Acessibilidade / Reportar erro

Mini-Cog versus Codex (exame de distúrbios cognitivos): existe alguma diferença?

Resumo.

Mini-Cog e Codex são testes breves de triagem cognitiva incorporando testes de recuperação de palavras e desenho de relógio.

Objetivo:

Avaliar e comparar a precisão da triagem de Mini-Cog e Codex (exame de distúrbios cognitivos) para o diagnóstico de demência e comprometimento cognitivo leve (CCL) em pacientes atendidos em uma clínica dedicada a distúrbios cognitivos.

Métodos:

Os testes foram administrados a uma coorte consecutiva de 162 pacientes, cujos diagnósticos padrão de referência com base em critérios clínicos de diagnóstico foram demência (44), CCL (26) e queixa subjetiva de memória (92).

Resultados:

O Mini-Cog e o Codex apresentaram alta sensibilidade (>0,8) para o diagnóstico de demência, mas o Codex foi mais específico. Para o diagnóstico de CCL, o Mini-Cog teve melhor sensibilidade que o Codex. As comparações ponderadas de Mini-Cog e Codex mostraram apenas um benefício líquido marginal para o Mini-Cog para o diagnóstico de demência, mas um benefício líquido maior para o diagnóstico de CCL.

Conclusão:

Neste estudo pragmático, o Mini-Cog e o Codex foram testes breves de triagem precisos para demência, mas o Mini-Cog foi melhor para a identificação de CCL.

Palavras-chave:
codex; demência; Mini-Cog; comprometimento cognitivo leve; sensibilidade e especificidade

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br