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Da instrução à educação do corpo: o caráter público da educação física e a luta pela modernização do Brasil no século XIX (1880-1915)

From instruction to the education of the body: the public character of physical education and the struggle for the Brazil modernization in the XIX century (1880-1915)

Resumos

O objetivo deste trabalho é analisar os debates sobre a criação da disciplina escolar de educação física no Brasil, fomentada publicamente e com caráter obrigatório. O estudo deteve-se em obras produzidas entre 1880 e 1915. Tendo como pressuposto a íntima relação entre as especificidades do debate brasileiro com as questões mais amplas do capitalismo mundial, buscou-se entender como elas condicionaram e foram condicionadas pelos debates educativos em relação à educação física. Essa dialética relação entre geral e específico foi posta neste estudo para tematizar o pensamento educacional referente a dois aspectos: a consideração da educação física em sua relevância social e as preocupações metodológicas que a possibilitassem exercer esse papel. Pôde-se notar como a educação física fora debatida enquanto um dos pontos principais para a solvência das crises oriundas das reordenações da sociedade brasileira no período. Verificou-se, também, uma intensa preocupação dos professores e defensores dessa modalidade educativa em atribuir às suas atividades um caráter educativo bem mais amplo do que o mero corolário anátomo-fisiológico. Por fim, foi interessante observar que, apesar dessas idéias terem sua base na realidade histórica brasileira e mundial do século XIX e XX, elas não tiveram os mesmos resultados que as realidades européia e americana vivenciaram. No Brasil, as idéias sobre a educação física e sua importância social tiveram que esperar os acontecimentos de 1930 para deixar de serem tidas apenas como nobre ideal e tornarem-se uma realidade educativa.

educação física; Brasil; século XIX


The aim of this work is to analyse the debates about the creation of the school subject physical education in Brazil, promoted publicly and with an obligatory character. The study delayed in works produced between 1880 and 1915. Holding as presupposed the close relationship between the particularity of the Brazilian debate with the wider questions related to the world-wide capitalism, it was searched how they influenced and were influenced by educational discussions concerning physical education. The dialectical relation between the whole and the specific was stablished so as to analyse the educational thinking referring to two aspects: the consideration of physical education in its social relevance and the methodological concerns which allowed it to exert this role. It was possible to note how physical education was debated as one of the main points for finding solutions for the crises which were triggered by the Brazilian society transformation in the period. Also, a severe concern from teachers and supporters of those educational modality in imputing to its activities an educative character much wider than the mere anatomic and physiology corollary, was verified. Finally, it was interesting to observe that, despite these ideas have their bases in the world-wide and Brazilian historical reality in the end of the XIX century and in the dawn of the XX century, they did not have the same results that were experienced by the American and European realities. In Brazil, the ideas about physical education and its social importance had to wait the events occurred in 1930 in order not to be regarded only as a noble ideal, but as an educational reality.

physical education; Brazil; XIX century


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

Da instrução à educação do corpo: o caráter público da educação física e a luta pela modernização do Brasil no século XIX (1880-1915)

From instruction to the education of the body: the public character of physical education and the struggle for the Brazil modernization in the XIX century (1880-1915)

Carlos Herold Junior

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professor assistente do Departamento de Pedagogia da Unicentro-Guarapuava. E-mail: carlosherold@bol.com.br

RESUMO

O objetivo deste trabalho é analisar os debates sobre a criação da disciplina escolar de educação física no Brasil, fomentada publicamente e com caráter obrigatório. O estudo deteve-se em obras produzidas entre 1880 e 1915. Tendo como pressuposto a íntima relação entre as especificidades do debate brasileiro com as questões mais amplas do capitalismo mundial, buscou-se entender como elas condicionaram e foram condicionadas pelos debates educativos em relação à educação física. Essa dialética relação entre geral e específico foi posta neste estudo para tematizar o pensamento educacional referente a dois aspectos: a consideração da educação física em sua relevância social e as preocupações metodológicas que a possibilitassem exercer esse papel. Pôde-se notar como a educação física fora debatida enquanto um dos pontos principais para a solvência das crises oriundas das reordenações da sociedade brasileira no período. Verificou-se, também, uma intensa preocupação dos professores e defensores dessa modalidade educativa em atribuir às suas atividades um caráter educativo bem mais amplo do que o mero corolário anátomo-fisiológico. Por fim, foi interessante observar que, apesar dessas idéias terem sua base na realidade histórica brasileira e mundial do século XIX e XX, elas não tiveram os mesmos resultados que as realidades européia e americana vivenciaram. No Brasil, as idéias sobre a educação física e sua importância social tiveram que esperar os acontecimentos de 1930 para deixar de serem tidas apenas como nobre ideal e tornarem-se uma realidade educativa.

Palavras-chave: educação física, Brasil, século XIX.

