Acessibilidade / Reportar erro

UMA ANÁLISE DA VALIDAÇÃO E CONFIABILIDADE DA ESCALA DE OPINIÕES DA SELEÇÃO DE EXPERIMENTOS DE QUÍMICA (EOSEQ)

AN ANALYSIS OF THE VALIDATION AND RELIABILITY OF THE OPINION SCALE FOR CHEMISTRY EXPERIMENT SELECTION (EOSEQ)

Resumos

O propósito desta investigação foi de explorar, interpretar e descrever o processo de validação e confiabilidade da escala de opiniões da seleção de experimentos, que proporciona medidas das convicções dos professores quando escolhem os experimentos. A escala do tipo Likert foi administrada a 113 participantes. Para a validação do conteúdo, utilizamos as técnicas do pré-teste e teste-piloto até a versão final que pelo nosso consenso com peritos da área, alcançamos bons resultados. As técnicas da forma paralela e Spearman verificaram a estabilidade no tempo, indicando resultados positivos de confiabilidade. O alfa de Cronbach item total de 0,80, 0,85 e 0,7 para geral, os professores e licenciandos, respectivamente, considerando a compreensão e variabilidade dos itens pertinentes ao serem interpretáveis.

Validade de conteúdo; confiabilidade; instrumento de pesquisa


The purpose of this investigation was to explore, interpret and describe the process of validation and the reliability of the opinion scale for select experiments which provides measures of the convictions of the teachers when they choose the experiments. The scale of type Likert was administered to 113 participants. To validate the content, we used the pretests and pilot test techniques until the final version that from our consensus with experts in the area, we obtained good results. The parallel form and Spearman techniques verified stability in time, indicating reliable positive results. The Cronbach alpha item totaled 0.80, 0.85 and 0.7 for general, the teachers and undergraduate teachers, respectively, considering comprehension and variability of the pertinent items to be interpreted.

