Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Educação e Pesquisa, Volume: 50, Publicado: 2024
  • Educação básica na pandemia de Covid-19: críticas ao ensino remoto Seção Temática: Educação Em Contexto De Crise Sanitária Causada Pela Covid-19

    Tondin, Celso Francisco; Barbosa, Deborah Rosária; Araújo, Elenice Procópio; Silva, Marielle Costa; Souza, Stela Maris Bretas; Silva, Welligton Magno da; Magalhães, Deruchette Danire Henriques; Andrade, Aline Campolina; Otaciano, Fernanda de Cássia Oscar

    Resumo em Português:

    Resumo O ensino remoto possibilitou o isolamento social de estudantes e profissionais da educação durante a pandemia de Covid-19, mas foi permeado de críticas de diversos setores da sociedade brasileira, entre os quais instituições da educação e de psicologia. Diante da carência de discussão acadêmica sobre o fenômeno, este trabalho objetiva identificar e analisar críticas de entidades dessas duas áreas ao ensino remoto na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental, cujo corpus é constituído de 34 documentos, publicados entre 11 de março e 11 de maio de 2020 por seis entidades. A análise de conteúdo extraiu 143 trechos (recortes), que foram organizados em cinco categorias. Os resultados evidenciam no ensino remoto aspectos prejudiciais ao processo de ensino-aprendizagem: acesso limitado ou inexistente de alunas(os) e suas famílias aos recursos tecnológicos; precarização do trabalho das(os) profissionais; violação do direito à educação; mercantilização da educação; e esvaziamento da função social da escola. O ensino remoto foi desenvolvido de maneira aligeirada e descontextualizada, desconsiderando marcadores socioeconômicos e raciais, e promoveu a intensificação do trabalho docente e o recrudescimento das desigualdades educacionais, que se mostraram estratégias políticas e técnicas de governo. Numa conjuntura de ultraliberalismo obscurantista, são intensificados os ataques à escola pública, não sem resistência popular, democrática e libertária. Essa disputa se estende e se atualiza no contexto pandêmico. As manifestações das instituições evidenciam isso. Se todas elas apresentam elementos críticos, estes não são homogêneos e pautados nos mesmos interesses, que se ocupam ou do mercado ou dos direitos constitucionais das(os) alunas(os), suas famílias e profissionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Professional learning has garnered considerable attention from researchers, as it forms a fundamental aspect of teachers’ professional development. Such learning encompasses a range of essential elements, including acquiring knowledge about curriculum content, teaching methods, core values, attitudes intrinsic to the teaching profession, and the nuances of professional culture. Notably, supervised training stands as a significant context for the professional learning of prospective teachers, offering direct exposure to the teaching profession and opportunities for critical reflection on theoretical and practical experiences. In this study, we undertake an investigation of the professional learning experiences of prospective teachers within the Early Years of Elementary Education, employing a qualitative and interpretative approach. To achieve this objective, we conducted in-depth research with ten female students enrolled in an Education Undergraduate Program at the Federal University of the Fronteira Sul, Erechim Campus. Our focus was on examining their learning encounters during supervised training. The empirical data for the study encompassed narratives shared by the ten interns during sessions dedicated to teaching in Elementary School, alongside textual productions prepared by the students throughout their training. The analysis of the gathered data has revealed noteworthy learning outcomes concerning teaching in various dimensions. Firstly, it shed light on the process of lesson planning, characterized by its reflective nature, theoretical underpinnings, and comprehensive approach to devising learning pathways for students. Secondly, the investigation illuminated the development of teaching skills, an intricate fusion of multiple elements that collectively facilitate effective classroom practices. Lastly, the study elucidated the dynamics of the school environment, perceived as an interactive, dynamic, pluralistic, and adaptable context conducive to the realization of successful teaching endeavors.
  • Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantes Seção Temática: Juventudes, Itinerários E Reflexividades

    Gonçalves, Danyelle Nilin; Lima Filho, Irapuan Peixoto; Santos, Harlon Romariz Rabelo

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo propõe fazer uma discussão geral sobre a reforma do ensino médio, refletindo em que medida alguns conteúdos e algumas práticas propostas convergem para conceitos e discursos de base individualista e meritocrática, já presentes no ambiente da escola pública, mas reforçados por essas mudanças. A partir de um conjunto amplo de pesquisas realizadas entre 2019 e 2022, busca-se captar percepções meritocráticas para estudantes e egressos de escolas públicas cearenses. Os dados e a discussão sobre a reflexividade permitem verificar que há entre os jovens estudantes da escola média uma considerável expectativa por uma vida educacional e futura que proporcione estabilidade e condições sociais desejáveis. Essa expectativa, no entanto, caminha junto a uma massificada adesão ao discurso meritocrático e individualista em geral, com baixa reflexão sobre os condicionantes sociais. Os relatos e dados indicam que os agentes desse universo – professores e colegas – são atores significativos no processo de construção dessa visão. Contudo, faz-se necessário pensar sobre um possível descompasso entre expectativas dos jovens e realidade formativa proporcionada pelo novo ensino médio. Em um momento de expansão do ensino superior e da intensificação das dinâmicas econômicas baseadas no conhecimento, o papel da escola torna-se ainda mais central para garantir uma formação adequada, completa e que não produza ainda maiores distâncias educacionais entre diferentes grupos sociais, sobretudo no já grave contexto brasileiro de desigualdades sociais e educacionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article discusses the reform proposals for secondary education, reflecting on the extent to which some of the proposed contents and practices converge with individualistic and meritocratic concepts and discourses already present in the public school environment, but now reinforced. Based on a broad set of surveys conducted between 2019 and 2022, it seeks to capture the meritocratic perceptions of public school students from Ceará. Reflexive data analysis allowed us to identify a considerable expectation among high school students for an educational and future life that provides stability and desirable social conditions. Such expectation, however, goes hand in hand with a mass adherence to meritocratic and individualistic discourse in general, with little reflection on social conditioning factors. The reports and data indicate that school agents—teachers and classmates—are significant players in the process of constructing this view. However, one must consider a possible mismatch between young people’s expectations and the educational reality provided by this new high school. At a time when higher education is expanding and knowledge-based economic dynamics are intensifying, schools play an increasingly key role in ensuring an adequate, complete education as to not produce even greater educational gaps between different social groups, especially in Brazil’s already serious context of social and educational inequalities.
  • Afiliação dos estudantes negros e/ou de camada popular ao curso de medicina: uma revisão de literatura Artigos

    Fukutani, Yzumi; Sampaio, Sônia

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo tem como tema a afiliação dos estudantes negros e/ou de camada popular ao curso de medicina e objetiva apresentar revisão de literatura realizada por meio de levantamento bibliográfico nos repositórios Catálogo de Teses & Dissertações, do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Google Acadêmico. Foram utilizados os descritores “afiliação”, “estudante negro”, “estudante de camada popular”, “cotista”, “curso de medicina” e “Coulon”, conjugados com o operador lógico booleano “e”. As buscas privilegiaram a língua portuguesa, por se tratar do contexto universitário brasileiro e, após refinamento, considerando a delimitação temporal dos cinco últimos anos e a pertinência ao recorte epistemológico dado ao estudo, foram selecionadas 20 produções. Os resultados sugerem que os estudantes negros e/ou de camada popular ainda são os primeiros de suas famílias a ingressarem na universidade, que é percebida por eles como um espaço de ressignificação e mobilidade social. Questões raciais, sociais e econômicas perpassam por toda sua trajetória estudantil. É percebido um comprometimento da qualidade de vida desses estudantes para que consigam alcançar sucesso acadêmico. Assim sendo, considera-se a pertinência do acolhimento e da implicação da universidade no processo de afiliação do estudante negro e/ou de camada popular e da ausência da análise das relações de subalternidade no conceito de afiliação de Coulon.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article’s theme is the affiliation of black and/or low-income students to the school of medicine and aims to present a literature review carried out by bibliographical survey in the Catalog of Theses & Dissertations repositories, from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (henceforth Capes – Portuguese acronym that stands for Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) portal, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (henceforth BDTD – Portuguese acronym that stands for Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), Scientific Electronic Library Online (Scielo) and Google Scholar. The descriptors used were “affiliation (afiliação)”, “black student (estudante negro)”, “low-income student (estudante de camada popular)”, “quota holder (cotista)”, “medicine course” (curso de medicina)” and “Coulon”, combined with the Boolean logical operator “and”. The searches privileged the Portuguese language, as it is the Brazilian university context and, after refinement, considering the temporal delimitation of the last five years and the relevance to the epistemological focus given to the study, 20 productions were selected. The results suggest that black and/or lowincome students are still the first in their families to enter university, which is perceived by them as a space for resignification and social mobility. Racial, social, and economic matters permeate their entire university trajectory. It is perceived that the quality of life of these students is compromised so that they can achieve academic success. Therefore, the relevance of welcoming and the involvement of the university in the process of affiliation of black and/or popular students and the absence of analysis of subalternity relationships in Coulon’s concept of affiliation are considered.
  • Qualidade da educação e desempenho de escolas públicas de Minas Gerais nas Olimpíadas de Matemática Artigos

