Acessibilidade / Reportar erro

FUNÇÕES EXECUTIVAS NA DOENÇA DE PARKINSON COM E SEM ESTIMULAÇÃO CEREBRAL PROFUNDA (DBS): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

RESUMO.

Observando o envelhecimento da população mundial, é essencial investigar quais métodos são mais eficazes no tratamento das doenças que aparecem com a idade. Este estudo aborda a doença de Parkinson (DP). Na DP tem aumentado o uso da Estimulação Cerebral Profunda (DBS) para o tratamento da doença.

Objetivo:

Investigar a Função Executiva (FE) em pacientes com e sem DBS.

Métodos:

Foi realizada uma revisão sistemática da literatura de acordo com os critérios de Principais Itens para relatar Revisão Sistemática e Meta-Análises (PRISMA). Selecionamos artigos científicos publicados nas bases de dados Scopus, Web of Science e PsycInfo.

Resultados:

13 artigos foram selecionados. Observou-se que não há padronização nos instrumentos utilizados para avaliar a FE e, na maioria dos estudos, a falta de controle de grupo pode ter afetado os resultados.

Conclusão:

Observou-se declínio na FE na fluência verbal e velocidade de processamento em pacientes com DBS.

Palavras-chave:
doença de Parkinson; estimulação cerebral profunda; funções executivas; avaliação neuropsicológica

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br