Acessibilidade / Reportar erro

COMPLICAÇÕES DO TRATAMENTO CIRÚRGICO DAS METÁSTASES VERTEBRAIS

RESUMO

Objetivo:

Avaliar as complicações do tratamento cirúrgico em grupo de pacientes com metástase da coluna vertebral, compressão epidural e submetidos ao tratamento cirúrgico.

Métodos:

Trata-se de estudo retrospectivo comparativo (nível de evidência III), que avaliou 96 pacientes com metástase da coluna vertebral, submetidos ao tratamento cirúrgico. As complicações intra e pós-operatórias foram obtidas dos prontuários dos pacientes e correlacionadas com características clínicas: tipo de tumor, localização do tumor, déficit neurológico, idade, número de vértebras acometidas, escala de Tokuhashi, escala de Tomita, escala de performance de Karnofsky e tipo de acesso.

Resultados:

As complicações do tratamento cirúrgico foram observadas em 29 (30,20%) pacientes. A infecção da ferida operatória foi a complicação mais frequente e observada em 15% dos pacientes.

Conclusões:

O tratamento cirúrgico das metástases da coluna vertebral apresenta complicações em cerca de 30% dos pacientes, e a sua ocorrência deve ser considerada na elaboração do tratamento frente aos riscos e benefícios para a obtenção dos objetivos do tratamento. Evidência nível III; Estudo Retrospectivo.

Descritores:
Neoplasias da Coluna Vertebral; Expectativa de Vida; Avaliação de Resultado

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br