    Almeida, Andréa Cristina de; Brunozi Júnior, Antônio Carlos; Tupy, Igor Santos

    Resumo em Português:

    Resumo No presente estudo analisou-se a relação entre a qualidade da educação – estrutura escolar física, estrutura escolar pedagógica, docentes, discentes e políticas educacionais - de escolas públicas de municípios mineiros e os seus desempenhos, de premiados, na OBMEP. Tal investigação tem como diferencial a utilização de uma abordagem quantitativa, demonstrando que a OBMEP é relacional, baseada na qualidade social da educação e na ótica não equânime do sucesso das escolas públicas em políticas relacionadas à educação. Na literatura existente, a OBMEP foi discutida preponderantemente pelas abordagens pedagógicas ou de conteúdos das provas, e não como ação a ser influenciada nas escolas. Com uma amostra de 420 escolas públicas pertencentes à regional MG06 da OBMEP, aplicou-se um modelo de regressão de Poisson, associando-se variáveis representativas da qualidade social da educação - fatores intra e extra escolares - com o desempenho na OBMEP, quantidade de medalhas obtidas pelas escolas. Percebeu-se que para apresentar um desempenho satisfatório, ou seja, obter sucesso na OBMEP, alcançando-se premiações, é necessário que as escolas públicas tenham infraestrutura adequada, em condições para o exercício do trabalho docente, estudantes em situações favoráveis de acesso e permanência no ensino regular, além da atuação permanente do Estado mediante o desenvolvimento de políticas públicas educacionais. Tais resultados sinalizam a necessidade de maior comprometimento das esferas políticas e sociais para a melhoria da qualidade da educação pública básica no Brasil, para que ocorra maior divulgação do potencial da OBMEP como política pública de inclusão social e não só para a busca de resultados e premiações.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to analyze the relationship between the quality of education - physical school infrastructure, pedagogical school structure, teachers, students, and educational policies - in public schools in the state of Minas Gerais as well as their performance in the OBMEP (Brazilian Mathematics Olympiad for Public Schools). This investigation stands out for its use of a quantitative approach by demonstrating that OBMEP is relational, based on the social quality of education, and adopts the perspective of uneven success of public schools in education-related policies. In existing literature, OBMEP has predominantly been discussed from a pedagogical viewpoint or taking the content of tests in consideration rather than as an action to be influenced within schools. With a sample of 420 public schools in the MG06 region of OBMEP, a Poisson regression model was applied to associate variables representing the social quality of education – including both in-school and extracurricular factors - with a performance in OBMEP, specifically the number of medals obtained by the schools. It was observed that to achieve satisfactory performance, to succeed in OBMEP and obtain awards, public schools need to have appropriate infrastructure, teaching conditions, students in favorable access and retention situations in regular education, as well as ongoing official intervention by developing public education policies. These results indicate greater commitment is required from political and social spheres in order to improve the quality of basic public education in Brazil and increase awareness of the OBMEP potential as a public policy intended for social inclusion rather than just for achieving results and awards.
  • Fake news e educação à luz dos afetos em Baruch Espinosa Artigos

    Pinheiro, Daniel Calbino; Silva, Fabio de Barros

    Resumo em Português:

    Resumo O elevado volume de notícias falsas, na última década, tem mobilizado ações no intuito de promover suas correções. Na educação, emergem instrumentos que visam a capacitar os estudantes para reconhecer informações enviesadas. Apesar da sua importância, nem sempre essas tentativas são suficientes, e em alguns casos podem ter efeito contrário, aumentando a convicção na desinformação. Neste contexto, a partir da teoria dos afetos de Baruch Espinosa (1632-1677), o objetivo geral deste ensaio consiste em trazer indícios que ajudem a compreender as crenças nas fake news e, consequentemente, em pensar uma educação que permita maior efetividade nas suas correções. Em termos metodológicos, propõe-se, no aprofundamento da investigação bibliográfica, resgatar as reflexões filosóficas, em especial, na obra “Ética – Demonstrada em ordem Geométrica”. Os achados apontam que a inovação ontológica no projeto espinosano consiste em indicar que os homens usam pouco a razão na constituição ética da sociedade, uma vez que são movidos por afetos que interferem nas formas como se valora o bem e o mal. Isso abre espaço para uma analogia com a dinâmica das fake news, uma vez que, nem sempre, a falta de escolaridade é o fator mais relevante para se acreditar em notícias falsas. Em contraponto, o pensamento do filósofo pode ser útil para se pensar em formas educacionais de correções das fake news, a partir da concatenação e ordenação dos afetos, em situações que atravessam as leituras de notícias falsas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The high volume of fake news in the last decade has mobilized actions to promote corrections. In education, instruments emerge that aim to enable students to recognize biased information. Despite their importance, these attempts are not always enough, and in some cases, they can have the opposite effect, increasing belief in disinformation. In this context, based on the theory of affects by Baruch Spinoza (1632-1677), the general objective of this essay is to bring evidence that helps to understand beliefs in fake news and, consequently, to think about an education that allows greater effectiveness in its corrections. In methodological terms, it is proposed, in deepening the bibliographical investigation, to rescue the philosophical reflections, especially in the work “Ethics – Demonstrated in Geometric order”. Findings suggest that the ontological innovation in Spinoza’s project consists of indicating that men use little reason in the ethical constitution of society, since they are moved by affections that interfere in the ways in which good and bad are valued. This makes room for an analogy about the dynamics of fake news, since lack of education is not always the most relevant factor in believing fake news. In contrast, the philosopher’s thinking can be useful for pondering about educational forms of correcting fake news, based on the concatenation and ordering of affects, in situations that involve readings of fake news.
  • Tão próximos e tão distintos: análise do financiamento educacional em quatro municípios do interior paulista Artigos

    Freitas, Bárbara Fernanda de; Pinto, José Marcelino de Rezende

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa as condições de oferta e financiamento da educação em quatro municípios localizados na Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP), interior do Estado de São Paulo, selecionados com base em critérios que buscam abranger a diversidade da região. Dessa forma, os municípios contam com diferentes portes populacionais e socioeconômicos, além de distintas capacidades de geração de receita e padrões de oferta educacional. Foram analisados indicadores como a divisão de responsabilidades no atendimento, o gasto por aluno, a taxa de atendimento, a razão de alunos por turma e a remuneração docente média, considerando o período de vigência inicial do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), entre 2007 e 2020. Os resultados apontam, sobretudo, para as desigualdades no contexto da RMRP, ao passo que evidenciam a complexidade associada às políticas de financiamento da educação e à articulação entre o gasto/aluno e as variáveis analisadas. De todo modo, constatou-se uma relação entre o maior gasto por aluno associado à maior remuneração, menor razão alunos/turma e menor participação no atendimento. O estudo permitiu, ainda, ampliar a análise e discutir as nuances que envolvem o Novo Fundeb, em especial no que se refere à complementação Valor Anual Total Mínimo por Aluno (VAAT), indicando potencialidades e fragilidades. Destacou-se, como fragilidade, a manutenção de um problema estrutural, que desconsidera os efeitos da ausência de economia de escala em municípios pequenos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article analyzes the conditions of supply and financing of education in four municipalities located in the Metropolitan Region of Ribeirão Preto (RMRP), in the interior of the state of São Paulo, based on criteria seeking to cover the diversity of the region. These municipalities have different population and socioeconomic scale, in addition to distinct capacity of revenue generation and educational offer standards. The indicators analyzed were the responsibility sharing in service rendering, the expenditure per student, the service rendering rate, the ratio of students per class, and the average teacher remuneration. The study aimed at the initial period of validity of the Fund for the Maintenance and Development of Basic Education and the Valorization of Education Professionals (Fundeb) between 2007 and 2020. The results point, above all, to inequalities within RMRP, and highlight the complexity associated with education financing policies and the articulation between expenditure/student and the variables analyzed. In any case, it was found a relationship between the highest expenditure per student associated with the highest remuneration, lower student/class ratio and lower participation in service rendering. The study also has allowed to expand the analysis and discuss the nuances surrounding the New Fundeb, especially regarding the Annual National Minimum Value per Student (VAAT) complementation, indicating potentialities and weaknesses. One weakness highlighted was the continuation of a structural problem that disregards the effects of the lack of economies of scale in small municipalities.
  • Construcción discursiva de estudiantes mapuches en torno a la machi: racismo, escolarización y evangelización Artículos

