialmente aplicada em 35 voluntários na faixa etária entre 62 e 92 anos (74,77±7,08), sem diagnóstico clínico de demência ou queixa de disfagia. Após os ajustes, foi aplicado em outros 27 voluntários na faixa etária entre 60 e 87 anos (76,56±7,07) com o mesmo perfil da etapa anterior. RESULTADOS: Houve discordância de equivalência semântica em relação a um item, modificado na versão traduzida. As tarefas solicitadas para observação durante a deglutição foram adaptadas em relação ao alimento oferecido na textura sólida e aos volumes utilizados nas consistências pastosa e líquida. O instrumento manteve a mesma estrutura da versão original, com cinco categorias incluindo 28 itens, três variáveis resumidas e quatro desfechos. CONCLUSÃO: O protocolo NDPCS, traduzido e adaptado para o português brasileiro, manteve a equivalência entre o instrumento original e o traduzido. O processo de validação das propriedades psicométricas do instrumento está em andamento.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To present the translation and cross-cultural adaptation of the Brazilian version of the Northwestern Dysphagia Patient Check Sheet (NDPCS). METHODS: The translation to Portuguese was performed by two Brazilian bilingual speech language pathologists, followed by a back translation conducted by a bilingual native speaker of the original language. Afterwards, the three versions were compared by a committee of three speech language pathologists. Initially, the final translated version of the NDPCS was applied with 35 volunteers aged between 62 and 92 years old (74.77±7.08), who had no dementia or complaints of swallowing disorder. After some adjustments, the instrument was applied with other 27 volunteers aged between 60 and 87 years old (76.56±7.07) with the same profile. RESULTS: There was divergence in semantic equivalence in relation to one item, which was modified in the translated version. The tasks requested for observation during deglutition were adapted in relation to the solid food and the volumes used in pudding and liquid consistencies. The instrument maintained the same structure as the original version, with five categories and into 28 items, three brief variables, and four closures. CONCLUSION: The equivalence between the original and the translated version of the NDPCS was preserved after its translation and adaptation to Brazilian Portuguese. The validation process of the psychometric properties of the instrument is in progress.
  • Mastigação e deglutição em mulheres jovens com desordem temporomandibular Artigos Originais

    Weber, Priscila; Corrêa, Eliane Castilhos Rodrigues; Bolzan, Geovana de Paula; Ferreira, Fabiana dos Santos; Soares, Juliana Corrêa; Silva, Ana Maria Toniolo da

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Avaliar a mastigação e a deglutição em mulheres com e sem desordem temporomandibular (DTM) e investigar a posição da mandíbula e do osso hioide, por serem estruturas importantes para a realização destas funções. MÉTODOS: Setenta mulheres foram avaliadas quanto à presença de DTM segundo o instrumento Critérios de Diagnóstico para Pesquisa de Desordem Temporomandibular, sendo que 34 delas, com DTM, constituíram o grupo de estudo (GE) e 36 participaram do grupo controle (GC). A avaliação da mastigação e deglutição foi baseada no Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores (AMIOFE). As variáveis referentes à posição da mandíbula e osso hioide aferidas pela análise cefalométrica. RESULTADOS: Os indivíduos com DTM apresentaram diferença significativa quanto à postura de língua (p=0,03) e lábios (p=0,04) durante a função de deglutição, bem como a adoção mais frequente de um padrão mastigatório unilateral crônico (p=0,03). Além disso, apresentaram posição mais baixa do osso hioide em relação à mandíbula (p=0,00). CONCLUSÃO: A presença de DTM promoveu maior frequência de alterações miofuncionais orofaciais durante as funções de mastigação e deglutição. A maior distância entre o osso hioide e a mandíbula, bem como a presença da sintomatologia álgica, podem justificar, em parte, os comportamentos atípicos da língua e dos lábios observados no grupo com DTM. A repercussão da DTM sobre as funções alimentares em uma faixa etária jovem explica a importância do diagnóstico e da intervenção terapêutica precoce nestes indivíduos.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To evaluate chewing and swallowing functions in women with and without temporomandibular disorder (TMD) and investigate the position of the mandible and the hyoid bone as they are important structures in the development of these functions. METHODS: Seventy women were evaluated in relation to TMD diagnosis according to the Research Diagnostic Criteria, among them, 34 composed the study group (SG) with TMD and 36 took part in the control group (CG). Evaluation of the masticatory and swallowing functions was performed according to the Protocol of Orofacial Myofunctional Evaluation with Scores. Mandibular and hyoid bone position variables were measured by cephalometric analysis. RESULTS: TMD subjects showed a significant difference on tongue (p=0.03) and lip (p=0.04) posture during swallowing function, and a more frequent adoption of a chronic unilateral chewing pattern as well (p=0.03). Moreover, they presented a lower position of the hyoid bone in relation to the mandible (p=0,00). Conclusion: TMD presence resulted on a higher frequency of myofunctional alterations during masticatory and swallowing functions. A greater distance from hyoid bone to the mandible in addition with the presence of painful symptom can justify, partly, the atypical behaviors of the tongue and lips observed on TMD group. The TMD repercussion on alimentaires functions in a young age group justifies the importance of an earlier diagnosis and therapeutic intervention in these individuals.
  • A prática do fonoaudiólogo nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família em municípios paraibanos Artigos Originais

