Acessibilidade / Reportar erro

USO DE TRAÇÃO COM HALO CRANIANO VERSUS DISTRAÇÃO INTERNA TEMPORÁRIA EM CIRURGIAS ESCALONADAS EM ESCOLIOSE GRAVE: UM ESTUDO COMPARATIVO

RESUMO

Objetivo:

Determinar qual método é mais eficaz, tração com halo craniano ou distração interna temporária em cirurgias escalonadas para pacientes com escoliose grave (≥ 100°) e rígida (< 25% de flexibilidade).

Métodos:

Amostra com 12 pacientes com tração e 7 sem tração, operados entre janeiro de 2013 e dezembro de 2017. Os dados demográficos dos pacientes, o tipo de cirurgia realizada, as complicações e os parâmetros de alinhamento coronal e sagital foram registrados antes da cirurgia e no acompanhamento final. Os dados foram processados no SPSS 20.0. Foram feiras comparações entre as médias (teste t de Student) e as características clínicas e relacionadas com o procedimento (teste de razão de verossimilhança e de teste exato de Fisher), com nível de confiança de 0,05.

Resultados:

Não houve diferenças significativas entre os grupos quanto a características clínicas, complicações e grau de correção. No entanto, mais pacientes do grupo submetido à distração interna temporária necessitaram de osteotomias de ressecção vertebral durante a cirurgia definitiva (p < 0,05).

Conclusões:

Não se pôde estabelecer com base nos resultados qual o método mais eficaz, porém se sugere que a tração escalonada pode ser mais eficaz e mais segura, principalmente para cirurgiões com menos experiência em cirurgia de pacientes com escoliose grave e rígida. Nível de evidência: IV; Série de Casos.

Descritores:
Escoliose; Tração; Fusão Vertebral

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br