ABSTRACT

The aim of this work is to analyse the debates about the creation of the school subject physical education in Brazil, promoted publicly and with an obligatory character. The study delayed in works produced between 1880 and 1915. Holding as presupposed the close relationship between the particularity of the Brazilian debate with the wider questions related to the world-wide capitalism, it was searched how they influenced and were influenced by educational discussions concerning physical education. The dialectical relation between the whole and the specific was stablished so as to analyse the educational thinking referring to two aspects: the consideration of physical education in its social relevance and the methodological concerns which allowed it to exert this role. It was possible to note how physical education was debated as one of the main points for finding solutions for the crises which were triggered by the Brazilian society transformation in the period. Also, a severe concern from teachers and supporters of those educational modality in imputing to its activities an educative character much wider than the mere anatomic and physiology corollary, was verified. Finally, it was interesting to observe that, despite these ideas have their bases in the world-wide and Brazilian historical reality in the end of the XIX century and in the dawn of the XX century, they did not have the same results that were experienced by the American and European realities. In Brazil, the ideas about physical education and its social importance had to wait the events occurred in 1930 in order not to be regarded only as a noble ideal, but as an educational reality.

Key-words: physical education, Brazil, XIX century.

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Texto recebido em 30 ago. 2004

Texto aprovado em 10 nov. 2004

1 Ver LUCAS, M. A. O. F. O debate entre humanistas e utilitaristas na definição dos conteúdos da escola pública no final do século XIX. Maringá, 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - UEM.

2 Das vinte e nove questões referentes à instrução no país, este trabalho destacará a oitava, que tem por tema: "A educação physica nos jardins da infância, nas escolas primárias e collégios (1883:05)" Interessante observar, também, que, na Exposição Pedagógica paralela ao Congresso, estavam expostos os aparelhos de ginástica para escolas primárias e normais.

3 Antonio Henriques Leal (ver notas 2 e 9), falando sobre os prédios, sobre o tamanho das salas, janelas, quantidade de iluminação, cadeiras, faz importantes considerações também sobre a Educação Física dentro das escolas:"A hygiene escolar é, pois, assumpto de summa importancia e magnitude, encerrando em si questões, cada uma dellas mui ponderosa, porque tem de se attender sobretudo á situação e exposição do edificio escolar, no que respeita á salubridade, á ventilação, ao asseio, ás dimensões da sala de estudo, evitando aglomerações que viciam o ar ahi onde os alumnos têm de permanecer todos os dias e por muitas horas, á distribuição de luz, á attitude dos alumnos, áshoras de trabalho, aos exercicios gymnasticos, etc."(CONGRESSO DE INSTRUCÇÃO, 1883, p. 1) os aparelhos não podiam entrar na futura escola pública. Afinal, onde estava o seu aspecto educativo? Desde a instauração deste método no Brasil,4 argumenta o autor, nada de proveitoso se colheu. Pelo contrário, além de alimentar o preconceito em relação aos exercícios corporais, produziu um bando de jovens voltados para a vaidade de sua força, conquistada em prejuízo dosatributos intelectuais e morais e, portanto, sem utilidade social: "É preciso, pois, no ensino dar de mão á rotina. Longe das escolas o funambulismo. Só assim é que 'abrir escolas seria fechar hospitaes.'" (AZEVEDO, 1915b, p. 75)

4 A introdução da ginástica alemã deu-se em 1860, pela nomeação de Pedro Guilhermino Meyer, contra-mestre da Academia Real Militar, fundada em 1810. Ver MARINHO, I. P. História da educação física no Brasil, 1980.

5 Para uma análise do caráter de funambulismo das atividades físicas, lamentando a perda deste caráter pelas preconizadas idéias sobre a Educação Física, ver BRUHNS, H. T. O corpo parceiro e o corpo adversário. Campinas: Papirus, 1993.

6 Uma das grandes lutas travadas na construção da disciplina escolar Educação Física, teve como palco a luta pela criação de uma escola civil de formação de professores. Ambicionada desde 1882 por Rui Barbosa, defendida pelo Dr. Jorge Morais em 1905, o acesso de civis como professores de Educacão Física aconteceu somente em 1939, com a criação da Escola Nacional de Educação Física e Desportos. Ver MARINHO, I. P. (1980) e BELTRAMI, D. Educação física no âmbito da política educacional pós-64. São Paulo, 1992. Dissertação (Mestrado em História e Filosofia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7 É compreensível a grande desconfiança de Azevedo (1915a) em relação às atividades militares pelo fato de viver em um contexto onde o conflito bélico não só acontecia, como fazia com que os olhares se voltassem com mais atenção para o exército e suas práticas.

8 O projeto de ensino, sobre o qual Rui Barbosa elaborou o seu famoso parecer, fora rejeitado. Essa é uma das derrotas das idéias do jurista na realidade. O que a literatura da educação como um todo e, especificamente, da Educação Física vê como um escopo da classe dominante, na realidade, são idéias que foram ardentemente defendidas e não encontraram espaço na sociedade brasileira. Embora tenha ocupado cargos importantes, como o ministério da Fazenda do governo provisório em 1890, o fato de Rui Barbosa ter perdido as eleições presidenciais duas vezes - em 1909, derrotado por Hermes da Fonseca, e em 1918, por Delfim Moreira - explicita a luta que o jurista enfrentava para a defesa de suas idéias. Ambos os vitoriosos representavam setores oligárquicos da economia brasileira.