    Costa, Lívia Sales da; Alcântara, Lília de Medeiros; Alves, Rayanne Santos; Lopes, Ana Maria Cavalcante; Silva, Antonia Oliveira; Sá, Lenilde Duarte de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Analisar o discurso do fonoaudiólogo sobre a prática desenvolvida nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), secundada pelos conceitos de núcleo e campo em Saúde Coletiva. MÉTODOS: A investigação do tipo qualitativa foi realizada entre abril e junho de 2011 com 12 fonoaudiólogos atuantes nos NASF em municípios paraibanos. O material empírico foi produzido por meio de entrevista semidirigida e verificado mediante a análise de discurso de tendência francesa. RESULTADOS: Na atuação dos fonoaudiólogos prevalece o aspecto curativo, representado por ações individuais de reabilitação. As atividades de promoção da saúde estão centradas na educação voltada a mudanças de comportamentos individuais e de grupos específicos, representadas pela realização de palestras e grupos. Constataram-se dificuldades em desenvolver o trabalho em equipe e a interação entre os profissionais da Estratégia Saúde da Família e dos Núcleos de Apoio, dificuldades estas que contrariam as diretrizes do Ministério da Saúde no que se refere à organização dos processos de trabalho. Os sujeitos referem incompreensão sobre o seu trabalho por parte dos gestores e silenciam-se sobre ações intersetoriais e de empoderamento da população. CONCLUSÃO: O trabalho do fonoaudiólogo no NASF, em municípios paraibanos, se revela numa perspectiva nuclear e, para ser efetivo na perspectiva da Saúde Coletiva, se faz necessária a superação de barreiras para que possa ser caracterizado pela interseção entre núcleo e campo.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To analyze the discourse of speech language pathologists regarding the practice developed at Family Health Support Centers (FHSC) based on the concepts of center and field in Collective Health. METHODS: A qualitative investigation was conducted between April 2011 and June 2011 with 12 speech language pathologists working at the FHSCs of different municipalities of Paraíba. The empirical material was obtained by means of semi-directed interviews and analyzed through the French Discourse Analysis. RESULTS: Regarding the work of speech language pathologists, the curative perspective prevails, exercised through individual rehabilitation initiatives. Health promotion activities are focused on education and aimed at changing the behavior of individuals and specific groups through lectures and group formation. We verified difficulties to develop teamwork and problems of interaction among the professionals at the various FHSCs. These difficulties disregard the guidelines of the Ministry of Health in relation to the organization of work processes. The participants charged the managers with lack of knowledge about their jobs and remained silent about intersectoral actions and the empowerment of the population, which are consistent with the modern concept of health promotion. CONCLUSION: The work of speech language pathologists at FHSCs in the municipalities of Paraíba has been revealed from a nuclear perspective. In order for it to be effective from the perspective of Collective Health, the barriers that prevent the intersection between center and field must be analyzed.
  • Estudo longitudinal da terapia de linguagem de 142 crianças e adolescentes com distúrbios do espectro do autismo Comunicação Breve

    Amato, Cibelle Albuquerque de la Higuera; Santos, Thaís Helena Ferreira; Barbosa, Milene Rossi Pereira; Fernandes, Fernanda Dreux Miranda