    Westermeyer-Jaramillo, Marleen Adriana

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El racismo se expresa en la estructura de las sociedades y en las prácticas discursivas de las personas. Entre las instituciones que desde los procesos de colonialismo e imperialismo contribuyeron a la consolidación del racismo se encuentran la escuela y las iglesias. Esta investigación tiene como objetivo analizar cómo se articulan los conceptos de racismo, escolarización y evangelización en la construcción discursiva de estudiantes mapuches de educación básica en torno a la figura de la machi. En una primera etapa, se desarrolló una investigación-acción para la enseñanza de las plantas en perspectiva intercultural y, en una segunda etapa, se realizaron entrevistas semiestructuradas a dos participantes del estudio. El método de análisis se adscribe a la teoría de Bonilla-Silva, quien plantea cómo existen marcos argumentativos y patrones discursivos que dan cuenta del racismo estructural. Algunos de los marcos encontrados en esta investigación incluyen el racismo cultural, la minimización y normalización del racismo, así como también el uso de estrategias retóricas para validar testimonios negativos sobre la cultura, como el empleo de historias y testimonios. Uno de los aportes de este estudio es evidenciar cómo en las minorías también se presenta un discurso racista, producto del racismo estructural de las sociedades reproducido por instituciones como la escuela y la iglesia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Racism is expressed in the structure of societies and in the discursive practices of people. Among the institutions which, drawing form the processes of colonization and imperialism have contributed to consolidate racism, one finds the schools and the churches. This research aims to analyze how the concepts of racism, schooling, and evangelization are articulated in the discursive construction of Mapuche students in basic education around the figure of Machi. The first step was an action-research developed to teach about plants from an intercultural perspective, which was followed by semi-structured interviews conducted with two participants in the study. The analysis was based on the Bonilla-Silva theory, which discusses how argumentative frameworks and discursive patterns explain the structural racism. Some of the frameworks found in the investigation include cultural racism, the minimization and normalization of racism as well as the use of rhetorical strategies to validate negative culture-related accounts, such as the use of stories and testimonies. The outcome of the study lies in demonstrating how minorities still make use of a racist discourse, a product of structural racism which is reproduced by institutions such as the school and the church.
  • Computação e o ensino superior artístico português: currículos e práticas nos cursos de graduação públicos Artigos

    Morais, Eduardo; Morais, Carla

    Resumo em Português:

    Resumo Os cursos de graduação em artes e design têm vindo a incorporar o ensino da computação nos seus programas de estudo. Por meio de uma análise documental dos currículos de 1º ciclo oferecidos pelo subsistema de ensino público de Portugal no ano letivo 2018-19, identificamos 40 cursos de diversas áreas artísticas e de design, frequentados por cerca de 5.600 estudantes, que abordavam a programação de computadores em pelo menos uma unidade curricular. Numa subsequente análise qualitativa das fichas das 128 unidades que identificamos como relevantes, procedemos a uma caracterização dos objetivos, dos conteúdos e dos métodos de avaliação e de ensino da computação no ensino superior artístico. Perante o ceticismo, expresso na literatura, sobre a validade e a robustez de abordagens breves ao tema da computação, notamos que parte dos cursos lhe dedica poucas unidades ou créditos. Encontramos, ainda, cursos em que o tema é introduzido numa fase avançada do currículo, em que é provável uma menor dedicação dos estudantes. Ao nível das unidades curriculares, notamos a prevalência do objetivo de capacitar os estudantes para uma aprendizagem autônoma, que se traduz frequentemente em conteúdos demasiado extensos para uma abordagem não superficial. Alertamos, ainda, para o uso de métodos de avaliação por meio da realização de projetos que não asseguram a aprendizagem dos conteúdos. Esperamos, com este artigo, prestar um ponto de situação e dar um contributo para a reflexão e para o debate sobre a relevância e sobre a forma como a computação é abordada no ensino das artes e do design.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Undergraduate arts and design programs have been incorporating computing education into their curricula. Through a documentation analysis of the first cycle (i.e., bachelor’s) curricula offered by the Portuguese public education subsystem in the 2018-19 academic year, we identified 40 programs from diverse artistic and design areas, attended by around 5,600 students, which contained at least one course covering computer programming. In a subsequent qualitative analysis of the syllabi of those 128 courses we had identified as relevant, we characterized the objectives, the contents, and the teaching and assessment methods for computing in higher arts education. In the face of the skepticism the literature expresses regarding the validity and robustness of brief approaches to computing, we found most undergraduate programs dedicate few courses or credits (i.e., ECTS) to the topic. We also found programs that introduce the topic late in the curriculum, at a stage when it is likely to meet less dedication from the students. At course level, we note the prevalence of the objective of granting autonomous learning skills to students, which often translates into contents too broad to approach in a non-superficial way. Moreover, we alert to the use of project-based assessment methods in ways that do not assure learning of the contents. With this article we hope to provide an overview of the current situation and contribute to a reflection and a debate about the relevance and the way computing is covered within arts and design education.
  • Centros escolares: espaços de colaboração transformadora entre docentes da educação préescolar e do primeiro ciclo Artigos

    Miranda, Helena; Abelha, Marta; Seabra, Filipa

    Resumo em Português:

    Resumo As práticas colaborativas docentes têm sido objeto de crescente atenção, particularmente quanto ao impacto na melhoria do desempenho profissional e da qualidade do ensino. O reordenamento da rede escolar, em Portugal, ocorrido há duas décadas, congregou os docentes dos primeiros níveis de educação (anteriormente lecionando estabelecimentos dispersos) em centros escolares. O presente artigo apresenta dados de um estudo de caso realizado em centros escolares portugueses, equacionando se essa agregação estaria a propiciar a observação de práticas entre docentes, o incremento de atitudes de diálogo e de colaboração, e quais as suas repercussões no desenvolvimento profissional docente. Foram realizadas quatro entrevistas em focus group englobando, na totalidade, vinte e oito docentes de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico 5, complementadas por sete entrevistas individuais. Como resultados principais, evidenciou-se o ônus da tradição de individualismo e confirmaram-se as mais-valias do reordenamento escolar. Com efeito, a agregação conduziu a reconfigurações nas interações, nas metodologias de trabalho e nas práticas curriculares dos docentes envolvidos. As conclusões apontam para a viabilidade do papel do centro escolar enquanto recurso formativo privilegiado de fácil acesso, relevando na melhoria do desempenho profissional. Foi reconhecida uma contribuição mais importante ao convívio e ao trabalho entre pares, em detrimento de formações institucionalizadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Teacher collaborative practices have been the subject of increasing attention, particularly regarding their impact on improving professional performance and the quality of teaching. The restructuring of the school network in Portugal, which occurred two decades ago, brought together teachers from the initial education levels (previously teaching in dispersed establishments) in school centers. This article presents data from a case study conducted in Portuguese school centers, considering whether this aggregation fostered the observation of practices among teachers, enhancing attitudes of dialogue and collaboration, and what its repercussions were on teachers’ professional development. Four focus group interviews were conducted, involving twenty-eight preschool and first-cycle of basic education teachers, supplemented by seven individual interviews. The main results highlighted the burdens of the tradition of individualism and confirmed the advantages of school restructuring. Indeed, the aggregation led to reconfigurations in interactions, work methodologies, and curricular practices of the involved teachers. The conclusions point to the viability of the school center’s role as a privileged formative resource that is easily accessible, contributing significantly to the improvement of professional performance. A more expressive contribution to peer interaction and work was recognized in place of institutionalized training.
  • Por uma pedagogia do arquivo: produção e disseminação do conhecimento na cultura digital Artigos

    Zuin, Antônio A. S.