9 Grande parte dos autores citados foram analisados tendo por base os anais do Congresso de Instrução, o qual seria realizado em 1883, no Rio de Janeiro. O evento não ocorreu, porém os textos dos participantes foram publicados.

10 Ver notas 2 e 9.

11 Para uma belíssima recriação dos costumes e atitudes depravados e depravadores dos colégios no século XIX, ver O Ateneu, escrito por Raul Pompéia. Dentre os vários episódios que Pompéia narra, os momentos em que a educação do físico aparece deixam claro o caráter violento e impróprio das atividades físicas feitas no caro Ateneu. Logo na chegada do personagem principal ao colégio, assistiu ele a uma demonstração de ginástica, narrada de forma belíssima, pelo narrador-personagem: "Músculos do braço, músculos do tronco, tendões dos jarretes, a teoria toda do corpore sano foi praticada valentemente ali, precisamente, com a simultaneidade exata das extensas máquinas. Houve após, o assalto aos aparelhos. Os aparelhos alinhavam-se a uma banda do campo, a começar do palanque da Regente. Não posso dar idéia do deslumbramento que me ficou desta parte. Uma desordem de contorções, deslocadas e atrevidas; uma vertigem de volteios à barra fixa, temeridades acrobáticas ao trapézio, às perchas, às cordas, às escadas; pirâmides humanas sobre as paralelas, deformando-se para os lados em curvas e braços e ostentações vigorosas de tórax; formas de estatuária viva, trêmulas de esforço, deixando adivinhar de longe o estalido dos ossos desarticulados; posturas e transfiguração sobre invisível apoio; aqui e ali uma cabecinha loura, cabelos em desordem cacheados à testa, um rosto injetado pela inversão do corpo, lábios entreabertos ofegando, olhos semicerrados para escapar à area dos sapatos" (O Ateneu. Porto Alegre: L&PM, 1998).

12 "No nosso século o caracter da gymnastica, é mais do que nunca accentuadamente educativo. E a introducção desta disciplina como obrigatoria nos programmas de ensino é quasi geral. Assim os exercícios physicos são obrigatorios em França desde o dec. de 15 de fevereiro de 1869, confirmado pelo acto de 8 de agosto de 1890; na Allemanha, desde 1844 e entre os japonezes desde 1890."(AZEVEDO, 1915a, p. 30)

13 Há que se notar que esta "espera" também foi sofrida por Azevedo (1915a), pois a consolidação da educação pública e da disciplina Educação Física, que tiveram estas idéias como base, foi impulsionada somente no período compreendido entre 1930 e a década de 60. Ver:FÁVERO, O. (Org). A educação nas constituições brasileiras. Campinas: Autores Associados, 1996. SCHELBAUER, A. Idéias que não se realizam. O debate sobre a educação do povo no Brasil de 1870-1914. Maringá, 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) e BELTRAMI, D. M. (1992).

  • AZEVEDO, F. A poesia do corpo Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas, 1915a.
  • ______. A educação higiênica 1915b. Mimeografado.
  • BARBOSA, R. Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da Instrução Pública(1882). In: ______. Obras completas de Rui Barbosa Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1946. v. 10. Tomo 2.
  • BELTRAMI, D. Educação física no âmbito da política educacional pós-64 São Paulo, 1992. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  • BRUHNS, H. T. O corpo parceiro e o corpo adversário Campinas: Papirus, 1993.
  • CONGRESSO DE INSTRUCÇÃO. Regulamento e programa Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1883.
  • CURY, C. R. J. A educação e a primeira constituinte republicana In: FÁVERO, O. (Org.). Educação nas constituintes brasileiras. Campinas: Autores Associados, 1996. p. 81-105.
  • GOELLNER, S. O método francês e a Educação Física no Brasil: da caserna à escola. Porto Alegre, 1992. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • LUCAS, M. A. O. F. O debate entre humanistas e utilitaristas na definição dos conteúdos da escola pública no final do século XIX Maringá, 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá
  • MARINHO, I. P. História da educação física no Brasil São Paulo: Companhia Editora Brasil, 1980.
  • POMPÉIA, R. O Ateneu Porto Alegre: L&PM, 1998.
  • SCHELBAUER, A. Idéias que não se realizam. O debate sobre a educação do povo no Brasil de 1870-1914 Maringá, 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá
  • SOARES, C. Educação Física -raízes européias e Brasil. Campinas: Autores Associados, 1994.
  • VERÍSSIMO, J. A educação nacional 3. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 2005

Histórico

  • Recebido
    30 Ago 2004
  • Aceito
    10 Nov 2004
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