Acessibilidade / Reportar erro

MODELOS E MODELIZAÇÕES NO ENSINO: UM ESTUDO DA CADEIA ALIMENTAR

MODELS AND MODELIZATIONS IN EDUCATION: A STUDY OF THE ALIMENTARY CHAIN

Resumo:

Este trabalho aborda o processo de modelização no Ensino de Ciências Naturais, mais especificamente no ensino de Biologia. Primeiramente, abordam-se conceitualmente modelos e modelizações no ensino de ciências. Após esse procedimento é apresentado o exemplo de modelização da cadeia alimentar e, por fim, descreve-se uma situação transcorrida em sala de aula na qual é analisado o processo de ensino aprendizagem, mediado pelos modelos. Para tanto, utilizou-se uma situação didática desenvolvida na 4a série do ensino fundamental sobre o tema "cadeia alimentar". Foram utilizados nesse processo de ensino, os modelos e representações apresentadas em livros didáticos de diferentes séries, inclusive dos níveis médio e superior. Como conclusões, apontamos que os modelos devem ser utilizados como recursos aproximativos e não como realidades; como instrumentos de explicação e previsão produzidos com a intenção de uma melhor compreensão dos problemas educativos enfrentados. Nesse processo, é fundamental o papel do professor na implementação das situações de interação e aprendizagem necessárias.

Palavras-chave:
modelos e modelizações; ensino de ciências; cadeia alimentar.

Abstract:

This work approaches the process of modelization in the Natural Science Teaching, more specifically in the teaching of Biology. First, models and modelizations in the teaching of sciences are approached conceptually. After, the example of modelization of the alimentary chain is presented and finally, describes a situation occured in classroom in which the process of teaching learning, mediated for the models is analyzed. For in such a way, a didactic situation developed in 4a was used series of basic education on the subject "alimentary chain". They had been used in this process of teaching, the models and representations presented in didactic books of different series, also of the average and superior level. As conclusions we point that the models must be used as aproximativos resources and not as realities. As instruments of explanation and forecast produced with the intention of one better understanding of the faced educative problems. In this process, the paper of the professor is basic, in the implementation of the situations of necessary interaction and learning.

Keywords:
models and modelization; teaching of sciences; alimentary chain.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ASTOLFI, J. P. e DEVELAY, M. A didática das ciências. São Paulo: Papirus, 2001.
  • BASSANEZI, R. A modelagem matemática. Dynamis, Blumenau, 1 (7), 55-83, abr/jun, 1994.
  • BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturias. Secretaria da Educação Fundamental . Brasília: MEC/SEF, 1997, 126p.. (em URL: http://www.mec.gov.br).
    » http://www.mec.gov.br
  • BUNGE, M. Teoria e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1974.
  • COSTA, V.R. Por dentro das cadeias alimentares. Ciência Hoje na Escola. Disponível em http://www.uol.com.br/cienciahoje/che/cadeia.htm{s.d.}
    » http://www.uol.com.br/cienciahoje/che/cadeia.htm
  • COSTA, V.R. A teia da vida.. Ciência Hoje na Escola Disponível em http://www.uol.com.br/cienciahoje/che/cadeia2.htm{s.d.}
    » http://www.uol.com.br/cienciahoje/che/cadeia2.htm
  • COSTA, V.R. Jogo da Cadeia. Ciência Hoje das Crianças, n. 82.{s.d.}
  • DELIZOICOV, D. e ANGOTTI, J. A. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1990.
  • FELDMAN, A. e CAPOBIANCO, B. Action Research in Science Education. ERIC Clearinghouse for Science, Mathematics, and Environmental Education. October 2000. Disponível em <Disponível em http://www.ericse.org/digest/dse00-01.htm > . Acessado em 05/10/2002.
    » http://www.ericse.org/digest/dse00-01.htm
  • FOUREZ, G. Alfabetización Cientifica y Tecnológica: acerca de las finalidades de las enseñanza de las ciencias. Ediciones Colihue, Buenos Aires, Argentina, 1997.
  • GIORDAN, A. As origens do saber das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. Porto Alegre : Artes Médicas, 1996.
  • LOPES, S. Bio. Volume Único, Editora Saraiva, São Paulo, 1999.
  • MARTINAND, J.L. Ensenanza y Aprendizaje de la Modelizacion. Ensenanza de las Ciencias, 1986, 4 (1), 45-50.
  • PIETROCOLA, M. Construção e Realidade: o realismo científico de Mário Bunge e o ensino de ciências através de modelos. Investigações em ensino de Ciências. vol. 4, n. 3, dezembro de 1999. Disponível online em http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/
    » http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/
  • PINHEIRO, T. F., Aproximação entre a Ciência do Aluno na Sala de Aula da 1a Série do 2° Grau e a Ciência dos Cientistas: Uma Discussão. (1996) Dissertação de Mestrado em Educação, Florianópolis, UFSC, 1996.
  • PINHEIRO, T. F., e outros. Modelização de variáveis: uma maneira de caracterizar o papel estruturador da Matemática no conhecimento científico. In: PIETROCOLA, M.Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2001.
  • PINHO ALVES, J. e PIETROCOLA, M.Instrumentação para o Ensino de Física. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância, 2001.
  • TELECURSO 2000, Os ajudantes invisíveis. Aula 32. Biblioteca Virtual do Futuro. São Paulo: USP, 2005. Disponível on-line em http://www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/ biologicas/biologia/tc2000/bio32.pdf
    » http://www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/ biologicas/biologia/tc2000/bio32.pdf
  • 5
    O termo "Modelização" advém da escola francesa, "modélisation", no livro de Astolfi (2001), remete a Bernard Walliser, Systèmes et modeles, Seuil, 1977 e também a Jean-louis Lê Moigne, La Théorie du système general. Théorie de la modélisation, Paris, PUF, 2ªed, 1984. Para os autores "Modelagem" é o termo usado na pesquisa matemática, já "Modelização", que advem da escola francesa é usada na pesquisa de ensino de física, generalizando para o ensino de Ciências Naturais.
  • 6
    Os seres vivos de um ecossistema podem ser divididos em outótrofos e heterótrofos. A maioria dos seres autótrofos (algas, plantas e certas bactérias) faz fotossíntese, captando energia luminosa do Sol e utilizando-a na fabricação de matéria orgânica. Existem, ainda, alguns poucos seres autótrofos que fazem quimiossíntese, como, por exemplo, certas bactérias, e obtêm energia para a vida através de reações químicas inorgânicas. Os animais, fungos, protozoários e a maioria das bactérias são heterótrofos, isto é, necessitam obter substâncias orgânicas (alimento) a partir de outros seres vivos ou de seus produtos.
  • 7
    Animais herbívoros alimentam-se de plantas enquanto que os carnívoros alimentam-se de outros animais.
  • 8
    Nível trófico - conjunto de organismos de um ecossistema com o mesmo tipo de nutrição.
  • 9
    Todos os relatos foram elaborados pela professora colaboradora que implementou as aulas juntamente com a professora regente.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2006

Histórico

  • Recebido
    14 Dez 2005
  • Aceito
    31 Jul 2006
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br