    Resumo em Português:

    Resumo Atualmente, o arquivo não mais se limita a um espaço físico controlado por quem detém a produção e a reprodução do conhecimento, pois se transforma numa espécie de impulso cultural, na medida em que as pessoas se arquivam por meio de um fluxo incessante de compartilhamento de informações nas redes sociais. Seguindo essa linha de raciocínio tem-se, como objetivo deste artigo, refletir sobre os pressupostos filosófico-educacionais da pedagogia do arquivo, na sociedade na qual o capitalismo de vigilância determina a digitalização ubíqua das relações humanas e, portanto, a produção das informações que serão, ou não, arquivadas e propagadas pela internet. Para tanto, metodologicamente optou-se pela análise de textos de pesquisadores e pesquisadoras, tais como Featherstone, Livingstone, Kellner e Share, Beer, Van Dijck, Poell, e Vall, Buckingham, Zuboff, Flynn e Manovich, cujos estudos focaram nas ressignificações do arquivar-se na sociedade contemporânea. Na sociedade da memória digital, na qual se torna possível a lembrança de tudo, novas formas de esquecimento são produzidas, na medida em que as informações compiladas são descontextualizadas a ponto de se transformarem em fake news. Diante desse cenário, conclui-se que se torna imperativa a contextualização histórica das informações digitalmente produzidas. Mais do que nunca, torna-se necessário recuperar e compreender as causas dos acontecimentos digitalmente disseminados, sobretudo com a intenção de se fomentar engajamentos morais afeitos ao ato de arquivar-se como experiência formativa aumentada na cultura digital.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Today, the archive is no longer limited to a physical space controlled by those who own the production and reproduction of knowledge, since it becomes a kind of cultural impulse, to the extent that people archive themselves by means of an incessant flow of information sharing in social media. Following this line of thought, it is the purpose of this article to reflect on the philosophical-educational presuppositions of the pedagogy of the archive, in the society in which surveillance capitalism determines the ubiquitous digitization of human relationships and, therefore, the production of the information that will (or will not) be archived and propagated on the Internet. To that end, the methodological approach that was chosen involved analyzing texts of researchers such as Featherstone, Livingstone, Kellner & Share, Beer, Van Dijck, Poell, De Vall, Buckingham, Zuboff, Flynn and Manofich, whose studies focused on resignifications of self-archiving in contemporary society. In the society of digital memory, in which it becomes possible to remember everything, new forms of forgetting are produced as compiled information is decontextualized to the point of becoming fake news. Given this scenario, it becomes imperative to conduct the historic contextualization of digitally produced information. More than ever, it becomes necessary to recover and understand the causes of events digitally disseminated, particularly in order to foment moral engagements aligned with the act of self-archiving as an augmented formation ( Bildung) experience in the digital culture.
  • Relaciones entre concepciones y competencias TIC: estudio de nueve secuencias didácticas de profesores Chilenos Artículos

    Arancibia-herrera, Marcelo; Castro-Appelhanz, María-Jesús; Sigerson, Andrew

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Estudiar las concepciones sobre aprender y enseñar con tecnología en profesores se presenta como desafío indispensable para la mejora de las prácticas pedagógicas. A nivel mundial ha ganado preminencia el modelo de Formación Docente centrado en Competencias, en el cual las Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación cobran un valor relevante. El presente estudio buscó establecer relaciones entre las concepciones sobre aprender y enseñar y las Competencias Tecnológicas evidenciadas en las secuencias didácticas de nueve profesores chilenos que se desempeñan en diferentes contextos escolares. Para esto se realizaron entrevistas en profundidad, análisis de secuencias didácticas (clases grabadas) de los nueve profesores y análisis de contenido del documento “ Competencias TIC para la profesión docente” del Ministerio de Educación chileno (2011). Mediante el análisis fenomenográfico se logró como primer resultado identificar y clasificar a los profesores en diferentes concepciones preferentes sobre aprender y enseñar (Socio/Constructivista, Constructivista/Individual y Directa/transmisiva). Como segundo resultado se estableció relaciones relevantes entre estos grupos de profesores con la ejecución en sus prácticas en las cuales se identifican algunas competencias TIC que son destacadas en el documento Ministerial para el uso pedagógico de las TIC. Finalmente, el estudio permitió asociar la presencia de las competencias TIC propuestas en el documento Ministerial con los profesores del grupo de concepción preferente Constructivista/Individual, lo que permite concluir que allí radica el enfoque teórico que da fundamento a la política pública expresada en dicho documento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Studying teachers’ conceptions of learning and teaching with the use of technology represents a crucial challenge to improve pedagogical practices. Worldwide, the model of Competency-based Teacher Education has gained prominence; in this model, digital information and communication technologies (ICT) have taken on an important role. The present study seeks to establish relations between conceptions on learning and teaching and the Technological Competencies demonstrated in the didactic sequences of nine Chilean teachers who work in different school contexts. To this end, in-depth interviews were carried out, along with analyses of didactic sequences (recorded classes) of the nine teachers and content analysis of the Chilean Ministry of Education’s document “ICT competencies for the teaching profession” (2011). Through phenomenographic analysis, the first result was to identify and classify the teachers based on different preferred conceptions of learning and teaching (Socio/Constructivist, Constructivist/Individual, and Direct/Transmissive). As a second result, relations were established between these groups of teachers and their practices in which ICT competencies from the ministerial document aforementioned can be identified. Finally, the study allowed to associate the presence of the ICT competencies proposed in the ministerial document with the teachers in the group whose preferred conception was Constructivist/Individual, pointing to the conclusion that this conception is based on the theoretical approach underpinning the public policy expressed in said document.
  • Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da Unesco Artigos

    Gontijo, Cláudia Maria Mendes

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem por objetivo central discutir e analisar a temática da alfabetização no bojo do Programa de Educação Fundamental (1946-1958) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Toma como referencial teórico contribuições de Mikhail Bakhtin por entender que a sua concepção de enunciado colabora para orientar as análises. Adota a pesquisa documental e, desse modo, detém-se na análise de documentos produzidos pelos sujeitos que dirigiram a Unesco e, também, por especialistas contratados para a realização de estudos para esse organismo. Problematiza o lugar da alfabetização no programa e, nesse sentido, analisa as controvérsias em torno da definição dos princípios que poderiam ser adotados pela Unesco, assim como sua visão de educação; o conceito de educação fundamental, problematizando como a alfabetização é situada no interior do programa; e o conceito apontado como apropriado para orientar as ações educacionais da Unesco em nível internacional. Conclui que a incorporação das campanhas de alfabetização ao projeto educacional da Unesco ocorreu em função de mudança no conceito de alfabetização, o qual tem caráter instrumental, o que indica a necessidade de os educadores continuarem a lutar por uma alfabetização para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, que rejeite o caráter mecânico e funcional que lhe foi conferido.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article examines and discusses the topic of literacy within the Basic Education Program (1946-1958) of the United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization (UNESCO). Drawing from Mikhail Bakhtin’s theories, the theoretical analysis centers on his conception of utterance as a guiding framework. Employing documentary research, the focus lies on analyzing documents authored by UNESCO’s directors-general and specialists commissioned for organizational studies. It challenges the position of literacy within the program, delving into controversies surrounding the formulation of guiding principles to be followed by UNESCO, its educational viewpoint, the idea of fundamental education, and the positioning of literacy within this framework while scrutinizing the so-called ideal concept behind UNESCO’s global educational initiatives. The conclusion highlights that the integration of literacy campaigns into UNESCO’s educational agenda stemmed from a shift in its perception, emphasizing its instrumental nature and the ongoing need for educators to advocate for literacy across diverse age groups, resisting its reduction to a merely mechanistic and purely functional aspect.
  • Perfil do professor do ensino jurídico: visões e tensões sobre ser e fazer docente Artigos

    Tiroli, Luiz Gustavo; Santos, Adriana Regina de Jesus

    Resumo em Português:

    Resumo A falta de formação didático-pedagógica dos professores para o trabalho docente é uma das facetas da crise crônica que atinge o ensino jurídico. Entretanto, não basta ofertar essa formação, faz-se necessário discutir as concepções teórico-conceituais que norteiam o processo formativo, pois essas são responsáveis por delinear os contornos do perfil do professor que se almeja formar e o modelo de ensino jurídico que se busca consolidar. Sendo assim, o objetivo deste artigo consiste em compreender as implicações da formação didático-pedagógica ofertada por meio dos cursos acadêmicos de pós-graduação stricto sensu em direito, tendo como premissa as percepções dos egressos a respeito do ser e fazer docente, delineando, assim, os perfis do professor do ensino jurídico. A pesquisa bibliográfica e de campo, o tratamento qualitativo dos dados e a análise de conteúdo foram os encaminhamentos metodológicos para o desenvolvimento da pesquisa. Os dados foram coletados mediante entrevista semiestruturada com 90 professores do ensino jurídico que são egressos dos cursos de mestrado ou doutorado em direito localizados no Estado do Paraná entre o período de 2017 a 2020. Nas considerações finais, verificou-se a prevalência do perfil técnico-prático (27%) no que se refere à concepção de professor do ensino jurídico, o que revela uma visão pragmática e instrumental do ser e fazer docente. Entretanto, constatou-se, também, a emergência de uma visão crítica-emancipatória da docência (23%), perfil esse que tem como parâmetro a formação de um agente transformador da realidade, comprometido com a humanização do sujeito.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The lack of didactic-pedagogical training of professors for teaching work is one of the facets of the chronic crisis affecting legal education. However, it is not enough to offer this training, it is necessary to discuss the theoretical-conceptual concepts that guide the training process, as these are responsible for outlining the contours of the profile of the professor that is sought to be trained and the model of legal education that is sought to consolidate. Therefore, the objective of this article is to understand the implications of didactic-pedagogical training offered through stricto sensu postgraduate academic courses in law, taking as a premise the perceptions of graduates regarding being and doing teaching, thus outlining, the profiles of legal education professors. Bibliographic and field research, qualitative data treatment and content analysis were the methodological guidelines for the development of the research. Data were collected through semi-structured interviews with 90 legal education professors who graduated from master’s or doctorate courses in law located in the State of Paraná between 2017 and 2020. In the final considerations, the prevalence of the technical-practical profile (27%) was verified. regarding the conception of a legal education professor, which reveals a pragmatic and instrumental view of being and doing teaching. However, it was also noted the emergency of a critical-emancipatory vision of teaching (23%), a profile that has as its parameter the formation of an agent who transforms reality, committed to the humanization of the subject.
  • Currículos socioemocionais e liderança: da mobilização coletiva à motivação do eu Artigos

