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O texto na alfabetização: coesão e coerência

NOTAS SOBRE LIVROS BOOKNOTES

Carla Tereza P. R. Dantas

LAEL/PUC-SP. E-mail: carla@dantas.net

MASSINI-CAGLIARI, Gladis. O texto na alfabetização: coesão e coerência. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002.

O texto na alfabetização: coesão e coerência é composto de quatro capítulos e oferece ao pesquisador informações que lhe permite renovar e ampliar o quadro teórico das diferentes atividades de trabalho com o texto assim como construir novas orientações para a tarefa de produção textual escolar dentro de um contexto sócio-histórico.

No primeiro capítulo "Noções básicas sobre Lingüística, fala e escrita", tem-se a oportunidade de verificar a importância da Lingüística Textual na alfabetização, pois seu conhecimento pode ser útil na sala de aula ao explicar a questão da interação professor/aluno ou aluno/aluno e esclarecer questões a respeito da própria estrutura da língua. Além disso, a leitura é enfatizada como ponto essencial na produção de textos, pois é através dela que o aluno vai adquirir experiência com a modalidade escrita, a partir da qual poderá fazer reflexões, assim como faz em relação à sua própria fala.

O segundo capítulo "Coesão e Coerência" mostra que para a lingüística textual, o texto é um ato de comunicação unificado num complexo universo de ações humanas e que além de tudo, devemos preservar sua organização linear (Coesão) e a não linear (Coerência).

O terceiro capítulo "Produção de textos na alfabetização" comenta que a difícil tarefa de produzir um texto pode estar vinculada à maneira como a escola trata a concepção de texto escrito. A concepção adequada volta-se para a leitura de todos os tipos de textos quando o aluno então entra em contato com vários tipos de linguagem escrita podendo assim ampliar e transpor para a escrita o seu repertório de mecanismos coesivos e os seus conhecimentos adquiridos quando aprendeu a falar.

No último capítulo "Progressão Temática e Harmonia Coesiva", podemos verificar que os textos (orais ou escritos) possuem um assunto principal (ou vários assuntos). Em Lingüística, a maneira como esses assuntos são organizados dá-se o nome de Progressão Temática e esta é analisada por meio das noções de tema e rema.

Este livro leva-nos a refletir sobre a problemática do professor ter a sensação de que o texto do aluno não está bom, ou por motivos gramaticais e ortográficos ou por causa do conteúdo. Na verdade, cabe ao professor buscar entender o processo de construção dos textos de seus alunos e assim procurar orientá-los da melhor maneira possível.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Jul 2005
  • Data do Fascículo
    Dez 2004
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