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Recontextualização e sedimentação do discurso e da prática social: como a mídia constrói uma representação negativa para o professor e para a escola pública

Recontextualisation and sedimentation of discourse and social practice: how media constructs a negative representation for teacher and public school

RESUMO

O tema abordado nesse artigo é a representação do professor produzida pela mídia brasileira e o modo como essa representação, através da recontextualização da docência em diversos gêneros, se sedimenta na sociedade, inclusive na escola e no discurso do próprio professor. Como referencial teórico, adotamos a vertente da Análise Crítica do Gênero proposta em Bonini (2013)______. 2013. Análise crítica de gêneros discursivos no contexto das práticas jornalísticas. In: SEIXAS, Lia; PINHEIRO, Najara Ferrari. (Org.). Gêneros: um diálogo entre Comunicação e Linguística Aplicada. Florianópolis: Insular. p. 103-120., que toma por base a perspectiva crítica proposta pela Análise Crítica do Discurso (Fairclough 1992FAIRCLOUGH, Norman. 1992. Discourse and social change. Cambridge: Polity Press., 2003______. 2003. Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge.), acrescida de uma teoria de gênero. Nessa linha, discutimos como a prática social da docência (e seu agente principal, o professor) é recontextualizada de forma negativa em gêneros da mídia jornalística (notícia e reportagem) e em gêneros de outras mídias (charge, meme, vídeo, postagem de blog, página do Facebook).

Palavras-chave:
Discurso midiático; Representação do professor; Recontextualização; escola

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