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Desafios de ensino-aprendizagem da Enfermagem para o cuidado frente ao morrer humano - percepções docentes

Resumo

Objetivou desvelar percepções de docentes sobre a vivência no processo de ensino-aprendizagem para o cuidado de Enfermagem frente ao morrer humano. Trata-se de pesquisa descritivo-exploratória, de abordagem qualitativa, realizada em três instituições de ensino superior, com 11 enfermeiros docentes, delimitados pela saturação dos dados. A coleta envolveu as técnicas desenho-texto-tema e entrevista semiestruturada. A análise utilizou a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados evidenciam três categorias: Como eu gostaria de cuidar no contexto da finitude - meu desafio; Fragilidades desafiadoras à formação de Enfermagem no contexto de cuidados frente à morte e ao morrer; Estratégias de compensação ou promoção de uma formação em Enfermagem mais substancial para o cuidado na finitude. Concluímos que o contexto de formação de enfermeiros estudado não atende satisfatoriamente ao desenvolvimento de habilidades e competências para o cuidado frente à morte e ao morrer humanos. O estudo infere a Educação Permanente como subsídio às transformações nesta área.

Descritores:
Morte; Formação; Enfermagem; Cuidado

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