Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Psicologia (Natal), Volume: 20, Número: 3, Publicado: 2015
  • Editorial Editorial

    Almondes, Katie Moraes de; Lopes, Fívia de Araújo
  • A Análise do Comportamento no contexto do estudo evolucionista do comportamento social e da cultura Psicobiologia E Psicologia Cognitiva

    Sampaio, Angelo Augusto Silva; Ottoni, Eduardo Benedicto; Benvenuti, Marcelo Frota Lobato

    Resumo em Português:

    Resumo A Análise do Comportamento pode ser entendida como uma perspectiva voltada para o estudo evolucionista do comportamento social e da cultura. A caracterização do comportamento social nessa área e pesquisas recentes sobre metacontingências e macrocontingências são contribuições nesse sentido. Outras perspectivas evolucionistas mais próximas da Biologia também têm produzido diversas teorias e resultados sobre o tema, mas sem dialogar com a Análise do Comportamento, que, por sua vez, pouco debate as contribuições dessas outras perspectivas. Este trabalho destaca possíveis convergências e complementaridades entre a Análise do Comportamento e estudos sobre aprendizagem social em animais não-humanos, construção de nicho e evolução cultural, visando estimular o diálogo entre pesquisadores de diferentes perspectivas evolucionistas que estudam comportamento social e cultura.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El Análisis de la Conducta puede ser vista desde una perspectiva enfocada al estudio evolucionista de la conducta social y cultura. La caracterización de la conducta social en esa área y estudios recientes sobre metacontingencias y macrocontingencias son algunas de sus contribuciones. Otras perspectivas evolucionistas aproximadas a la Biología también han producido diversas teorías y resultados sobre el tema, pero sin interactuar con el Análisis de la Conducta, que al mismo tiempo, poco debata las contribuciones de esas otras perspectivas. Este trabajo destaca posibles convergencias e complementaciones entre el Análisis de la Conducta y los estudios sobre aprendizaje social en animales no humanos, construcción de nicho y evolución cultural, con el objetivo de estimular el dialogo entre investigadores de diferentes perspectivas evolucionistas que estudian la conducta social y la cultura.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Behavior Analysis may be regarded as a perspective that tackles the evolutionary study of social behavior and culture. Social behavior's characterization in this field and recent researches on metacontingencies and macrocontingencies are contributions in this direction. Other evolutionary perspectives, closest to Biology, have also produced theories and evidences on this theme, but without dialogue with Behavior Analysis, which, by its turn, discusses little this other perspectives' contributions. This paper highlights possible convergences and complementarities between Behavior Analysis and studies on social learning in nonhuman animals, niche construction, and cultural evolution, aiming to enhance dialogues among researchers from different evolutionary perspectives studying social behavior and culture.
  • Estilos de apego e aquisição da teoria da mente Psychobiology And Cognitive Psychology

