Acessibilidade / Reportar erro

Validade e confiabilidade da Escala de Solidão da UCLA versão 3 entre idosos brasileirosa a Artigo extraído da tese de doutorado “Tradução, adaptação e validação da UCLA Loneliness Scale (version 3) para o português do Brasil em uma amostra de idosos” de autoria de Tatiane Prette Kuznier sob a orientação da professora Drª Tânia Couto Machado Chianca apresentada ao Programa de Pós-graduação stricto sensu da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil, defesa ano 2016.

Validez y confiabilidad de la Escala de Soledad de UCLA versión 3 entre adultos mayores brasileños

RESUMO

Objetivo

avaliar a validade e a confiabilidade da Escala de Solidão da UCLA versão 3 numa amostra de idosos brasileiros.

Métodos

estudo metodológico, realizado com 136 idosos cadastrados em unidades de saúde da família. A validade de construto foi verificada pela análise fatorial exploratória e correlação com medidas de depressão e apoio social. A confiabilidade foi avaliada pelo alfa de Cronbach.

Resultados

na análise fatorial exploratória foi extraído um componente cuja variância explicou 43,6% da composição do instrumento. Todos os itens apresentaram cargas fatoriais satisfatórias (≥0,30) distribuídas entre 0,43 e 0,76. A validade de construto também foi apoiada pela correlação positiva entre solidão e depressão (r= 0,665; p≤ 0,001) e correlação negativa entre solidão e apoio social (r= -0,576; p≤0,001). O alfa de Cronbach para a amostra foi de 0,88.

Conclusão e implicações para a prática

a Escala de Solidão da UCLA versão 3 apresenta evidências de validade e confiabilidade satisfatórias, podendo ser utilizada para avaliação da solidão entre idosos brasileiros.

Palavras-chave:
Idoso; Solidão; Enfermagem; Psicometria; Estudos de Validação

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com