Acessibilidade / Reportar erro

Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira

Resumo:

Desde a década de sessenta, currículos de ensino de ciências com ênfase em CTS - ciência, tecnologia e sociedade - vêm sendo desenvolvidos no mundo inteiro. Tais currículos apresentam como objetivo central preparar os alunos para o exercício da cidadania e caracterizam-se por uma abordagem dos conteúdos científicos no seu contexto social. No presente artigo, discutimos criticamente os pressupostos desses currículos, de modo a fornecer subsídios para a elaboração de novos modelos curriculares na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias os quais possam contemplar a finalidade da educação básica em preparar o aluno para o exercício consciente da cidadania.

Abstract:

Since the 60s, science curricula with emphasis in STS - Science, Technology and Society - have been developed all around the world. These curricula aim, mainly, at preparing students to the exercise of the citizenship and are characterized by approaching science content in the social context. In this article we discuss critically the presupposition of such curricula as to provide support for the elaboration of new curricular models in the area of Natural Science and its Technologies which can contribute to the aim of Primary and Secondary Education of preparing the students to the conscious exercise of citizenship.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ACEVEDO DÍAZ, J. A. (1996). La tecnologia en las relaciones CTS: una aproximación al tema. Enseñanza de las Ciencias v.14, n.1, p.35-44.
  • AIKENHEAD, G. S. (1985). Collective decision making in the social context of science. Science Education v. 69, n. 4.
  • AIKENHEAD, G. S. (1990). Science-technology-society Science education development: from curriculum policy to student learning Brasilia: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS PARA O SÉCULO XXI: ACT - Alfabetização em ciência e tecnologia 1; jun/1990. (Mimeogr.).
  • AIKENHEAD, G. S. (1994a). What is STS science teaching? In: SOLOMON, J., AIKENHEAD, G. STS education: international perspectives on reform. New York: Teachers College Press, p.47-59.
  • AIKENHEAD, G. S. (1994b). Consequences to learning science through STS: a research perspective In:, SOLOMON, J. AIKENHEAD, G. STS education: international perspectives on reform. New York: Teachers College Press, p.169-186.
  • ALVES, R. (1968). Tecnologia e humanização. In: Revista Paz e Terra II, n.8.
  • AMBROGI, A. et al (1987). Unidades modulares de química São Paulo: Hamburg.
  • BAZZO, W. A. (1998). Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: EDUFSC.
  • BERNARD, F., CROMMELINCK, M. (1992). Sciences de la nature, technologies et sociétés. In: MEULDERS, M., CROMMELINCK, M., FELTZ, B. Pourquoi la science? Paris: Champ Vallon.
  • BOFF, L. (1996). Ecologia: grito da terra, grito dos pobres, 2ed. São Paulo: Ática.
  • BRIDGSTOCK, M. et al (1998). Science, technology and society: an introduction. Australia: Cambridge University Press.
  • BYBEE, R. W. (1987). Science education and the science-technology-society (STS) theme. Science Education v. 71, n. 5, p.667-683.
  • BYBEE, R. W., MAU, T. (1986). Science and technology related global problems: an international survey of science educators. Journal of Research in Science Teaching v. 23, n. 7, p.599-618.
  • BYRNE, M. S., JOHNSTONE, A. H. (1988). How to make science relevant. School Science Review v. 70, n. 251, p.43-46.
  • CHALMERS, A. F. (1994). A fabricação da ciência São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista.
  • CISCATO, C. A. M., BELTRAN, N. O. (1991). Química: parte integrante do projeto diretrizes gerais para o ensino de 2° grau núcleo comum (convênio MEC/PUC-SP). São Paulo: Cortez e Autores Associados.
  • DRIVER, R., ASOKO, H., LEACH, J., MORTIMER , SCOTT, P. (1994). Constructing Scientific knowledge in the classroom. Educational Researcher v.23, n.7, p.5-12.
  • FENSHAM, P. J. (1988). Approaches to the teaching of STS in science education. International Journal of Science education v. 10, n. 4, p.346-356.
  • FLEMING, R. (1988). Undergraduate science students' views on the relationship between science, technology and society. International Journal of Science Education v.10, n.4, p.449 -463.
  • FLEMING, R. (1989). Literacy for a technological age. Science Education v. 73, n. 4, p.391-404.
  • FOUREZ, G. (1995). A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista.
  • FREIRE, P. (1987). Pedagogia do oprimido 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
