| Aquecimento global |
“É o processo de aumento da temperatura próximo à superfície do planeta causado pela presença de gases causadores do efeito estufa” 86 (p. 3) |
| Bioma |
“São agrupamentos de ecossistemas de tipos de vegetação vizinhos que apresentam condições geográficas e climáticas semelhantes. No Brasil, são seis biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Há ainda o Sistema Costeiro-Marinho abrangendo o litoral e as águas territoriais considerado o 7º bioma brasileiro” 86 (p. 4) |
| Clima |
“É geralmente definido como a média regional ou mesmo global de longo prazo (normalmente a média é de 30 anos) de temperatura, umidade e padrões de precipitação e vento ao longo de um período de tempo que varia de meses ou estações a milhares ou milhões de anos” 36 (p. 544). |
| Desigualdades sociais |
“São diferenças sistemáticas e persistentes de acesso a bens, recursos e oportunidades, que se estabelecem entre pessoas, grupos sociais ou mesmo populações inteiras, geradas independentemente dos talentos, capacidades e desempenhos individuais. As desigualdades sociais podem ser de classe, étnico-raciais ou de gênero” 87 (p. 298) |
| Desmatamento |
“Conversão da vegetação nativa para pastagens e cultivos agrícolas” 88 (p. 46) |
| Gases de efeito estufa |
“São constituintes gasosos da atmosfera (H 2 O, CO 2 , N 2 O , CH 4 e O 3 , dentre outros), tanto naturais quanto antropogênicos, que absorvem e emitem radiação dentro do espectro da radiação infravermelha térmica emitida pela superfície da Terra, pela própria atmosfera e pelas nuvens” 36 (p. 550-1) |
| Efeito estufa |
“Fenômeno natural que garante a temperatura adequada para a vida na terra, ocasionado pela concentração de gases na atmosfera que formam uma camada para passagem dos raios solares e a absorção de calor. O aumento da concentração desses gases espessa a camada dificultando a dispersão da radiação solar e provocando maior retenção de calor86 (p. 8) |
| El Niño e La Niña |
“Fenômenos climáticos caracterizados pelo aquecimento (El Niño) ou resfriamento (La Niña) da superfície do Oceano Pacífico, que causam alterações nos padrões de circulação atmosférica em todo o planeta” 86 (p. 8) |
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Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) |
Escala psicométrica brasileira de medida direta da insegurança alimentar, a partir da experiência vivenciada e percebida pelas pessoas afetadas, residentes do domicílio 22 |
| Eventos climáticos extremos |
“Refere-se a ocorrência de um valor de uma variável climática ou de tempo acima (ou abaixo) de um valor limite próximo às extremidades superior (ou inferior) do intervalo de valores observados da variável (inclui ondas de calor extremo, secas, incêndios florestais, inundações, entre outros)” 86 (p. 9) |
| Insegurança alimentar |
Privação no acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente nas famílias. A partir da percepção da experiência do domicílio nos últimos 90 dias, a EBIA aponta para um dos seguintes níveis da insegurança alimentar vivida pelas famílias: leve, moderada ou grave 22 |
| Insegurança hídrica domiciliar |
“Definida como a incapacidade de acessar e se beneficiar de água de qualidade adequada e em quantidade suficiente para todos os usos domésticos, humano e produção, quando aplicável. Isto é, confiável (do ponto de vista da fonte) e segura (do ponto de vista da qualidade sanitária) para o bem-estar e uma vida saudável” 89 (p. 2) |
| Má nutrição infantil |
Condição que se manifesta devido ao desequilíbrio de nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento, e ocorre quando a alimentação de uma criança não tem a quantidade adequada de nutrientes e energia. Inclui todas as formas de má nutrição (desnutrição por baixo peso para estatura, déficit de estatura ou baixo peso para idade; a deficiência de vitaminas ou minerais, o sobrepeso, obesidade e doenças não transmissíveis relacionadas à dieta) 23 |
| Mudanças climáticas |
“Qualquer mudança no clima ao longo dos anos, devido à variabilidade natural e/ou como resultado da atividade humana. Inclui o aumento da temperatura da superfície global, alterações de precipitação, umidade e vento, com maior ocorrência de eventos climáticos extremos36 (p. 544) |
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Representative concentration pathways (RCPs) |
Em português, “caminhos de concentração representativos”. “São trajetórias de concentrações de gases de efeito estufa usadas para modelar o clima. O IPCC [Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima] usa os RCPs para criar cenários futuros de mudança climática” 36 (p. 556) |
| Saúde e nutrição infantil |
Promoção de hábitos alimentares saudáveis, e prevenção da má nutrição infantil em todas as suas formas, a partir da abordagem sistêmica à nutrição. Esta abordagem fortalece a capacidade de cinco sistemas principais - alimentação, saúde, água e saneamento, educação e proteção social - de fornecer dietas, serviços e práticas que apoiem a nutrição materna e infantil adequada 23 |
| Segurança alimentar |
Quando todas as pessoas, em todos os momentos, têm acesso físico, social e econômico a alimentos suficientes, seguros e nutritivos que atendam às suas necessidades dietéticas e preferências alimentares para uma vida ativa e saudável 51 |
| Segurança alimentar e nutricional |
Consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis 22 |
| Segurança hídrica |
Disponibilidade de água em quantidade e qualidade suficiente para o atendimento às necessidades humanas, à prática das atividades econômicas e à conservação dos ecossistemas aquáticos, acompanhada de um nível aceitável de risco relacionado a secas e cheias 90 |
| Sindemia global de obesidade, desnutrição e mudanças climáticas |
“Se refere à sinergia entre as pandemias de obesidade, desnutrição e mudanças climáticas que interagem entre si, partilhando fatores sociais subjacentes comuns e produzindo consequências complexas que se interrelacionam” 2 (p. 794-5) |
| Sistema alimentar |
“Conjunto de todos os elementos (ambiente, pessoas, insumos, processos, infraestruturas, instituições etc.) e atividades que se relacionam com a produção, processamento, distribuição, preparação e consumo de alimentos, e o resultado dessas atividades, incluindo socioeconômicos e ambientais. O sistema alimentar inclui três subsistemas: (i) cadeia de abastecimento de alimentos (abrange atividades como produção, armazenamento, distribuição, processamento, embalagem, varejo e marketing); (ii) ambiente alimentar (engloba dimensões da disponibilidade, como preços, propriedades do fornecedor e do produto e pessoais, como acessibilidade e conveniência de fontes de alimentos e produtos); e (iii) comportamento alimentar (reflete as escolhas e decisões feitas pelo consumidor em relação a qual alimento escolher e como estocar, preparar e consumir o alimento dentro do domicílio)” 91 (p. 23) |