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Editorial

EDITORIAL

Esta nova edição de Educação em Revista expressa a rica diversidade de temas de pesquisas que caracteriza a produção contemporânea da área de Educação. Os artigos estão organizados em dois blocos. O primeiro aborda aspectos relacionados à Educação Inclusiva, trazendo questões que estão na ordem do dia no cenário educacional brasileiro. O segundo bloco apresenta artigos que tratam de vários temas de interesse educacional na atualidade.

Abordando o tema da Educação Inclusiva, temos o artigo de Viviane Preichardt Duek, Formação continuada: análise dos recursos e estratégias de ensino na Educação Inclusiva. A partir de uma pesquisa-intervenção, a autora aborda as práticas pedagógicas, com foco nas estratégias e recursos empregados por professores nas aulas com pessoas com deficiência. Também no âmbito da Educação Inclusiva, a produção acadêmica sobre o tema da escolarização de pessoas com autismo é abordada por Anderson Jonas das Neves, Carolina De Santi Antonelli, Mariana Girotto Carvalho da Silva e Vera Lúcia Messias Fialho Capellini. Esses autores, no artigo Escolarização formal e as dimensões curriculares para alunos com autismo: o estado da arte da produção acadêmica, analisaram um conjunto de teses e dissertações sobre o tema, oferecendo uma visão abrangente desses estudos que aponta posições teóricas e reflexivas sobre a importante discussão curricular quando se adotam políticas inclusivas.

Iniciando o agrupamento de temas diversos, o artigo Educação Física, prática pedagógica e não-diretividade: a produção de uma "periferia" da quadra, de Rogério Cruz Oliveira e Jocimar Daolio, discute, a partir de uma pesquisa realizada em uma turma, a relação entre práticas não-diretivas no ensino de Educação Física e o não envolvimento dos estudantes nas atividades dessa disciplina.

Os textos que se seguem abrem-se para temas gerais que abordam a pesquisa e a relação da área de Educação com contextos sociais mais amplos. O ensaio História da Educação Escolar e Sociologia: uma relação promissora, de Miriam Waidenfeld Chaves, discute as implicações das novas abordagens teóricas da Sociologia que, voltando-se para a análise da ação individual nos processos sociais, trazem novos aportes aos estudos históricos da educação.

O texto seguinte, de Andresa Silva da Costa Mutz, O discurso do consumo consciente e a produção dos sujeitos contemporâneos do consumo, analisa como as sociedades contemporâneas produzem pedagogias culturais centradas na regulação das condutas individuais a partir do paradigma do "consumo consciente", obscurecendo seu caráter de produto de relações e estruturas sociais mais amplas.

Também discutindo as implicações educativas de processos sociais mais amplos, o artigo A era do "multissinóptico": que (novos) letramentos estão em jogo?, de Petrilson Alan Pinheiro, volta-se para o fenômeno da internet e suas implicações para as práticas de letramento escolar. O artigo põe assim em discussão o contexto da multi-interação virtual e suas repercussões para a escola e os processos de letramentos.

Em A violência no contexto escolar: uma leitura interdisciplinar, Fábio Santos Bispo e Nádia Laguárdia de Lima oferecem uma perspectiva interdisciplinar para a análise de violência na escola. Abordando as diferentes formas de manifestação da violência no contexto escolar, os autores preconizam a valorização da participação ativa dos jovens estudantes na superação de impasses e conflitos.

Encerrando esse conjunto de artigos, o texto de Jeane Félix e Dagmar Estermann Meyer, "Entre o ser e o querer ser...": juventudes, projetos de vida e educação, apresenta resultados de uma pesquisa com jovens que vivem com HIV/AIDS. Ao abordar os sentidos do tempo e os projetos de vida desses jovens, o artigo contribui para a reflexão sobre a relação entre as práticas educativas e os projetos juvenis de uma maneira geral.

Este número traz, ainda, a seção Palavra-Aberta, na qual se apresenta o texto Os métodos de ensino do melhor professor do mundo: repetições ou inovações? Nessa seção, Alexander de Freitas põe em questão a ideia de inovação associada à educação na era digital, a partir da discussão de uma série de reportagens divulgadas pela Revista Veja sobre Salman Khan, qualificado por esse veículo como "o melhor professor do mundo" e um fenômeno do ensino na internet.

Fecha-se esta edição com a resenha de Nadir Zago sobre a obra Família, escola, território vulnerável, recentemente publicada pelo CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Ao apresentar a obra, a autora a situa no seio do movimento de renovação dos estudos sobre a relação família e escola, focalizando as relações das famílias moradoras de um território vulnerável da cidade de São Paulo com a escolarização de seus filhos. Segundo a autora, o estudo permite compreender os efeitos de territórios segregados sobre as oportunidades educacionais.

Esperamos que os textos publicados neste número, ao elegerem perspectivas distintas e plurais para a compreensão do multifacetado fenômeno da educação, contribuam para o avanço das discussões teórico-metodológicas e das ações educacionais realizadas contemporaneamente no Brasil.

Com este número, encerra-se a participação das professoras Ana Maria Galvão e Maria Manuela David na Equipe Editorial de Educação em Revista. Durante um longo período elas colaboraram para construir o periódico e agora iniciam novos projetos. Nosso muito obrigado pelo zelo, competência e solidariedade em suas atuações. Para recompor a nossa equipe editorial, recebemos com alegria as professoras Raquel Martins Assis e Vanessa Ferraz Almeida Neves, que passam a fazer parte do grupo de editores de Educação em Revista.

Geraldo Leão

Júnia Sales Pereira

Ana Galvão

Danusa Munford

Manuela David

Raquel Martins Assis

Sérgio Cirino

Teresa Alves

Zélia Versiani

(Editores)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Jul 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2014
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