Content validity; reliability; research instrument


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ANASTASI, A. Testes Psicológicos. Tradução de Dante Moreira Leite. 2. ed. São Paulo: EPU, 1977.
  • BROWN, J. D. Can We Use Spearman-Brown Prophecy Formula to Defend Low Reliability? Shiken: JALT Testing & Evaluation Sig Newsletter, ISSN 1881-5537, v.4, n.3, p.7-9, Jan. 2001. Disponível em: <http://www.jalt.org/test/bro_13.htm>. Acesso em: 28 mar. 2006.
    » http://www.jalt.org/test/bro_13.htm
  • BROWN, J. D. The Cronbach Alpha Reliability Estimate.Shiken:, JALT Testing & Evaluation Sig Newsletter ISSN 1881-5537, v. 6, n. 1, p. 16-18, Feb. 2002. Disponível em: <http://www.jalt.org/test/bro_13.htm>. Acesso em: 28 mar. 2006.
    » http://www.jalt.org/test/bro_13.htm
  • CAETANO, H.; NETO, A. J. Natureza e Ensino da Ciência: Investigando as Concepções de Ciência dos Professores. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, número extra, VII congresso, 2005.
  • CRONBACH, L. J. Coefficient alpha and the internal structure of the tests. Psychometrika, Springer New York, v.16, n.3, p.297-334, Sep. 1951.
  • CRONBACH, L. J. Essentials of psychological testing. 3. ed. New York: Harper and Row, 1970.
  • DEL SIEGLE, Ph. D. Escola de Educação da Universidade de Neag de Connecticut. Disponível em: <http://www.gifted.uconn.edu/siegle/research/Instrument%20Reliability%20and%20Validity/Reliability.htm>. Acesso em: 20 mar. 2006.
    » http://www.gifted.uconn.edu/siegle/research/Instrument%20Reliability%20and%20Validity/Reliability.htm
  • FREITAS, H. M. R. et al. Quanti-Qualitative Instruments to Study the Decision Making Process. WP ISRC No. 020298, of Baltimore, MD, EUA, Feb. 1998a, p.29.
  • FREITAS, H. M. R. et al. The Design Process of a Cross-Cultural Exploratory Quantitative - Qualitative Survey Research Project to Study the Decision-Making Process. Association for Information Systems Americas Conference 1998. Technology Research in Progress, v.14, n.16, p.944-946, Aug. 1998b.
  • ROBERT, A. Y. Enhancement of Reliability Analysis: Application of Intraclass Correlations with SPSS/Windows v.8. Disponível em: <http://www.nyu.edu/acf/socsci/Docs/intracls.html>. Acesso em: 06 maio, 2006.
    » http://www.nyu.edu/acf/socsci/Docs/intracls.html
  • GINSBERG, E. S.; PANASUK, R. M. Survey of Physics Student Attitudes on Access to Problem Solutions. Electronic Journal of Science Education, University of Nevada, Reno, v.2, n.3, Mar. 1998.
  • GOMEZ, A. G. Procedimientos Empíricos para Estimar la Precision de las Puntuaciones Proporcionadas por los Tests. In: MUNIZ, J. Teoría Clásica de los Tests. Madrid: Pirâmide, 1998, 392p. Disponível em: <http://www.ugr.es/~andreito/tema6.doc>. Acesso em: 18 jun. 2007.
    » http://www.ugr.es/~andreito/tema6.doc
  • HAZARI, Z.; KEY, A. W.; PITRE, J. Interactive and Affective Behaviors of Teaching Assistants in a First Year Physics Laboratory., Electronic Journal of Science Education University of Nevada, Reno, v.7, n.3, Mar. 2003.
  • HUDSON, P. Identifying Mentoring Practices for Developing Effective Primary Science Teaching. International Journal of Science Education, Routledge, v.27, n.14/18, p.1723-1739 (17), Nov. 2005.
  • HUDSON, P.; SKAMP, K. Mentoring Preservice Teachers of Primary Science., Electronic Journal of Science Education University of Nevada, Reno, v.7, n.1, Sep. 2002.
  • KOUL, R.; RUBBA, P. An Analysis of the Reliability and Validity of Personal Internet Teaching Efficacy Beliefs Scale., Electronic Journal of Science Education University of Nevada, Reno, v.4, n.1 Sep. 1999.
  • LABURÚ, C. E. Seleção de Experimentos de Física no Ensino Médio: Uma investigação a partir da fala dos professores. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.10, n.2, p.1-19, Ago. 2005.
  • LARSON, R.; FARBER, B. Tradução e revisão técnica Cyro de Carvalho Patarra. Estatística Aplicada. 2.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
  • LIKERT, R. Una Técnica para la Medicion de Atitudes. (A technique for the measurement of attitudes, Arquives of Psychology, n.140, p.1-50, 1932). In: WEINERMAN, C. H. Escalas de Medicion en Ciências Sociales. Buenos Aires: Nueva Vision, p.201-260. 1976.
  • MICROSOFT EXCEL Pacote de Software, 2005.
  • MIGUEL, J. P. (2004) Análise de Fidelidade - Consistência interna, FPCE-UC/2004. Disponível em: <http://www1.fpce.uc.pt/ensino/psi/ae3/pratica/tarefa4s.pdf> Acesso em: 2 maio, 2007.
    » http://www1.fpce.uc.pt/ensino/psi/ae3/pratica/tarefa4s.pdf
  • NUNNALY, J. Psychometric Theory. New York, NY: McGraw-Hill, 1978.
  • RELIABILITY CALCULATOR spreadsheet do Excel Criado por Del Siegle. Disponível em: <dsiegle@uconn.edu>. Acesso em: 10 mar. 2006.
  • SALES DE ARAUJO, N. R. Categorias para a Seleção de Experimentos de Química no Ensino Médio: Um estudo comparativo das prioridades dos professores e licenciandos em formação. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2006.
  • SÉRÉ, M-G. Towards Renewed Research Questions from the Outcomes of the European Project Labwork in Science Education, Science Education, Wiley, New York, v.86, n.5, p.624-644, Sep. 2002.
  • SANTOS, J. R. A. Alfa de Cronbach: Uma ferramenta para avaliar a confiabilidade das escalas. Journal of Extension. ISSN 1077-5315, EUA, v.37, n.2, Apr. 1999.
  • STATISTICA RELEASE 6. Statsoft, Inc. (2001). STATISTICA (data analysis software system), version 6.<http://www.statsoft.com>.
    » http://www.statsoft.com
  • STRAUB, D. W. Validating Instrument in MIS Research. MIS Quarterly, University of Minnesota, v.13, n.2, p.147-169, Jun.1989.
  • TUAN, H. L.; CHIN, C. C.; SHIEH, S. H. The Development of a Questionnaire to Measure Students' Motivation Towards Science Learning., International Journal of Science Education Routledge, v.27, n.6, p.639-654, May, 2005.
  • VIANNA, H. M. Testes em Educação. São Paulo: IBRASA, 1982.
  • 1
    Nelci Reis Sales de Araújo - Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática, professora do Departamento de Química, Universidade Estadual de Londrina e da SEED-Pr, nelquimica@yahoo.com.br
  • 2
    Carlos Eduardo Laburú - Departamento de Física, Universidade Estadual de Londrina, laburu@uel.br, apoio CNPq e Fundação Araucária

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2009

Histórico

  • Recebido
    20 Jun 2007
  • Aceito
    31 Mar 2009
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br