Acessibilidade / Reportar erro

A importância das aulas práticas para alunos jovens e adultos: uma abordagem investigativa sobre a percepção dos alunos do PROEF II

Resumo:

Este trabalho analisa a importância das aulas práticas no ensino de Ciências Naturais para os alunos de duas turmas, com perfis diferentes, do Segundo Segmento do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos da Universidade Federal de Minas Gerais (PROEF II). O trabalho analisa o conceito de aulas práticas para esses alunos, a aceitação e as impressões pessoais dos mesmos em relação a estas aulas na disciplina de Ciências Naturais. Os resultados demonstram que os alunos jovens e adultos gostam desse tipo de aula e se sentem motivados quando a mesma é proposta, principalmente quando elas ocorrem no laboratório e, desse modo, o desenvolvimento dessas aulas pode ser uma importante ferramenta no ensino de ciências para os alunos jovens e adultos.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • BORGES, A.T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física v.19, n. 3, p. 291-313, dez. 2002.
  • HODSON, H. Experimentos em ciência e no ensino de ciências. Belo Horizonte: CECIMIG. 1996. (Circulação interna). Traduzido de: Experiments in science and science teaching. Educational Philosophy and Theory, 20 (2), 53-66. Tradutor Johana A. E. de Knegt López de Prado.
  • HODSON, D. Mini-special issue: taking practical work beyond the laboratory. International Journal of Science Education v.20, n.6, p. 629-632, 1998.
  • HODSON, D. Becoming critical about practical work: changing views and changing practice through action research. International Journal of Science Education v.20, n.6, p. 683-694, 1998.
  • FONSECA, M.C.F.R. A inserção da educação matemática no processo de educação básica de pessoas jovens e adultas. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6, 1998, São Leopoldo. Anais VI Encontro de Educação Matemática. v. 1, p. 79-82. São Leopoldo (RS): Sociedade Brasileira de Educação Matemática/ Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 1998.
  • LUNETTA, V. N. Actividades práticas no ensino da Ciência. Revista Portuguesa de Educação v. 2, n. 1, p. 81-90, 1991.
  • LUNETTA, V. N. The school science laboratory: historical perspectives and contexts for contemporary teaching. International handbook of science educationp. 249-262, 1998.
  • MILLAR, R. Um currículo de Ciências voltado para a compreensão de todos. Artigopublicado na revista School Science Review, mar 1996. Universidade de York, Senior Lecturer em Estudos Educacionais. Traduzido por Jordelina Lage Martins Wykrota e Maia Hilda de Paiva Andrade.
  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA/ SECRETARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL. Proposta curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental, v.3, p.71, 2002.
  • OLIVEIRA, M. K. Jovens e adultos como sujeitos de ensino e aprendizagem. Revista brasileira de educação n.12, p.59-73, set/out/nov/dez. 1999.
  • SILVA, P. A. B. ; LEITE, A. C. S., DELL' ARETTI, B. A., VELLASCO, D. G., VAZ, A. C. R. Construindo conceitos biológicos e históricos com os temas reprodução e sexualidade de maneira interdisciplinar. 2004. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2, 2004, Belo Horizonte. Anais... Disponível em CD - ROM.
  • 1
    Neste trabalho, os nomes das turmas são fictícios a fim de preservar a sua identidade.
  • 2
    Nome fictício. O questionário desta aluna se destacou entre os outros por apresentar um perfil de respostas muito diferenciado das respostas dos seus colegas.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2005
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br