    Villachan-Lyra, Pompéia; Almeida, Eliana; Hazin, Izabel; Maranhão, Samantha

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do presente estudo foi investigar possíveis relações entre a teoria da mente e apego mãe-criança. Foram propostas duas questões de pesquisa: (1) a partir de que idade uma criança mostra-se capaz de compreender e inferir acerca de estados mentais e comportamentos de outras pessoas? e (2) pode ser estabelecida alguma relação sistemática entre "estilo de apego" e "aquisição da teoria da mente"? 40 crianças, subdivididas em dois grupos (3 e 4 anos de idade) participaram do presente estudo. Para cada criança, foram aplicadas duas tarefas de crença falsa (CF) e uma tarefa de histórias de apego incompletas. Foram realizadas análises de cunho quantitativo e qualitativo. Os resultados encontrados apontam para uma correlação positiva entre o estilo de apego seguro e o bom desempenho nas tarefas de CF.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue investigar las posibles relaciones entre la teoría de la mente y el apego madre-bebé. Fueron propuestas dos preguntas de investigación: (1) ¿a qué edad un niño presenta la capacidad de comprender e inferir los estados mentales y los comportamientos de los demás? y (2) ¿Puede establecerse alguna relación sistemática entre el "estilo de apego" y la "adquisición de la teoría de la mente"? 40 niños, divididos en dos grupos según la edad (3 y 4 años) - fueron investigados. Para cada niño, se aplicaron dos tareas de falsa creencia (FC) y una tarea con historias de apego incompletas. Los datos fueron sometidos a análisis cuantitativo y cualitativo. Los resultados señalan una correlación positiva entre el estilo de apego seguro y un buen rendimiento en las tareas de FC.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The goal of the present study was to investigate the possible relationship between the theory of mind and mother-child attachment. Two research questions were asked: (1) At what age does a child show the ability to understand and infer the mental states of others? (2) Is there a systematic relationship between "styles of attachment" and "acquisition of the theory of mind"? Forty children from two age groups (3- and 4-year-olds) participated in the study. For each child, two tasks of false belief (FB) and a task of uncompleted attachment stories were applied. The results indicated a positive correlation between the secure attachment style and good performance on the FB tasks.
  • Entre o psicodrama e a Gestalt-terapia: Encontros, obstáculos e perspectivas Psicologia Social Comunitária E Saúde Mental

    Vieira, Érico Douglas; Vandenberghe, Luc

    Resumo em Português:

    Resumo A divisão das psicoterapias em escolas e sistemas representa um desafio para o campo. Questionamos as dinâmicas de aproximação e de afastamento entre o Psicodrama e a Gestalt-terapia, a partir de entrevistas realizadas com 22 profissionais dessas abordagens. A pesquisa identificou um leque de condições facilitadoras e de obstáculos para o diálogo. Destacaram-se tanto a pessoa do profissional com suas necessidades e sua história singular, quanto a estrutura do campo e os processos sociais envolvidos. Os atrativos da integração incluem o enfrentamento de realidades clínicas complexas através de uma prática mais versátil, o refinamento teórico através do aproveitamento de conceitos externos e uma reflexividade mais madura proporcionada pelo encontro com o outro. Porém, emerge uma ligação íntima entre a identidade profissional do indivíduo e as características das abordagens e das comunidades profissionais que as sustentam. As forças que afastam o diálogo não podem ser compreendidas sem levar essas dinâmicas em consideração.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La división de las psicoterapias en escuelas y sistemas es un desafío para el campo. Cuestionamos la dinámica de aproximación y diferenciación entre el Psicodrama y la Terapia Gestalt, a partir de entrevistas con 22 profesionales en estos enfoques. La investigación identificó una serie de obstáculos y condiciones facilitadoras para el diálogo. Los aspectos más destacados es la persona con sus necesidades profesionales y su historia única, y tambiém la estructura del campo y los procesos sociales involucrados. Las atracciones incluyen la integración para hacer frente a las realidades clínicas complejas a través de una práctica más versátil, el refinamiento teórico a través del uso de conceptos externos y una reflexión más madura que ofrece el encuentro con el otro. Sin embargo, surge una conexión íntima entre la identidad profesional del individuo y las características de los enfoques y las comunidades profesionales que los apoyan. Las fuerzas que impulsan el diálogo no se pueden entender sin tener en cuenta estas dinámicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The fragmentation of psychotherapies in schools and systems is a challenge for the field. The present article examines the dynamics of attraction and repulsion between Psychodrama and Gestalt-therapy, based on interviews with 22 professionals of these approaches. The results identified a variety of conditions that either promote or hinder dialogue between the two of them. These referred both to the person of the professional with his or her needs and individual history, and to the structure of the professional area with its particular social processes. The attractions of psychotherapy integration include the need to deal with complex clinical realities through a more flexible practice, and the possibility for theoretical refinement through the encounter with the other. However, a close link emerged between professional identity and the features of theoretical models and of the professional communities that sustain them. The issues that hinder dialog remain unintelligible without considering these dynamics.
  • Criatividade na educação infantil: contribuições da psicologia cultural para a investigação de concepções e práticas de educadores Políticas Sociais, Direitos Humanos E Prática Do Psicólogo