  • FREIRE, P. (1996). Educação como prática da liberdade 22ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
  • GASKELL, P. J. (1982). Science education for citizens: perspectives and issues. I. Science, technology and society: Issues for science teachers. Studies in Science Education n. 9, p.33-46.
  • GEPEQ - Grupo de Pesquisa para o Ensino de Química. (1993/1995/1998). Interação e transformação: química para o 2° grau. São Paulo: EDUSP. Vol. I, II e III. (livro do aluno: guia do professor).
  • GIBBONS, M. et al (1994). The new production of knowledge: the dynamics of science and research in contemporary societies. London: SAGE Publications.
  • GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física. (1990). Física 1: mecânica. São Paulo: EDUSP.
  • GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física. (1991). Física 2: física térmica; óptica. São Paulo: EDUSP.
  • GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física. (1993). Física 3: eletromagnetismo. São Paulo: EDUSP.
  • HABERMAS, J. (1973). La science et la technique comme "idéologie" Paris: Gallimard.
  • HABERMAS, J. (1983). Técnica e ciência enquanto "ideologia". In: BENJAMIN, W., HORKHEIMER, M., ADORNO, T.W., HABERMAS, J. Textos escolhidos 2ed. São Paulo: Abril Cultural.
  • HART, E. P., ROBOTTOM, I. M. (1990). The science-technology-society movement in science education: a critique of the reform process. Journal of Research in Science Teaching v. 27, n. 6, p.575-588.
  • HEATH, P. A. (1992). Organising for STS teaching and learning: the doing of STS. Theory into Practice v. 31, n. 1, p.52-58.
  • HOFSTEIN, A., AIKENHEAD, G., RIQUARTS, K. (1988). Discussions over STS at the fourth IOSTE symposium. International Journal of Science Education v. 10, n. 4, p.357-366.
  • HOLMAN, J. (1988). Editor's introduction: Science-technology-society education. International Journal of Science Education v. 10, n. 4, p.343-345.
  • IGLESIA, P. M. (1995). Ciencia-Tecnología-Sociedad en la ensenanza-aprendizaje de las ciencias experimentales. Alambique dicáctica de las ciencias experimentales v. 2, n. 3, p.7 11.
  • JAMIESON, I., MILLER, A., WATTS, A. G. (1993). Productions simulations. In: McCORMICK, R., MURPHY, P., HARRISON, M. (Eds.). Teaching and learning technology Workingham: Addison-Wesley Publishing Company & The Open University. p.251-267.
  • JAPIASSU, H. (1999). Um desafio à educação: repensar a pedagofia científica. São Paulo: Letras & Letras.
  • JENKINS, E. Science for All: Time for a Paradigm Shift? In:, LEACH, J. MILLAR, R., OSBORNE, J. (Eds.). Improving Science Education: The Contribution of Research: a book in honour of Rosalind Driver. Milton Keynes: Open University Press. (no prelo).{s.d.}
  • KORTLAND, K. (1996). An STS case study about students' decision making on the waste issue. Science Education , v. 80, n. 6, p.673-689.
  • KRASILCHIK, M. (1987). O professor e o currículo das ciências São Paulo: EDUSP.
  • LAETER, J. R., LUNETTA, V. N. (1982). Environmental issues: a responsibility of science teachers. The Australian Science Teachers Journal v. 28, n. 3, p.5-10.
  • LATOUR, B., WOOLGAR, S. (1997). A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará.
  • LAYTON, D. (1988). Revaluing the T in STS. International Journal of Science Education v. 10, n. 4, p.367-378.
  • LAYTON, D. (1994). STS in the school curriculum: a movement overtaken by history? In:, SOLOMON, J. AIKENHEAD, Glen.. STS education: international perspectives on reform New York: Teachers College Press. p.32-44.
  • LAYTON, D., DAVEY, A., JENKINS, E. (1986). Science for specific social purposes (SSSP): perspectives on adult scientific literacy. Studies in Science Education n. 13, p.27-52.
  • LÓPEZ, J. L. L., CEREZO, J. A. L. (1996). Educación CTS en acción: ensenanza secundaria y universidad. In: GARCÍA, M. I. G., CEREZO, J. A. L., LÓPEZ, J. L. L. Ciencia, tecnologia y sociedad: una introducción al estudio social de la ciencia y la tecnología. Madrid: Editorial Tecnos S. A.
  • LOWE, I. (1985). STS: The future mode of science education. The Australian Science Teachers Journal v. 31, n. 1, p.23-32.
  • LUTFI, M. (1988). Cotidiano e educação em química: os aditivos em alimentos como proposta para o ensino de química no segundo grau. Ijuí: UNIJUÍ.
  • LUTFI, M. (1992). Os ferrados e os cromados: produção social e apropriação privada do conhecimento químico. Ijuí: UNIJUÍ.
  • McCONNELL, M. C. (1982). Teaching about science, technology and society at the secondary school level in the United States: an education dilemma for the 1980s Studies in Science Education n. 9, p.1-32.