    Resumo em Português:

    Os últimos 25 anos proporcionaram mudanças significativas na atuação fonoaudiológica dirigida aos Distúrbios do Espectro do Autismo em todo o mundo. Elas envolvem os critérios diagnósticos, a metodologia de pesquisas e a sistematização de dados de processos diagnósticos e de intervenção. Nesse contexto, os primeiros resultados do uso de um sistema de registros utilizado num serviço especializado reforçam a importância da inclusão das informações referentes a cada processo de intervenção em sistemas confiáveis e acessíveis, garantindo a associação de informações, e evidenciam as possibilidades de estudos com grandes populações, o que não é comum na literatura da área.

    Resumo em Inglês:

    The last 25 years produced important changes in the Speech Language intervention for children with Autism Spectrum Disorders in the whole world. They refer to diagnostic criteria, research methods and systematization of data about diagnostic and intervention processes. In this context, the first results about the use of a recording system used on a specialized service highlights the importance of including information about each intervention process on reliable and accessible systems. This procedure allows the association among several types of data and studies with large populations, something that is not usual in the field.
  • Habilidades de leitura em crianças com diagnóstico de hiperlexia: relato de caso Relato De Caso

    Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin; Gejão, Mariana Germano; Prado, Lívia Maria do; Ferreira, Amanda Tragueta

    Resumo em Português:

    Hiperlexia caracteriza-se pela aquisição espontânea e precoce da habilidade de leitura, manifestada antes dos cinco anos, na ausência de instrução formal. Déficit da linguagem expressiva e receptiva, excelente memória, atraso nas habilidades linguísticas, ecolalia, perseverações e dificuldade para compreensão do contexto verbal são sintomas comuns em indivíduos hiperléxicos com transtorno global do desenvolvimento, incluindo a Síndrome de Asperger. O objetivo deste estudo foi descrever as habilidades de leitura de indivíduos que apresentam hiperlexia. Participaram seis meninos, com histórico de hiperlexia percebida pelos familiares antes dos 36 meses de vida, de idade cronológica variando de quatro anos e quatro meses a cinco anos e dois meses. Foram aplicados os seguintes procedimentos de avaliação: entrevista com os responsáveis, observação do comportamento comunicativo, Teste de Vocabulário por Imagens Peabody (TVIP), reconhecimento de letras do alfabeto e números, Teste de Desempenho Escolar, leitura de texto e compreensão de leitura. Os participantes apresentaram desempenhos diferentes no TVIP, demonstraram reconhecimento de letras e números e de palavras isoladas. Entretanto, foram verificadas diferenças no desempenho deles. Houve dificuldade em responder ao subteste de escrita; a maioria não compreendeu o texto lido e todos demonstraram reconhecer letras e números, sendo alguns deles com habilidade de leitura de palavras e texto. Porém, apresentaram alterações em outras áreas do desenvolvimento da linguagem, como vocabulário receptivo, comportamento comunicativo e compreensão do material lido, somados aos comportamentos alterados de adaptação social, interativos e restritivos.

    Resumo em Inglês:

    Hyperlexia is characterized by spontaneous and early acquisition of reading skills, manifested before the age of five, without any formal education. Expressive and receptive language deficit, excellent memory, delayed language skills, echolalia, perseverations, and difficulty to understand verbal contexts, are common symptoms in individuals with hyperlexia and global developmental disorders, including Asperger's syndrome. The aim of this study was to describe the reading skills of individuals with hyperlexia. The participants were six boys with a history of hyperlexia, perceived by relatives before 36 months of life, chronologically aged between four years and four months to five years and two months. The following evaluation procedures were applied: interview with the parents or responsible guardians, communicative behavior observation, Peabody Picture Vocabulary Test (PPVT), recognition of alphabet letters and numbers, School Performance Test, text reading, and reading comprehension. The participants showed different performances in the PPVT, and recognized letters, numbers and isolated words. There was difficulty in answering the writing subtest; the majority did not understand the text that they read and all of them demonstrated recognition of letters and numbers. Some participants were able to read words and texts. However, all participants presented alterations in other areas of language development, such as receptive vocabulary, communicative behavior and understanding of the material read, in addition to altered behaviors of social adaptation, both interactive and restrictive.
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