    Neves-Pereira, Mônica Souza; Branco, Angela Uchoa

    Resumo em Português:

    Resumo O presente trabalho investigou as concepções e práticas de professores de educação infantil relacionadas à promoção e/ou inibição da criatividade dos seus alunos. O estudo foi realizado em duas escolas privadas de Educação Infantil de Brasília/DF, com duas professoras e seus alunos entre 5-6 anos. Os dados foram construídos por meio de observações diretas, gravações em vídeo de atividades planejadas pelas docentes e entrevistas. Utilizou-se análise microgenética para investigar as interações professora-crianças gravadas em vídeo e a análise interpretativa das entrevistas. Os resultados apontam para a inadequação dos conceitos e concepções de criatividade, por parte dos professores, e o quanto isto interferiu negativamente nas práticas pedagógicas voltadas para o fomento do potencial criativo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente trabajo investigó las concepciones y prácticas de profesores de Educación Infantil relacionadas a la promoción y/o inhibición de la creatividad de sus estudiantes. El estudio fue realizado en dos escuelas privadas de Educación Infantil de Brasilia/DF, con dos profesoras y sus alumnos entre cinco y seis años. Los datos fueron construidos por medio de observaciones directas, grabaciones en video de actividades planeadas por las docentes y entrevistas. Se utilizó un análisis microgenético para investigar las interacciones profesora-alumnos grabadas en video y un análisis interpretativo de las entrevistas. Los resultados señalan una inadecuación de los conceptos y concepciones sobre creatividad por parte de las profesoras; interfiriendo negativamente en la prácticas pedagógicas relacionadas a la promoción del potencial creativo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study investigated concepts and practices of early education teachers regarding the promotion and/or inhibition of children's creativity. It was carried out in two private preschools in Brasilia with two teachers and their five to six years-old pupils. Data construction was based on direct observations, video records of activities planned by the teachers, and interviews. A microgenetic approach was used to analyze teacher-students interactions recorded in video, and an interpretive approach was used to analyze the interviews. Results reveal the inappropriateness of concepts and conceptualizations about creativity by the teachers, and how this had a negative impact over pedagogical practices oriented to foster creativity.
  • Autismo e inclusão na educação infantil: Crenças e autoeficácia da educadora Seção Generalista

    Sanini, Cláudia; Bosa, Cleonice Alves

    Resumo em Português:

    Resumo Nesse estudo foram investigadas as crenças de uma educadora sobre o desenvolvimento de seu aluno com autismo, na educação infantil; a confiança no seu trabalho como educadora (senso de autoeficácia) e que aspectos da relação professor-aluno repercutiram na prática pedagógica utilizada. Foi utilizada uma entrevista, que foi gravada, transcrita e submetida à análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a aceitação e o reconhecimento do potencial do aluno (crenças), por parte da educadora, tenderam a ser determinantes para a sua prática. Entretanto, verificou-se uma baixa expectativa de autoeficácia, evidenciada pela pouca valorização de sua formação acadêmica; sentimentos de insegurança quanto à adequação de sua prática e a necessidade de receber apoio e partilhar as dificuldades. Estes resultados apontam para a necessidade da formação continuada dos professores de educação infantil, sobretudo daqueles que atuam na área do autismo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Autismo, inclusión y autoeficacia del educador. En el estudio fueron investigadas las creencias de una educadora sobre el desarrollo de su alumno con autismo, en la educación infantil; la confianza en su trabajo como educadora (autoeficacia) y la qué aspectos de la relación profesor-alumno reverberó en la práctica pedagógica utilizada. Fue utilizada una entrevista, que fue grabada, transcrita y sometida a un análisis de contenido. Los resultados mostraron que la aceptación y el reconocimiento del potencial del alumno (creencias), tienden a ser determinantes para su práctica. Sin embargo, se ha verificado la baja expectativa de la autoeficacia, manifestada por la poca valorización de su formación académica; sentimientos de inseguridad hacia la adecuación de su práctica y la necesidad de recibir apoyo y compartir las dificultades. Estos resultados demuestran la necesidad de la formación continuada de los profesores de educación infantil, sobretodo de los que trabajan en la área de autismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Autism, inclusion and teacher's beliefs. The aim of this study was to investigate the beliefs of a teacher regarding her student with autism's development, in early childhood education. Also the belief in her work as an educator (sense of self-efficacy) and what aspects of teacher-student relationship reverberated used in pedagogical practice. An interview was conducted with the teacher, which was recorded and transcribed for analysis according to the Content Analysis criteria. The results showed that teacher's acceptance and recognition of the student's potential (beliefs) tend to be a decisive factor for her practice. However, there was a low expectation of self-efficacy, as evidenced by the low appreciation of her academic training; feelings of uncertainty about the adequacy of her pedagogical practice and need to receive support and share the difficulties. These results point to the need for continued training of preschool teachers, especially those working in the area of autism.
  • Análise do bullying escolar sob o enfoque da psicologia histórico-cultural Seção Generalista