    Estormovski, Renata Cecilia; Silva, Roberto Rafael Dias da

    Resumo em Português:

    Resumo Contextualizar os processos que instrumentalizam os afetos no currículo escolar hodierno, investigando como a liderança tem sido significada diante de um catálogo de emoções, constitui o objetivo deste estudo. Historicamente, a liderança compôs os movimentos sociais e tinha a escola como um de seus espaços de referência, mas essa afecção parece ter adquirido novos sentidos em programas específicos de educação socioemocional. Para desenvolver a argumentação, articulam-se referenciais teóricos críticos (como Dardot e Laval, Illouz, Collet e Grinberg, e Safatle) com uma análise documental (desenvolvida por meio das orientações de Cellard), por meio do exame de duas iniciativas singulares, em busca de compreender como a liderança tem figurado no cotidiano escolar, problematizando o que se entende como um redirecionamento de seus sentidos históricos a partir dos remanejos do neoliberalismo. Na discussão, percebe-se que a hierarquização desse afeto não tem mais se pautado unicamente na motivação de uma comunidade para a participação em uma pauta pública (sentido tradicionalmente atribuído), mas tem se reconfigurado, em contextos singulares, em uma mobilização de si mesmo. A liderança passa a ser concebida como um pilar para o empreendedorismo de si na constituição de uma conduta engajada do sujeito com seus objetivos pessoais, favorecendo a lapidação de seus próprios afetos em busca de se mostrar competitivo e flexível, exigências do capitalismo em sua face atual. De um líder carismático e comprometido com o coletivo erige-se um líder de si conformado a partir de um design psicológico que tem na escola (dualista e hierarquizada) seu espaço de formação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study contextualizes the processes that instrumentalize the impacts within today’s school curriculum and investigates the meaning of leadership in the face of a range of emotions. Historically, leadership has been part of social movements and has had the school as one of its reference points. However, this leadership appears to have acquired new meanings within specific social-emotional education programs. To develop the argument, critical theoretical references (such as Dardot and Laval; Illouz, Collet, and Grinberg; and Safatle) are used within a documentary analysis (developed using Cellard’s guidelines). Two singular initiatives are examined, in an attempt to understand how leadership has functioned within the school routine, which is understood to be a redirection of its historical meanings from the rearrangements of neoliberalism. In the discussion, the hierarchy of this impact was noted to have no longer been based solely on the motivation of a community to participate in a public agenda (the traditionally attributed meaning) but has been reconfigured, in singular contexts, into a mobilization of itself. Leadership is viewed as a pillar for self-entrepreneurship in the constitution of an engaged conduct of the subject with their personal goals, favoring the refining of their own affections in search of showing oneself to be competitive and flexible, which are demands of capitalism in its current state. From a charismatic leader committed to collective well-being, a selfmotivated leader arises, constructed from a psychological design that finds in the school (dualistic and hierarchical) its space for development.
  • Práticas socioeducativas inclusivas: concetualizações e tendências de produção científica no campo da educação Artigos

    Rodrigues, Marta de Oliveira; Silva, Sofia Marques da; Loureiro, Armando

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo apresenta um mapeamento e análise de literatura no campo da educação sobre como o tema das práticas socioeducativas inclusivas associadas a medidas para a promoção do sucesso escolar e da inclusão social tem sido abordado 4. O procedimento metodológico adotado foi o mapeamento sistemático da literatura, na linha de Kitchenham e Charters e de Petersen et al., fazendo pesquisa na Web of Science, Scopus e B-on. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, obteve-se um corpus de 47 publicações a partir do qual foram evidenciadas as principais tendências de distribuição temporal e geográfica, os temas organizadores, a metodologia e o tipo de participantes. A análise de conteúdo e a interpretação deram conta de entendimentos teóricos sobre práticas socioeducativas inclusivas, apontando os resultados para uma falta de uniformização na sua designação, bem como sobre o que constitui práticas socioeducativas inclusivas. Foram ainda identificados fatores inibidores e facilitadores nos processos de desenho, implementação e desenvolvimento daquelas práticas. Finalmente, propõe-se nas conclusões uma abordagem ao conceito indicando que as práticas socioeducativas inclusivas potenciam a mitigação ou superação de barreiras à aprendizagem e à participação com o intuito de promover o sucesso escolar e a inclusão social de forma a corresponder às necessidades e diversidade de todos os estudantes, envolvendo um planeamento e ensino cooperativo de aulas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study presents a mapping and an analysis of the literature in education concerning how inclusive socio-educational practices associated with measures to promote school success and social inclusion have been approached. The methodological procedure adopted was the systematic mapping of the literature, in line with Kitchenham and Charters and Petersen et al. through research on Web of Science , Scopus , and B-on . After the inclusion and exclusion criteria were applied, a corpus of 47 publications emerged. We highlighted the main trends regarding time and geographical distribution, organizing themes, methodology, and type of participants. Content analysis and interpretation revealed theoretical insights into inclusive socio-educational practices, showing that there is not a standardized way of naming the phenomena and a gap regarding what inclusive socio-educational practices are really about. The factors that inhibit and facilitate the design, implementation, and development of these practices were also identified. Finally, the findings suggest the concept has been addressed in a way which indicates that inclusive socio-educational practices contribute to mitigate or overcome barriers to learning and participation in promoting school success and social inclusion, in order to meet the needs and diversity of all students, involving planning and cooperative teaching of classes.
  • Educação para a sustentabilidade na prática docente em cursos de licenciatura em biologia da região amazônica paraense Artigos

    Silva, Natanael Charles da; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo objetivou verificar as abordagens e perspectivas teóricas e/ou metodológicas que docentes dos cursos de licenciatura em biologia, da região amazônica paraense, consideram sobre a Educação para a Sustentabilidade na formação dos discentes. A pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, envolveu docentes de Instituições de Ensino Superior da rede pública, as quais ofertam o curso de licenciatura em biologia há pelo menos cinco anos. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário composto por 28 questões de caráter específico, distribuídas em sete categorias contextualizadas com os princípios da Educação para a Sustentabilidade, e seis questões de caráter geral, estas relacionadas com a formação dos participantes. Os resultados foram analisados com o uso do software Iramuteq e expressos por meio de árvores de similitude e análise de especificidade. Foi possível verificar que os professores dão maior ênfase, em suas práticas docentes, aos princípios: “direito à vida, direito à igualdade e direito ao respeito”. De modo contrário, o princípio “direito à cultura” foi o que apresentou valores mais expressivos de discordância. Em termos gerais, os docentes mostram perspectivas de atuação que priorizam a formação crítica, contextualizada e prática para seus estudantes. Percebeu-se a necessidade de uma atenta reformulação e atualização da prática docente, no que diz respeito à inclusão e ao fortalecimento das dimensões cultural, social e ambiental.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study was to verify the theoretical and/or methodological approaches and perspectives that professors from degree courses on Biology, in the State of Pará within the Amazon area, take into consideration in relation to Education for Sustainability in the basic training of their students. The field research, based on a quality approach, involved professors from public Higher Education Institutions that have provided the degree course on Biology for at least five years. Data collection consisted of a questionnaire including 28 questions of specific nature, spread out in seven categories contextualized with the principles of Education for Sustainability and six general questions related to the basic training of participants. The results have been analyzed utilizing software Iramuteq and expressed through the use of similitude trees and specificity analysis. It was possible to verify that, in their teaching practices, professors emphasize the following principles: “right to life”, “right to equality”, and “right to respect”. On the other hand, the principle “right to culture” was the one with most significant discrepancy values. Generally speaking, professors have indicated perspectives of teaching that prioritize a critical, contextualized, and practical formation intended for their students. A careful need for reformulation and update of the teaching practice was observed, in what it concerns the inclusion and strengthening of the cultural, social, and environmental dimensions.
  • Formação da força de trabalho na economia primário-exportadora brasileira Artigos

