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A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR E SEU SIGNIFICADO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA

Theory-practice relationship in the qualification of educators and its meaning to the pedagogical practice of biology teacher

Resumo:

Observações e experiências em nossa formação docente nos levaram a questionar a eficiência da aprendizagem por abordagens essencialmente práticas. Este estudo analisa como é trabalhada a relação teoria-prática na dinâmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais e as conseqüências dessa abordagem na formação e prática pedagógica dos professores nele graduados. As ementas de algumas disciplinas foram cruzadas com os dados obtidos por meio de questionários submetidos a professores, alunos e ex-alunos desse curso. Com auxilio da literatura especializada conseguimos aprofundar a compreensão dos mecanismos de articulação e/ou dissociação entre teoria e prática, o que poderá contribuir para a construção de um currículo mais coerente com a realidade da sala de aula da educação básica.

Palavras-chave:
relação teoria-prática; mediação didática; formação de professores de ciências.

Abstract:

Our teaching observations and experiences have led us to challenge the efficacy of content transmission through essentially practical approaches. This study analyses how the theory-practice relation is dealt with in the dynamics of the UFMG Biological Sciences Teachers Course. The consequences of this approach in the qualification and in the pedagogical practice of the teachers who have graduated from this course are also analyzed. The programs of some subject-matters were crossed with data obtained via questionnaires submitted to professors, students and alumni of this course. Supported by specialized literature, we succeeded in deepening our understanding of the theory-practice integration and dissociation mechanisms which may contribute to the elaboration of a curriculum more coherent with K-12 classroom reality.

Keywords:
theory-practice relation; didactical mediation; sciences teachers qualification.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2005
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