    Francisco, Marcos Vinicius; Coimbra, Renata Maria

    Resumo em Português:

    Resumo A pesquisa teve por objetivo analisar, por meio da Psicologia Histórico-Cultural, as percepções que seis estudantes dos 9º anos do Ensino Fundamental de duas escolas públicas de uma cidade de médio porte do interior do estado de São Paulo têm sobre o bullying, além das formas de enfrentamento por eles indicadas. Os estudantes foram identificados através do Scan-Bullying como possíveis agressores, vítimas e expectadores de bullying. Posteriormente, realizaram-se entrevistas semiestruturadas. Tal procedimento serviu para gerar reflexões acerca do tema, em consonância com o referencial epistemológico da pesquisa. Os resultados apontam que, por mais que os estudantes percebam a presença do bullying dentro do contexto escolar, suas percepções e estratégias propostas para resolver as ocorrências de bullyingsão reducionistas e não focam na origem do problema. Assim, não há o reconhecimento dos determinantes sociais e culturais nas manifestações do bullying.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La investigación tuvo como objetivo examinar, a través de la Psicología Histórico-Cultural, la percepción de que los seis estudiantes del 3º años de educación secundaria, de dos escuelas públicas de una ciudad de tamaño medio en el estado de São Paulo tienen sobre el acoso escolar, además de formas de afrontamiento indicado por ellos. Los estudiantes fueron identificados a través de la Scan-Bullying como posibles autores, víctimas y testigos de la intimidación. Posteriormente, se realizaron entrevistas semi-estructuradas. Este procedimiento sirvió para generar reflexiones sobre el tema, de acuerdo con el marco epistemológico de la investigación. Los resultados indican que, para la mayoría de los estudiantes a experimentar la presencia del acoso escolar en el contexto de la escuela, sus percepciones y estrategias propuestas para resolver los casos de acoso son reduccionistas y no han centrado en el origen del problema. Por lo tanto, no hay un reconocimiento de los determinantes sociales y culturales en las manifestaciones de acoso escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The research aimed to analyze through the Historical-Cultural Psychology, perceptions that six students from 9th grade of two public schools, one medium-sized city in the state of São Paulo, have about bullying, and strategies of coping indicated by them. Students were identified through the Scan-Bullying as possible perpetrators, victims and bystanders of bullying. Subsequently, semi-structured interviews were conducted. This procedure was used to generate reflections on the field, aligned to the epistemological framework of the research. The findings indicate that, although most students perceive the presence of bullying within the school context, their perceptions and strategies proposed to deal with instances of bullying are reductionist and do not focus on the source of the problem. Thus, there is no recognition of cultural and social determinants in the manifestations of bullying.
Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Caixa Postal 1622, 59078-970 Natal RN Brazil, Tel.: +55 84 3342-2236(5) - Natal - RN - Brazil
E-mail: revpsi@cchla.ufrn.br