    Silva, Luciano Edison da; Deitos, Roberto Antonio

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo apresenta resultados de pesquisa sobre os postos de trabalho que têm sido gerados por uma economia em processo de desindustrialização e reprimarização, concomitante a fortes influxos na educação científica e tecnológica. O objetivo foi avaliar o impacto da estrutura econômica brasileira sobre as políticas públicas educacionais para formação da força de trabalho necessária a esse mercado, principalmente dos egressos do ensino médio e profissionalizante. Por ser um período onde a inserção no mundo do trabalho torna-se equivalente à educação, a última etapa da educação básica tem um importante papel principalmente para aqueles que vivem do trabalho. Entretanto, entre expectativa e realidade, as ocupações têm sido para baixa e média complexidade, mesmo diante da escolaridade juvenil em ascensão. Com baixa intensidade tecnológica de sua estrutura produtiva, a educação para os jovens tende a se orientar para fornecer os recursos humanos para essa economia. Este estudo se baseia em dados disponíveis nos Ministérios do Trabalho, Educação e Economia, no IBGE, no IPEA e na OIT, ancorado em arcabouço teórico relacionado aos temas educação e trabalho. Como resultado, é possível inferir uma (re)tomada econômica de baixa atividade tecnológica em curso, e uma correspondente pressão sobre a educação técnico-científica para a formação de trabalhadores destinados a esse mercado em ascensão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study presents the results of a research on the jobs that have been generated by an economy undergoing a process of deindustrialization and reprimarization, concomitant with strong influxes in scientific and technological education. The objective was to evaluate the impact of the Brazilian economic structure on public educational policies for the formation of the labor force necessary for this market, especially for those graduating from high school and vocational education. Because it is a period in which insertion into the world of work becomes equivalent to education, the last stage of basic education plays an important role, especially for those who live from work. However, between expectation and reality, occupations have been of low and medium complexity, even in the face of rising juvenile schooling. With low technological intensity of its productive structure, the education for young people tends to be oriented to supply the human resources for this economy. This study is based on data available from the Ministries of Labor, Education, and the Economy, IBGE, IPEA, and ILO, anchored on a theoretical framework related to the themes of education and labor. As a result, it is possible to infer an economic (re)taking of low technological activity underway, and a corresponding pressure on technical-scientific education for the training of workers destined for this growing market.
  • As representações da obrigatoriedade do uniforme escolar do ensino secundário na imprensa maranhense (1894-1904) Artigos

    Castellanos, Samuel Luis Velázquez; Carvalho, Andréia Monteiro

    Resumo em Português:

    Resumo Neste estudo se explanam as representações da obrigatoriedade do uniforme escolar liceísta que aparecem nas notícias publicadas nos jornais Pacotilha (1880-1939) e Diário do Maranhão (1855-1911), no intuito de se analisar até que ponto ditas representações podem ter influenciado nos processos de produção, indicação, aprovação, distribuição e uso deste artefato no período de 1894 a 1904. Objetiva-se compreender o alcance das representações da indumentária oficial do Liceu Maranhense nos processos de produção, distribuição e consumo deste artefato, apontando-se para a cultura escolar, a cultura material escolar e o uniforme escolar como categorias fundamentais que têm ênfase no estudo das representações e práticas. Caracteriza-se a pesquisa como bibliográfica e documental, apoiada nos pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural, ao se cruzar notícias de jornais com leis e decretos, assim como com anais de congressos, mensagens e relatórios de governadores de estado. Conclui-se, que a avaliação do valor da aquisição de um objeto escolar deve considerar critérios históricos, econômicos, sociais e culturais que afetam a vivência dos indivíduos de forma coletiva e/ ou particular, podendo influenciar nos sentidos atribuídos ao vestir; portanto, contribui-se aqui com a História da Educação maranhense quando aponta para a diferenciação de práticas que marcam desigualdades nas formas de se conceber a indumentária, assim como na produção, circulação e uso, mesmo que se tenha imposto o mesmo uniforme a diferentes sujeitos num mesmo espaço escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study explains the representations of the obligatory nature of Liceu Secondary School’s uniform that appear in news published in the newspapers Pacotilha (1880-1939) and Diário do Maranhão (1855-1911), with the aim of analyzing to what extent these representations may have influenced the processes of production, indication, approval, distribution, and use of this artifact in the period from 1894 to 1904. The goal is to understand the extent of the representations of the official attire of Liceu Maranhense in the processes of production, distribution, and consumption of this artifact, pointing to school culture, school material culture, and school uniforms as fundamental categories which are emphasized in the study of representations and practices. The research is characterized as bibliographic and documentary, supported by the theoretical-methodological assumptions of Cultural History, by crossing newspaper news with laws and decrees, as well as with annals of congresses, messages, and reports of state governors. It is concluded that the evaluation of the value of acquiring a school object should consider historical, economic, social, and cultural criteria that affect the experiences of individuals in a collective and/or particular way, which can influence the meanings attributed to dressing; therefore, this contributes to the History of Education in Maranhão by pointing to the differentiation of practices that mark inequalities in the ways of conceiving attire, as well as in its production, circulation, and use, even though the same uniform was imposed on different subjects in the same school space.
  • Aprendizagens profissionais de acadêmicos de licenciatura em pedagogia em estágio supervisionado Artigos

    Richit, Adriana; Loss, Adriana Salete

    Resumo em Português:

    Resumo As aprendizagens profissionais têm interessado pesquisadores por constituírem uma das bases do desenvolvimento profissional de professores. Aprendizagens sobre o conteúdo curricular a ser ensinado, didática, valores e atitudes inerentes à profissão docente e aspectos da cultura profissional têm sido frequentemente associadas ao desenvolvimento profissional de professores. Um importante contexto de aprendizagens profissionais para futuros professores é o estágio supervisionado, concebido como contato direto com a profissão, de modo a refletir sobre as experiências teórico-práticas. Neste trabalho, dedicamo-nos a investigar, na perspectiva qualitativa e interpretativa de pesquisa, as aprendizagens profissionais de futuros professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, realizamos uma investigação[^3] com dez acadêmicas de um curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim, examinando as aprendizagens realizadas no âmbito do estágio supervisionado. O material empírico do estudo constitui-se das narrativas de dez estagiárias, produzidas nos encontros de partilha de experiências sobre a docência nos anos iniciais, assim como das produções textuais das acadêmicas, elaboradas durante o estágio. A análise evidenciou aprendizagens relacionadas à docência nos seguintes aspectos: planejamento do ensino, que caracterizou o processo reflexivo, sustentado teoricamente e ampliado temporalmente, de planejar percursos de aprendizagem para os alunos; desenvolvimento do ensino, concretizado na interseção entre os diversos elementos que produzem as condições para a realização do trabalho em sala de aula; e a dinâmica escolar, compreendida como contexto interativo, dinâmico, plural e plástico de concretização da docência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Professional learning has garnered considerable attention from researchers, as it forms a fundamental aspect of teachers’ professional development. Such learning encompasses a range of essential elements, including acquiring knowledge about curriculum content, teaching methods, core values, attitudes intrinsic to the teaching profession, and the nuances of professional culture. Notably, supervised training stands as a significant context for the professional learning of prospective teachers, offering direct exposure to the teaching profession and opportunities for critical reflection on theoretical and practical experiences. In this study, we undertake an investigation of the professional learning experiences of prospective teachers within the Early Years of Elementary Education, employing a qualitative and interpretative approach. To achieve this objective, we conducted in-depth research 3 with ten female students enrolled in an Education Undergraduate Program at the Federal University of the Fronteira Sul, Erechim Campus. Our focus was on examining their learning encounters during supervised training. The empirical data for the study encompassed narratives shared by the ten interns during sessions dedicated to teaching in Elementary School, alongside textual productions prepared by the students throughout their training. The analysis of the gathered data has revealed noteworthy learning outcomes concerning teaching in various dimensions. Firstly, it shed light on the process of lesson planning, characterized by its reflective nature, theoretical underpinnings, and comprehensive approach to devising learning pathways for students. Secondly, the investigation illuminated the development of teaching skills, an intricate fusion of multiple elements that collectively facilitate effective classroom practices. Lastly, the study elucidated the dynamics of the school environment, perceived as an interactive, dynamic, pluralistic, and adaptable context conducive to the realization of successful teaching endeavors.
  • Abandono e evasão escolar sob a ótica dos sujeitos envolvidos Artigos

