RESUMO
Objetivo identificar a autonomia das enfermeiras na prática da acupuntura na região Sul do Brasil no período de 1997 a 2020.
Método estudo de natureza qualitativa, histórico-social, aplicando a técnica da história oral temática sob argumentos da sociologia das profissões defendida por Eliot Freidson. Foi utilizado roteiro semiestruturado para entrevista de 18 enfermeiras e um enfermeiro acupunturista, selecionados nos três estados da federação pela técnica de snowball. Os dados foram coletados e analisados de abril de 2021 a dezembro de 2022.
Resultados da análise de conteúdo temática, emergiram quatro categorias, denominadas: ausência da autonomia; busca pela autonomia; autonomia profissional; e autonomia à luz do credencialismo.
Considerações finais e implicações para a prática a autonomia das enfermeiras especialistas na prática profissional é fortalecida pelo conhecimento especializado. A validação da especialidade contribui na regulação dos aspectos que envolvem a enfermagem como uma profissão, além de impulsionar a possibilidade de ocupação dos espaços de trabalho e promover uma abordagem abrangente e colaborativa no cuidado da saúde, assim como na formação profissional.
Palavras-chave:
Acupuntura; Autonomia Profissional; Enfermagem; Especialização; Profissão de Saúde