Acessibilidade / Reportar erro

TECALOSCOPIA: UM NOVO MÉTODO NA CIRURGIA DE COLUNA

RESUMO

Objetivo:

A tecaloscopia é um método menos invasivo de exploração do espaço subaracnóideo, com um endoscópio flexível ultrafino e fenestração endoscópica de cicatrizes e aderências. A tecaloscopia foi usada pela primeira vez na neurocirurgia russa.

Métodos:

Desde 2009, operamos 32 pacientes com os seguintes diagnósticos: 17 aracnoidites adesivas espinais (8 formas locais e 9 formas difusas), 12 cistos aracnóideos espinais (7 cistos pós-traumáticos e 5 cistos idiopáticos) e 3 tumores extramedulares (vídeo-assistida por tecaloscopia e biópsia). Em todos os casos, realizamos a exploração do espaço subaracnóideo e da lesão com perfuração endoscópica do cisto ou dissecção de aderências usando instrumentação especial. O acompanhamento médio em nosso grupo foi de 11,4 meses.

Resultados:

A melhora neurológica (média 1,4 pela escala de Frankel modificada e 1,8 pela escala de espasticidade de Ashworth) foi observada em 87% dos pacientes operados devido a aracnopatias da coluna vertebral. A deterioração neurológica temporária (distúrbios leves da sensibilidade profunda) foi observada em 9% dos pacientes que foi tratada com sucesso pelo método conservador. Um paciente (3,1%) foi operado três vezes devido à recorrência de aderências. Não houve complicações intraoperatórias graves (por exemplo, sangramento grave ou perfuração da dura-máter, etc.). As complicações pós-operatórias incluíram um extravasamento de LCE e um caso de neuralgia pós-operatória. O período médio de hospitalização foi de 7,6 dias.

Conclusão

: De acordo com nossos dados, concluímos que a tecaloscopia é um método eficiente e seguro, e deve ser amplamente utilizado para aracnopatias espinais, aracnoidites adesivas e cistos aracnóideos. Considerando que a aracnoidite adesiva é um processo sistêmico e que os cistos aracnóideos da coluna vertebral também podem ser extensos, a tecaloscopia pode ser considerada como a forma mais radical e menos invasiva de tratamento cirúrgico existente atualmente em neurocirurgia.

Descritores:
Medula espinal; Aracnoidite; Cistos aracnóideos; Espaço subaracnóideo; Endoscopia; Neuroendoscopia; Siringomielia

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br