    Ramos, Ana Carolina; Gonçalves Junior, Oswaldo

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo buscou refletir sobre as concepções relativas ao abandono e à evasão escolar por parte de agentes públicos que atuam junto à população juvenil num município de porte médio do interior paulista. Visou-se também dar voz aos beneficiários dessas políticas públicas para conhecer suas realidades e perspectivas sobre suas vivências. Para tanto, foram realizadas dezesseis entrevistas com educadores e profissionais da rede de proteção, dois jovens que passaram pela situação de abandono/evasão e a mãe de um deles. Como referencial analítico foi utilizada a abordagem hermenêutico-dialética. Em relação aos resultados, observou-se que se trata de um problema complexo, com diversos fatores pertencentes às dimensões escolar, socioeconômica, familiar e da singularidade do adolescente, que se entrelaçam e dificultam sua resolução, trazendo a vulnerabilidade social como contexto de risco para o fenômeno. Verificou-se também diferenças nos sentidos atribuídos pelos atores institucionais para as mesmas categorias, o que pode ampliar a compreensão sobre o tema, mas também sugerir divergências nos olhares, tornando as práticas intersetoriais no enfrentamento do problema um desafio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article sought to think over the concepts associated with school withdrawal and dropout expressed by public agents working with young population in a medium-size city in the countryside of the state of São Paulo. The aim was also to allow beneficiaries of school public programs to voice their thoughts in order to learn about their realities and perspectives based on their experience. Thus, 16 interviews were carried out with educators and professionals working in the public protection network as well as with two youngsters who experienced withdrawal/dropout, and the mother of one of them. The hermeneutic-dialectic approach was used as an analytical framework. Regarding the survey outcome, it was observed that this is a complex problem, with several factors involving the school, the families´ socioeconomic conditions and dimensions, and the uniqueness of the adolescent individual; these factors intertwine and make it difficult to resolve the problem, resulting in social vulnerability as a risky context for the phenomenon. There were also differences in the meanings the institutional players assign to the same categories, which can help improve the understanding of the matter; however, it also indicates the existence of different views, which turn the intersectoral practices intended to tackle the problem into a challenging proposition.
  • Da interrupção à experimentação e transformação: formação pedagógica de professores do ensino superior em Portugal Artigos

    Gonçalves, Teresa N. R.; Alves, Mariana Gaio

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, apresentamos uma pesquisa que discute a pluralidade de significados que podem caracterizar a pedagogia e o trabalho docente no ensino superior, explorando os possíveis efeitos de uma modalidade específica de formação de professores de ensino superior em Portugal. Ao reconhecer que a pedagogia não pode ser entendida como uma questão meramente técnica, implicando uma reflexão mais geral e ampla sobre o ensino superior, entendemos a ação docente no seu sentido ético, político e estético, explorando o sentido (ou falta dele) do que acontece em educação em detrimento de uma visão explicativa e normativa. Na análise dos portfólios individuais desenvolvidos pelos formandos no decorrer do curso, identificamos dois eixos que foram se configurando como fundamentais para pensar a forma como a proposta de formação impactou nos seus participantes no que diz respeito às questões pedagógicas: movimentos de transformação ao nível das concepções e das práticas; e a criação de dinâmicas de experimentação tanto no âmbito da formação como no contexto das práticas desenvolvidas nas instituições e nos quotidianos profissionais de cada um dos participantes. Cabe destacar que um dos aspectos mais interessantes da leitura e análise dos exercícios de escrita presentes nos portfólios reside, precisamente, na possibilidade de acompanhar esses movimentos de transformação e experimentação, e ainda o modo como a partir deles se constitui um espaço de estudo coletivo, uma comunidade de estudo. A partir da análise dos dois eixos referidos, damos conta da forma como essa dimensão coletiva da proposta de formação emerge dos relatos dos seus participantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, we discuss the plurality of meanings that may characterize pedagogy and teaching in higher education, exploring the possible effects of a particular higher education teacher training provided in Portugal. By recognizing that pedagogy cannot be understood as a merely technical issue, requiring a more general and broader reflection on higher education, we understand teaching in its ethical, political and aesthetic sense, exploring the meaning (or the lack thereof) of what happens in education if we move away from an explanatory and normative vision. In the analysis of the individual portfolios developed by the trainees during the course, we identified two axes that were configured as fundamental to think about how the training proposal had impacted its participants with regard to pedagogical issues: transformation movements at the level of conceptions and practices; and the creation of experimental dynamics both within the scope of training and in the context of practices taking place in the institutions and in the professional daily lives of each participant. It is worth highlighting that one of the most interesting aspects of reading and analyzing the writing exercises found in the portfolios lies precisely in the possibility of following these movements of transformation and experimentation, as well as understanding the way through which a space for collective study is formed, a study community. From the analysis of the two axes mentioned above, we understand how this collective dimension of the training proposal emerges from the reports of its participants.
  • Metafísica do mercado, sujeito atomizado e corrosão da formação humana no neoliberalismo de Hayek Artigos

    Cenci, Angelo Vitório; Salomão, Jelson Becker; Bregalda, Regiano

    Resumo em Português:

    Resumo O neoliberalismo pode ser mais bem compreendido como uma visão de mundo, que tem exercido notória hegemonia nas sociedades ocidentais, sobretudo, a partir do início dos anos 1980. Neste sentido, o presente texto trata de um dos principais expoentes do neoliberalismo – Friedrich A. Hayek – e das noções de ordem espontânea e de individualismo metodológico, conforme formuladas na sua própria versão da teoria neoliberal. O objetivo, com o esforço empreendido, é demonstrar que a relação existente na obra desse autor entre a defesa da ordem espontânea “metafísica” neoliberal do mercado e uma compreensão atomizada de sujeito tem, como resultado, a centralidade de uma sociabilidade de mercado, que tem implicações desligitimadoras e corrosivas para o sentido moderno iluminista da formação (cultural) humana. Dentre as possíveis consequências resultantes dessa relação, estão o enfraquecimento de temas chaves, tais como ação, liberdade, igualdade, justiça social e autonomia, sob o prisma de uma moralidade pós-convencional demandada pelas atuais sociedades complexas, plurais e desiguais. Dessa perspectiva, a conclusão aponta para a necessidade de recuperação do conceito filosófico de ação, o qual é formulado pela tradição filosófica clássica, de uma visão pós-metafísica e pós-tradicional de ordem social, de uma concepção pós-convencional de moralidade, bem como de uma concepção social de liberdade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Neoliberalism may be best understood as a worldview that has exercised notorious hegemony in Western societies, especially since the early 1980s. In this sense, this text addresses one of the leading exponents of neoliberalism – Friedrich A. Hayek – and the notions of spontaneous order and methodological individualism, as formulated in his version of neoliberal theory. The objective of the undertaken effort was to demonstrate that the relationship existing in this author’s work between the defense of the neoliberal “metaphysical” spontaneous order of the market and an atomized understanding of the subject has, as a result, the centrality of a market sociability with de-legitimizing and corrosive implications for the modern Enlightenment sense of human (cultural) training. Among the possible consequences of this relationship is the weakening of key topics, such as action, freedom, equality, social justice, and autonomy, under the prism of a post-conventional morality demanded by today’s complex, plural, and unequal societies. From this perspective, the conclusion points to the need to recover the philosophical concept of action, formulated by the classical philosophical tradition, a post-metaphysical and post-traditional view of social order, a post-conventional conception of morality, and a social conception of freedom.
  • La secundaria rural en debate: un análisis de implementación del PROMERII en Entre Ríos (Argentina) Artículos

    Schmuck, María Emilia

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Analizamos el Proyecto de Mejoramiento de la Educación Rural (PROMER) en el contexto de extensión del nivel medio en espacios rurales en Argentina, considerando especialmente la implementación de los Proyectos de Base Local en la provincia de Entre Ríos a partir del funcionamiento del PROMER II entre 2016 y 2020. Partimos de reconocer diferentes escalas –internacional, nacional, provincial, local– de conformación de la política y desde un enfoque etnográfico analizamos documentos, realizamos entrevistas a trabajadoras estatales, participamos de reuniones de trabajo y realizamos trabajo de campo en la cotidianeidad de escuelas del norte entrerriano. Identificamos tensiones entre el origen de la política con financiamiento internacional –vinculado con programas compensatorios a nivel global que dieron origen a políticas nacionales desde la década de 1990–, la posterior consolidación de políticas educativas universales en el marco de las cuales se inicia la implementación del PROMER en Argentina y demandas provinciales y locales de políticas y referentes específicos para atender las particularidades de las escuelas secundarias rurales en Entre Ríos. A su vez, a partir de esta demanda local de políticas que atiendan a la especificidad de las instituciones, identificamos que la definición de escuela secundaria rural y, con ello, de ruralidad, se encuentra en discusión.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We analyze the Proyecto de Mejoramiento de la Educación Rural (PROMER) in the context of the extension of the middle level in rural areas in Argentina, especially considering the implementation of the Proyectos de Base Local in the province of Entre Ríos, from the functioning of PROMER II from 2016 to 2020. We start from looking into different political formation scales –international, national, provincial and local– and from an ethnographic point of view, we analyze documents, interview state workers, take part in business meetings, and do fieldwork in everyday life in the North of Entre Ríos. We identify disagreement between the origin of policies with international financing, linked to compensatory programmes that gave origin to national policies since the 1990s; the later strengthen of universal educational policies within the framework of which the implementation of PROMER began in Argentina, and provincial and local requests for policies and specific referents that understand the rural high school particularities in Entre Ríos. Meanwhile, based on this local request of policies that pay attention to the specificity of the institutions, we mention that the definition of rural high school and rural life are under discussion.
  • A formação das subjetividades em uma escola profissional feminina: análise de uma ficha social Artigos

