Acessibilidade / Reportar erro

A espiritualidade de enfermeiros assistenciais interfere no registro do diagnóstico sofrimento espiritual?

Resumo

Objetivos:

Avaliar a espiritualidade dos enfermeiros e associá-la com características pessoais, setor de atuação e práticas espirituais; analisar a influência da espiritualidade dos enfermeiros no registro do diagnóstico "Sofrimento Espiritual".

Métodos:

Estudo transversal quantitativo, utilizou-se o Instrumento de Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde - Módulo Espiritualidade, Religião e Crenças Pessoais (WHOQOL-SRPB).

Resultados:

Participaram 132 enfermeiros a maioria mulheres (81,8%), casadas (56,8%), com média de idade 34 anos (± 6,8). A maioria dos enfermeiros acredita em Deus ou força superior (99,2%) e nunca registrou o diagnóstico de enfermagem "Sofrimento Espiritual" (78,8%). Não houve associação da espiritualidade com o setor de trabalho; a variável estado civil foi significativa em seis dos oito fatores da espiritualidade e a variável vontade de conversar sobre espiritualidade em sete dos oito fatores.

Conclusão:

A espiritualidade dos enfermeiros não interfere no registro do diagnóstico de enfermagem "Sofrimento Espiritual.

Palavras-chave:
Espiritualidade; Religião; Cuidados de Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com