  • McKAVANAGH, C., MAHER, M. (1982). Challenges to science education and the STS response., The Australian Science Teachers Journal v. 28, n. 2, p.69-73.
  • MERRYFIELD, M. M. (1991). Science-technology-society and global perspectives. Theory into Practice v. 30, n. 4, p.288-293.
  • MITCHENER, C. P., ANDERSON, R. D. (1989). Teachers' perspective: developing and implementing an STS curriculum. Journal of Research in Science Teaching v. 26, n. 4, p.351-369.
  • MÓL, G. de S.; e SANTOS, W. L. P. dos. (Coords.). (2000). Química na sociedade 2ed. Brasília: Editora da UnB.
  • MORAIS, J. F. R. (1988). Filosofia da ciência e da tecnologia: introdução metodológica e crítica. Campinas: Papirus.
  • MORTIMER, E. F. (1995). Conceptual change or conceptual profile change? Science & Education n.4, p.267-285.
  • MORTIMER, E. F. (1998). Multivoicedness and univocality in the classroom discourse: an example from theory of matter., International Journal of Science Education v. 20, n. 1, p.67-82.
  • MORTIMER, E. F., MACHADO, A. H., ROMANELLI, L. I. (1998). Proposta curricular - Química: fundamentos teóricos. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.
  • MORTIMER, E. F., MACHADO, A. H., ROMANELLI, L. I. (1999). Química, Energia e ambiente Belo Horizonte: CECIMIG.
  • PACEY, A. (1990). La cultura de la tecnología Cidade do México: Fondo de Cultura Económica.
  • RAMSEY, J. (1993). The science education reform movement: implications for social responsibility. Science Education v. 77, n. 2, p.235-258.
  • RATCLIFFE, M. (1997). Pupil decision-making about socio-scientific issues within the science curriculum. International Journal of Science Education v. 19, n. 2, p.167-182.
  • ROBERTS, D. A. (1991). What counts as science education? In: FENSHAM, P. J. (Ed.) Development and dilemmas in science education Barcombe: The Falmer Press, p.27-55.
  • ROSENTHAL, D. B. (1989). Two approaches to science - technology - society (STS) education. Science Education v. 73, n. 5, p.581-589.
  • RUBBA, P. A. (1989). An investigation of the semantic meaning assigned to concepts affiliated with STS education and of STS instructional practices among a sample of exemplary science teachers. Journal of Research in Science Teaching v. 26, n. 8, p.687-702.
  • RUBBA, P. A. (1991). Integration STS into school science and teacher education: beyond awareness. Theory into Practice v. 30, n. 4, p.303-315.
  • RUBBA, P. A., WIESENMAYER, R. L. (1988). Goals and competencies for precollege STS education: recommendations based upon recent literature in environmental education. Journal of environmental Education, v. 19, n. 4, p.38-44.
  • SANTOS, W. L. P., SCHNETZLER, R. P. (1997). Educação em química: compromisso com a cidadania. Ijuí: UNIJUÍ.
  • SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. (1988). Proposta curricular para o ensino de química: 2° grau. 2ed. São Paulo: SE/CENP.
  • SOLOMON, J. (1988). Science technology and society courses: Tools for thinking about social issues. International Journal of Science Education v. 10, n. 4, p.379-387.
  • SOLOMON, J. (1989). The social construction of school science. In: MILLAR, R. (Ed.) Doing science: images of science in science education. London, New York, Philadelphia: The Falmer Press, p.126-136.
  • SOLOMON, J. (1991). The dilemma of science, technology and society education. In: FENSHAM, P. J. (Ed.) Development and dilemmas in science education Barcombe: The Falmer Press, p.266- 281.
  • SOLOMON, J. (1993a). Methods of teaching STS. In:, McCORMICK, R., MURPHY, P. HARRISON, M. (Eds.). Teaching and learning technology Workingham: Addison-Wesley Publishing Company & The Open University, p.243-250
  • SOLOMON, J. (1993b). Teaching science, technology and society Buckingham: Open University Press.
  • SOLOMON, J. (1994). Toward a map of problems in STS research. In:, SOLOMON, J. AIKENHEAD, G. STS education: international perspectives on reform. New York: Teachers College Press, p.187-193.
  • SOLOMON, J., AIKENHEAD, G. (1994). STS education: international perspectives on reform New York: Teachers College Press.
  • STIEFEL, B. M. (1995). La naturaleza de la ciencia en los enfoques CTS Alambique dicáctica de las ciencias experimentales v. 2, n. 3, p.19-29.
  • THIER, H. D. (1985). Societal issues and concerns a new emphasis for science education. Science Education v. 69, n. 2, p.155-162.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2000

Histórico

  • Recebido
    16 Nov 1999
  • Aceito
    17 Mar 2000
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br