    Gil, Natália; Lima, Ana Laura Godinho

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo apresentamos a análise de uma ficha social que era preenchida quando da candidatura de meninas ao ingresso como alunas na Escola Técnica Feminina Senador Ernesto Dornelles (Porto Alegre/RS, anos 1940). Localizaram-se no arquivo da escola 195 pastas de documentos de alunas que se matricularam na instituição entre 1946 e 1950, entre os quais constam essas fichas. Produzida pelo Serviço de Psicotécnica e Orientação Educacional da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, as fichas eram compostas de duas partes: I) A família, parte que incluía informações sobre a situação econômica dos membros da família, suas condições educacionais e sociais e o interesse do respondente pela profissão da filha; e II) A aluna, seção em que constavam inquirições sobre as condições educacionais e o teor de vida da menina, suas tendências vocacionais e impressões gerais sobre ela. Recorremos a aportes teóricos de Foucault acerca dos procedimentos de exame nas instituições disciplinares e seus efeitos de subjetivação. A análise da ficha social permitiu identificar a partir das questões formuladas e das alternativas de respostas disponíveis às famílias e às alunas algumas das expectativas sociais e possibilidades abertas à formação das subjetividades profissionais das jovens ingressantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study analyzes a registration form filled out by girls applying for the Senador Ernesto Dornelles Women’s Vocational School (Porto Alegre/RS, 1940). Its archive contained 195 folders with documents from students who enrolled in the institution from 1946 to 1950, including registration forms. Made by the Psychotechnical and Educational Guidance Service of the Department of Education and Culture of Rio Grande do Sul, these files consisted of two parts: I) the family, which included information on family members’ economic, educational, and social conditions and respondents’ interest in their daughter’s profession and II) the student, inquiring about girls’ education, way of life, vocational tendencies, and general impressions. We use Foucault’s theoretical contributions on examination procedures in disciplinary institutions and their subjectivation effects. The analysis of these forms found some of the social expectations and possibilities open to the formation of young applicants’ professional subjectivities based on the formulated questions and the possible answers available for families and students.
  • Análisis de necesidades formativas de los tutores de empresa en la formación dual: revisión sistemática Artículos

    Hernández, Mª Mercedes Castellano; Miravalles, Mª Paz Trillo

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El propósito de este estudio es analizar los diseños de investigación y los instrumentos de evaluación más adecuados para el análisis de necesidades formativas en profesionales de la formación dual (FD), valorando los procedimientos y dimensiones que se examinan. La figura de los tutores de empresa en la FD supone una función clave para la preparación de los aprendices en el puesto de trabajo, es por ello que se considera de gran interés determinar sus necesidades para mejorar su ejercicio profesional. La metodología empleada ha sido la revisión bibliográfica sistemática. Partiendo de la búsqueda con operador boleano, obtuvimos 2.470 registros publicados en abierto. Se limitó la exploración al período comprendido entre 2011-2021, en seis bases de datos, que contenían texto completo, en lengua inglesa o castellana, y artículos de revistas arbitradas y tesis doctorales. Finalmente se seleccionaron 54 investigaciones. Los hallazgos reflejan que los estudios de necesidades emplean, en su mayoría, diseños de investigación mixtos en los que aplican la combinación de las entrevistas (estructuradas, semiestructuradas, en profundidad, en grupo e individual) y los cuestionarios (en línea o presenciales) como principales instrumentos de recogida de información. Se emplean los cuestionarios en la mayoría de los casos para llegar al mayor número de personas en el menor tiempo posible y las entrevistas para profundizar en la materia de estudio. Respecto a las dimensiones evaluables estas se centran en aspectos metodológicos, tecnológicos, habilidades comunicativas y psicosociales y en el desarrollo de la propia profesión.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this study is to analyze the most suitable research designs and evaluation instruments for the analysis of training needs in dual training (DT) professionals, assessing the procedures and dimensions that are examined. The figure of the company tutors in DT is an agent key for the preparation of apprentices training in the workplace, which is why it is considered of great interest to determine their needs to improve their professional practice. The methodology used has been the systematic bibliographic review. Starting from the search with a Boolean operator, we obtained 2.470 open access records published. The exploration was limited to the period comprehended between 2011-2021, in six data bases, which contained full text, and peer-reviewed journals and PhD dissertations. Finally, 54 investigations were selected. The findings reflect that the needs studies mostly use mixed research designs in which they apply the combination of interviews (structured, semi structured, in- depth, in group and individual) and questionnaires (online and in-person) as the main instruments of data colleccion. The questionnaires are used, in the majority of cases, to reach as many people as possible in the shortest time and interviews to deepen the subject of study. Regarding the evaluable dimensions, these focus in the methodological and technological aspects, communications and psycho-social skills and development of the own profession.
  • Bullying nas escolas públicas e privadas: os efeitos de gênero, raça e nível socioeconômico Artigos

    Silva, Cíntia Santana e; Vilela, Elaine Meire; Oliveira, Valéria Cristina de

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo investiga os efeitos dos marcadores sociais de gênero, raça e nível socioeconômico sobre o bullying entre os alunos do 9º ano do ensino fundamental no Brasil. O objetivo é verificar se o fenômeno está relacionado com hierarquias de poder estabelecidas na sociedade, de modo que alunos integrantes dos grupos sociais privilegiados na hierarquia social (isto é, homens, brancos e de nível socioeconômico mais elevado) tendem a praticar mais bullying e discentes de grupos sociais desfavorecidos (mulheres, negros e de nível socioeconômico mais baixo) tendem a sofrer mais bullying . Analisamos dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2015 a partir de Modelos Lineares Generalizados Hierárquicos (MLGH). As análises são feitas separadamente para escolas públicas e privadas e os diferentes tipos de envolvimento dos alunos com o bullying , seja como vítima, agressor e vítima-agressor. Os resultados apontam que, apenas no que se refere ao nível socioeconômico, podemos afirmar que o bullying reproduz a hierarquia de status presente na sociedade. Tanto na escola pública quanto na privada, os alunos de maior nível socioeconômico estão mais propensos a praticarem, enquanto os de menor nível estão mais propensos a sofrerem bullying . Quanto ao gênero, verifica-se que os alunos do sexo masculino têm maior propensão ao envolvimento com o bullying do que as meninas, seja como vítima, agressor ou vítima-agressor. Os diferenciais são mais expressivos nas escolas privadas que nas públicas. No que se refere à raça, observa-se que o envolvimento com o bullying permeia os grupos raciais em múltiplos sentidos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article explores the effects of social markers of gender, race and socioeconomic status (SES) on bullying among 9th-grade students in Brazil. The aim is to investigate whether students from privileged social groups within the social hierarchy (i.e., men, white individuals, and those of higher SES) exhibit higher rates of bullying perpetration, and conversely, whether students from disadvantaged social groups (women, black individuals, and those of lower SES) are more likely to be victims of these acts. We analyzed data from the 2015 National Survey of School Health (PeNSE) through Hierarchical Generalized Linear Models (HGLM) adjusted separately for public and private schools and for different types of student involvement with bullying: as victim, aggressor, or victim-aggressor. The results indicate that, only as to SES, we can state that bullying reproduces the status hierarchy found in society. In both public and private schools, students with a higher SES are more likely to bully someone, while students with a lower SES are more likely to be bullied. As for gender, it is observed that male students are more prone to be involved in bullying than female students, whether as a victim, aggressor, or victim-aggressor. Differentials are more significant in private schools than in public schools. As for race, it is observed that acting like a bully permeates racial groups in multiple ways.
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Av. da Universidade, 308 - Biblioteca, 1º andar 05508-040 - São Paulo SP Brasil, Tel./Fax.: (55 11) 30913520 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revedu@usp.br