Acessibilidade / Reportar erro

Preocupações com a educação physica: o ensino de práticas corporais nas escolas fluminenses (1836 - anos 1850)1 1 - Este estudo contou com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Ministério do Esporte (Programa Rede Cedes).

Concerns about physical education: the teaching of bodily practices in the schools of Rio de Janeiro (1836 - 1850)

Resumo

Este artigo objetiva discutir as pioneiras experiências de ensino de práticas corporais implementadas em escolas fluminenses entre 1836 e os anos 1850. Como fontes foram utilizados periódicos publicados no Rio de Janeiro. Conclui-se que os intuitos do ensino de práticas corporais eram: auxílio no processo de disciplinarização; contribuição para a saúde e a higiene dos alunos; garantia de formação ampla do educando, tendo em vista sua performance social (o forjar de uma elite nacional). Pode-se sugerir que essas experiências pioneiras já se constituíam claramente como propostas de educação do corpo, compreensíveis a partir das três dimensões sugeridas por Vigarello: modelo adequado de uso do corpo (educação do físico e seu princípio da eficácia); determinados comportamentos públicos desejáveis (educação do espírito e seu princípio da propriedade); inserção do indivíduo, de forma segura, na consolidação de coletivos (princípio da identidade).

História da educação física; Educação do corpo; Práticas corporais

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Av. da Universidade, 308 - Biblioteca, 1º andar 05508-040 - São Paulo SP Brasil, Tel./Fax.: (55 11) 30913520 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revedu@usp.br